As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Através da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT). Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.
a) |
Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 15º latitude N e 60º longitude E. |
b) |
Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 63º longitude E. |
c) |
Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 117º longitude E. |
d) |
Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 75º latitude N e 120º longitude E. |
Podemos dizer que duas cidades são antípodas quando estão latitudinal e longitudinalmente distantes 180° entre si. Levando em conta tal afirmação:
Vejamos a imagem de duas regiões antípodas Latitudinalmente:
Adaptado de: https://br.pinterest.com/pin/853502566854535385/
Por isso sempre teremos X°Sul como Antipoda de X°Norte
Quando pensamos em antípoda longitudinal, temos:
Adaptado de: http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/download/isabel/cart_top_ecologia/Aula%204/projecoes%20cartograficas.pdf
Por isso sempre teremos como Antipoda de uma longitude Y°Oeste = 180°- Longitude W°leste.
a) Incorreta. É fato que 15°S é antípoda dos 15°N, pois estão distantes 180° entre si, porém é falso dizer que 60°O e 60°L são antípodas, pois estão distantes apenas 120° entre si.
b) Incorreta. É fato que 4°S é antípoda dos 4°N, pois estão distantes 180° entre si, porém é falso dizer que 63°O e 63°L são antípodas, pois estão distantes apenas 126° entre si.
c) Correta. É fato que 4°S é antípoda dos 4°N. pois estão distantes 180° entre si, e igualmente é verdadeiro afirmar que 63°O e 117°L são antípodas, pois estão distantes 180° entre si, conforme vemos nos desenhos acima.
d) Incorreta. É falso dizer que 15°S é antípoda dos 75°N, pois não estão distantes 180° entre si, mas é verdadeiro afirmar que 60°O e 120°L são antípodas, pois estão distantes 180° entre si, conforme vemos nos desenhos acima.
Em uma família, cada filha tem o mesmo número de irmãs e irmãos, e cada filho tem um número de irmãs igual ao dobro do número de irmãos. O número total de filhos e filhas dessa família é igual a
a) |
11 |
b) |
9 |
c) |
7 |
d) |
5 |
Assumindo como x o número de filhos e y o número de filhas, então, podemos montar a seguinte tabela:
irmãos | irmãs | |
filhos (x) | ||
filhas (y) |
Pelo enunciado temos que cada filha tem o mesmo número de irmãs e irmãos, ou seja:
, (i)
E, temos também, que cada filho tem o número de irmãs igual ao dobro do número de irmãos, isto é:
, (ii)
Substituindo a equação (i) na equação (ii):
Consequentemente,
.
Portanto, o número total de filhos e filhas dessa família é .
Cinco pessoas devem ficar em pé, uma ao lado da outra, para tirar uma fotografia, sendo que duas delas se recusam a ficar lado a lado. O número de posições distintas para as cinco pessoas serem fotografadas juntas é igual a
a) |
48 |
b) |
72 |
c) |
96 |
d) |
120 |
Para calcular o total de posições distintas para as cinco pessoas serem fotografadas, podemos calcular:
(1) o total de possibilidades (sem restrição alguma) da troca de ordem de todas as cinco pessoas:
(2) a restrição, que acontece quando as duas pessoas se recusam a ficar lado a lado. Para isso, temos o seguinte esquema:
Assim, temos duas permutações: a interna (dentro do retângulo) e a externa (quantidade de ). Daí:
i. permutação interna:
ii. permutação externa:
Logo, o total de possibilidades da restrição é dado por:
Assim, concluímos que o total de possibilidades das cinco pessoas serem fotografadas juntas é de:
Um atleta participa de um torneio composto por três provas. Em cada prova, a probabilidade de ele ganhar é de , independentemente do resultado das outras provas. Para vencer o torneio, é preciso ganhar pelo menos duas provas. A probabilidade de o atleta vencer o torneio é igual a
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
Como a probabilidade de o atleta ganhar a prova é de , então a probabilidade de perder é dada por:
Assim, para calcular a probabilidade de o atleta vencer o torneio, temos que considerar dois casos:
(1) o atleta ganha exatamente duas partidas:
Importante ressaltar que é preciso fazer a permutação das letras G, G e P (permutação com repetição, no caso) para calcular o total de casos em que o atleta ganha exatamente duas partidas, uma vez que não sabemos qual das partidas ele vai perder.
(2) o atleta ganha as três partidas:
Logo, a probabilidade de o atleta vencer o torneio é:
Sabendo que é um número real, considere a função , definida para todo número real x. Se , então
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
Temos que a função é dada por , com .
Buscamos o valor de ,tal que:
.
Como
,
então:
Sabendo que é um número real, considere a equação quadrática . Se as soluções dessa equação são números inteiros, o módulo da soma das soluções é igual a
a) |
3 |
b) |
4 |
c) |
5 |
d) |
6 |
Seja a equação quadrática , com raízes e .
Por hipótese, as raízes dessa equação são números inteiros, então, pelas relações de Girard (soma e produto), temos que o produto entre as raízes é dado por:
Como 5 é um número primo temos duas possibilidades para as raízes inteiras:
(i) e
(ii) e
Logo, o módulo da soma das raízes é:
Considere que é uma progressão aritmética de números reais, e que a soma de seus elementos é igual a 8. O produto dos elementos dessa progressão é igual a
a) |
30 |
b) |
10 |
c) |
-15 |
d) |
-20 |
Sendo uma progressão aritmética de razão , podemos reescrevê-la na forma
.
Uma vez que a soma de seus elementos é igual a , temos:
Resulta que a progressão aritmética é dada por . Portanto, o produto dos elementos dessa progressão é
Tendo em vista que e são números reais positivos, , considere a função , definida para todo número real x. Logo, é igual a
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
Solução I
Podemos notar que:
Multiplicando ambas as equações, temos:
Como a e b são ambos positivos, então as imagens serão sempre positivas, bem como as raízes quadradas das imagens. Assim, extraindo a raiz quadrada em ambos os lados da equação, obtemos:
Solução II
A resolução desta questão poderia ser feita por inspeção de alternativas. Procuramos aquela cujo resultado seja igual a . Temos:
a) Correta:
b) Incorreta:
c) Incorreta:
d) Incorreta:
Sabendo que p é um número real, considere a matriz e sua transposta . Se é singular (não invertível), então
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
Lembrando que para encontrarmos a matriz transposta de A, devemos trocar de posição suas linhas com suas colunas, então:
Como dito no enunciado é singular e para uma matriz ser singular (não inversível) seu determinante deve ser nulo. Assim:
A figura abaixo exibe o triângulo , em que e é uma altura de comprimento . A área do triângulo é igual a
a) |
. |
b) |
. |
c) |
. |
d) |
. |
Admitindo como a medida dos lados congruentes, temos a seguinte figura:
Como é altura, logo, o ângulo é reto, então, podemos relacionar com e com o ângulo de 30° utilzando a razão trigonométrica seno, logo:
Buscamos a área do triângulo ABC. Note que temos os dois lados e o ângulo entre eles, logo: