Logo FUVEST

Questão 43 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 43

Mundo Grego

Leia o texto:
    A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado (...). É o que aconteceu em Esparta (...).
    Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam quase todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? (...) as mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível.

Aristóteles, A política. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d., p. 79-80.

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:



a)

Obtiveram o direito à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-Estado de Atenas durante o período clássico.

b)

Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.

c)

Adquiriram poderes políticos como cidadãs apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.

d)

Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da democracia.

e)

Tornaram-se legisladoras e integrantes do conselho dos mais velhos na cidade-Estado de Tebas.

 

Resolução

a) Incorreta. As mulheres não obtiveram o direito à educação e às escolas filosóficas em Atenas Clássica. Pelo contrário, as mulheres dessa cidade-estado tinham suas vidas destinadas para o espaço privado e doméstico da vida cotidiana, como a criação das crianças, cuidados com o lar, orientação das criadas domésticas, além da atenção para com seu marido. Assim, desde a primeira infância as meninas atenienses recebiam uma educação voltada para essas finalidades, enquanto que os meninos recebiam uma formação nas letras, na poesia, na retórica e para o serviço militar.
b) Correta. Diferente da sociedade ateniense, a mulher espartana tinha maior liberdade e acesso aos espaços da vida pública, sendo permitido a iniciação ao treinamento militar, o direito de propriedade quando viúvas e mesmo a possibilidade de casarem novamente após a morte de seu companheiro. Inclusive, a maior liberdade das mulheres espartanas é um dos aspectos criticados por Aristóteles no excerto fornecido pelo exercício, sugerindo que, em Esparta, "as mulheres resolviam quase todas as questões" e que exerciam exagerada influência sobre seus maridos, mesmo magistrados, o que é avaliado pelo autor como um grande mal para aquela sociedade.
c) Incorreta. O Império Macedônico não garantiu a cidadania às mulheres, ao contrário do afirmado neste item. Nesse período, as mulheres continuavam fundamentalmente confinadas nos espaços privados e na vida doméstica, sem garantia de participação ou política ou acesso a cargos públicos. Vale lembrar que culturalmente e socialmente, o Império Macedônico foi bastante influenciado por Atenas, incorporando várias de suas lógicas e organizações internas, inclusive no que se refere ao papel das mulheres.
d) Incorreta. Novamente, as mulheres não tinham acesso à vida pública e à cidadania política em Atenas. Eram criadas e educadas para a vida doméstica, como os cuidados do lar e a criação de seus filhos. Mesmo no período democrático estavam exlcuídas das discussões e dos espaços públicos, reservados para os cidadãos atenienses, isto é, homens, livres, maiores de idade e filhos de pai e mãe ateniense.
e) Incorreta. Não é possível afirmar que as mulheres tiveram um protagonismo como legisladoras na cidade-estado de Tebas. Essa pólis adotou o regime oligárquico por grande parte do período arcaico e clássico, no qual as decisões políticas eram controladas pela elite fundiária, excluindo a possibilidade de participação feminina.