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Unicamp 2020 - 1ª fase


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

behaviour

There are approximately 70 million pet dogs and 74 million pet cats in the U.S., a country where 20 men and women are assaulted per minute. In one survey, 71 percent of domestic violence victims reported that their abuser also targeted pets. In one study of families under investigation for suspected child abuse, researchers found that pet abuse had occurred in 88 percent of these families.

(Adaptado de https://www.humanesociety.org/resources/animal-cruelty-facts-and-stats. Acessado em 11/05/2019.)

O objetivo do texto é destacar a relação entre



a)

aumento do número de animais domésticos e de casos de crueldade contra os animais.

b)

violência doméstica e famílias investigadas por crueldade contra os animais.

c)

condenações por abuso infantil e crueldade contra os animais.

d)

casos de violência doméstica e crueldade contra os animais.

Resolução

Vejamos, primeiramente, o texto em português:

Existem aproximadamente 70 milhões de cães de estimação e 74 milhões de gatos de estimação nos EUA, um país onde 20 homens e mulheres são agredidos por minuto. Em uma pesquisa, 71% das vítimas de violência doméstica relataram que seu agressor também tinha como alvo animais de estimação. Em um estudo de famílias sob investigação por suspeita de abuso infantil, os pesquisadores descobriram que o abuso de animais de estimação ocorreu em 88% dessas famílias.

a) Incorreta. O texto, em nenhum momento, correlaciona o número de animais domésticos com o aumento de casos de crueldade contra eles.  

b) Incorreta. O texto busca descrever a relação entre violência doméstica e violência contra animais, e investigações indicaram que, em muitas famílias nas quais houve violência doméstica, houve também violência contra os animais.  

c) Incorreta. O texto apresenta pesquisas que demonstraram a correlação entre violência doméstica e violência contra animais, e nada apresenta sobre as condenações relativas a esse tipo de crime. 

d) Correta. O texto objetiva destacar a relação entre casos de violência doméstica e crueldade contra os animais, uma vez que as pesquisas apresentadas indicam que, quando houve violência doméstica,  em grande número dos casos houve também violência contra os animais de estimação. 

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Culture


(Disponível em https://licensing.andrewsmcmeel.com/features/ba?date=2004-08-03. Acessado em 22/05/2019.)


A tirinha apresentada



a)

ironiza uma ideia de liberdade de expressão.

b)

critica políticas de imigração do governo dos EUA.

c)

defende uma visão de inglês como língua mundial.

d)

desaprova o uso da língua materna de imigrantes nos EUA.

Resolução

Vamos ler o texto em português:

- Billy, é muito rude vir à minha casa e dizer ao meu pai que ele não pode falar espanhol.
- Ei, essa é a América! As pessoas têm o direito de dizer o que quiserem!

...
Desde que, você sabe, seja em inglês.

 

a) Correta. A tirinha critica uma ideia de liberdade de expressão que valoriza mais aquilo que é dito em inglês e por norte-americanos do que em qualquer outra língua ou por imigrantes, no caso, por aqueles que falam espanhol. A ironia reside na tomada de consciência do personagem que usa a camiseta com os dizerem "clube do poder gringo!" e critica o pai do amigo por falar espanhol. Em seguida, ele é criticado pelo amigo pela inadequação de sua postura na casa do anfitrião e argumenta que, na América, pode-se dizer o que se quiser, pois existiria "liberdade de expressão". No entanto, no último quadro, após breve reflexão, vem a tomada de consciência de que tal liberdade é parcial, pois é condicionada à expressão ser emitida em inglês - ou seja, alguns têm mais liberdade do que outros.  

b) Incorreta. Nada no diálogo da tirinha permite inferir que se trata de uma crítica à política de imigração do governo dos EUA.

c) Incorreta. A tirinha não defende uma visão de inglês como língua mundial, e sim faz uma crítica à suposta soberania de direitos dos norte-americanos.

d) Incorreta. A tirinha não desaprova o uso da língua materna (no caso, o espanhol) por imigrantes nos EUA, apenas, a partir da crítica de um norte-maericano a um imigrante por ele falar em espanhol, inicia uma reflexão sobre a ideia de liberdade de expressão.

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

economy Politics

O site “Urban Dictionary” apresenta definições de palavras e expressões que, apesar de serem usadas popularmente, ainda não foram oficialmente dicionarizadas. O exemplo abaixo faz alusão ao Brexit, isto é, à saída do Reino Unido da União Europeia.

(Disponível em https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Doing%20the%20Brexit. Acessado em 11/05/2019.)


Com relação ao exemplo apresentado, entende-se que Taylor estava “fazendo o Brexit” porque



a)

se despediu, mas demorou a ir embora da festa.

b)

saiu “à francesa” da festa, isto é, saiu discretamente.

c)

se despediu, mas anunciou que demoraria a sair da festa.

d)

saiu “à francesa” da festa, isto é, saiu depois de muito tempo.

Resolução

Traduzindo o texto para o português, temos:

“Fazer o Brexit”

Avisar as pessoas que você está indo embora de uma festa e ficar muito mais tempo do que previu. O oposto a uma saída à francesa.

A: O Taylor te disse tchau também? Eu juro que ele estava por aqui 3 horas depois.

B: Sim. Ele estava fazendo o brexit.

 

a) Correta. Conforme a tradução acima, “fazer o brexit” (doing the Brexit) é alertar as pessoas de que você está indo embora de uma festa, mas ficar por muito mais tempo. Esse termo faz analogia ao brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, a qual tem se estendido bastante desde seu anúncio em 2016.

b) Incorreta. Conforme a tradução acima, fazer o brexit é exatamente o oposto à uma saída à francesa. O termo sair à francesa quer dizer que você sai de algum lugar sem alardes, de maneira discreta.

c) Incorreta. Fazer o brexit indica você avisar que está indo embora, porém ficar por mais tempo do que previu, ou seja, sem fazer um anúncio de que você vai demorar a sair.

d) Incorreta. Conforme dito na alternativa b, sair à francesa é sair de algum lugar de maneira discreta, sem alardes.

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

behaviour Technology

When 24-year-old fashion blogger Scarlett Dixon posted a picture of herself having breakfast, the internet turned nasty. “The best of days start with a smile and positive thoughts. And pancakes. And strawberries”, Dixon wrote on her Instagram feed. The post was reposted on Twitter. “Instagram is a ridiculous lie factory made to make us all feel inadequate”, wrote Nathan from Cardiff. His post, which has garnered more than 111,000 likes (22 times as many as Dixon’s original) and almost 25,000 retweets, prompted a wave of criticism, with comments going like “Fakelife!”.

Instagram looks like the friendliest social network imaginable. But, for a growing number of users – and mental health experts – the very positivity of Instagram is precisely the problem. The site encourages its users to present an upbeat, attractive image that others may find at best misleading and at worse harmful. Instagram makes you worry that everyone is perfect – except you.


(Adaptado de https://www.theguardian.com/technology/2018/sep/17. Acessado em 19/04/2019).

O texto anterior apresenta uma crítica



a)

a Scarlett Dixon, por propagar uma autoimagem excessivamente positiva e irreal.

b)

ao Instagram, por propiciar postagens que veiculam uma autoimagem irreal das pessoas.

c)

ao post de Scarlett Dixon, por gerar uma onda de comentários negativos em outras mídias sociais.

d)

à exposição excessiva da vida íntima das pessoas no Instagram e em outras mídias sociais.

Resolução

Veja a tradução do texto:

Quando a blogueira de moda Scarlett Dixon, de 24 anos, postou uma foto dela tomando café da manhã, a internet ficou desagradável. “O melhor dos dias começa com um sorriso e pensamentos positivos. E panquecas. E morangos ”, escreveu Dixon em seu feed do Instagram. A publicação foi republicada no Twitter. “O Instagram é uma fábrica de mentiras ridícula feita para nos fazer todos sentir inadequados”, escreveu Nathan de Cardiff. Seu post, que já recebeu mais de 111.000 curtidas (22 vezes mais que o original de Dixon) e quase 25.000 retweets, provocou uma onda de críticas, com comentários como "Fakelife!" (= "Vida falsa").

O Instagram parece a rede social mais amigável que se possa imaginar. Mas, para um número crescente de usuários - e especialistas em saúde mental - a própria positividade do Instagram é precisamente o problema. O site incentiva seus usuários a apresentar uma imagem otimista e atraente que outros podem achar, na melhor das hipóteses enganosa e na pior, prejudicial. O Instagram faz com que você se preocupe que todo mundo é perfeito, exceto você.

 

a) Incorreta. O texto traz a publicação do café da manhã da blogueira Scarlett Dixon como ponto de partida para a crítica que o sustenta, qual seja, ao Instagram, rede social repleta de postagens irrealmente positivas e otimistas das pessoas.

b) Correta. O texto critica a rede social Instagram porque se incentivam postagens que veiculam uma autoimagem irreal das pessoas, o que, conforme se lê no segundo parágrafo, tem sido analisado por especialistas em saúde mental como prejudicial aos usuários: "(...) a própria positividade do Instagram é precisamente o problema. O site incentiva seus usuários a apresentarem uma imagem otimista e atraente que outros podem achar enganosa e, pior ainda, prejudicial".

c) Incorreta. O cerne da crítica do texto não é ao post da blogueira Scarlett Dixon, o qual foi publicado em seu feed no Instagram e republicado por Nathan de Cardiff no Twitter, com a mensagem “O Instagram é uma fábrica de mentiras ridícula feita para nos fazer todos sentir inadequados”, o que acabou gerando uma onda de comentários negativos no Twitter. Critica-se, na verdade, a rede social Instagram, cujas publicações falsamente positivas são, segundo especialistas em saúde mental, prejudiciais aos usuários.

d) Incorreta. A crítica do texto não é à superexposição da vida íntima das pessoas no Instagram ou em outras mídias sociais, e sim ao próprio Instagram, que favorece a existência de publicações consideradas prejudiciais aos usuários por especialistas em saúde mental, pois a rede incentiva postagens otimistas e atraentes por vezes enganosas.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Health

A Associação Canadense de Saúde Mental é uma organização sem fins lucrativos que combate o estigma sobre a saúde mental, promovendo ações em favor de pessoas que sofrem com doenças dessa natureza. O cartaz abaixo, direcionado à população em geral, foi publicado no site dessa associação.


(Disponível em https://ontario.cmha.ca/documents. Acessado em 22/08/2019.)


O cartaz apresentado tem o intuito de



a)

motivar a população a parar de reconhecer os estereótipos negativos associados à saúde mental.

b)

encorajar empresários a oferecer melhores condições de emprego a pessoas com doenças mentais.

c)

estimular o combate aos estereótipos que atingem pessoas com doenças mentais.

d)

incentivar um tratamento diferenciado a pessoas com doenças mentais.

Resolução

Vamos ler a campanha em português

Use PARE (STOP) para reconhecer o estigma da saúde mental.

A atitude ou ação:

(S)Estereotipar pessoas com problemas de saúde mental?

(T)Banalizar pessoas com condições mentais e/ou a própria condição?

(O)Ofender as pessoas com problemas de saúde mental?

(P)Ser arrogante com pessoas com problemas de saúde mental, tratando-as como se não fossem tão boas quanto as outras pessoas?

Fale contra o estigma.

 

a) Incorreta. A alternativa fala em "motivar a população a parar de reconhecer os estereótipos negativos associados à saúde mental", mas o cartaz tem por objetivo motivar a população a reconhecer os estereótipos negativos associados à saúde mental e a lutar contra todos eles.

b) Incorreta. O cartaz não se dirige especificamente a empresários, mas a pessoas em geral, com o objetivo de todas reconhecerem o estigma de indivíduos com problemas de saúde mental e  poderem lutar contra eles, assim, o objetivo não é encorajar empresários a oferecer melhores condições de emprego a pessoas com doenças mentais.

c) Correta. O cartaz enumera quatro estereótipos que devem ser reconhecidos e congrega as pessoas a dizerem PARE para combater todos eles, quais sejam: estereotipar pessoas com problemas de saúde mental; banalizar as pessoas com problemas de saúde mental ou suas próprias condições; ofender as pessoas com problemas de saúde mental; e ser arrogante com as pessoas com problemas de saúde mental, inferiorizando-as em relação às outras.

d) Incorreta. O cartaz não "incentiva um tratamento diferenciado a pessoas com doenças mentais", pelo contrário, enumera atitudes preconceituosas em relação a pessoas com problemas de saúde mental e sugere o combate contra tal estigma.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Science

To me, science is one way of connecting with the mystery of existence. And if you think of it that way, the mystery of existence is something that we have wondered about ever since people began asking questions about who we are and where we come from. So while those questions are now part of scientific research, they are much, much older than science. I’m talking about science as part of a much grander and older sort of questioning about who we are in the big picture of the universe. To me, as a theoretical physicist and also someone who spends time out in the mountains, this sort of questioning offers a deeply spiritual connection with the world, through my mind and through my body. Einstein would have said the same thing, I think, with his cosmic religious feeling.


Marcelo Gleiser, March 20, 2019.
(Adaptado de https://www.scientificamerican.com/article/atheism-is-inconsistent-with-the-scien tific-method-prizewinning-physicist-says/?redirect=1. Acessado em 15/05/2019.)


Qual das frases abaixo mais se aproxima das palavras de Gleiser reproduzidas acima?



a)

“O bom da ciência é que ela é verdadeira, quer se acredite nela ou não.” (Neil deGrasse Tyson)

b)

“Ciência é a única religião da humanidade.” (Arthur Clarke)

c)

“Ciência é a chave do nosso futuro.” (Bill Nye)

d)

“Ciência não é apenas compatível com espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade.” (Carl Sagan)

Resolução

Vamos ler o texto em português:

Para mim, a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência. E se você pensa nela desse jeito, o mistério da existência é algo sobre o que temos nos perguntado desde que as pessoas começaram a fazer perguntas sobre quem somos e de onde viemos. Assim, apesar de essas questões agora fazerem parte da pesquisa científica, elas são muito, muito mais velhas que a ciência. Estou falando sobre ciência como parte de um tipo muito maior e mais antigo de questionamentos sobre quem somos no quadro geral do universo. Para mim, como físico teórico e também alguém que passa um tempo nas montanhas, esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo, através da minha mente e através do meu corpo. Einstein teria dito a mesma coisa, eu acho, com seu cósmico sentimento religioso.

A questão solicita que o candidato indique qual das frases das alternativas mais se aproxima das palavras de Gleiser. É importante, portanto, observar que Gleiser busca conectar ciência e espiritualidade, por exemplo, em "science is one way of connecting with the mystery of existence" ("a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência") e depois em "as a theoretical physicist (...), this sort of questioning offers a deeply spiritual connection with the world" ("como um físico teórico (...), esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo")

a) Incorreta. A frase de Tyson defende a veracidade plena da ciência; independentemente da crença do indivíduo, a ciência sempre será verdadeira. Tal ideia não se coaduna com a defendida por Gleiser, pois não faz qualquer conexão entre ciência e espiritualidade.

b) Incorreta. Clarke afirma que a humanidade tem na ciência sua única religião, sua única prova e prática de fé. Tal ideia não se coaduna com a defendida por Gleiser, uma vez que, enquanto Gleiser tenta conectar ciência e espiritualidade - não necessariamente ciência e religião - a afirmação de Clarke unifica ciência e religião e não seria possível conectar duas coisas se elas já são uma única coisa.

c) Incorreta. Nye afirma que nosso futuro depende da ciência, enquanto Gleiser busca relacionar ciência com espiritualidade.

d) Correta. Sagan afirma que a ciência, para além de ser compatível com espiritualidade, é ela mesma fonte profunda de espiritualidade. O autor aproxima dois campos até então díspares: ciência (forma de conhecimento da realidade que obedece a leis comprovadas experimentalmente) e espiritualidade (propensão humana a buscar o significado da vida por meio daquilo que transcende o experimentalismo), a exemplo de Gleiser, que afirma “(...) a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência. (...) o mistério da existência é algo sobre o que temos nos perguntado desde que as pessoas começaram a fazer perguntas sobre quem somos e de onde viemos. (...) essas perguntas agora fazem parte da pesquisa científica, elas são muito, muito mais velhas que a ciência. Estou falando sobre ciência como parte de um tipo muito maior e mais antigo de questionamentos sobre quem somos no quadro geral do universo. (...) esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo”.

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Politics

John Milton and Freedom of Speech on Campus

By Daniel F. Sullivan


A few years ago, at a seminar meant to help college presidents think about the issues they face as campus leaders, I read John Milton's Areopagitica: A speech for the liberty of unlicensed printing to the parliament of England. Originally published in 1644, Areopagitica makes a powerful argument for freedom of speech and against censorship in publishing. After twenty years as a college president, having experienced and observed many calls to censor, I've come to believe that there is not much to know on the topic beyond what Milton wrote over 350 years ago. Areopagitica was published in response “to Parliament's ordinance for licensing the press of June 14, 1643.” The effect of the ordinance against which Milton wrote “was to give Archbishop Laud, who was also Chancellor of the University of Oxford, control over every press in England, with power to stop publication of any book contrary to the Doctrine of the Church of England.” This was disturbing to Milton, who wrote, “as good almost kill a man as kill a good book: [he] who kills a man kills a reasonable creature; but he who destroys a good book, kills reason itself.”


(Adaptado de https://www.questia.com/magazine/1P3-1048971311/milton-s-areopagitica-freed om-of-speech-on-campus. Acessado em 15/05/2019.)

A relação entre o posicionamento do autor do texto e o de John Milton na publicação mencionada é de



a)

divergência, pois o autor julga que as ideias de Milton sobre liberdade de expressão parecem ultrapassadas em relação ao que ocorre hoje nas universidades.

b)

divergência, pois diferentemente de Milton, o autor critica o fato de haver, nas universidades inglesas, apelos para que a censura seja exercida no campus.

c)

concordância, pois o autor apoia a mesma linha de pensamento de Milton quanto às críticas ao controle da liberdade de imprensa.

d)

concordância, pois o autor alinha-se a Milton quanto à ideia de que destruir um bom livro é o mesmo que destruir uma criatura racional.

Resolução

Vamos ler o texto em português:

John Milton e Liberdade de Expressão no Campus

Alguns anos atrás, em um seminário destinado a ajudar os presidentes de universidades a pensar sobre os problemas que enfrentam como líderes do campus, li Areopagitica, de John Milton: um discurso para o liberdade de impressão não licenciada para o parlamento da Inglaterra. Originalmente publicada em 1644, a Areopagitica traz um forte argumento a favor da liberdade de expressão e contra a censura na publicação. Depois de vinte anos como um presidente de universidade, tendo experimentado e observado muitas chamadas para a censura, eu acredito que não há muito o que saber sobre o tema além do que Milton escreveu mais de 350 anos atrás.

Areopagitica foi publicada em resposta “ao decreto do Parlamento para licenciar a imprensa de 14 de junho de 1643”. O efeito da decreto contra a qual Milton escreveu “era dar ao arcebispo Laud, que também era chanceler da Universidade de Oxford, controle sobre todas as publicações na Inglaterra, com o poder de interromper a publicação de qualquer livro contrário à Doutrina da Igreja da Inglaterra”. Isso foi perturbador para Milton, que escreveu, “tão bom quase matar um homem quanto matar um bom livro: quem mata um homem mata uma criatura razoável; mas quem destrói um bom livro mata a própria razão.

a) Incorreta. As ideias de Milton não parecem ultrapassadas para o autor do texto, e sim atuais: "Depois de vinte anos como presidente de universidade, (...), eu acredito que não há muito o que saber sobre o tema além do que Milton escreveu mais de 350 anos atrás". Não há, portanto, divergência.

b) Incorreta. Tanto o autor quanto John Milton não concordam com a censura dentro do campus das universidades: Depois de vinte anos como presidente de universidade, tendo experimentado e observado muitas chamadas para a censura, eu acredito que não há muito o que saber sobre o tema além do que Milton escreveu mais de 350 anos atrás." Não há, portanto, divergência.

c) Correta. Em alguns trechos do texto, essa relação de concordância entre o posicionamento de Sullivan e de Milton a respeito das críticas ao controle da liberdade de imprensa fica clara, especialmente no trecho destacado: (...) a Areopagitica traz um forte argumento a favor da liberdade de expressão e contra a censura na publicação. Depois de vinte anos como presidente de universidade (...) eu acredito que não há muito o que saber sobre o tema além do que Milton escreveu mais de 350 anos atrás. (...) A Areopagitica foi publicada em resposta “ao decreto do Parlamento para licenciar a imprensa de 14 de junho de 1643”. O efeito do decreto contra a qual Milton escreveu “era dar ao arcebispo Laud, (...) controle sobre todas as publicações na Inglaterra, com o poder de interromper a publicação de qualquer livro contrário à Doutrina da Igreja da Inglaterra”. Isso foi perturbador para Milton (...)”.

d) Incorreta. Apesar de haver concordância entre os autores em análise em relação à censura, Sullivan não demonstra explicitamente, em seu texto, concordar com a ideia de Milton em relação à destruição de bons livros significar o mesmo que destruir a própria razão; tal ideia é apenas descrita no final do texto, como uma resposta de Milton à censura do chanceler da Univeridade de Oxford.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Guerra Fria

(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46502709. Acessado em 30/09/2019.)


A peça publicitária



a)

questiona se aquele seria o melhor momento para os pais estarem cientes das ameaças fascistas combatidas pelo Macarthismo. Essa política alterou a vida em instituições de ensino norte-americanas, proibindo a divulgação de temas ligados à Guerra Fria e às ameaças nucleares, de acordo com as diretrizes do Comitê de Atividades Antiamericanas.

b)

defende a “injeção” vermelha e comunista nas escolas durante o Macarthismo. Essa política, implementada nos Estados Unidos de 1950 a 1957, e inserida no contexto da Guerra Fria, é caracterizada por uma acentuada repressão ao comunismo, com a participação direta do FBI.

c)

denuncia a ameaça da “injeção” vermelha e comunista nas escolas na Era McCarthy. Essa política foi marcada pela instauração de investigações pelo governo e por indústrias privadas norte-americanas contra funcionários públicos e da indústria do entretenimento acusados de serem liberais.

d)

defende que já passou da hora de os pais estarem cientes da ameaça comunista combatida pelo Macarthismo. Essa política, instaurada no contexto da Guerra Fria, foi marcada por violações dos direitos individuais e instauração de inquéritos por parte do Comitê de Atividades Antiamericanas.

Resolução

Na parte superior do cartaz há o questionamento “Quão vermelha é a pequena escola vermelha?”
A imagem mostra um soldado identificado com o símbolo soviético inoculando uma vacina, identificada com uma etiqueta de "propaganda comunista organizada", na escola. Já na parte inferior, há um alerta de que  "Já é tempo dos pais americanos conhecerem os fatos!". 


O cartaz foi produzido no contexto do Macartismo. Na década de 1950, os Estados Unidos passavam por um período de grande pujança e a oposição e o combate às ideias comunistas ganhou força. Entre 1950 e 1954 esse sentimento anticomunista teve seu auge, centralizado na figura do senador republicano Joseph McCarthy. O senador promoveu uma caça às bruxas, acusando centenas de pessoas de serem comunistas ou praticarem atividades consideradas antiamericanas. O radicalismo conseguiu espaço no Congresso, com a aprovação da Lei McCarran, que obrigava comunistas a se identificarem e registrarem em órgãos governamentais, podendo ser isolados em campos de prisioneiros em casos de emergência. A partir de 1954, a caça aos comunistas se tornou uma atribuição do Senado. 
Entre os diversos perseguidos pelo macarthismo, estavam artistas e intelectuais que tinham pensamento progressista de maneira geral. 


a) Incorreta. O cartaz afirma que já é tempo de os pais conhecerem os fatos, sugerindo que os ideais comunistas estão sendo introduzidos nas escolas. 
b) Incorreta. O cartaz não defende a “injeção vermelha” nas escolas. Pelo contrário, trata-se de um alerta aos pais da situação que supostamente estaria ocorrendo nas escolas. 
c) Incorreta. O Macarthismo, quando perseguia pessoas ou instituições, sempre as acusava de serem comunistas. 
d) Correta. A mensagem do cartaz alerta diretamente os pais sobre a necessidade de conhecerem os fatos. A partir dos outros elementos gráficos e do contexto de produção do cartaz, podemos afirmar que os "fatos" que devem ser conhecidos são referentes à ameaça comunista combatida pelo Macarthismo.


 

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Radioatividade Relação Massa Energia

Nuclear fusion is a reaction in which atomic nuclei merge to form the nucleus of a new atom. The mass of the new atom’s nucleus is lower than the sum of the merging nuclei’s masses, a difference that is released as energy. This is, for instance, the reaction that occurs in the Sun. The energy released during fusion can be calculated by the equation E = Δmc2, where Δm is the difference between the initial and final masses in the reaction, and c is the speed of light. When calculating the aforementioned energy, nucleus mass can be conveniently quantified using the atomic mass unit (u), which is roughly equivalent to 900 MeV (1 u → 900 MeV). Consider the hypothetical nuclear fusion reaction 222X + 4Y → 221Z. Note that the masses of 222X, 4Y, and 221Z are 222 u, 4 u, and 221 u, respectively. The amount of energy released in this reaction is



a)

5 MeV.

b)

450 MeV.

c)

900 MeV.

d)

4500 MeV.

Resolução

Conforme o enunciado, a energia liberada na fusão nuclear pode ser calculada pela diferença entre as massas inicial e final na reação nuclear (E = Δmc2). Considerando a fusão nuclear hipotética

X222+ Y4  Z221,

a diferença de massa envolvida nessa reação pode ser determinada usando os valores de massa atômica fornecidos. Como

Massa inicial=222+4=226 u,

Massa final=221 u,

a diferença de massas é igual a  226-221=5 u. Ainda pelo enunciado, cada 1 u de massa é equivalente a 900 MeV, logo, a energia liberada pode ser calculada pela proporção a seguir:

1 u  900 MeV5 u  xx=5·900 = 4500 MeV

Nota. A quantidade de energia liberada nesta fusão hipotética é muito superior às quantidades usuais de energia liberadas em reações de fusão nuclear. A saber, a fusão de um núcleo de deutério com um núcleo de trítio produzindo um núcleo de hélio e um nêutron libera 17,6 MeV de energia (quase 256 vezes menor do que a hipotética); os ciclos CNO, que ocorrem no núcleo de estrelas e envolvem quatro fusões e dois decaimentos, liberam, aproximadamente, 27 MeV (quase 167 vezes menor do que a hipotética). Além disso, o número de massa atômica não reflete a massa de repouso do isótopo em questão, pois não considera as energia de ligação envolvidas na manutenção da estabilidade nuclear.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reprodução (Bactérias) Science

Antibiotic resistance is possible because bacteria are able to exchange genetic material through a process known as bacterial conjugation. In one experiment, resistance to tetracycline (a commonly used antibiotic) was studied in Escherichia coli by introducing a tetracycline-resistant bacterium to a tetracycline-sensitive strain. The resistant bacterium’s genome contained a protein called an “efflux pump”, a polypeptide that localizes to the cell membrane and expels certain small molecules from the cell. Using fluorescent marking, researchers observed the DNA encoding one specific efflux pump in between a resistant bacterium and a sensitive bacterium. With live-cell microscopy, they tracked the fluorescence to see how the DNA migrated from one cell to another and how it was incorporated and expressed in the recipient bacterium.


(Fonte: Sophie Nolivos e outros, Science, Washington, v. 364, n. 6442, p. 778-782, maio 2019.)


Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.



a)

A fusão transmembrana do genoma que confere resistência antibiótica é facilitada pela presença da tetraciclina.

b)

A proteína envolvida na resistência antibiótica à tetraciclina é transferida diretamente por conjugação bacteriana.

c)

O gene da proteína de resistência antibiótica é transferido através da fusão transmembrana na presença de tetraciclina.

d)

O DNA codificador da proteína que confere resistência antibiótica à tetraciclina é transferido por conjugação bacteriana.

Resolução

O enunciado da questão apresenta um experimento onde se investiga o processo de conjugação bacteriana, sabidamente um dos mais importantes processos pelos quais as bactérias adquirem material genético novo e, eventualmente, resistência a fatores ambientais, incluindo aí os antibióticos.

a) Incorreta. A afirmativa não faz sentido, pois não é o genoma que se funde "através da membrana", e sim as membranas das bactérias envolvidas no processo. Além disso, a tetraciclina não facilita o processo.

b) Incorreta. O que é transferido na conjugação bacteriana é o DNA, ou seja, o material genético relacionado à resistência, e não a proteína.

c) Incorreta. O gene em questão não é transferido apenas na presença do antibiótico.

d) Correta. A alternativa descreve corretamente o que acontece durante a conjugação bacteriana, ou seja, a transferência de informações genéticas de uma bactéria para a outra através de ponte citoplasmática.