Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Science

To me, science is one way of connecting with the mystery of existence. And if you think of it that way, the mystery of existence is something that we have wondered about ever since people began asking questions about who we are and where we come from. So while those questions are now part of scientific research, they are much, much older than science. I’m talking about science as part of a much grander and older sort of questioning about who we are in the big picture of the universe. To me, as a theoretical physicist and also someone who spends time out in the mountains, this sort of questioning offers a deeply spiritual connection with the world, through my mind and through my body. Einstein would have said the same thing, I think, with his cosmic religious feeling.


Marcelo Gleiser, March 20, 2019.
(Adaptado de https://www.scientificamerican.com/article/atheism-is-inconsistent-with-the-scien tific-method-prizewinning-physicist-says/?redirect=1. Acessado em 15/05/2019.)


Qual das frases abaixo mais se aproxima das palavras de Gleiser reproduzidas acima?



a)

“O bom da ciência é que ela é verdadeira, quer se acredite nela ou não.” (Neil deGrasse Tyson)

b)

“Ciência é a única religião da humanidade.” (Arthur Clarke)

c)

“Ciência é a chave do nosso futuro.” (Bill Nye)

d)

“Ciência não é apenas compatível com espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade.” (Carl Sagan)

Resolução

Vamos ler o texto em português:

Para mim, a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência. E se você pensa nela desse jeito, o mistério da existência é algo sobre o que temos nos perguntado desde que as pessoas começaram a fazer perguntas sobre quem somos e de onde viemos. Assim, apesar de essas questões agora fazerem parte da pesquisa científica, elas são muito, muito mais velhas que a ciência. Estou falando sobre ciência como parte de um tipo muito maior e mais antigo de questionamentos sobre quem somos no quadro geral do universo. Para mim, como físico teórico e também alguém que passa um tempo nas montanhas, esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo, através da minha mente e através do meu corpo. Einstein teria dito a mesma coisa, eu acho, com seu cósmico sentimento religioso.

A questão solicita que o candidato indique qual das frases das alternativas mais se aproxima das palavras de Gleiser. É importante, portanto, observar que Gleiser busca conectar ciência e espiritualidade, por exemplo, em "science is one way of connecting with the mystery of existence" ("a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência") e depois em "as a theoretical physicist (...), this sort of questioning offers a deeply spiritual connection with the world" ("como um físico teórico (...), esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo")

a) Incorreta. A frase de Tyson defende a veracidade plena da ciência; independentemente da crença do indivíduo, a ciência sempre será verdadeira. Tal ideia não se coaduna com a defendida por Gleiser, pois não faz qualquer conexão entre ciência e espiritualidade.

b) Incorreta. Clarke afirma que a humanidade tem na ciência sua única religião, sua única prova e prática de fé. Tal ideia não se coaduna com a defendida por Gleiser, uma vez que, enquanto Gleiser tenta conectar ciência e espiritualidade - não necessariamente ciência e religião - a afirmação de Clarke unifica ciência e religião e não seria possível conectar duas coisas se elas já são uma única coisa.

c) Incorreta. Nye afirma que nosso futuro depende da ciência, enquanto Gleiser busca relacionar ciência com espiritualidade.

d) Correta. Sagan afirma que a ciência, para além de ser compatível com espiritualidade, é ela mesma fonte profunda de espiritualidade. O autor aproxima dois campos até então díspares: ciência (forma de conhecimento da realidade que obedece a leis comprovadas experimentalmente) e espiritualidade (propensão humana a buscar o significado da vida por meio daquilo que transcende o experimentalismo), a exemplo de Gleiser, que afirma “(...) a ciência é uma maneira de se conectar com o mistério da existência. (...) o mistério da existência é algo sobre o que temos nos perguntado desde que as pessoas começaram a fazer perguntas sobre quem somos e de onde viemos. (...) essas perguntas agora fazem parte da pesquisa científica, elas são muito, muito mais velhas que a ciência. Estou falando sobre ciência como parte de um tipo muito maior e mais antigo de questionamentos sobre quem somos no quadro geral do universo. (...) esse tipo de questionamento oferece uma conexão profundamente espiritual com o mundo”.