Logo UNICAMP

Unicamp 2020 - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Relação Fundamental da Trigonometria Soma de Arcos

A figura abaixo exibe o triângulo retângulo ABC, em que AB=AM=MC.  Então, tgθ é igual a



a)

12

b)

13

c)

14

d)

15

Resolução

Considere a figura com as suas marcações:

Sabendo que o triângulo ABM é retângulo e isósceles, podemos concluir que α=45°. Daí, aplicando trigonometria no triângulo ABC, encontramos:

tgα+θ=2aatg45°+θ=2

Aplicando a soma de arcos da tangente, segue que:

tg45°+θ=tg45°+tgθ1-tg45°·tgθ=1+tgθ1-tgθ=2

1+tgθ=2-2·tgθ3tgθ=1tgθ=13

 

 

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Polinomial de Grau Maior que 2 Polinômio

Seja a função polinomial do terceiro grau f(x)=x³-x²-2x+1, definida para todo número real 𝑥. A figura abaixo exibe o gráfico de y=f(x), no plano cartesiano, em que os pontos 𝐴, 𝐵 e 𝐶 têm a mesma ordenada. A distância entre os pontos 𝐴 e 𝐶 é igual a

 



a)

2.

b)

22

c)

3.

d)

32

Resolução

Veja que o ponto B pertence ao eixo Oy. Desse modo, podemos escrever:

B=0, yB

Daí, como o gráfico passa por B:

yB=f0yB=03-02-2·0+1yB=1

Como todos possuem a mesma ordenada, temos que yA=yC=1.

Desse modo, precisamos encontrar os valores das abscissas de A e de C de modo que y=fx=1. Assim:

fx=1 x3-x2-2x+1=1x3-x2-2x=0

Fatorando a equação, temos:

x·x2-x-2=0

Para que o produto seja nulo temos que pelo menos um dos fatores seja nulo:

(1) x=0.

(2) x2-x-2=0x=2  ou  x=-1

 

Desse modo, temos que xA=-1xB=0 e xC=2.

Logo, a distância de A até C é:

AC=dA,C=xA-xC=-1-2AC=3

 

 

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Estudo Analítico da Circunferência

Sabendo que 𝑐 é um número real, considere, no plano cartesiano, a circunferência de equação x2+y2=2cx. Se o centro dessa circunferência pertence à reta de equação x+2y=3, então seu raio é igual a



a)

2.

b)

3.

c)

2.

d)

3.

Resolução

Para encontrar o centro da circunferência, podemos transformar a equação geral em reduzida a partir do completamento de quadrados:

x2+y2-2cx=0x2-2cx+c2x-c2+y2=c2x-c2+y2=c2

Daí, concluímos que o centro é dado por  C=c, 0 e o raio é dado por R=c.

Sabendo que C pertence à reta, então as coordenadas de C satisfazem a equação da reta. Daí:

 c+2·0=3c=3

Como R=c, então R=3.

 

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cubo Pirâmides

Se um tetraedro regular e um cubo têm áreas de superfície iguais, a razão entre o comprimento das arestas do tetraedro e o comprimento das arestas do cubo é igual a



a)

23.

b)

243

c)

234

d)

2434

Resolução

Sejam l e a, respectivamente, os comprimentos das arestas do tetraedro regular e do cubo.

 

A área de superfície do tetraedro regular é igual a

ATetraedo = 4·l234=l23

Já a área de superfície do cubo é

ACubo = 6a2

Sabendo que ATetraedro = ACubo, temos:

l23 = 6a2  l2a2 = 63  la2= 2·3 la = 2·34

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mudança de Estado Físico

Em 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame de Paris ardeu em chamas, atingindo temperaturas de 800 °C. Estima-se que, na construção da catedral, foram empregadas pelo menos 300 toneladas de chumbo. Material usual à época, o chumbo é um metal pesado com elevado potencial de contaminação em altas temperaturas. Sabendo que o ponto de fusão do chumbo é de 327,5 °C e seu ponto de ebulição é de 1750 °C, identifique a curva que pode representar o histórico da temperatura de uma porção de chumbo presente na catedral ao longo do incêndio, bem como o fenômeno corretamente relacionado ao potencial de contaminação.



a)

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura.

b)

O potencial de contaminação estaria associado à ebulição do chumbo em alta temperatura.

c)

O potencial de contaminação estaria associado à ebulição do chumbo em alta temperatura.

d)

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura.

Resolução

O chumbo mudará de estado físico duas vezes com temperatura constante ao longo do histórico de temperatura, na fusão e na solidificação, e ambas acontecem na mesma temperatura: 327,5 °C. A ebulição, que também acontece com temperatura constante de 1750 °C, não seria atingida pelo incêndio (que atingiu 800 °C). Assim, o gráfico que tem o histórico com duas temperaturas constantes no aquecimento e no resfriamento em valores idênticos é o da alternativa D.

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura, já que a temperatura mais alta no incêndio (800 °C) não é o suficiente para que o chumbo entre em ebulição, uma vez que a temperatura de ebulição é 1750 °C.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceito de Pressão de Vapor

O “Ebulidor de Franklin” é um brinquedo constituído de dois bulbos de vidro conectados por um tubo espiralado, preenchido com líquido colorido. Seu uso consiste em encostar a mão na base do bulbo inferior, fazendo com que o líquido seja aquecido e ascenda para o bulbo superior. Popularmente, a libido de uma pessoa é avaliada com base na quantidade de líquido que ascende. O sucesso de venda, obviamente, é maior quanto mais positivamente o brinquedo indicar uma “alta libido”. Abaixo apresenta-se um gráfico da pressão de vapor em função da temperatura para dois líquidos, A e B, que poderiam ser utilizados para preencher o “Ebulidor de Franklin”.

Considerando essas informações, é correto afirmar que a pressão no interior do brinquedo



a)

não se altera durante o seu uso, e o ebulidor com o líquido A teria mais sucesso de vendas.

b)

aumenta durante o seu uso, e o ebulidor com o líquido A teria mais sucesso de vendas.

c)

não se altera durante o seu uso, e o ebulidor com o líquido B teria mais sucesso de vendas.

d)

aumenta durante o seu uso, e o ebulidor com o líquido B teria mais sucesso de vendas.

Resolução

O "Ebulidor de Franklin" consiste em um sistema fechado que contém um líquido em equilíbrio dinâmico com seu vapor. Durante o uso do brinquedo, o líquido é aquecido e, de acordo com o gráfico do enunciado, a elevação da temperatura causa um aumento da pressão de vapor e, consequentemente, a pressão interna do brinquedo aumenta.

O líquido mais adequado para o brinquedo deve ter uma alta pressão de vapor, pois é o vapor que empurra o líquido para cima. Observa-se que o líquido A tem maior pressão de vapor do que o líquido B para diferentes temperaturas, ou seja, o líquido A é o mais adequado para ser utilizado no “Ebulidor de Franklin”.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sistemas

O Termômetro de Galileu (Figura A) é uma forma criativa de se estimar a temperatura ambiente. Ele consiste em uma coluna de vidro preenchida com um líquido. Em seu interior, são colocadas várias bolas de vidro colorido calibradas e marcadas para a leitura da temperatura. As bolas de vidro sobem ou descem em função da temperatura. A sensibilidade do Termômetro de Galileu reside na sua capacidade de separar duas leituras de temperaturas. A figura B é um gráfico de densidade em função da temperatura para água e etanol, dois líquidos que poderiam ser usados no termômetro.


De acordo com essas informações e os conhecimentos de química, a leitura correta da temperatura do termômetro representado na Figura A pode ser indicada pela bola de vidro que se situa



a)

mais abaixo entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que a água proporcionaria um termômetro mais sensível.

b)

mais acima entre as que se encontram na parte de baixo do tubo, sendo que a água proporcionaria um termômetro mais sensível.

c)

mais acima entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que o etanol proporcionaria um termômetro mais sensível.

d)

mais abaixo entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que o etanol proporcionaria um termômetro mais sensível.

Resolução

No termômetro de Galileu, o líquido que proporcionaria um termômetro mais sensível é aquele que variaria mais a densidade em função da temperatura e, pelo gráfico apresentado, o etanol apresenta uma variação de densidade maior que a da água. Logo, o etanol proporcionaria um termômetro mais sensível.

No registro de temperatura, a bola de vidro que se encontra mais abaixo na parte de cima do tubo desce primeiro com o aumento da temperatura e diminuição da densidade do líquido. Já a bola de vidro que se encontra mais acima na parte de baixo do tubo sobe primeiro com a diminuição da temperatura e aumento da densidade do líquido. Portanto, ou a bola de vidro que está mais abaixo entre as que se encontram na parte de cima do tubo ou a bola que está mais acima entre as que se encontram na parte de baixo do tubo são as mais indicadas para a leitura da temperatura.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sistemas

As caldeiras são utilizadas para alimentar máquinas nos mais diversos processos industriais, para esterilização de equipamentos e instrumentos em hospitais, hotéis, lavanderias, entre outros usos. A temperatura elevada da água da caldeira mantém compostos solubilizados na água de alimentação que tendem a se depositar na superfície de troca térmica da caldeira. Esses depósitos, ou incrustações, diminuem a eficiência do equipamento e, além de aumentar o consumo de combustível, podem ainda resultar em explosões. A tabela e a figura a seguir apresentam, respectivamente, informações sobre alguns tipos de incrustações em caldeiras, e a relação entre a espessura da incrustação e o consumo de combustível para uma eficiência constante.

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as curvas A e B podem representar, respectivamente, informações sobre incrustações



a)

de sulfato e de carbonato.

b)

de sulfato e de sílica.

c)

de sílica e de carbonato.

d)

de carbonato e de sílica.

Resolução

A incrustação baseada em sílica, por ter menor condutividade térmica, é menos eficiente na transmissão do calor e, para manter uma eficiência constante da caldeira, ocorre um maior consumo de combustível. A curva A é a que apresenta maior consumo de combustível à medida em que a incrustação vai aumentando, portanto, é a curva referente à incrustação com base de sílica. Já a curva B é a inscrustação com base de carbonato, a qual apresenta condutividade térmica intermediária (maior que a da sílica e menor que a do carbonato) e o incremento do consumo de combustível é menor que a incrustação com base de sílica.

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Transformações de Gases

Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás hélio e só murcham definitivamente se apresentarem algum vazamento. Imagine que um cliente tenha comprado um desses balões e, após sair da loja, retorna para reclamar, dizendo: “não bastasse a noite fria que está lá fora, ainda tenho que voltar para trocar o balão com defeito”. O vendedor da loja, depois de conversar um pouco com o cliente, sugere não trocá-lo e afirma que o balão está



a)

como saiu da loja; garante que estará normal na casa do cliente, pois as moléculas do gás irão aumentar de tamanho, voltando ao normal num ambiente mais quente.

b)

como saiu da loja; garante que não há vazamento e que o balão estará normal na casa do cliente, considerando que o gás irá se expandir num ambiente mais quente.

c)

murcho; propõe enchê-lo com ar, pois o balão é menos permeável ao ar, o que garantirá que ele não irá murchar lá fora e, na casa do cliente, irá se comportar como se estivesse cheio com hélio.

d)

murcho; propõe enchê-lo novamente com hélio e garante que o balão não voltará a murchar quando for retirado da loja, mantendo o formato na casa do cliente.  

Resolução

Pelo enunciado, o cliente afirma que a noite esta fria, com isso, devido à redução de temperatura, houve uma contração do volume do gás dentro do balão e por isso ele murchou. Quando a temperatura aumentar, o gás irá se expandir voltando ao volume original.

Isso pode ser verificado, pois, considerando a pressão aproximadamente constante, temos que  VT=constante. Ou seja, o volume do gás e a temperatura são grandezas diretamente proporcionais. Assim, ao sair da loja, a temperatura do gás diminui, pois a noite está fria, consequentemente seu volume diminuirá. Ao voltar à loja, por estar mais quente, o gás volta a ter a temperatura elevada e, por consequência, seu volume volta a expandir.

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Expressões de Concentração

Um medicamento se apresenta na forma de comprimidos de 750 mg ou como suspensão oral na concentração de 100 mg/mL. A bula do remédio informa que o comprimido não pode ser partido, aberto ou mastigado e que, para crianças abaixo de 12 anos, a dosagem máxima é de 15 mg/kg/dose. Considerando apenas essas informações, conclui-se que uma criança de 11 anos, pesando 40 kg, poderia ingerir com segurança, no máximo,



a)

6,0 mL da suspensão oral em uma única dose.

b)

7,5 mL da suspensão oral, ou um comprimido em uma única dose.

c)

um comprimido em uma única dose.

d)

4,0 mL da suspensão oral em uma única dose.

Resolução

A dose máxima para uma criança de 11 anos, ou seja, abaixo de 12 anos é 15 mg/kg/dose. Como a criança tem 40 kg, temos:

15 mg/dose    1 kg                   x   40 kg

x=40·15=600 mg/dose

Como um comprimido apresenta 750 mg e não pode ser partido, a criança não poderia tomá-lo dessa forma. Já a suspensão oral apresenta 100 mg/mL, sendo possível determinar o volume máxima de suspensão que poderia ser ingerido:

100 mg   1 mL600 mg   y

y = 600100=6 mL