Logo UNICAMP

Questão 24 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 24

Globalização

A origem da sociedade em rede decorre do desenvolvimento dos meios de transporte, das comunicações e da transmissão de energia, característica essencial da organização espacial da sociedade moderna – uma sociedade umbilicalmente ligada à evolução da técnica, à aceleração das interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios. Nesse contexto, tem lugar a mudança, associada à rapidez do aumento da densidade e da escala da circulação.


(Adaptado de Ruy Moreira, Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. etc...,espaço, tempo e crítica. n. 1(3), p. 57,2007.)


No mundo contemporâneo, as redes configuram uma nova forma de organização geográfica das sociedades porque



a)

colocam todos os lugares em conexão, garantem fluidez ao processo global de produção e homogeneízam os espaços.

b)

anulam a importância dos territórios e fronteiras nacionais na articulação da geopolítica mundial, reconfigurando a geografia do poder.

c)

constituem sistemas usados livremente pelas sociedades em busca de projetos emancipatórios, ampliando os conflitos e as disputas políticas.

d)

sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.

Resolução

a) Incorreta. A globalização vigente não insere todos os lugares na lógica de interconexão mencionada, devido a elementos técnicos, políticos e econômicos que atuam como fatores seletivos capazes de incluir determinados locais mais do que outros no contexto da sociedade em rede.

b) Incorreta. As fronteiras territoriais ainda são relevantes, pois condicionam a intensidade de fluxos materiais (mercadorias e pessoas) a partir de diferentes leis estabelecidas por cada Estado-nação. Dessa forma, determinados territórios são mais permissivos em relação à circulação de pessoas e mercadorias, enquanto outros impõem limites à densidade de circulação mencionada no enunciado.

c) Incorreta. Embora possam ser usados por populações como instrumento de mobilização política, as redes não são livres e o acesso a elas é mediado por agentes públicos e privados. Além disso, elas não são o principal fator  de "projetos emancipatórios", pois estes estão ligados a aspectos político-ideológicos e culturais das sociedades contemporâneas.

d) Correta. O período atual é marcado por dinâmicas de "interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios", estabelecendo um predomínio da lógica global e o enfraquecimento de agentes nacionais, regionais e locais. Assim, a ideia de sociedade em rede vem ao encontro da aceleração e do "aumento da densidade e da escala da circulação de pessoas, produtos e informações", que superam a estática das estruturas do passado e configuram-se hoje como realidade essencial para a realização plena dos processos econômicos, comerciais e sociais presentes.