Logo FUVEST

Questão 41 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 41

Renascimento cultural

A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente.

A Primavera, Sandro Botticelli, século XV.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque



a)

representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã.

b)

reforça a perspectiva teocêntrica, ao representara Virgem Maria no centro da composição pictórica.

c)

retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura da narrativa sobre o pecado original.

d)

adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.

e)

utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e de espaço.

Resolução

A obra de Boticelli, A Primavera, foi resultado de uma encomendo de Lorenzo di Pierfrancesco, tendo sido produzida na segunda metade do século XV. Trata-se de uma pintura à têmpera realizada sobre painel de madeira, técnica predominante no trabalho de Boticelli. Essa obra apresenta uma composição em sentido horizontal, com a representação de personagens da mitologia clássica, sendo eles, da esquerda para a direita: Mercúrio, as Três Graças, Vênus e Cupido, Flora, Clóris e Zéfiro. As figuras são graciosas e elegantes, com proporções alongadas, de modo que os gestos são fluídos e ondulantes, assim como o esvoaçar dos cabelos e dos tecidos representados na cena. 
A obra A Primavera está atualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença. 
a) Incorreta. A obra representa  figuras mitológicas em um jardim, ou seja, recorre à personagens da mitologia grega e não à tradição cristã. Suas pinturas eram inspiradas em relatos literários da Antiguidade, propondo uma composição visual de um relato, ou seja, formadas por elementos pagãos. 
b) Incorreta. Essa obra não reforça a perspectiva teocêntrica cristã, pois não é Virgem Maria que está representada no centro da composição, e sim Vênus, deusa do amor e da beleza. Vale ressaltar que o resgate da Antiguidade era uma das principais características do Renascimento, sendo uma das inúmeras contribuições dos humanistas, que buscavam no passado não uma repetição, mas sim o estabelecimento de um vínculo entre os antigos e os modernos, embasando e estimulando novas criações e transformações. 
c) Incorreta. A perspectiva dessa obra não é cristã, portanto, não trata da narrativa do pecado original. A figura representada no centro da composição é Vênus. Segundo Hesíodo, Vênus, filha de Urano, nasceu da espuma do mar.
d) Incorreta. É possível de fato observar na obra que o chão verde escuro, assim com o fundo, constrastam com a clareza e suavidade das cores dos personagens. No entanto, é incorreto associar essa composição estética às "tensões religiosas" do período. Os conflitos religiosos na Europa começam a ocorrer a partir do século XVI, momento em que se iniciam as Reformas Protestantes, ou seja, a obra foi pintada em um período anterior (século XV).
e) Correta. A técnica de perspectiva consiste na representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte esse termo designa variados tipos de representação da profundidade espacial.  Essa técnica, matematicamente fundamentada, desenvolveu-se na Itália entre os séculos XV e XVI, a partir do estudos de Filippo Brunelleschi, arquiteto e escultor pioneiro da técnica. Além dele, vários outros artistas importantes da época treinavam as potencialidades dessa técnica, sendo que tornou-se um dos fundamentos mais importante da pintura europeia até o século XIX.