Logo FUVEST

Fuvest 2021 - 1ª fase


Questão 81 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Organização Periódica dos Elementos

Disponível em: https://twitter.com/DoutorQuimica/

0 meme ao lado brinca com conceitos de química em um jogo popular, cujo objetivo é que os jogadores descubram o impostor entre os tripulantes de naves e estações espaciais. Nele um dos elementos é considerado o impostor por sua característica química diferente.

Nesse contexto, é correto afirmar que o impostor seria o elemento:



a)

H, por ser um elemento com grande tendência a fazer ligação covalente em uma família com tendência a fazer ligação iônica.

b)

Na, por ser o único que pode ser obtido em sua forma metálica, ao contrário dos demais membros da família, que formam apenas óxidos.

c)

K, por ter raio atómico atipicamente grande, sendo maior do que os elementos abaixo dele na tabela periódica.

d)

Cs, por pertencer à família 2 da tabela periódica, enquanto os demais pertencem à 1, formando cátions +2.

e)

Fr, por reagir violentamente com a água, devido ao seu pequeno raio atómico, liberando muito calor, diferen-temente dos demais elementos da família.

Resolução

O meme apresentado mostra os elementos químicos do grupo 1 (Família IA) da tabela periódica: família dos metais alcalinos. Elementos de um mesmo grupo apresentam características de estrutura atômica e reatividade semelhantes entre si. No caso dos metais alcalinos, todos apresentam camada de valência com configuração ns1, ou seja, possuem 1 elétron na camada de valência. Uma outra característica muito marcante nos metais dessa família é a alta reatividade em contato com água que leva à ionização do metal formando seu hidróxido e liberando gás hidrogênio:

M + H2O  MOH + ½ H2

Essa reação é um exemplo que mostra a facilidade com que os metais alcalinos apresentam em perder elétrons (possuem baixa energia de ionização) formando cátions e, portanto, formam ligações iônicas com ânions.

a) Correta. Apesar do hidrogênio, em geral, aparecer no início do grupo dos metais alcalinos, decorrente apenas do fato de sua camada de valência apresentar 1 elétron, ele não compartilha das propriedades dos outros elementos desta família. O hidrogênio possui tendência em estabelecer ligações covalentes com outros átomos ametálicos, contudo, pode formar também compostos iônicos quando ligados a metais, formando os hidretos metálicos (neste caso o hidrogênio forma o ânion H-).

b) Incorreta. O Na é um elemento da família IA. Além disso, todos os metais alcalinos podem ser obtidos na forma metálica.

c) Incorreta. O K é um elemento da família IA e possui raio atômico menor que os elementos que aparecem abaixo dele na tabela periódica.

d) Incorreta. O Cs pertence à família IA, formando cátions +1.

e) Incorreta. O Fr é um elemento da família IA que reage violentamente com a água devido ao seu grande raio atômico. A reação com a água liberando calor é típica dessa família da tabela periódica.

Questão 82 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reações Inorgânicas Reações de oxirredução

Um experimento expôs uma barra de titânio (Ti) pura e ligas desse material com 0,01% de diferentes metais nobres a soluções de ácido sulfúrico em ebulição para entender o efeito anticorrosivo desses metais no titânio. O resultado é mostrado na tabela a seguir:

*Não foi possível medir.

Com base nessas informações, é correto afirmar:



a)

O aumento na concentração de ácido sulfúrico nos experimentos fez com que o titânio puro fosse mais corroído e o titânio com Pd, Rh e Pt fosse menos corroído.

b)

Para Re, Cu e Au, espera-se que a reação com ácido sulfúrico mais concentrado demore muito para acontecer e, por isso, não foi possível medir.

c)

A escala de potencial anticorrosivo, segundo esse experimento, é dada por Au > Cu > Re > Os > Ir > Ru > Pt > Pd > Rh.

d)

Pd, Rh, Pt e Ru apresentaram os melhores resultados como anticorrosivos, enquanto Cu e Au apresentaram os piores.

e)

O titânio puro é muito resistente ao ácido, e a adição de outros metais não faz nenhuma diferença para a taxa de corrosão.

Resolução

Com base na tabela, temos que a corrosão tanto do titânio puro quanto as ligas ocorre em maior taxa com o H2SO4 de maior concentração (10%). Além disso, pode-se observar que os diferentes metais na liga apresentam comportamentos distintos na reação com o H2SO4, sendo a ordem descrescente de reatividade (corrosão) de: Au>Cu>Re>Os>Ir>Ru>Pt>Rh>Pd.

a) Incorreta. O aumento da concentração de ácido sulfúrico faz com que o titânio puro e as ligas fossem mais corroídos (maior taxa de corrosão).

b) Incorreta. Para Re, Cu e Au espera-se que quanto maior a concentração do ácido, mais rápida a reação. Pela tabela, temos que quanto maior a concentração do ácido, maior a taxa de corrosão (quantidadetempo), ou seja, para uma mesma quantidade corroída de liga, teremos menor tempo.

c) Incorreta. A escala de potencial anticorrosivo, ou seja, os metais que diminuem a corrosão (oxidação) com menores taxas é: Pd>Rh>Pt>Ru>Ir>Os>Re>Cu>Au.

d) Correta. Pd, Rh, Pt e Ru são os melhores anticorrosivos por apresentarem as menores taxas de corrosão, enquanto Cu e Au  são os piores devido às suas maiores taxas de corrosão, em ambas concentrações de ácido sulfúrico utilizado.

e) Incorreta. O titânio puro é pouco resistente ao ácido e a adição de outros metais diminui a taxa de corrosão.

Questão 83 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Eliminação (Álcool)

Um dos indicadores de qualidade de mel é a presença do composto orgânico hidroximetilfurfural (HMF), formado a partir de certos açúcares, como a frutose (C6H12O6). A tabela resume os teores de HMF permitidos de acordo com a legislação brasileira e recomendações internacionais.

Uma das possíveis rotas para a formação do HMF a partir da frutose é mostrada, de forma simplificada, no esquema:

Nas setas, são mostradas as perdas de moléculas ou grupos químicos em cada etapa. Por exemplo, entre as espécies 1 e 2, ocorrem a saída de uma molécula de água e a formação de uma ligação dupla entre carbonos.


De acordo com o esquema mostrado, as perdas indicadas como I e II correspondem a:



a)

1×H2O e 1×-CH2

b)

2×OH-

c)

2×H2O

d)

1×-CH2 e 1×OH-

e)

1×H2O e 1×OH-

Resolução

No processo apresentado, ao analisar a reação de conversão do composto 2 para o composto 3 podemos concluir que houve a eliminação de uma das hidroxilas do anel juntamente com o hidrogênio do grupo OH ligado ao carbono insaturado, conforme representado a seguir:

Sendo assim, a perda I é uma molécula de água.

Analogamente, para a conversão do composto 3 para o HMF (composto final), observamos a eliminação da hidroxila restante do anel junto com o hidrogênio do carbono vizinho (o qual está omitido na representação original devido à forma de representação em linha da molécula, mas é apresentado a seguir para melhor compreensão):

Logo, a perda II também é uma molécula de água.

Questão 84 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Quantidades em Química

Um dos indicadores de qualidade de mel é a presença do composto orgânico hidroximetilfurfural (HMF), formado a partir de certos açúcares, como a frutose (C6H12O6). A tabela resume os teores de HMF permitidos de acordo com a legislação brasileira e recomendações internacionais.

Uma das possíveis rotas para a formação do HMF a partir da frutose é mostrada, de forma simplificada, no esquema:

Nas setas, são mostradas as perdas de moléculas ou grupos químicos em cada etapa. Por exemplo, entre as espécies 1 e 2, ocorrem a saída de uma molécula de água e a formação de uma ligação dupla entre carbonos.


Um frasco contendo 500 g de mel produzido no Brasil foi analisado e concluiu-se que 0,2 milimol de frutose foi convertido em HMF. Considerando apenas esse parâmetro de qualidade e tendo como referência os teores recomendados por órgãos nacionais e internacionais, mostrados na tabela, é correto afirmar que esse mel

Note e adote:
Massa molar (g/mol): HMF = 126
Desconsidere qualquer possibilidade de contaminação do mel por fonte externa de HMF



a)

é recomendado como mel de mesa, assim como para outros usos que se façam necessários, segundo a legislação brasileira.

b)

não pode ser usado como mel de mesa, mas pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira.

c)

pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas não deveria ser usado para nenhum fim, segundo a recomendação internacional.

d)

não pode ser usado nem como mel de mesa nem para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas poderia ser utilizado segundo a recomendação internacional.

e)

não pode ser usado para qualquer aplicação, tanto segundo a legislação brasileira quanto segundo a recomendação internacional.

 

Resolução

Pela quantidade em mol de frutose presente nos 500 g de mel, podemos determinar a quantidade, também em mol, de HMF formado. Observando o esquema da reação simplificada fornecida no texto, temos que 1 mol de frutose forma 1 mol de HMF. Assim, a quantidade de HMF formada é de 0,2 milimol (0,2.10-3 mol).

Calculando a massa de HMF contida no frasco de 500 g de mel:

              1 mol ---- 126 g0,2 .10-3mol ---- x x =25,2.10-3 g ou  25,2 mg

Determinando a concentração de HMF no frasco de mel:

 25,2 mg0.5 kg=50,4 mg/kg

Dessa forma, o mel do frasco analisado está de acordo com a recomendação internacional FAO, para utilização de mel produzido em países tropicais, e com a legislação brasileira para uso industrial e/ou subprodutos. No entanto, o produto não atende à concentração máxima de HMF permitida para o consumo humano de mel, segundo a legislação brasileira.

Questão 85 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Polímeros

Observe a representação a seguir, em que os círculos brancos representam uma espécie química (molécula ou íon molecular) e os círculos coloridos, outra.

Essa representação pode ser corretamente associada à



a)

combustão de um hidrocarboneto com oxigénio em fase gasosa.

b)

formação de um polímero a partir de duas espécies de monômeros.

c)

fusão de uma mistura de dois sais com aumento da temperatura.

d)

solidificação da água pura com diminuição da temperatura.

e)

produção de anéis aromáticos em solvente orgânico.

Resolução

a) Incorreta. O esquema apresentado mostra um processo que leva à formação de uma estrutura única com as espécies interligadas, diferentemente do que seria esperado para uma reação de combustão, em que ocorre a formação de novas substâncias.

b) Correta. É indicado no enunciado da questão que os círculos brancos e os círculos coloridos (azuis) representam espécies químicas moleculares (com ou sem carga). Observando o esquema apresentado, ao fim do processo ocorre a formação de uma única estrutura com essas espécies interligadas. Dessa forma, é possível concluir que os círculos brancos e azuis representam dois tipos de monômeros e que a estrutura formada ao fim do processo corresponde a um polímero. 

c) Incorreta. O processo indica a formação de uma estrutura onde as espécies possuem menor liberdade de movimentação espacial, oposto ao que ocorre em um processo de fusão, no qual espécies químicas confinadas em uma estrutura sólida adquirem maior mobilidade ao passarem para o estado líquido.  

d) Incorreta. O enunciado da questão indica que os círculos azuis e brancos indicam espécies químicas distintas, ou seja, dois tipos de espécies. Sendo assim, a representação apresentada não pode ser a da água (uma única substância química) durante seu processo de solidificação.

e) Incorreta. Sabendo-se que os círculos brancos e azuis são espécies químicas (molécula ou íon molecular), a estrutura formada ao final do processo não representa anéis aromáticos.

Questão 86 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Química Descritiva Nox e carga formal Modelo de Thomson

No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia:

Wilmo Ernesto Francisco Júnior, Ciência em prosa e verso - Acepipes para quem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado), apud Lopes, M J.M.
Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em http://www.repositorio.ufal.br/.

Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes afirmações:

I.    A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbónico.
II.    A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão.
III.   O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera.

Está correto o que se afirma no(s) item(ns):



a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

 

Resolução

I. Incorreta. A equação química mostrada na linha 2 libera energia que pode ser identificada por ser uma reação de combustão (com O2) ou pela liberação de ATP. Essa reação corresponde à respiração celular com formação de gás carbônico.

II. Correta. A equação representada na linha 6 tem variação do número de oxidação e é associada a corrosão do ferro. Os números de oxidação das espécies estão representados abaixo:

4 Fe0 + 3 O20 2 Fe2 +3O3-2

III. Incorreta. O modelo proposto por Thomson corresponde a uma esfera de carga positiva com as cargas negativas incrustradas, conforme a imagem abaixo:

A imagem fornecida na linha 7 corresponde a uma inconsistência do Modelo atômico proposto por Rutherford.

Questão 87 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reação de Dupla Troca

Para estudar equilíbrio químico de íons Co2+ em solução, uma turma de estudantes realizou uma série de experimentos explorando a seguinte reação:

CoH2O62+aqVermelho+4Cl-aqCoCl42-Azulaq+6H2Ol

Nesse equilíbrio, o composto de cobalto com água, CoH2O62+aq, apresenta coloração vermelha, enquanto o composto com cloretos, CoCl42-aq, possui coloração azul.
Para verificar o efeito de ânions de diferentes sais nessa mudança de cor, 7 ensaios diferentes foram realizados. Aos tubos contendo apenas alguns mL de uma solução de nitrato de cobalto II, de coloração vermelha, foram adicionadas pequenas quantidades de diferentes sais em cada tubo, como apresentado na tabela, com exceção do ensaio 1, no qual nenhum sal foi adicionado.
Após agitação, os tubos foram deixados em repouso por um tempo, e a cor final foi observada.

 

Ensaio Sal adicionado Cor inicial Cor final
1 Nenhum Vermelha Vermelha
2 KCl Vermelha Azul
3 Na2SO4 Vermelha Vermelha
4 CuCl Vermelha Vermelha
5 K2SO4 Vermelha ?
6 AgCl Vermelha ?
7 NaCl Vermelha ?

 

A alternativa que representa a cor final observada nos ensaios 5, 6 e 7, respectivamente, é:

Note e adote:
Solubilidade dos sais em g/100 mL de água a 20ºC

AgCl 1,9.10-4 NaCl 35,9
CuCl 9,9.10-3 Na2SO4 13,9
KCl 34,2 K2SO4 11,1

 



a)

Cor final obtida no: 

Ensaio 5

Adição de K2SO4

Ensaio 6

Adição de AgCl

Ensaio 7

Adição de NaCl

Azul Azul Vermelho
b)

Cor final obtida no: 

Ensaio 5

Adição de K2SO4

Ensaio 6

Adição de AgCl

Ensaio 7

Adição de NaCl

Azul Vermelho Azul
c)

 Cor final obtida no:

Ensaio 5

Adição de K2SO4

Ensaio 6

Adição de AgCl

Ensaio 7

Adição de NaCl

Vermelho Azul Azul
d)

Cor final obtida no: 

Ensaio 5

Adição de K2SO4

Ensaio 6

Adição de AgCl

Ensaio 7

Adição de NaCl

Vermelho Vermelho Azul
e)

Cor final obtida no: 

Ensaio 5

Adição de K2SO4

Ensaio 6

Adição de AgCl

Ensaio 7

Adição de NaCl

Vermelho Azul Vermelho
Resolução

Em cada tubo de ensaio temos a mistura de dois sais sendo um deles o nitrato de cobalto(II), Co(NO3)2. A dissolução desse sal de cobalto em água leva a liberação de íons Co2+, o qual, por ser um ácido de Lewis, se coordena com água através dos pares de elétrons do oxigênio formando a espécie química hexaaquocobalto(II), cuja estrutura é mostrada logo após a equação abaixo.

Co(NO3)2(aq) + 6 H2O  [Co(H2O)6]2+(aq) + 2 NO3(aq)

É esta espécie, a qual apresenta coloração vermelha, que estará presente inicialmente na solução aquosa de nitrato de cobalto(II) usada em cada um dos ensaios.

No ensaio 3, a coloração final vermelha após a adição de Na2SO4 indica que não houve reação com o outro sal, afinal, o cobalto permaneceu na forma de seu complexo, o hexaaquocobalto(II):

Ensaio 3: [Co(H2O)6]2+(aq) + Na2SO4(aq)  não ocorre reação

 

No ensaio 2, a presença do sal NaCl libera íons cloreto em solução que reagem como hexacobalto(II) gerando o tetraclorocobaltato(II), de fórmula molecular [CoC4]2-, o qual apresenta a coloração azul.

Ensaio 2:  [Co(H2O)6]2+(aq) +4 KC(aq)  [CoC4]2-(aq) + 4 K+(aq) + 6 H2O()

 

No ensaio 4, apesar do outro sal misturado apresentar o ânion cloreto em sua composição, este composto possui baixa solubilidade em água (conforme mostrado na quadro "Note e adote"), portanto, estes íons não estarão em grande quantidade no meio de modo que praticamente não teremos a formação da espécie de cobalto com cor azul (não ocorre reação):

Ensaio 3:  Co(NO3)2(aq) + CuCl(s)  não ocorre reação

 

Os demais ensaios se assemelham a um dos resultados apresentados anterioremente.

No ensaio 5, a solução de K2SO4 libera íons K+ e SO42-, os quais não reagem com composto de cobalto assim como ocorreu no ensaio 3, portanto, a coloração continuará vermelha.

No ensaio 6 apresenta como reagente o AgC que por, apresentar baixa solubilidade em água (assim como no ensaio 4), não liberará íons cloreto. Logo, não haverá formação do [CoC4]2-  ou seja, teremos apenas o hexaquocobalto(II), espécie de cor vermelha.

No ensaio 7, a adição de NaC, sal solúvel, libera íons cloreto (Cl-) em solução (assim, como no ensaio 2) possibilitando a formação do [CoC4]2-, portanto, a coloração final será azul, cor característica desse complexo.

Questão 88 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Proteínas (Química)

A reação de Maillard, que ocorre entre aminoácidos e carboidratos redutores, é a responsável por formar espécies que geram compostos coloridos que conferem o sabor característico de diversos alimentos assados. Um exemplo é a reação entre a glicina e um carboidrato redutor mostrada na equação em que R representa uma cadeia genérica:

 

Um aminoácido específico (Composto 1), ao reagir com o carboidrato redutor, pode gerar o Composto 2, levando à formação de acrilamida, uma espécie potencialmente carcinogênica, conforme mostrado na equação:

A estrutura do aminoácido marcado como Composto 1 e que é capaz de gerar esse intermediário de espécies carcinogênicas é:

 



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

A equação a seguir destaca em cores os átomos dos reagentes e dos produtos da reação mostrada no exercício, tornado possível a determinação da localização nos produtos, dos átomos provenientes dos reagentes. 

 

Comparando-se o Composto 2 com o intermediário do esquema anterior, pode-se determinar quais são as partes da molécula do Composto 2 correspondentes ao Composto 1 (em azul) e correspondentes ao carboidrato redutor (em vermelho). 

 

Considerando-se ainda, que a molécula de glicina da primeira equação química, possui um grupo carboxila ligado ao átomo de carbono vizinho ao nitrogênio, para a obter o Composto 1, devemos adicionar um grupo carboxila vizinho ao átomo de nitrogênio que realiza a ligação dupla no composto 2, formando o composto abaixo.  

Questão 89 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Polaridade de moléculas Forças intermoleculares

Disponível em https://blog.marinedepot.eom/.Adaptado.

Em aquários de água marinha, é comum o uso do equipamento chamado "Skimmer", aparato em que a água recebe uma torrente de bolhas de ar, como representado na figura, levando a matéria orgânica até a superfície, onde pode ser removida. Essa matéria orgânica eliminada é composta por moléculas orgânicas com parte apolar e parte polar, enquanto as bolhas formadas têm caráter apolar. Esse aparelho, no entanto, tem rendimento muito menor em aquários de água doce (retira menos quantidade de material orgânico por período de uso).
Considerando que todas as outras condições são mantidas, o menor rendimento desse aparato em água doce do que em água salgada pode ser explicado porque



a)

a polaridade da molécula de água na água doce é maior do que na água salgada, tornando as partes apoiares das moléculas orgânicas mais solúveis.

b)

a menor concentração de sais na água doce torna as regiões apoiares das moléculas orgânicas mais solúveis do que na água salgada, prejudicando a interação com as bolhas de ar.

c)

a água doce é mais polar do que água salgada por ser mais concentrada em moléculas polares como a do açúcar, levando as partes polares das moléculas orgânicas a interagir mais com a água doce.

d)

a reatividade de matéria orgânica em água salgada é maior do que em água doce, fazendo com que exista uma menor quantidade de material dissolvido para interação com as bolhas de ar.

e)

a concentração de sais na água marinha é maior, o que torna as partes apoiares das moléculas orgânicas mais propensas a interagir com os sais dissolvidos, promovendo menor interação com as bolhas de ar.

 

Resolução

a) Incorreta. A polaridade da molécula de água é a mesma tanto no água doce como na salgada, afinal, depende apenas de sua estrutura molecular e do seu momento de dipolo resultante.

b) Correta. O íons dissolvidos em água ficam dispersos por todo o sistema sendo envolvidos por moléculas de água, fazendo interações do tipo íon-dipolo:

Fonte:https://www.trentu.ca/online-legacy/modules/Chem/transformations.html. Acessado em 10/01/2021 às 23:10.

A presença dessas cargas dificulta a interação de moléculas apolares com água, visto que as interações íon-dipolo serão mais favoráveis de acontecer por serem mais intensas. Desse modo, as bolhas de ar (constituídas de moléculas apolares como, por exemplo, N2 e O2), se ligam à parte apolar das moléculas orgânicas através de interações do tipo dipolo instantâneo-dipolo induzido (também chamadas Forças de Van der Waals), arrastando-as para a cima mais facilmente.

Assim, a menor concentração de sais na água doce permitirá que a parte apolar das moléculas orgânicas possam ser melhor solvatadas pelas moléculas de água, ou seja, sua solubilidade irá aumentar. Com isso, as interações entre as moléculas orgânicas com as bolhas de ar ficam prejudicadas, dificultando sua ascensão para a superfície.

c) Incorreta. A água doce, apesar do nome, não apresenta açúcar em sua composição. Ela apresenta uma pequena quantidade de sais minerais dissolvidos, portanto, o termo "doce" é apenas um adjetivo usado como oposição ao adjetivo utilizado para a água que possui grandes quantidades de sal ("salgada").

d) Incorreta. O processo apresentado trata apenas de uma separação física dos componentes, portanto, não temos reação química envolvida. Além disso, a reatividade da matéria orgânica é referente à sua oxidação, a qual não tem relação com a presença de íons em solução (apenas presença de água e gás oxigênio ou, então, a presença de microoganismos).

e) Incorreta. Compostos apolares tendem a interagir melhor com outros compostos apolares (interações do tipo dipolo instantâneo-dipolo induzido), portanto, a parte apolar das moléculas orgânicas não são propensas à interação com os íons.

Questão 90 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fracionamento Haletos Orgânicos

A destilação é um processo utilizado para separar compostos presentes em uma mistura com base nas suas propriedades físicas como, por exemplo, a diferença de temperatura de ebulição, a uma dada pressão, entre os componentes da mistura. Recentemente esse termo passou a figurar em estudos de poluição ambiental, nos quais o termo "destilação global" é utilizado para explicar a presença de compostos voláteis, como os pesticidas organoclorados, em águas e gelos de regiões polares, ainda que estes compostos nunca tenham sido produzidos ou utilizados nessas regiões. Com base no princípio da técnica da destilação, como pode ser explicada a presença desses pesticidas na Antártica e no Ártico?



a)

Eles são destilados nas águas aquecidas dos oceanos e levados pelas correntes marinhas para as regiões polares, onde se precipitam devido às águas frias dessas regiões.

b)

Eles evaporam nas regiões mais quentes e são levados pelas correntes atmosféricas para regiões mais frias como os polos, onde se condensam e voltam para a superfície.

c)

Após destilados, eles se tornam resistentes à degradação, de forma que alcançam todo o planeta, pela ação de correntes marinhas, inclusive as regiões polares.

d)

Os pesticidas organoclorados destilados, por conta da eletronegatividade dos átomos de cloro, têm afinidade com o gelo, o que faz com que eles se acumulem na Antártica ou no Ártico.

e)

Por serem hidrofílicos, eles são condensados juntamente com a água nas regiões quentes do planeta e se precipitam nos polos juntamente com o gelo.

Resolução

A destilação é um processo de separação que consiste em aquecer a mistura para separar o líquido que vaporiza e, em seguida, o vapor é condensado por resfriamento.

a) Incorreta. Os pesticidas organoclorados são vaporizados em regiões quentes e o vapor é arrastado pelas correntes atmosféricas até as regiões polares, onde ocorre a condensação.

b) Correta. A vaporização dos pesticidas ocorrem em regiões quentes, o vapor é arrastado pelas correntes atmosféricas e a condensação ocorre nas regiões polares pela baixa temperatura, fazendo com que retornem a superfície.

c) Incorreta. Os pesticidas são resistentes à degradação tanto na forma líquida como na gasosa. Após destilados, os vapores dos pesticidas são arrastados pelas correntes atmosféricas.

d) Incorreta. Os compostos organoclorados, apesar de apresentarem o átomo de cloro de alta eletronegatividade, são pouco solúveis em água, pois não formam interações do tipo Ligação de Hidrogênio com a água.

e) Incorreta. Os pesticidas organoclorados não são hidrofílicos, ou seja, não conseguem interagir com a água. A condensação dos vapores desses pesticidas nas regiões polares ocorre devido à baixa temperatura.