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Fuvest 2021 - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Renascimento cultural

A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente.

A Primavera, Sandro Botticelli, século XV.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque



a)

representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã.

b)

reforça a perspectiva teocêntrica, ao representara Virgem Maria no centro da composição pictórica.

c)

retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura da narrativa sobre o pecado original.

d)

adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.

e)

utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e de espaço.

Resolução

A obra de Boticelli, A Primavera, foi resultado de uma encomendo de Lorenzo di Pierfrancesco, tendo sido produzida na segunda metade do século XV. Trata-se de uma pintura à têmpera realizada sobre painel de madeira, técnica predominante no trabalho de Boticelli. Essa obra apresenta uma composição em sentido horizontal, com a representação de personagens da mitologia clássica, sendo eles, da esquerda para a direita: Mercúrio, as Três Graças, Vênus e Cupido, Flora, Clóris e Zéfiro. As figuras são graciosas e elegantes, com proporções alongadas, de modo que os gestos são fluídos e ondulantes, assim como o esvoaçar dos cabelos e dos tecidos representados na cena. 
A obra A Primavera está atualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença. 
a) Incorreta. A obra representa  figuras mitológicas em um jardim, ou seja, recorre à personagens da mitologia grega e não à tradição cristã. Suas pinturas eram inspiradas em relatos literários da Antiguidade, propondo uma composição visual de um relato, ou seja, formadas por elementos pagãos. 
b) Incorreta. Essa obra não reforça a perspectiva teocêntrica cristã, pois não é Virgem Maria que está representada no centro da composição, e sim Vênus, deusa do amor e da beleza. Vale ressaltar que o resgate da Antiguidade era uma das principais características do Renascimento, sendo uma das inúmeras contribuições dos humanistas, que buscavam no passado não uma repetição, mas sim o estabelecimento de um vínculo entre os antigos e os modernos, embasando e estimulando novas criações e transformações. 
c) Incorreta. A perspectiva dessa obra não é cristã, portanto, não trata da narrativa do pecado original. A figura representada no centro da composição é Vênus. Segundo Hesíodo, Vênus, filha de Urano, nasceu da espuma do mar.
d) Incorreta. É possível de fato observar na obra que o chão verde escuro, assim com o fundo, constrastam com a clareza e suavidade das cores dos personagens. No entanto, é incorreto associar essa composição estética às "tensões religiosas" do período. Os conflitos religiosos na Europa começam a ocorrer a partir do século XVI, momento em que se iniciam as Reformas Protestantes, ou seja, a obra foi pintada em um período anterior (século XV).
e) Correta. A técnica de perspectiva consiste na representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte esse termo designa variados tipos de representação da profundidade espacial.  Essa técnica, matematicamente fundamentada, desenvolveu-se na Itália entre os séculos XV e XVI, a partir do estudos de Filippo Brunelleschi, arquiteto e escultor pioneiro da técnica. Além dele, vários outros artistas importantes da época treinavam as potencialidades dessa técnica, sendo que tornou-se um dos fundamentos mais importante da pintura europeia até o século XIX. 

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

República Oligárquica

Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.
Quadro: Município de São Paulo: Características distritais por volta de 1918.

Grupo Distrital Distritos Características
Topográficas

Classes Sociais

predominantes

Tipos de Moradia Benefícios Existentes
Central   Sé e Consolação. Terrenos altos e patamares. Burguesia e clas¬ses médias. Mansões, sobrados e edifícios administrativos. Sistemas de água e esgoto abrangentes, luz elétrica, telefone, linhas de bonde, ruas movimentadas e arborizadas.
Intermediário

Liberdade, Bela Vista, Santa Efigêniae Santa Cecília.

Colinas e patamares.

Classes médias e
principalmente
proletariado.

Sobrados, chalés e cortiços. Bondes, água, esgoto, luz e telefone apenas nas áreas próximas do distrito anterior.
Periférico Bom Retiro, Brás, Mooca e Belenzinho. Terraços fluviais de baixadas relativamente enxutas e planícies sujeitas a inunda¬ções periódicas. Proletariado. Habitações coletivas e algumas vilas operárias. Bondes, iluminação elétrica apenas nas principais vias públicas; serviços precários de água e esgoto.

Tabela: Mortalidade Gripal no Município de São Paulo por distrito (15/10 a 19/12/1918).

Distritos População

Óbitos

Gripais

Mortalidade por 1.000

habitantes

Consolação 41.960 254 6,05
9.993 64 6,40
Bela Vista 40.652 312 4,67
Liberdade 35.368 217 6,14
Santa Cecília 49.285 374 7,59
Santa Efigênia 37.670 357 9,48
Blenzinho 41.698 557 13,36
Bom Retiro 27.101 291 10,74
Brás 61.057 674 11,04
Mooca 62.993 860 13,65

Fonte: Cláudio Bertolli Filho. A gripe espanhola em São Paulo, 1918. Epidemia e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 47 e p. 91 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:



a)

A mortalidade gripal verificada nos distritos do Belenzinho e da Mooca foi resultado da alta concentração demográfica associada às condições de habitação e de serviços.

b)

Os mais elevados índices de óbitos foram verificados entre os distritos que concentravam o maior contingente demográfico, independentemente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.

c)

O número de óbitos gripais colhido no Bom Retiro atesta que não há correlação entre a topografia, o tipo de moradia e as origens sociais dos infectados.

d)

Apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais nos distritos da Sé e da Liberdade, o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.

e)

Os dados indicam que a epidemia alastrou-se por toda a cidade, com igual impacto sobre a população, não importando a classe, a profissão ou a topografia do distrito.

Resolução

a) Correta. Conforme as tabelas apresentam, os bairros periféricos da cidade de São Paulo apresentavam os maiores contigentes populacionais do período, além dos maiores índices de mortalidade durante a epidemia de Gripe Espanhola. Enquanto regiões centrais e mais abastadas apresentavam óbitos na casa dos 6 a cada mil habitantes, em determinados bairros de periferia, como Belenzinho e a Mooca, o mesmo índice chega a quase 14 óbitos por milhar. Vale lembrar que, assim como a pandemia do novo coronavírus em 2020, a Gripe Espanhola também se transmitia pelo ar e através do contato direto com pessoas infectadas, fazendo com que habitações coletivas e com muitos moradores - como cortiços ou vilas operárias - apresentavam maior facilidade de contágio e infecção de seus moradores, agravando a crise da Gripe Espanhola nessas regiões da cidade.
b) Incorreta. Ao contrário do afirmado, a condição social dos bairros foi determinante para o aumento da mortalidade durante a epidemia de 1918. Áreas com alta densidade demográfica, mas que apresentavam moradias com melhores condições sanitárias e bom acesso a serviços públicos, como Santa Cecília e Consolação, registravam índices de mortalidade inferiores que regiões periféricas com população similar, como Belenzinho.
c) Incorreta. O cruzamento das informações extraídas das tabelas atestam justamente para o contrário, isto é, para os evidentes impactos dos aspectos mencionados nos índices de mortalidade das regiões. O caso específico de Bom Retiro não foge à regra, sendo um bairro precarizado e periférico com números de óbitos mais elevados que os bairros centrais e intermediários.
d) Incorreta. A comparação é inválida, já que, pelos dados da segunda tabela, é possível constatar que os bairros da Sé e da Liberdade registravam números semelhantes de mortalidade, na casa de 6,05 e 6,14 a cada mil habitantes, respectivamente.
e) Incorreta. Embora seja correto apontar que a epidemia se alastrou por toda a cidade de São Paulo, as tabelas revelam as diferenças no impacto e na mortalidade entre as diferentes regiões da urbe, afetando, sobretudo, os bairros mais pobres e periféricos, como Brás, Belezinho ou Mooca.

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mundo Grego

Leia o texto:
    A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado (...). É o que aconteceu em Esparta (...).
    Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam quase todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? (...) as mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível.

Aristóteles, A política. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d., p. 79-80.

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:



a)

Obtiveram o direito à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-Estado de Atenas durante o período clássico.

b)

Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.

c)

Adquiriram poderes políticos como cidadãs apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.

d)

Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da democracia.

e)

Tornaram-se legisladoras e integrantes do conselho dos mais velhos na cidade-Estado de Tebas.

 

Resolução

a) Incorreta. As mulheres não obtiveram o direito à educação e às escolas filosóficas em Atenas Clássica. Pelo contrário, as mulheres dessa cidade-estado tinham suas vidas destinadas para o espaço privado e doméstico da vida cotidiana, como a criação das crianças, cuidados com o lar, orientação das criadas domésticas, além da atenção para com seu marido. Assim, desde a primeira infância as meninas atenienses recebiam uma educação voltada para essas finalidades, enquanto que os meninos recebiam uma formação nas letras, na poesia, na retórica e para o serviço militar.
b) Correta. Diferente da sociedade ateniense, a mulher espartana tinha maior liberdade e acesso aos espaços da vida pública, sendo permitido a iniciação ao treinamento militar, o direito de propriedade quando viúvas e mesmo a possibilidade de casarem novamente após a morte de seu companheiro. Inclusive, a maior liberdade das mulheres espartanas é um dos aspectos criticados por Aristóteles no excerto fornecido pelo exercício, sugerindo que, em Esparta, "as mulheres resolviam quase todas as questões" e que exerciam exagerada influência sobre seus maridos, mesmo magistrados, o que é avaliado pelo autor como um grande mal para aquela sociedade.
c) Incorreta. O Império Macedônico não garantiu a cidadania às mulheres, ao contrário do afirmado neste item. Nesse período, as mulheres continuavam fundamentalmente confinadas nos espaços privados e na vida doméstica, sem garantia de participação ou política ou acesso a cargos públicos. Vale lembrar que culturalmente e socialmente, o Império Macedônico foi bastante influenciado por Atenas, incorporando várias de suas lógicas e organizações internas, inclusive no que se refere ao papel das mulheres.
d) Incorreta. Novamente, as mulheres não tinham acesso à vida pública e à cidadania política em Atenas. Eram criadas e educadas para a vida doméstica, como os cuidados do lar e a criação de seus filhos. Mesmo no período democrático estavam exlcuídas das discussões e dos espaços públicos, reservados para os cidadãos atenienses, isto é, homens, livres, maiores de idade e filhos de pai e mãe ateniense.
e) Incorreta. Não é possível afirmar que as mulheres tiveram um protagonismo como legisladoras na cidade-estado de Tebas. Essa pólis adotou o regime oligárquico por grande parte do período arcaico e clássico, no qual as decisões políticas eram controladas pela elite fundiária, excluindo a possibilidade de participação feminina.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Escravidão

[No Brasil], a transição da predominância indígena para a africana na composição da força de trabalho escrava ocorreu aos poucos ao longo de aproximadamente meio século. Quando os senhores de engenho, individualmente, acumulavam recursos financeiros suficientes, compravam alguns cativos africanos, e iam acrescentando outros à medida que capital e crédito se tornavam disponíveis. Em fins do século XVI, a mão de obra dos engenhos era mista do ponto de vista racial, e a proporção foi mudando crescentemente em favor dos africanos importados e sua prole.

Stuart Schwartz, Segredos internos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p.68.

Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos, pode-se afirmar corretamente que, no Brasil, 



a)

a implementação da escravidão de origem africana não fez desaparecer a escravidão indígena, pois o emprego de ambas podia variar segundo épocas e regiões específicas.

b)

do ponto de vista senhorial, valia a pena pagar mais caro por escravos africanos porque estes viviam mais do que os escravos indígenas, que eram mais baratos. 

 

c)

 o comércio de escravos africanos foi incompatível com o comércio de indígenas porque eram exercidos por diferentes traficantes, que concorriam entre si.

 

d)

havia créditos disponíveis para a compra de escravos africanos, mas não de escravos indígenas, pois a Igreja estava interessada na manutenção de boas relações com os nativos. 

 

e)

a escravização dos indígenas pelos portguueses foi inviabilizada pelo fato de que os povos nativos americanos eram contrários ao aprisionamento de seres humanos. 

Resolução

a) Correta. Conforme o texto de Stuart Schwartz apresenta, coexistiu no Brasil colonial tanto o trabalho cativo de africanos como de povos ameríndios. No entanto, a incidência de determinado tipo de trabalhador apresentava grandes diferenças entre as regiões coloniais, tendo em vista que as diferenças econômicas existentes e os interesses políticos associados à colonização afetavam o valor, a oferta e a demanda por braços escravos. Dessa forma, regiões economicamente e politicamente mais bem sucedidas - tal qual o nordeste açucareiro - apresentavam mercados mais dinâmicos, atraindo o interesse daqueles envolvidos no tráfico negreiro. Por sua vez, regiões secundárias na lógica colonial buscavam outras formas de obtenção de escravizados, principalmente de ameríndios. Para atender essa demanda interna de cativos, o Bandeirantismo surgiu como uma valiosa fonte de renda para sertanistas e desbravadores, ofício explorado principalmente por colonos da capitania de São Vicente.
b) Incorreta. Embora existisse uma diferença considerável de preço do escravizado indígena para o africano, não é possível afirmar que, do ponto de vista senhorial era mais vantajoso adquirir trabalhadores oriundos da África. A própria diferença de preços entre um cativo indígena para um africano - segundo Perdigão Malheiros, o preço médio do escravo indígena era de 4$000, enquanto que o africano chegava a 100$000 no século XVII - muitas vezes tornava o indígena uma opção mais interessante para o senhor, especialmente num contexto de dificuldade de acúmulo de capitais. A importância e lucratividade do uso do escravo indígena é validada pelo próprio uso recorrente de trabalhadores indígenas, mesmo em regiões abastecidas regularmente pelo Tráfico Atlântico, o que sugere também uma vantagem na aquisição e no emprego de escravos indígenas, independente das taxas de mortalidade.
c) Incorreta. Como o próprio texto-base apresenta, a história colonial brasileira foi marcada pela coexistência de escravizados indígenas e africanos, sem qualquer incompatibilidade no uso desses trabalhadores.
d) Incorreta. Não é possível afirmar que havia créditos disponíveis apenas para a aquisição de escravos africanos. O acesso a capital era um dos grandes desafios dos colonos na América Portuguesa, já que a lógica colonial buscava acumular as riquezas sempre na metrópole. Ainda assim, quando os senhores de engenho acumulavam uma determinada quantia de capitais, seja através de créditos de terceiros ou pela rentabilidade do açúcar, estes empregavam o valor tanto na aquisição de escravizados africanos como indígenas. Vale lembrar que a Igreja Católica apresentava uma oposição à escravização ilegal de indígenas (isto é, adquiridos fora da Guerra Justa), não se opondo abertamente a qualquer tipo de escravização dos nativos.
e) Incorreta. A colocação de que a escravização indígena foi inviabilizada na América Portuguesa está incorreta, já que, em verdade, fora uma mão de obra fundamental para diversas regiões e atividades econômicas durante o período colonial. Vale lembrar que o uso de indígenas escravizados teve uma marcada longevidade no período colonial, existindo desde o século XVI até o século XVIII, quando essa modalidade de trabalho foi formalmente abolida por Marquês de Pombal, no ano de 1758. Por fim, também é incorreto afirmar que os ameríndios eram contrários a qualquer forma de apresamento, tendo em vista a grande diversidade de povos e culturas entre os nativos, ou a própria existência de práticas de captura de inimigos em guerras dentro de determinadas culturas.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Leis de Newton

Considere as seguintes afirmações:

I. Uma pessoa em um trampolim é lançada para o alto. No ponto mais alto de sua tajetória, sua aceleração será nula, o que dá a sensação de "gravidade zero".

II. A resultante das forças agindo sobre um carrinho andando em uma estrada em linha reta a uma velocidade constante tem módulo diferente de zero.

III. As forças peso e normal atuando sobre um livro em repouso em cima de uma mesa horizontal formam um par ação-reação.

De acordo com as leis de Newton:



a)

Somente as afirmações I e II estão corretas.

b)

Somente as afirmações I e III estão corretas.

c)

Somente as afirmações II e III estão corretas.

d)

Todas as afirmações são corretas.

e)

Nenhuma das afirmações é correta.

Resolução

Vejamos as afirmações: 

I - Incorreta. 

Ao longo do movimento da pessoa (tanto na subida quanto na descida) podemos considerar que a pessoa esteja sempre sob a ação de uma única força, a força peso. Mesmo no ponto mais alto da sua trajetória, a pessoa estará sob a ação da força peso - caso contrário, a pessoa não tornaria a cair de volta - a qual corresponde à força resultante sobre a pessoa. Assim, pela 2ª Lei de Newton, temos:

FR = Pm · a = m · ga = g

Portanto, sua aceleração não é nula, mas tem mesmo módulo que a aceleração gravitacional. (Não confundir velocidade com a aceleração; ao contrário da aceleração, a velocidade da pessoa no ponto mais alto é nula). 

 

II - Incorreta. 

Pela 1ª Lei de Newton (ou Lei da Inércia), quando a força resultante sobre um corpo for nula, o mesmo permanece em repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Neste caso, o carro está em movimento retilíneo e uniforme, e o módulo da força resultante sobre ele é nula. 

 

III - Incorreta. 

Pela 3ª Lei de Newton, o par ação-reação deve agir sobre dois corpos diferentes, ou seja, a força normal N e o peso P que agem sobre um mesmo corpo não podem formar um par ação-reação. A reação à força peso (atração gravitacional) é uma força que o livro exerce sobre a Terra, aplicada em seu centro de massa, enquanto a reação à força normal é uma força que o livro exerce sobre a mesa.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equilíbrio de Corpos Extensos

Um vídeo bastante popular na Internet mostra um curioso experimento em que uma garrafa de água pendurada por uma corda é mantida suspensa por um palito de dente apoiado em uma mesa.

O "truque" só é possível pelo uso de outros palitos, formando um tipo de treliça. A figura à direita da foto mostra uma visão lateral do conjunto, destacando duas das forças que atuam sobre o palito 1.
Nesta figura, F a força que o palito 2 exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância L do ponto A na borda da mesa), P a componente vertical da força que a corda exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância d do ponto A) e 0 é o ângulo entre a direção da força F a vertical. Para que o conjunto se mantenha estático, porém na iminência de rotacionar, a relação entre os módulos de F e P deve ser:

Note e adote:

Despreze o peso dos palitos em relação aos módulos das forças F e P .



a)

 F=PdL cos0

b)

F=PdL sen0

c)

F=P cos0

d)

F=PL cos 0d

e)

F=PL sen 0d

Resolução

Veja a figura abaixo.

Além das forças já mostradas no enunciado, explicitamos a força normal, exercida sobre o palito na iminência dele girar. Além disso, mostramos, em vermelho, a componente vertical da força F (Fy=F·cosθ), responsável por gerar momento sobre o palito nesse caso. Na condição de equilíbrio, o momento resultante sobre o palito 1 deve ser nulo e para expressarmos esta condição matematicamente vamos considerar o ponto A como referência. Dessa forma temos

MF+MP+MN=0

Fy·L-P·d+N·0=0

F·cosθ·L=P·d

F=P·dL·cosθ

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Período no MHS Pêndulo Simples

Os smartphones modernos vêm equipados com um acelerômetro, dispositivo que mede acelerações a que o aparelho está submetido.
O gráfico foi gerado a partir de dados extraídos por um aplicativo do acelerômetro de um smartphone pendurado por um fio e colocado para oscilar sob a ação da gravidade, o gráfico mostra os dados de uma das componentes da aceleração (corrigidos por um valor de referência constante) em função do tempo.

Com base nos dados do gráfico e considerando que o movimento do smartphone seja o de um pêndulo simples a ângulos pequenos, 0 comprimento do fio é de aproximadamente:

Note e adote:
Use π=3.
Aceleração da gravidade: g=10 m/s2.

 



a)

5 cm

b)

10 cm

c)

50 cm

d)

100 cm

e)

150 cm

Resolução

A partir do gráfico fornecido pela questão podemos determinar o período do movimento do smartphone. Para isto, vamos escolher um intervalo de tempo adequado e dividir pelo número de oscilações realizados pelo pêndulo neste intervalo: 

Na imagem acima, escolhemos dois pontos que correspondam a um pico da onda definida pelo gráfico, definindo um intervalo de tempo de 7 segundos. O número de oscilações completas corresponde ao número de intervalos entre picos do período considerado, conforme imagem abaixo:

Assim, temos 5 oscilações num intervalo de tempo de 7 segundos. Podemos encontrar uma boa aproximação para o período T do movimento pode ser encontrada fazendo a razão entre o intervalo de tempo (7 s) e o número de oscilações (5) realizadas neste intervalo:

T = 75          T = 1,4 s.

Conforme o enunciado afirma, o movimento do smartphone pode ser aproximado para o movimento de um pêndulo simples a ângulos pequenos e, neste caso, podemos escrever o período em termos do comprimento L do fio e da aceleração da gravidade g como:

T = 2π · Lg.

Usando a aproximação de que π = 3 teremos:

T = 6 · Lg        L = g·T236.

Substituindos valores de g e T

L = 10 · 1,9636            L  0, 54 m.

Convertendo o valor encontrado para centímetros, teremos: 

L  54 cm.

A alternativa mais próxima do valor encontrado é a letra C, 50 cm.

 

Nota: caso se tenha utilizado outros valores para o período do movimento do smartphone, como o valor aproximado de 1,5 s, teríamos:

L = 10 · 2,2536           L  0,63 m .

Convertendo para centímetros:

L  63 cm.

Mesmo assim, o valor mais próximo deste resultado ainda corresponde à alternativa correta, ou seja, a letra C (50 cm). Portanto, seria possível chegar na alternativa correta utilizando outros valores para o período T do smartphone sem correr o risco de se chegar a outra auternativa.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Potência Elétrica

Uma comunidade rural tem um consumo de energia elétrica de 2 MWh por mês. Para suprir parte dessa demanda, os moradores têm interesse em instalar uma miniusina hidrelétrica em uma queda d'água de 15m de altura com vazão de 10 litros por segundo, O restante do consumo seria complementado com painéis de energia solar que produzem 40 kWh de energia por mês cada um.
Considerando que a miniusina hidrelétrica opere 24h por dia com 100% de eficiência, o número mínimo de painéis solares necessários para suprir a demanda da comunidade seria de:

Note e adote:

Densidade da água: 1 kg/litro.

1 mês = 30 dias.

Aceleração da gravidade: g=10 m/s2.

 

 



a)

12

b)

23

c)

30

d)

45

e)

50

Resolução

Vamos calcular, inicialmente, a energia mensal gerada pela miniusina hidrelétrica para, então, possamos determinar a quantidade de painéis solares para complementar o suprimento de energia. 

A potência da usina, sendo z a vazão de água na usina, será dada por:

P = m · g · ht = z · g · h

A vazão é de 10 L/s e a densidade da água é de 1 kg/L. Então a vazão pode ser escrita como z = 10 kg/s e a potência da miniusina será então:

P = 10 · 10 · 15  P = 1,5 · 103 W

Ao longo de um mês (30 x 24 = 720 horas), a energia fornecida pela miniusina será:

Ehid = 1,5 · 103 · 720 Ehid = 1,08 · 106 Wh = 1,08 MWh   

 

O consumo mensal da comunidade rural é de 2 MWh e, portante, os painéis solares devem fornecer um adicional 0,92 MWh. Cada painel fornece 40 kWh e vamos chamar de n o número de painéis, então:

0,92 · 106 = 40·103 · n 

n=924

n = 23 

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ondas estacionárias em cordas Equação de Taylor e velocidade da onda em uma corda

Ondas estacionárias podem ser produzidas de diferentes formas, dentre elas esticando-se uma corda homogénea, fixa em dois pontos separados por uma distância L, e pondo-a a vibrar, A extremidade à direita é acoplada a um gerador de frequências, enquanto a outra extremidade está sujeita a uma força tensional produzida ao se pendurar à corda um objeto de massa m0 mantido em repouso, O arranjo experimental é ilustrado na figura. Ajustando a frequência do gerador para f1 obtém-se na corda uma onda estacionária que vibra em seu primeiro harmónico.

Ao trocarmos o objeto pendurado por outro de massa M, observa- se que a frequência do gerador para que a corda continue a vibrar no primeiro harmônico deve ser ajustada para 2f1, Com isso, é correto concluir que a razão M/m0 deve ser:

Note e adote:
A velocidade da onda propagando-se em uma corda é diretamente proporcional à raiz quadrada da tensão sob a qual a corda está submetida.

 



a)

1/4

b)

1/2

c)

1

d)

2

e)

4

Resolução

A frequência de vibração inicial f1 pode ser escrita, a partir da equação fundamenta da ondulatória como:

f1 = v1λ1 .

 A corda vibra no modo fundamental e, portanto, o comprimento de onda λ1 corresponde ao dobro do comprimento da corda (λ1=2L). Além disto, a velocidade da onda na corda será dada pela fórmula de Taylor (raíz quadada da razão entre a tensão aplicada na corda e a densidade linear da corda). Assim:

f1 = 12L · T1μ   1.

 Da mesma maneira, na segunda situação - com a massa M suspensa pela polia - a frequência f2 é será dada por:

f2 = v2λ2  .

A corda também vibra na frequência fundamental nesta situação, de maneira que o comprimento de onda λ2 também será o dobro do comprimento L da corda (λ2=2L) e a velocidade de propagação da onda v2 será dada, novamente, pelo fórmula de Taylor:

f2 = 12L · T2μ   2.

Conforme o enunciado, temos f2 = 2·f1 e. usando as expressões (1) e (2) temos:

f2 = 2·f112L · T2μ = 2 · 12L · T1μ  T2 = 2·T1.

As trações têm mesmo módulo que o peso da carga suspensa pela corda em cada caso. Assim:

M·g = 2·m0·gM · g = 4 · m0 · g  Mm0 = 4.

Portanto, alternativa E. 

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Primeira Lei da Termodinâmica nas Transformações (Física) Transformações Cíclicas (Física)

Um mol de um gás ideal percorre o processo cíclico ABCA em um diagrama P-V, conforme mostrado na figura, sendo que a etapa AB é isobárica, a etapa BC é isocórica e a etapa CA é isotérmica.

Considere as seguintes afirmações:

I.    O gás libera calor tanto na etapa BC quanto na etapa CA,
II.   O módulo do trabalho realizado pelo gás é não nulo tanto na etapa AB quanto na etapa BC,
III.  O gás tem sua temperatura aumentada tanto na etapa AB quanto na etapa CA,
É correto o que se afirma em:



a)

Nenhuma delas.

b)

Apenas I.

c)

Apenas II.

d)

Apenas III.

e)

Apenas I e II.

Resolução

Analisemos cada uma das afirmações:

I - Correta.

(i) Transformação BC: o volume permanece constante e, portanto, o gás não realiza trabalho (WBC=0 J). Assim, pela 1ª Lei da Termodinâmica, temos:

Q=W+ΔU

UBC = QBC.

Como a pressão do gás diminui nesta transformação, sua temperatura também irá diminuir e, assim, a energia interna do gás U diminui, ou seja:

UBC < 0           QBC < 0 .

Portanto, o gás libera calor na transformação BC. 

(ii) Transformação CA: a temperatura do gás é mantida constante e, portanto, sua a variação de sua energia interna é nula ( ΔUCA=0 J). Assim, pela 1ª Lei da Termodinâmica temos:

Q=W+ΔU

QCA = WCA.

Nesta transformação, o gás é comprimido, seu volume diminui e o trabalho realizado é negativo (WCA<0), ou seja, o gás sofre trabalho de um agente externo. Assim, o calor trocado também será negativo:

WCA < 0            QCA < 0 .

Assim, o gás libera calor na transformação CA. 

 

II - Incorreta. 

Como visto acima e ao contrário do que é afirmado nesta proposição, o módulo do trabalho realizado na etapa BC é nulo (WBC=0 J), uma vez que o volume do gás não varia nesta transformação e o gás não é capaz de realizar e nem sofrer trabalho. Já no ciclo AB, como o gás sofre expansão a pressão constante, o gás realiza trabalho e podemos calculá-lo usando a relação (válida para pressão constante) a seguir:

W=p·ΔV

W=p1·(V2-V1)0.

 

III - Incorreta. 

Como visto acima e ao contrário do que é afirmado nesta proposição, a temperatura do gás na etapa CA não sofre aumento mas, ao contrário, é mantida constante (ΔTCA=0), uma vez que se trata de uma transformação isotérmica, conforme o enunciado afirma. 

 

Alternativa B.