Da perspectiva do senso comum, dizer que uma ideia ou uma declaração é “ideológica” implica sugerir sua falsidade, o que logicamente leva à conclusão de que seu oposto é a verdade. Esse binarismo é uma forma de construir visões de mundo simplistas e manipuláveis, que ocultam interesses sociais.
Sobre o conceito de ideologia, é correto afirmar:
a) |
desde o seu nascimento, ele se mantém inalterado, e tem o mesmo significado para as diferentes classes sociais. |
b) |
o aspecto útil do conceito é que ele permite associar ideias e produtos ao exercício do poder. |
c) |
a neutralidade é a chave de sua definição, já que, entre o falso e o verdadeiro, está o posicionamento social neutro. |
d) |
a tendência é o seu fim como instrumento de análise social, privilegiando a objetividade no tratamento da realidade. |
a) Incorreta. Como todo conceito, ideologia é algo mutável e que se transformou ao longo da história, não sendo, portanto algo que se manteve inalterado. Diversos autores e correntes de pensamento trataram do conceito de forma razoavelmente diversa, com seu significado podendo ser percebido de acordo com a posição social de cada indivíduo ou grupo.
b) Correta. A utilidade do conceito pode ser extraída da possibilidade que ele nos fornece de tratar o poder não apenas como algo que se exerce de forma objetiva e unilateral, mas como um elemento social que depende de um conjunto de ideias e práticas circulantes na sociedade, que, ao mesmo tempo, legitimam esse poder e lhe fornecem base de sustentação.
c) Incorreta. Além de neutralidade e ideologia não serem conceitos facilmente associados, o próprio enunciado da questão afirma que uma tentativa de entender o conceito de ideologia como uma oposição à neutralidade objetiva faz parte de uma leitura binária simplista, ligada ao senso comum e que não encontra suporte teórico e respaldo em estudos acadêmicos.
d) Incorreta. Como o conceito de ideologia não pode ser entendido como o oposto de neutralidade, seria impossível esperar um término na utilização deste como instrumento de análise social em detrimento de uma inatingível objetividade.