Logo FUVEST

Fuvest 2021 - 1ª fase


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Estudo Analítico do Ponto

A figura ilustra graficamente uma região de um bairro, com ruas ortogonais entre si. O ponto X inidica um condomínio residencial, e o ponto Y indica a entrada de um parque. Três moradores realizam caminhos diferentes para chegar ao ponto Y, partindo do ponto X, ilustrados com cores diferentes. Se ab e c representam as distâncias percorridas por esses moradores nesses caminhos, é correto afirmar que



a)

a=b=c.

b)

b=c<a.

c)

c<b<a.

d)

b<c=a.

e)

c<a=b.

Resolução

Na malha quadriculada, veja que existem 10 quarteirões na horizontal e 8 quarteirões na vertical. Desse modo:

(1) MORADOR A: desloca 2 quarteirões para cima, 10 para a direita e 8 para baixo. Assim, a distância a é dada por:

a=2+10+8=20 quarteirões

(2) MORADOR B: desloca 4 quarteirões para a direita, 4 para baixo, 4 para a direita, 2 para baixo e 2 para a direita. Assim, a distância b é dada por:

b=4+4+4+2+2=16 quarteirões

(3) MORADOR C: desloca 6 quarteirões para baixo e 10 para a direita. Assim, a distância c é dada por:

c=6+10=16 quarteirões

Portanto, concluímos que:

b=c<a

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceitos iniciais de funções

Qual dos gráficos representa uma relação entre as grandezas x y em que y sempre diminui na medida em que x aumenta?



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

Para que y sempre diminua na medida em que x aumenta, precisamos que a função seja estritamente decrescente, isto é, considerando as orientações de cada eixo, à medida que nos deslocamos da esquerda para a direta na horizontal, o gráfico vai sendo traçado de cima para baixo na vertical. Vamos analisar cada alternativa:

a) Incorreta. O gráfico lembra uma reta paralela ao eixo Ox, isto é: gráfico de uma função constante. Lembre-se que nas funções constantes, temos que y=fx se mantém constante para qualquer valor x do domínio.

 

b) Incorreta. A partir de um certo valor do domínio, a função se torna constante.

c) Incorreta. A partir de um certo valor, a função passa a ser estritamente crescente.

d) Incorreta. Em certos valores do domínio, a função é estritamente crescente.

e) Correta. Para quaisquer valores do domínio, temos que a função é estraitamente decrescente.

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Números Primos

O quadrinho aborda o tema de números primos, sobre os quais é correto afirmar:



a)

Todos os números primos são ímpares.

b)

Existem, no máximo, 7 trilhões de números primos.

c)

Todo número da forma 2n+1n, é primo.

d)

Entre 24 e 36, existem somente 2 números primos.

e)

O número do quadrinho, 143, é um número primo.

Resolução

Devemos recordar que um número p é primo se, e somente se, possui apenas 4 divisores inteiros: ±1 e ±p. Deste modo, podemos julgar as alternativas que seguem.

a) Incorreta. O número 2, que é par, é um número primo, pois possui apenas ±1 e ±2 como seus divisores inteiros.

b) Incorreta. Pelo teorema de Euclides, há infinitos números primos. Vejamos a demonstração a seguir.

Vamos supor que P=2,3,5,7...,p  seja o conjunto de todos os números naturais primos e que ele seja finito. Tomemos, também, o número m tal que m=2·3·5·7...·p+1.

Note que  m não é divisível por nenhum dos fatores primos listados em P, pois todas as divisões por cada um dos números primos listados tem resto igual a 1. Assim, há duas possibilidades:

I. m é um número primo.

II.  m é um número composto formado por números primos não listados em P.

Logo, nossa suposição está incorreta, assim, há infinitos números primos.

c) Incorreta. Basta que encontremos um contra exemplo para mostrar que esta afirmativa é incorreta. Por exemplo:

Para n=3, temos  2n+1=23+1=9, que não é um número primo.

d) Correta. Entre os números 24 e 36, temos os seguintes números já decompostos em fatores primos.

25=5226=2·1327=3328=22·729=2930=2·3·531=3132=2533=3·1134=2·1735=5·7

Logo, apenas o 29 e o 31 são números primos.

e) Incorreta. Decompondo o número 143 em fatores primos, temos 143=11·13.

 

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Área do Triangulo Áreas de quadriláteros

Três triângulos equiláteros e dois quadrados formam uma figura plana, como ilustrado. Seus centros são vértices de um pentágono irregular, que está destacado na figura. Se T é a área de cada um dos triângulos e Q a área de cada um dos quadrados, a área desse pentágono é



a)

T+Q.

b)

12T+12 Q.

c)

T+12Q.

d)

13T+14Q.

e)

13T+12Q.

Resolução

Como os 2 quadrados maiores possuem lados em comum aos triângulos equiláteros, então, podemos observar que tanto os quadradrados, quantos os triângulos, possuem lados de mesma medida. Tomaremos, então, a medida dos lados dos quadrados e dos triângulos como sendo x.

Observe a figura a seguir:

Como D é o centro do quadrado maior, então o quadrado menor tem seus lados medindo x2 e, portanto, área Sq=x22=x24=Q4.

Como C é centro do triângulo ABC, então C é baricentro do mesmo (centro de gravidade), de modo que, a partir de C, podemos dividir o triângulo equilátero em 6 pequenos triângulos congruentes ao triângulo ABC, conforme figura abaixo:

T=6·SABC

Podemos notar, também, que a área do pentágono que buscamos é a soma das áreas de dois quadrados congruentes ao quadrado ABDE mais 6 triângulos congruentes ao triângulo ABC.

Portanto, temos que a área do pentágono é:

Sp=6·SABC+2·SqSp=T+2·Q4SP=T+Q2

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Porcentagem

Um comerciante adotou como forma de pagamento uma máquina de cartões, cuja operadora cobra uma taxa de 6% em cada venda. Para continuar recebendo exatamente o mesmo valor por cada produto, ele resolveu aplicar um reajuste nos preços de todos os produtos da loja. Se P era o valor de uma mercadoria antes da adoção da máquina, o novo valor V deve ser calculado por



a)

V=P+0,06

b)

V=0,94·1,06·P

c)

V=1,6·P

d)

V=P0,94

e)

V=0,94·P

Resolução

Sendo  V o preço de venda do produto e P o preço original da mercadoria, temos:

Vpreço de venda-6% de Vtaxa da operadora=Ppreço original

Desse modo, concluímos que:

V-0,06V=PV=P0,94

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sistemas Lineares

Uma treinadora de basquete aplica o seguinte sistema de pontuação em seus treinos de arremesso à cesta: cada jogadora recebe 5 pontos por arremesso acertado e perde 2 pontos por arremesso errado. Ao fim de 50 arremessos, uma das jogadoras contabilizou 124 pontos. Qual é a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados dessa jogadora?



a)

12

b)

14

c)

16

d)

18

e)

20

Resolução

Sendo x o número de acertos e y o número de erros, temos:

(1) quantidade total de arremessos:

x+y=50y=50-x

(2) quantidade total de pontos: 

Sabendo que se ganha 5 pontos quando acerta e se perde 2 pontos quando erra, temos:

5x-2y=124

 

Daí, substituindo (1) em (2), encontramos:

5x-2·50-x=124x=32

Portanto, são 32 acertos e 18 erros. Assim, a diferença entre as quantidades é dada por 14.

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

MDC Paralelepípedo

Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de dimensões 60 cm×24 cm×18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais. Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo?



a)

60

b)

72

c)

80

d)

96

e)

120

Resolução

Sabendo que todas as arestas de um cubo devem ter uma mesma medida a, temos as seguintes propriedades para constuir esse paralelepípedo com cubos:

(1ª propriedade): a medida da aresta a é um número natural;

(2ª propriedade): a medida da aresta precisa ser divisor das dimensões do paralelepípedo. Em outras palavras: a divide 60, 24 e 18.

(3ª propriedade): esse paralelepípedo precisa ter a menor quantidade possível de cubos. Essa informação implica em: mínima quantidade de cubos, máxima medida da aresta a do cubo. 

 

Assim, concluímos que a é o maior divisor comum de 60, 24 e 18, ou seja, a=mdc60,24,18. Desse modo, fatorando as dimensões do paralelepípedo:

(1) 60=22·3·5

(2) 24=23·3

(3) 18=2·32

Sabendo que o mdc é calculado utilizando-se os menores expoentes dos primos presentes  nessas decomposições, segue que:

a=mdc60, 24, 18=21·31·50a=6 cm

 

Assim, a quantidade de cubos que cabem:

(1) no comprimento: 606=10 cubos

(2) na largura: 246=4 cubos

(3) na altura: 186=3 cubos

 

Portanto, o total t de cubos é dado por:

t=10·4·3=120 cubos

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Logarítmica Arranjo Simples e com Repetição

Um aplicativo de videoconferências estabelece, para cada reunião, um código de 10 letras, usando um alfabeto completo de 26 letras. A quantidade de códigos distintos possíveis está entre

Note e adote:

log10131,1141 bilhão=109



a)

10 bilhões e 100 bilhões.

b)

100 bilhões e 1 trilhão.

c)

1 trilhão e.10 trilhões.

d)

10 trilhões e .100 trilhões.

e)

100 trilhões e .1 quatrilhão.

Resolução

Como temos 26 possibilidades para cada uma das 10 letras do código, podendo haver repetição, então o total (N) de códigos distintos é dada por:

N=261ª letra·262ª letra··2610ª letra=2610=2·1310=210·1310

Pelas alternativas, devemos encaixar esse número entre potências de base 10, com expoente inteiro, consecutivas. Para tanto, observe que:

210=10241000=103log10131,11413101,114

Assim:

N=210·1310103·101,11410=103+11,14=1014,14

Em relação às potências de base 10 de expoente inteiro que estão próximas a esse número, observamos que:

  • 1012: trilhão;
  • 1013=10·1012: dezena de trilhão;
  • 1014=102·1012: centena de trilhão;
  • 1015: quatrilhão.

Sendo 1014<N1014,14<1015, concluímos que N está entre 100 trilhões e 1 quatrilhão.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Triângulo Teorema de Pitágoras

Na figura, os segmentos AC e DE são paralelos entre si e perpendiculares ao segmento CD; o ponto B pertence ao segmento ACF é o ponto médio do segmento ABABE é um triângulo equilátero. Além disso, o segmento BC mede 10 unidades de comprimento e o segmento AE mede 6 unidades de comprimento. A medida do segmento DF, em unidades de comprimento, é igual a



a)

14.

b)

15.

c)

16.

d)

17.

e)

18.

Resolução

Podemos notar inicialmente que, sendo o triângulo ABE equilátero, se F é o ponto médio de AB, então , FB=3 e, por consequência, FC=3+10=13. Além disso, traçando a altura relativa ao lado AB do triângulo, temos a seguinte situação:

Obseve que ao traçarmos a altura EF¯ do triângulo equilátero ABE, formamos um retângulo CDEF, assim, 

CD=EF=632=33

Por fim, pelo teorema de Pitágoras no triângulo retângulo CDF, temos:

DF2=CD2+FC2DF2=332+132DF2=27+169

DF2=196DF=14

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Inequação Geral do Segundo Grau Inequação com duas variáveis

A região hachurada do plano cartesiano xOy contida no círculo de centro na origem O e raio 1, mostrada na figura, pode ser descrita por

Note e adote:
O círculo de centro O e raio 1 é o conjunto de todos os pontos do plano que estão a uma distância de O menor do que ou igual a 1.

 



a)

(x,y); x2+y21 e y-x1 .

b)

{(x, y); x2+ y21 e y+x1}.

c)

{(x, y); x2+y21 e y-x1}.

d)

{(x, y); x2 +y21 e y+x1}.

e)

{(x, y); x2+y21 e y+x1}.

Resolução

Sabendo que a região hachurada é a interseção de duas regiões, podemos encontrar suas inequações por partes:

(1) CÍRCULO: 

Veja que o círculo é centrado na origem, possui raio 1 e a região hachurada é interna . Desse modo:

x-02+y-0212x2+y21

 

(2) SEMIPLANO:

Veja a figura:

Calculando a equação da reta que passa por A e B, temos:

- coeficiente angular: m=yx=1-00--1=1

- equação da reta: y-yB=m·x-xBy-1=1·x-0y=x+1

Como o semiplano é acima da reta (incluindo os pontos que pertencem a reta), temos:

yx+1y-x1

Portanto, a região hachurada é dada por:

x,y; x2+y21  e  y-x1