Logo UNICAMP

Questão 21 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 21

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital



a)

representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.

b)

baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.

c)

envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.

d)

visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.

Resolução

a) Incorreta Os ataques terroristas digitais não são apenas uma ameaça, configurando um instrumento de uso efetivo por muitos países. Como exemplo da Cyberguerra atual, podemos citar o caso Wikileaks, em que a Rússia concedeu asilo politico ao cyberespião Snowden, que roubou informações secretas do sistema de segurança norte-americano. Ainda há acusação de interferência de hackers russos nas eleições americanas de 2016.

b) Correta. A espionagem de vários governos pelo mundo é diretamente ligada à capacidade de processamento de dados e dos sistemas de informática integrados na rede mundial de computadores, configurando assim a noção de "Cyberguerra" ou Guerra híbrida.  

c) Incorreta O uso de programas para invadir redes sociais faz parte das estratégias da cyberguerra, porém ela é usada predominantemente para interferir em processos eleitorais, fato este visto nas últimas eleições dos EUA, em que hackers criaram fluxos de informações nas redes sociais para influenciar o resultado eleirtoral, que culminou com a eleição do presidente Trump.

d) Incorreta Há hoje em dia a conexão direta entre centros de controle de tecnologia e informação e a aplicação militar. Existem indicios, por exemplo, de que países como Rússia, Coreia do Norte e os próprios EUA possuem em sua 'inteligência' milícias cibernéticas que orquestram ataques a rivais do país. Há ainda grupos independentes de cyberterroristas que criam o caos nas redes para chamar a atenção do mundo para suas causas; podemos citar como exemplo o grupo de hakers auto intitulado "Anonimous'.