Logo FUVEST

Fuvest 2021 - 1ª fase


Questão 11 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Afim Função Quadrática

Se f: g: são funções dadas por f(x)=c+x2, onde c, e g(x)=x, seus gráficos se intersectam quando, e somente quando,



a)

c 14.

b)

c14.

c)

c12.

d)

c12.

e)

c 1.

Resolução

Os gráficos das funções f e g terão pelo menos um ponto em comum se a igualdade fx=gx for satisfeita por algum valor de x, ou seja, se a equação fx=gx tiver pelo menos uma solução. Impondo a igualdade, vem que:

fx=gxc+x2=xx2-x+c=0

Para que a equação do segundo grau x2-x+c=0 tenha pelo menos uma solução, seu discriminante () não pode ser negativo. Assim:

0-12-4·1·c0c14

Questão 12 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Casos de Semelhança em Triângulos

Um marceneiro possui um pedaço de madeira no formato de um triângulo retângulo, cujos catetos medem 12 cm e 35 cm. A partir desta peça, ele precisa extrair o maior quadrado possível, de tal forma que um dos ângulos retos do quadrado coincida com o ângulo reto do triângulo. A medida do lado do quadrado desejado pelo marceneiro está mais próxima de



a)

8,0 cm.

b)

8,5 cm.

c)

9,0 cm.

d)

9,5 cm.

e)

10,0 cm.

Resolução

O maior quadrado que pode ser obtido nas condições do problema é o quadrado inscrito no triângulo retângulo, como ilustrado na figura a seguir, em que AC=12 cm e AB=35 cm:

Seja x a medida dos lados desse quadrado. Observe que os triângulos ABC e FEC têm ambos um ângulo reto, e também têm AC^B como ângulo em comum. Assim, pelo critério Ângulo-Ângulo, tais triângulos são semelhantes. Segue que:

ABFE=ACFC35x=1212-x35·12-35x=12xx=42047 cm8,9 cm

Dentre as alternativas propostas, tal medida está mais próxma de 9,0 cm.

Questão 13 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartografia Sistemas de localização geográfica Esferas

Suponha, para simplificar, que a Terra é perfeitamente esférica e que a linha do Equador mede 40.000 km. O trajeto que sai do Polo Norte, segue até a linha do Equador pelo meridiano de Greenwich, depois se desloca ao longo da linha do Equador até o meridiano 45°L e então retorna ao Polo Norte por esse meridiano tem comprimento total de



a)

15.000 km.

b)

20.000 km.

c)

25.000 km.

d)

30.000 km.

e)

35.000 km.

Resolução

Temos uma questão interdisciplinar que poderia ser resolvida a partir da ótica da Geometria e também da Geografia Física. Por isso, apresentaremos a seguir a resolução do exercício a partir destes dois caminhos.

 

(I) Ponto de vista da Geometria

Veja o trajeto completo abaixo que se inicia no Polo Norte (N), segue pelo meridiano de Greenwich NAS até o ponto A, que está na linha do Equador, em seguida por esse paralelo segue até o ponto F cuja longitude está a 45°L, e em seguida retorna ao Polo Norte pelo meridiano NFS:


Perceba que o trajeto total sempre percorre arcos de círculos máximos (círculos que possuem o raio coincidindo com o raio da Terra). Desse modo, podemos calcular o comprimento dos seguintes arcos:

(1) Polo Norte - linha do Equador: 

O comprimento desse arco é dado pelo arco de um quadrante. Isto é:

d1=90°360°·40 000=10 000 km

(2) linha do Equador - 45° L:

O comprimento desse arco é proporcional ao ângulo central de 45°. Isto é:

d2=45°360°·40 000=5 000 km

(3) 45° L - Polo Norte:

O comprimento desse arco é dado pelo arco de um quadrante. Isto é:

d3=90°360°·40 000=10 000 km

Assim, a distância total é dada por:

dT=d1+d2+d3=10 000+5 000+10 000=25 000 km

 

(II) Ponto de vista da Geografia

A Intersecção entre a Geometria e a Geografia permitiria resolver o exercício através da noção geográfica sobre latitude e longitude, bem como a partir do conhecimento sobre espaço geográfico, então vamos à resolução pela Geografia.

Logo no início, o exercício traz uma informação fundamental para sua resolução, ele argumenta que, para simplificar sua resolução, deve-se considerar que a Terra é perfeitamente esférica, e a volta completa do globo sobre a linha do equador equivaleria a uma distância exata de 40.000 km. Assim, de imediato, o aluno deveria se lembrar que o paralelo do Equador representa a linha central do globo terrestre e, portanto, o maior paralelo do globo em distâncias métricas. Sendo o planeta uma esfera perfeita, o círculo equatorial corresponderia exatamente a seu transverso formado pela Linha da Data (LID) somada ao Meridiano de Greenwich. Veja os esquemas:

Como vimos acima, tanto a circunferência completa oeste-leste (sobre o Equador) como a norte-sul (sobre LID+Greenwich) medem 40.000 km, então temos o seguinte:

Considerando que, do polo norte até a linha do Equador, temos uma distância que equivale a um quarto de volta ao planeta, ou 90° da circunferência maior, podemos calcular o comprimento x do primeiro trecho do trajeto descrito pelo enunciado através da seguinte regra de três: 

360°           40.000 km90°           x    x=10.000 km

O exercício nos diz que ao chegar no Equador, após andar 10.000 km sobre o Meridiano de Greenwich, o percurso assumido foi do Meridiano de Greenwich (marca 0° de longitude) até a linha meridiana de 45° leste. Veja:

É possível calcular o comprimento y percurso de 45° para leste de Greenwich sobre a linha do Equador por meio de uma regra de três análoga à anterior:

 360°           40.000 km45°           y    y=5.000 km

O exercício ainda indica que o retorno até o polo norte se deu sobre o meridiano 45° leste, com um comprimento de 10.000 km, idêntico ao calculado para o primeiro trecho. Veja o esquema:

A distância total corresponderá à soma dos comprimentos de cada trecho:

 Polo → Equador = 10.000 km

 MG → 45° Leste= 5.000 km

Equador → Polo = 10.000 km

Total do percurso = 25 000 km

Questão 14 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Projeções Cartográficas Cartografia

Projeção de Mercator

Apresentada pela primeira vez no século XVI.

 

Projeção de Gall-Peters

Elaborada pela primeira vez no século XIX.

 

Projeção de Robinson

Elaborada em 1963.

Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas e dimensões, é correto afirmar:



a)

Interesses geopolíticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de Gall-Peters.

b)

As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida.

c)

As projeções de Mercator e Gall-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson.

d)

A projeção de Gall-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções.

e)

Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada.

Resolução

Para responder a questão é preciso considerar que toda projeção cartográfica é uma representação bidimensional do espaço terrestre que na realidade se apresenta tridimensional. Os mapas são representações da superfície terrestre a partir de determinado aspecto do espaço, usando conscientemente uma ferramenta que pelo formato bidimensional traz efetivas distorções da realidade tridimensional do planeta. Posto isso, é possível afirmar que:

a) Incorreta. Nesse caso, pode-se excluir esta alternativa justamente porque as distorções presentes no mapa de Mercator estão muito mais vinculadas a distorção trazida pela utilização do método cilíndrico de projeção do mundo do que propriamente pela presença de interesses geopolíticos e comerciais. Vale ainda ressaltar que a projeção de Gall-Peters também traz distorções, uma vez que representa um geoide a partir de uma projeção cilíndrica e, portanto, não apresentou correções a tais distorções oriundas dos interesses geopolíticos e comerciais como afirma a alternativa. A projeção de Peters, apesar de trazer distorções que se opunham à noção de superioridade eurocêntrica apresentada no mapa de Mercator (Europa no centro e aumentada em relação à proporção de seu tamanho real) ressaltando o tamanho das terras emersas do hemisfério Sul, não tem relação com a correção mencionada na alternativa.

b) Correta. Conforme já afirmado, toda projeção cartográfica é uma representação bidimensional do espaço terrestre que na realidade se apresenta tridimensional e, por isso, apresentam distorções. Isto explica porque as três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e qualquer projeção dela feita em um plano bidimensional trará distorções.

c) Incorreta. Esta alternativa está incorreta porque apesar dessa projeção ter sido primeiramente trazida por James Gall em 1885, ela foi retomada e reeditada por Arno Peters na segunda metade do século XX, momento histórico com grandes avanços tecnológicas associados à produção cartográfica.

d) Incorreta. Esta alternativa está incorreta porque toda projeção cilíndrica é bidimensional e distorce a real forma da superfície terrestre. Além disso, a projeção de Gall-Peters é elaborada no final do século XIX e na segunda Metade do século XX, e a Antártida e Oceania já eram conhecidas desde as grandes navegações.

e) Incorreta. Esta alternativa está incorreta, pois sabe-se que a Terra possui formato aproximadamente esférico desde que Erastóstenes apresentou sua tese no século III a.C comprovando a esfericidade do planeta e sua dimensão estimada.

Questão 15 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ditadura Militar

A criação do Banco da Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil sem tradição no ramo; tornaram-se proprietários de terras e empresários rurais. Em princípio a aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.

José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em operação.



a)

Período: Brasil Império

Implicações territoriais: Expansão dos siste­mas agroflorestais e preservação da vegetação nativa

Implicações sociais: Aprovação do direi­to de sindicalização do trabalhador rural

b)

Período: Primeira República

Implicações territoriais: Expansão da área voltada à pecuária e redução da Mata Atlântica

Implicações sociais: Aumento do número de assalariados no campo

c)

Período: Estado Novo 

Implicações territoriais: Expansão da economia extrativista e concentração fundiária

Implicações sociais: Eliminação dos direitos trabalhistas na cidade e no campo

d)

Período: Ditadura Militar

Implicações territoriais: Aumento da grilagem e avanço do desmatamento

Implicações sociais: Aumento dos conflitos violentos no campo

e)

Período: Nova República

Implicações territoriais: Aumento da área de vegetação nativa e reforma agrária massiva  

Implicações sociais: Melhora na distribuição fundiária e dos níveis de consumo interno

Resolução

O presente exercício faz referência a dois órgãos estatais criados para promover o desenvolvimento econômico da Região Amazônica, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e o Banco da Amazônia. Criada em 1966, a SUDAM tinha o papel de coordenar e supervisionar a ação federal na região, elaborando projetos, pareceres técnicos, além de convênios e parcerias entre o setor público e privado, sempre voltado para o desenvolvimento da Amazônia. Por sua vez, o Banco da Amazônia seria o principal agente financiador dos projetos da SUDAM e de outros órgãos atuantes na região, fornecendo créditos a suas iniciativas. Ambos os órgãos dialogavam com os desígnios da Ditadura Militar para a região norte do país, interessados no povoamento e no seu desenvolvimento econômico. Quanto ao povoamento, devido à baixa densidade demográfica da Amazônia, os militares consideravam a área um desafio especial para a segurança nacional, levando a implementar projetos que buscavam melhorar sua infraestrutura (como a Transamazônica) e atrair migrantes de outras regiões, em especial do Nordeste. Complementar a tal ideal de povoamento, os militares também buscavam explorar o forte potencial de desenvolvimento da região, alegando que a Amazônia ainda não tinha encontrado sua "vocação" econômica, sendo somente após 1964 é que vieram, segundo as palavras do próprio presidente Emílio Garrastazú Médici, "os tratores e o idealismo da engenharia militar, desvendando e aproximando a Amazônia".

Contudo, tais iniciativas resultaram em graves impactos sociais e ambientais para a região, especialmente para os pequenos produtores, indígenas e populações ribeirinhas. Para além dos conflitos diretos entre agentes do governo e populações indígenas durante a construção de obras públicas (sendo que a Comissão Nacional da Verdade estimou em mais de 8,3 mil indígenas mortos por responsabilidade do Estado no período de 1946 e 1988), a política de venda das terras na região amazônica ocorreu de forma profundamente desordenada e sem qualquer viés social efetivo, facilitando a concentração de terras nas mãos de especuladores (como o texto-base do enunciado apresenta) e diversas práticas de corrupção durante seus registros. Como resultado, há relatos de adulteração dos documentos de posse, grilagem de terras públicas, desflorestamento ilegal por ação de madeireiras, além de apropriação indevida e revenda de terras de reservas federais e/ou indígenas, o que gera uma constante violência e conflitos fundiários na Amazônia até os dias atuais.

Questão 16 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fontes de energia

Observe o mapa com dados de 2020:

Os países destacados em amarelo no mapa referem-se:



a)

Ao bloco dos BRICS.

b)

Aos novos integrantes da OCDE.

c)

A países excluídos da OMC.

d)

A países da OPEP.

e)

A países membros da OTAN.

Resolução

a) Incorreta. BRICS é um acrônimo, que se refere à parceria geopolítica e econômica estabelecida entre as potências emergentes de maior destaque desde o estabelecimento da Nova Ordem Mundial: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ("S" vem de South Africa, em inglês). Essa parceria aproximou esse grupo, de interesses comuns recentes, sendo um exemplo a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, instituição sediada em Xangai que possui o intuito de realizar empréstimos e financiamentos que colaborem para o desenvolvimento de projetos comerciais e de infraestrutura entre seus membros.

b) Incorreta.  A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja sede é em Paris, foi criada em 1961 e tem por objetivo principal a troca de experiências em diversos setores (comércio, finanças, meio ambiente e política) de países com elevado Produto Interno Bruto (PIB). Seus membros atuais são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça e Turquia. Países como África do Sul, Brasil, China, Índia e Indonésia são considerados parceiros estratégicos, mas não são membros da OCDE.

c) Incorreta. A Organização Mundial do Comércio (OMC), com sede na Suíça e mais de 160 países-membros, foi criada em 1995 e possui como objetivo principal a liberalização do comércio e a redução de medidas protecionistas globalmente. Ela regula negociações e abre painéis segundo interesse dos membros envolvidos em acordos bilaterais e multilaterais sendo que suas decisões visam solucionar litígios comerciais e devem ser ratificadas por todos seus membros. Dentre os países citados, vários são membros da OMC: Venezuela, Angola, Gabão, Congo, Nigéria e Arabia Saudita.

d) Correta. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) foi fundada em 1960 na Conferência de Bagdá por Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela, países que detêm as principais reservas de petróleo do mundo. O principal objetivo da organização foi estabelecer a regulação conjunta da exploração e comércio de petróleo em um contexto de aumento da importância estratégica de tal combustível diante de sua elevada demanda por parte das potências econômicas mundiais. O mapa demonstra que tal organização se expandiu e passou a abragir novos membros do Oriente Médio e da África sendo considerado por muitos como um tipo de cartel que controla o preço do petróleo no mercado internacional.

e) Incorreta. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em 1949 no contexto da Guerra Fria e teve como função principal ser o braço militar dos Estados Unidos diante da ameaça socialista representada pela União  das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) naquele momento. Após a dissolução da URSS em 1991, a OTAN passou a representar a principal força militar no mundo e se reformulou a fim de atender aos interesses das principais potências militares que a compõem (Estados Unidos, Reino Unido e França), com atuação em conflitos regionais no mundo todo, notadamente em países da África e do Oriente Médio. Atualmente, seus membros são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia, que não aparecem indicados no mapa.

Questão 17 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Terremotos

Terremoto no estado da Bahia

• Local do terremoto
Disponível em https://www.instagram.com/CEhFFU/. Adaptado.

O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar:



a)

São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície.

b)

São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.

c)

Têm início pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na Bacia Amazônica.

d)

Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha.

e)

São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.

Resolução

a) Incorreta. As intrusões de materiais vulcânicos e maremotos não são típicas do território brasileiro, pois este se encontra em uma margem passiva em relação a fenômenos intensos da crosta, ou seja, o fato do território do Brasil estar localizado no interior da placa tectônica Sulamericana faz com que não haja eventos sísmicos tão intensos e não haja relação com o evento ocorrido.

b) Correta.  Os terremotos (ou sismos) resultam da propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos. Tais rupturas são mais intensas e frequentes próximas a limites de placas tectônicas (imensos conjuntos rochosos que formam a crosta terrestre) sendo que no interior delas tendem a produzir sismos de menor magnitude. O evento observado no estado da Bahia ocorreu devido à existência de microfraturas/falhas geológicas que se prolongam do limite divergente localizado no Atlântico Sul em direção ao interior do território brasileiro e foi responsável pela liberação de energia por meio do sismo de 4,6 graus na escala Richter registrado.

c) Incorreta. O evento de agosto de 2020 não tem relação com soerguimento de blocos da crosta e ocorreu em uma área de escudo cristalino (Escudo Atlântico) ,localizado no interior do estado da Bahia; portanto, não há relação com a Bacia Amazônica, que se localiza no Norte do Brasil.

d) Incorreta. Terremotos podem estar relacionados à divergência (separação), convergência (encontro), transformância (deslizamento lateral) ou ainda acomodação de blocos rochosos e alívio de tensão geológica por meio da repercussão de tremores em falhas tectônicas no interior das placas (caso relacionado ao evento do Recôncavo Baiano). Importante salientar que o terremoto foi localizado e não foi sequer sentido em áreas mais ao sul do país, como na Serra Gaúcha.

e) Incorreta. Como já mencionado, terremotos podem ser associados a falhas ou a movimentos distensivos, compressivos e disruptivos das placas tectônicas. Não há relação direta entre a existência de falhas geológicas e o melhor entendimento do núcleo, pois essa camada se situa entre, aproximadamente, 3000 e 6400m de profundidade.

Questão 18 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Processo de urbanização mundial Problemas sociais urbanos Industrialização nos Estados Unidos

A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente económica - como a fronteira da lucratividade - mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfica absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.

Neil Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986. Adaptado.

O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX. As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em:



a)

Marcha para o Oeste
https://www.historiadomundo.com.br

Revitalização de áreas centrais
https://www.chicagodetours.com

b)

Independência dos EUA
https://conhecimentocientifico.r7.com

Suburbanização
https://operamundi.uol.com.br

c)

Festa do cha de Boston
https://educacao.globo.com/historia

Vale do Silício
https://collbusinessnews.com.br/jornadas

 

 

d)

Guerra de Secessão
https://super.abril.com.br/historia

Construção do muro que separa EUA e México
https://www.bbc.com

e)

Descobrimento dos EUA
https://www.nationstates.net

O gueto e a segregação urbana
https://www.hypeness.com.br

Resolução

a) Correta.  "Marcha para o oeste " define a política de expansionismo territorial empreendida pelo governo dos Estados Unidos no século XIX em direção às terras localizadas a oeste do país e, também, essa política estimulava o povoamento dessas novas áreas. A "Marcha para o Oeste" ampliou as possibilidades de acúmulo de capital, pois contribuiu para aumentar os estoques de recursos naturais do país além de ampliar mercados consumidores, tais fatores de produção associados ao processo de industrialização vigente na época intensificou o crecimento econômico dos EUA no século XIX.

Já o processo de revitalização de áreas centrais urbanas consistiram em políticas urbanas de renovação empreendidas em muitas grandes cidades do mundo no final do século XX. Tais políticas, que surgiram a partir de parcerias entre capital privado e estatal,  tinham por objetivo transformar os centros de grandes cidades em áreas atrativas para novos investimentos e assim atrair a população de média e alta renda para áreas que outrora estavam decadentes. Com isso, as políticas de renovação urbana ampliavam  os espaços destinados a realização de atividades econômicas que permitiam maiores taxas de acumulação de capital.

b) Incorreta. A independência dos EUA consistiu num processo de conquista da soberania política e econômica e não se configurou numa expansão territorial. Já o processo de suburbanização nos EUA não representa uma política de renovação urbana, mas a espacialização  do processo de segregação espacial urbana. Os chamados subúbios nos EUA são bairros ou núcleos urbanos para onde se dirigem população de classe média ou alta.

c) Incorreta. A "Festa do chá de Boston"(1773) foi um episódio que resultou da criação da Lei do Chá, medida que desagradou aos colonos britânicos pois criava a possibilidade de formação de monopólio no comércio de chá a favor da Companhia da Índia Oriental (comerciantes ingleses). Nesse episódio, como forma de resistir à taxação, um grupo disfarçado de índios abrodou um navio ancorado no porto de Boston e jogou ao mar uma grande quantidade chá inglês que estava a bordo. O Vale do Silício foi o primeiro tecnopolo no mundo e até hoje é o mais importante centro de inovações tecnológicas mundiais. O Vale apresenta uma estrutura bastante favorável ao ao setores considerados de ponta: importantes centros de pesquisa e universidades, mão de obra qualificada  ambiente empresarial com prática de governança bastante adequada à inovação e parcerias entre capital privado e público. A instalação do polo tecnológico representou a estruturação de um espaço destinado às atividades tecnologicamente intensivas, portanto não foi uma política de renovação urbana. Em outros países, a criação de um tecnopolo pode se dar a partir de uma política de renovação urbana, como foi o caso do Porto digital de Recife.

d) Incorreta. A Guerra da Sucessão representou uma disputa entre  o Norte e Sul em relação ao modelo de sociedade e economia que seria implantada no país. Tais disputas alimentaram ideais separatistas entre vários sulistas, portanto esse acontecimento histórico nao tinha por finalidade a expansão territorial. A construção do Muro que separa os EUA do México representa uma polítca de segregação espacial que envolve áreas urbanas e rurais. Não é uma política de renovação urbana.

e) Incorreta. O descobrimento dos EUA não ocorreu no século XIX e foi um processo de expansão do império Britânico e, não de ampliação do território dos EUA. Já a formaçao de guetos, como demonstrados na figura, representa a espacialização da segregação urbana não se configurando, portanto, numa política de renovação urbana.

Questão 19 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização Processo de urbanização mundial

Henri Lefebvre. A revolução urbana. Adaptado.

O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%. Considerando os referenciais trazidos no esquema, fazem parte do contexto identificado na chamada "zona crítica":

 



a)

Monetarismo; Revolução Industrial; lei Bill Aberdeen.

b)

Comunismo; centralização do poder; New Deal.

c)

Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008.

d)

Neocolonialismo; Revolução Agrária; quebra da Bolsa de Nova Iorque.

e)

Mercantilismo; financeirização da economia; Acordo de Vestfália.

Resolução

A zona crítica no pensamento de Lefebvre marca um desvio no processo de transição entre a chamada era industrial e a sociedade urbana. Nesse momento,  a urbanização é marcada pelo processo de grande expansão urbana e no espaço urbano ocorre a explosão das periferias nas quais a população é excluída dos beneficios da cidade e da urbanização. Diante disso, pode-se afirmar que:

a) Incorreta. A Revolução Industrial começou no século XVIII muito antes da consolidação e expansão da urbanização que é uma marca da zona crítica. A lei Bill Aberdeen foi assinada em 1845 e visava coibir o tráfico negreiro num momento em que a população rural no mundo era predominante.

b) Incorreta. A zona crítica marca um momento da cidade capitalista e não se refere ao comunismo, o que exclui a alternativa. Além disso, a centralização do Poder e o New Deal são contextos históricos anteriores, da cidade industrial.

c) Correta. A atual fase do capitalismo caracteriza a zona crítica definida por Lefebvre. Nessa fase, ocorre na segunda metade do século XX a explosão do crescimento urbano em paises subdesenvolvidos, o que turbinou as taxas de urbanização em nível mundial. Essa urbanização foi caracterizada por intenso processo de exclusão social.

No campo econômico, observa-se no final do século XX e início do século XXI a introdução de políticas neoliberais e o avanço da globalização da economia que intensificaram a desigualdade social  no mundo pois se por um lado favoreceram o aumento significativo da produção de riquezas, por outro acentuaram a exxclusão social, especialmente na periferia do sistema.

Além das contradições sociais,  a abertura e desregulamentação econômica empreendida pelas políticas neoliberais intensificaram a especulação financeira nos mercados internacionais, que foi um dos fatores que contribuiram para a eclosão da crise de 2008, ampliando os problemas sociais em diversos países. Diante desse cenário , temos os elementos que tem marcado a chamada zona crítica.

d) Incorreta. A zona crítica ocorreu entre final do século XX e início do XXI, logo esta alternativa está incorreta porque enumera eventos ou processos históricos que ocorreram anteriormente à zona crítica. O neocolonialismo, por exemplo, foi a partir do final do século XIX e a Quebra da Bolsa de NY ocorreu em 1929.

e) Incorreta. O Mercantilismo foi o nome da política econômica que marcou o período das Grandes Navegações e a expansão colonial europeia. O Acordo de Vestfália é o nome de um acordo de paz entre países europeus que se envolveram na Guerra dos Trinta Anos, no século XVII. Ambos elementos citados são anteriores à zona crítica. Já a financeirização da economia é uma característica da era da globalização que abrange parcialmente a zona crítica.

 

Questão 20 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Globalização Regionalização da economia (blocos econômicos)

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros.

Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

Note e adote:

OMC: Organização Mundial do Comércio

PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

SAFs: Sistemas Agroflorestais

UE: União Europeia



a)

à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.

b)

às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.

c)

à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.

d)

às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.

e)

aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.

Resolução

a) Incorreta. A presença do clima mediterrâneo no sul do continente associado aos subsídios destinados ao setor agrícola no bloco europeu garantem vantagens comparativas na produção de vinhos quando comparados à produção brasileira e não se vinculam a não aceitação do acordo por parte de países europeus.

b) Incorreta. As políticas de incentivo à agricultura familiar do Brasil e países vizinhos afetam uma produção destinada, principalmente, ao mercado interno. Portanto, não seriam uma ameaça ao mercado europeu e, além disso, subsídios garantidos por governos europeus à agricultura são muito elevados e também são uma forma de incentivo eficaz para produtores da União Europeia. 

c) Incorreta. Os SAFs (Sistemas Agroflorestais) são sistemas produtivos que visam recuperar ou conservar ambientes naturais. Conjugam plantas nativas ou exóticas com culturas agrícolas, trepadeiras, forrageiras, arbustivas numa organização temporal e espacial predefinidas. Os SAFs apresentam alta diversidade e interações entre as plantas e se baseiam no princípio de sucessão ecológica no momento da escolha de cada vegetal que será cultivado em cada uma das fases da sucessão. Portanto, os SAFs são um modelo de uma agricultura sustentável, princípio que muitos países europeus tem defendido como estratégia de conservação ambiental, logo esses governos não se oporiam à prática desse modelo de agricultura no Brasil . Além disso, deve-se considerar que a produção realizada em SAFs atendem ao mercado interno e não se relaciona com acordos comerciais internacionais.

d) Incorreta. Uma das perspectivas da atual política externa brasileira é conseguir uma vaga para o país na OCDE. Para ganhar apoio do governo dos EUA, o Brasil utilizou como estratégia abrir mão do tratamento especial que o país possuia na OMC (Organização Mundial do Comércio) por conta da sua condição de país em desenvolvimento. Portanto, o Brasil não cogitou sair da OMC.

e) Correta. Nos últimos dois anos, houve aumento do nível de desmatamento e de queimadas em divermos biomas brasileiros, com destaque para a Amazônia. Tais eventos contribuiram para ampliar dentro do bloco europeu a pressão por parte de alguns países, entre eles a França, em prol da paralisação das negocições comerciais com o Mercosul.

O desmatamento dos últimos dois anos na Amazônia foram os maiores dessa última década e os focos de incêndio no Pantanal também bateram recordes, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Concomitante a esses acontecimentos, houve a ampliação da presença de partidos ecologistas na Europa e, também, o crescente apoio da população europeia a favor de medidas econômicas que visem boicotar o Brasil pela sua política ambiental.