Logo UNICAMP

Questão 30 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 30

Urbanização

Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma “mão invisível” proveniente do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos.


(Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.)


No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”



a)

estabelece uma intertextualidade com a expressão “a mão invisível do mercado”, de Adam Smith, sendo a cidade a expressão plena do planejamento.

b)

sugere que a organização de uma cidade não se limita ao planejamento de um gestor, mas diz respeito às relações éticas construídas no cotidiano.

c)

indica a submissão dos moradores de uma cidade aos interesses ocultos de uma administração que promove, no espaço urbano, a vida cotidiana.

d)

associa-se à gestão pública, que é mantenedora da ordem e do bem-estar nas relações econômicas de uma cidade.

Resolução

a) Incorreta. O conceito de “mão invisível” aplicado no texto do enunciado pressupõe ações espontâneas “provenientes do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos”, algo destoante da ideia de “expressão plena do planejamento”, pois esta exigiria a priori a participação direta de agentes públicos, privados e da própria sociedade civil, a fim de se concretizar no espaço urbano.

b) Correta. Segundo o excerto apresentado, “a cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso”, sendo que os agentes do cotidiano, ou seja, as pessoas que nela habitam são as responsáveis por essa “obra”, ampliando sua formação para além de processo de gestão que nela ocorre.

c) Incorreta. Tal afirmação não corrobora a ideia do texto, pois este entende a cidade como “obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria”, sendo secundário o processo gestor e administrativo na construção do cotidiano da urbe.

d) Incorreta. Embora a gestão pública seja um dos elementos a se considerar na “ordem e bem-estar nas relações econômicas de uma cidade”, isso não se relaciona com uma “mão invisível” que, segundo Roger Scruton, é ainda mais relevante nas dinâmicas vivenciadas nas cidades.