Logo UNICAMP

Questão 29 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 29

Temas da Filosofia Política

Da perspectiva do senso comum, dizer que uma ideia ou uma declaração é “ideológica” implica sugerir sua falsidade, o que logicamente leva à conclusão de que seu oposto é a verdade. Esse binarismo é uma forma de construir visões de mundo simplistas e manipuláveis, que ocultam interesses sociais.

Sobre o conceito de ideologia, é correto afirmar:



a)

desde o seu nascimento, ele se mantém inalterado, e tem o mesmo significado para as diferentes classes sociais.

b)

o aspecto útil do conceito é que ele permite associar ideias e produtos ao exercício do poder.

c)

a neutralidade é a chave de sua definição, já que, entre o falso e o verdadeiro, está o posicionamento social neutro.

d)

a tendência é o seu fim como instrumento de análise social, privilegiando a objetividade no tratamento da realidade.

Resolução

a) Incorreta.  Como todo conceito, ideologia é algo mutável e que se transformou ao longo da história, não sendo, portanto algo que se manteve inalterado. Diversos autores e correntes de pensamento trataram do conceito de forma razoavelmente diversa, com seu significado podendo ser percebido de acordo com a posição social de cada indivíduo ou grupo. 
b) Correta. A utilidade do conceito pode ser extraída da possibilidade que ele nos fornece de tratar o poder não apenas como algo que se exerce de forma objetiva e unilateral, mas como um elemento social que depende de um conjunto de ideias e práticas circulantes na sociedade, que, ao mesmo tempo, legitimam esse poder e lhe fornecem base de sustentação.
c) Incorreta. Além de neutralidade e ideologia não serem conceitos facilmente associados, o próprio enunciado da questão afirma que uma tentativa de entender o conceito de ideologia como uma oposição à neutralidade objetiva faz parte de uma leitura binária simplista, ligada ao senso comum e que não encontra suporte teórico e respaldo em estudos acadêmicos.
d) Incorreta.  Como o conceito de ideologia não pode ser entendido como o oposto de neutralidade, seria impossível esperar um término na utilização deste como instrumento de análise social em detrimento de uma inatingível objetividade.