Logo UNICAMP

Unicamp 2020 - 1ª fase


Questão 21 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital



a)

representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.

b)

baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.

c)

envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.

d)

visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.

Resolução

a) Incorreta Os ataques terroristas digitais não são apenas uma ameaça, configurando um instrumento de uso efetivo por muitos países. Como exemplo da Cyberguerra atual, podemos citar o caso Wikileaks, em que a Rússia concedeu asilo politico ao cyberespião Snowden, que roubou informações secretas do sistema de segurança norte-americano. Ainda há acusação de interferência de hackers russos nas eleições americanas de 2016.

b) Correta. A espionagem de vários governos pelo mundo é diretamente ligada à capacidade de processamento de dados e dos sistemas de informática integrados na rede mundial de computadores, configurando assim a noção de "Cyberguerra" ou Guerra híbrida.  

c) Incorreta O uso de programas para invadir redes sociais faz parte das estratégias da cyberguerra, porém ela é usada predominantemente para interferir em processos eleitorais, fato este visto nas últimas eleições dos EUA, em que hackers criaram fluxos de informações nas redes sociais para influenciar o resultado eleirtoral, que culminou com a eleição do presidente Trump.

d) Incorreta Há hoje em dia a conexão direta entre centros de controle de tecnologia e informação e a aplicação militar. Existem indicios, por exemplo, de que países como Rússia, Coreia do Norte e os próprios EUA possuem em sua 'inteligência' milícias cibernéticas que orquestram ataques a rivais do país. Há ainda grupos independentes de cyberterroristas que criam o caos nas redes para chamar a atenção do mundo para suas causas; podemos citar como exemplo o grupo de hakers auto intitulado "Anonimous'.

Questão 22 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fluxos migratórios mundias

O chamado Triângulo Norte da América Central (TNAC) é uma das regiões mais violentas do planeta, equiparando-se às zonas de guerra. Grupos organizados praticam diariamente extorsão, perseguição, sequestros, assassinatos, abuso sexual, entre outros crimes. Em 2018, sob condições extremas de pobreza e violência, sem escolha, milhares de pessoas do TNAC abandonaram suas casas, deslocando-se por perigosas rotas em direção ao México e aos EUA.
Considerando essa situação geográfica, indique os países que compõem a região do TNAC e a atual estratégia adotada pela população emigrante.



a)

Venezuela, Costa Rica, Nicarágua; pequenos grupos deslocam-se por trens para fugir da violência dos guias ilegais (coyotes).

b)

El Salvador, Honduras, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas por ser mais seguro e para se beneficiarem de apoio mútuo.

c)

Cuba, Haiti, República Dominicana; pequenos grupos deslocam-se em barcos, por ser mais seguro e para diminuir os custos da travessia.

d)

Belize, Nicarágua, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas para diminuir os custos com os guias ilegais (coyotes).

Resolução

a) Incorreta. Não há uma rota de imigração ilegal por trens que liguem América Latina e Estados Unidos evitando os coyotes. Venezuela, Costa-Rica e Nicarágua não fazem parte da TNAC.

b) Correta. O atual movimento migratório dos países do TNAC (El Salvador, Honduras e Guatemala) para os Estados Unidos visam à ajuda mútua em relação à sobrevivência e à segurança dos grupos, fugindo das rotas tradicionais estabelecidas pelos coyotes.

c) Incorreta. Os deslocamentos por barco nem sempre são mais seguros, apresentando outros tipos de riscos e exposição a agentes violentos. Cuba, Haiti e República Dominicana não fazem parte do TNAC.

d) Incorreta. As grandes caravanas não são organizadas com o objetivo principal de diminuição de custos, e sim pela busca de maior segurança e o apoio mútuo na travessia. Belize e Nicarágua não fazem parte do TNAC.

Questão 23 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Correntes marítimas (Climatologia) Furacão

Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5°C, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade.
A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique.



a)

A corrente marítima das Agulhas foi responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas de baixa pressão situadas no canal de Moçambique.

b)

O clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique faz com que as águas de sua costa estejam sempre aquecidas, favorecendo assim a formação dos ciclones.

c)

Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique têm origem no encontro das águas quentes do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, no cabo da Boa Esperança.

d)

A corrente marítima de Benguela foi responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar.

Resolução

Observando o Mapa a seguir, notamos que a corrente quente que atua no litoral do sudeste africano é a corrente quente das Agulhas, aquecendo o mar de Moçambique.

A corrente quente atua aquecendo o canal oceânico entre Moçambique e Madagascar, e é sabido que o elemento inicial para a formação de um ciclone atípico é o aquecimento oceânico. Tal aquecimento gera uma baixa pressão que atrai os ventos que por ali passam oriundos dos 30° de latitude (alta pressão atmosférica). Com a formação de tempestades elétricas originadas pela ascensão do ar quente e úmido da baixa pressão, temos o acirramento da velocidade de rotação dos ventos em torno da baixa pressão atmosférica e a formação dos furacões.

a) Correta. Está correto dizer que a corrente marítima das Agulhas é responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas entre Moçambique e Madagascar e pela formação ou amplificação da zona de baixa pressão (ciclone tropical) situada no canal.

 b) Incorreta. Não há a formação ou existência de áreas com clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique, e mesmo que houvesse não seria possível afirmar que tal fato influenciaria diretamente no aquecimento das águas da costa moçambicana a ponto de favorecer a formação dos ciclones.

 c) Incorreta. Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique não têm origem no encontro das águas do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, além do que estas não são quentes de fato, uma vez que estão em rota de passagem de correntes frias que circundam o Ártico.

 d) Incorreta. A corrente marítima de Benguela passa pelo litoral oeste africano, banhando a Namíbia, e não passa por Moçambique, não podendo assim ser responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar. Vale lembrar também que Benguela é uma corrente fria, e não quente.

 

Questão 24 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Globalização

A origem da sociedade em rede decorre do desenvolvimento dos meios de transporte, das comunicações e da transmissão de energia, característica essencial da organização espacial da sociedade moderna – uma sociedade umbilicalmente ligada à evolução da técnica, à aceleração das interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios. Nesse contexto, tem lugar a mudança, associada à rapidez do aumento da densidade e da escala da circulação.


(Adaptado de Ruy Moreira, Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. etc...,espaço, tempo e crítica. n. 1(3), p. 57,2007.)


No mundo contemporâneo, as redes configuram uma nova forma de organização geográfica das sociedades porque



a)

colocam todos os lugares em conexão, garantem fluidez ao processo global de produção e homogeneízam os espaços.

b)

anulam a importância dos territórios e fronteiras nacionais na articulação da geopolítica mundial, reconfigurando a geografia do poder.

c)

constituem sistemas usados livremente pelas sociedades em busca de projetos emancipatórios, ampliando os conflitos e as disputas políticas.

d)

sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.

Resolução

a) Incorreta. A globalização vigente não insere todos os lugares na lógica de interconexão mencionada, devido a elementos técnicos, políticos e econômicos que atuam como fatores seletivos capazes de incluir determinados locais mais do que outros no contexto da sociedade em rede.

b) Incorreta. As fronteiras territoriais ainda são relevantes, pois condicionam a intensidade de fluxos materiais (mercadorias e pessoas) a partir de diferentes leis estabelecidas por cada Estado-nação. Dessa forma, determinados territórios são mais permissivos em relação à circulação de pessoas e mercadorias, enquanto outros impõem limites à densidade de circulação mencionada no enunciado.

c) Incorreta. Embora possam ser usados por populações como instrumento de mobilização política, as redes não são livres e o acesso a elas é mediado por agentes públicos e privados. Além disso, elas não são o principal fator  de "projetos emancipatórios", pois estes estão ligados a aspectos político-ideológicos e culturais das sociedades contemporâneas.

d) Correta. O período atual é marcado por dinâmicas de "interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios", estabelecendo um predomínio da lógica global e o enfraquecimento de agentes nacionais, regionais e locais. Assim, a ideia de sociedade em rede vem ao encontro da aceleração e do "aumento da densidade e da escala da circulação de pessoas, produtos e informações", que superam a estática das estruturas do passado e configuram-se hoje como realidade essencial para a realização plena dos processos econômicos, comerciais e sociais presentes.

Questão 25 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Exógenos (Geomorfologia) Classificação do relevo brasileiro

A esculturação das diferentes formas de relevo é resultado da interação entre diferentes agentes exógenos na paisagem, tal como ocorre com as falésias.
A partir do exposto e da ilustração abaixo, indique a alternativa que descreve os processos de recuo da falésia.


Legenda:
A: deslizamento; B: queda; C: fluxo de lama; D: água subterrânea; E: deriva litorânea (sentido das ondas).


(Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 269.)



a)

A evolução das falésias resulta de processos geomorfológicos marinhos responsáveis pela erosão da base das escarpas e pelo transporte do material.

b)

A ação da erosão marinha não interfere na evolução das escarpas das falésias, pois a variação dos níveis de água subterrânea é o principal agente dessa forma de relevo.

c)

As falésias são escarpas esculpidas em rochas metamórficas, alteradas intempericamente por agentes exógenos pluviais e marinhos em áreas tropicais.

d)

As falésias são formas de relevo tipicamente costeiras e sua evolução se dá a partir da interação de processos geomorfológicos marinhos e continentais.

Resolução

As falésias são relevos em forma de escarpa presentes nas costas litorâneas formados pelo intemperismo químico e mecânico do mar e das intempéries atmosféricas sobre estruturas rochosas sedimentares. Sabendo isso, temos:

a) Incorreta. A formação das falésias não resulta apenas de processos geomorfológicos marinhos, mas também pela ação do intemperismo atmosférico (chuvas, ventos, erosão fluvial, hidratação subterrânea etc.).

b) Incorreta. A ação da erosão marinha não só interfere na evolução das escarpas, como é fundamental para sua formação em escarpas.

c) Incorreta. As falésias são escarpas esculpidas em rochas sedimentares, não metamórficas,  contudo, de fato são resultantes da ação dos agentes exógenos pluviais e marinhos, mas não só de áreas tropicais.

d) Correta. De fato as falésias são formas de relevo tipicamente costeiras e sua evolução se dá a partir da interação de processos geomorfológicos marinhos e continentais.

 

 

Questão 26 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fatores climáticos Oceanos e mares

As condições atuais do clima global são responsáveis pela diferenciação da salinidade dos oceanos em diferentes latitudes, conforme a ilustração abaixo.


(Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 97.)


A partir do texto e do gráfico, é correto afirmar que:



a)

Os baixos teores de sais dos oceanos são observados em toda a faixa de baixas latitudes, em decorrência do balanço existente entre o excesso de precipitação e o declínio da evaporação ao longo de todo o ano.

b)

O excesso de precipitação nas áreas de médias latitudes e na proximidade dos polos é responsável pela ocorrência de maior salinidade nos oceanos do Hemisfério Sul.

c)

Nas áreas próximas a 90º de latitude, a salinidade dos oceanos é similar, pois as condições climáticas favorecem a ocorrência de grandes volumes de chuva e um grande deficit de evaporação.

d)

O percentual mais baixo de salinidade dos oceanos nas altas latitudes tem relação com a maior entrada de água doce nos oceanos, que ocorre em razão do derretimento de geleiras.

Resolução

a) Incorreta. As regiões de baixas latitudes apresentam alta concentração de sais, que podem variar devido à diferença de precipitação e aporte da água de rios.

b) Incorreta. Não há excesso de precipitação em áreas de médias latitudes no globo, e sim uma tendência de áreas mais secas, o que influencia a formação de área com maior salinidade.

c) Incorreta. Nas regiões de alta latitude próximo a 90o, as condições climáticas não influenciam a predominância de chuvas volumosas. Além disso há grande variação de salinidade entre essas áreas no Hemisfério Norte e Sul.

d) Correta. Durante os períodos de primavera e verão, há um intenso aporte de água doce nos oceanos das regiões de altas latitudes, pois é quando ocorre o derretimento de geleiras, alterando a composição da água e levando a menores níveis de salinidade as águas oceânicas.

 

Questão 27 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fontes de energia Combustíveis Fósseis

O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:



a)

As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país.

b)

A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário.

c)

A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

d)

Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.

Resolução

a) Incorreta. Embora realmente a Bacia de Campos (RJ) seja uma das áreas de maior produção do país, atualmente o volume produzido por poço no pré-sal da Bacia de Santos, em torno de 25 mil barris por dia, está muito acima da média nacional, segundo informações da Petrobrás. Além disso, as primeiras reservas nacionais de petróleo foram descobertas na década de 1930, o que invalida essa alternativa.

b) Incorreta. Há vários oleodutos instalado com objetivo de transportar petróleo para refinarias localizadas próximas ao litoral. Exemplo disso é o sistema Cabiúnas-Duque de Caxias (RJ), que atende à logística de exploração da Bacia de Campos para viabilizar o escoamento dessa área produtora.

c) Correta. Segundo informações da Petrobrás, A maior produção onshore (continental) de petróleo do Brasil é a área potiguar, onde segundo a empresa “o Rio Grande do Norte produz 76 mil barris diários de petróleo e 3,6 milhões de metros cúbicos/dia de gás". Esses volumes são extraídos de 45 campos terrestres e seis marítimos da Bacia Potiguar, que abrange uma área de 48 mil quilômetros quadrados, metade dos quais mar adentro”. Tais quantidades são encontradas nos municípios Alto do Rodrigues, Areia Branca e Mossoró, onde se localiza Canto do Amaro, o maior campo terrestre de produção de petróleo do país. Já, segundo a Petrobrás, a região que desponta na produção Offshore (no oceano) do país é hoje o Pré-sal, que produz mais de 1,6 milhões de barris de Óleo bruto por dia em poços como o de Roncador, Marlin Sul, Berbigão, entre outros.

d) Incorreta. Existem dezenas de refinarias instaladas em território brasileiro, a maioria delas localizadas próximas ao litoral, sendo exemplos a Replan, localizada em Paulínia (SP); a Refinaria Abreu e Lima, de Ipojuca (PE) e a Comperj, situada no estado do Rio de Janeiro.

Questão 28 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização brasileira Regiões Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento

Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) - Distrito Federal.


(Fonte: SUDECO - Ministério do Desenvolvimento Regional.)


Observando o mapa acima e considerando o conhecimento sobre o tema, é correto afirmar que a área representada é uma região de planejamento composta por



a)

três entes federativos, instituída nos anos 1990 para promover o desenvolvimento econômico e melhorias em políticas públicas; tem sua origem no processo de metropolização de Brasília-DF.

b)

dois entes federativos, instituída nos anos 1970 para ordenar a política de transportes face à elevada oferta de trabalho existente nos municípios do entorno do Distrito Federal.

c)

três entes federativos, instituída nos anos 1980 para promover o desenvolvimento sustentável com preservação do patrimônio histórico e natural face ao elevado crescimento demográfico regional.

d)

dois entes federativos, instituída nos anos 1960 para promover setores da agroindústria e dos serviços; tem sua origem nas estratégias de integração previstas no planejamento regional.

Resolução

Ao analisar o mapa trazido pela questão, podemos ver claramente a presença de três unidades federativas - Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás -  contenedoras de áreas englobadas plea criação da RIDE ( Região Integrada de Desenvolviento Econômico) do Distrito Federal. Tal observação ja nos permite excluir as alternativas B e D, pois estas apresentam respostas que consideram apenas 2 entes federativos. O fator que legitima a resposta final é, assim, o período histórico de criação da RIDE, que ocorreu no final da década de 90. Outro fator que nos permite excluir a alternatica C é o fato de que ela cita nos anos 70 a existência de políticas públicas ambientais sustentáveis e de manutenção do patrimônio histórico, porém é só após 1987, com a divulgação pela ONU do relatório Brundtland, que o conceito politico ambiental 'sutentabilidade' foi criado. Então, tendo isso sido exposto, temos:

a) Correta. A Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do Distrito Federal e Entorno foi estabelecida em 1998, visando ao desenvolvimento econômico e a melhorias das políticas públicas, englobando três entes federativos em sua área: Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

b) Incorreta. A RIDE é composta por três entes federativos, e não dois. Foi instituída em 1998, e não nos anos 1970.

c) Incorreta. Não há promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do patrimônio histórico e natural na RIDE, sendo que essas discussões tomam corpo em políticas públicas no Brasil a partir dos anos 90.

d) Incorreta. A RIDE é composta por três entes federativos, e não dois. Foi instituída em 1998, e não nos anos 1960.

Questão 29 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Temas da Filosofia Política

Da perspectiva do senso comum, dizer que uma ideia ou uma declaração é “ideológica” implica sugerir sua falsidade, o que logicamente leva à conclusão de que seu oposto é a verdade. Esse binarismo é uma forma de construir visões de mundo simplistas e manipuláveis, que ocultam interesses sociais.

Sobre o conceito de ideologia, é correto afirmar:



a)

desde o seu nascimento, ele se mantém inalterado, e tem o mesmo significado para as diferentes classes sociais.

b)

o aspecto útil do conceito é que ele permite associar ideias e produtos ao exercício do poder.

c)

a neutralidade é a chave de sua definição, já que, entre o falso e o verdadeiro, está o posicionamento social neutro.

d)

a tendência é o seu fim como instrumento de análise social, privilegiando a objetividade no tratamento da realidade.

Resolução

a) Incorreta.  Como todo conceito, ideologia é algo mutável e que se transformou ao longo da história, não sendo, portanto algo que se manteve inalterado. Diversos autores e correntes de pensamento trataram do conceito de forma razoavelmente diversa, com seu significado podendo ser percebido de acordo com a posição social de cada indivíduo ou grupo. 
b) Correta. A utilidade do conceito pode ser extraída da possibilidade que ele nos fornece de tratar o poder não apenas como algo que se exerce de forma objetiva e unilateral, mas como um elemento social que depende de um conjunto de ideias e práticas circulantes na sociedade, que, ao mesmo tempo, legitimam esse poder e lhe fornecem base de sustentação.
c) Incorreta. Além de neutralidade e ideologia não serem conceitos facilmente associados, o próprio enunciado da questão afirma que uma tentativa de entender o conceito de ideologia como uma oposição à neutralidade objetiva faz parte de uma leitura binária simplista, ligada ao senso comum e que não encontra suporte teórico e respaldo em estudos acadêmicos.
d) Incorreta.  Como o conceito de ideologia não pode ser entendido como o oposto de neutralidade, seria impossível esperar um término na utilização deste como instrumento de análise social em detrimento de uma inatingível objetividade.
 

Questão 30 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização

Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma “mão invisível” proveniente do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos.


(Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.)


No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”



a)

estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith, sendo a cidade a expressão plena do planejamento.

b)

sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz respeito às relações éticas construídas no cotidiano.

c)

indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.

d)

associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações econômicas de uma cidade.

Resolução

a) Incorreta. O conceito de “mão invisível” aplicado no texto do enunciado pressupõe ações espontâneas “provenientes do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos”, algo destoante da ideia de “expressão plena do planejamento”, pois esta exigiria a priori a participação direta de agentes públicos, privados e da própria sociedade civil, a fim de se concretizar no espaço urbano.

b) Correta. Segundo o excerto apresentado, “a cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso”, sendo que os agentes do cotidiano, ou seja, as pessoas que nela habitam são as responsáveis por essa “obra”, ampliando sua formação para além de processo de gestão que nela ocorre.

c) Incorreta. Tal afirmação não corrobora a ideia do texto, pois este entende a cidade como “obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria”, sendo secundário o processo gestor e administrativo na construção do cotidiano da urbe.

d) Incorreta. Embora a gestão pública seja um dos elementos a se considerar na “ordem e bem-estar nas relações econômicas de uma cidade”, isso não se relaciona com uma “mão invisível” que, segundo Roger Scruton, é ainda mais relevante nas dinâmicas vivenciadas nas cidades.