Logo UNICAMP

Questão 45 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 45

Mudança de Estado Físico

Em 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame de Paris ardeu em chamas, atingindo temperaturas de 800 °C. Estima-se que, na construção da catedral, foram empregadas pelo menos 300 toneladas de chumbo. Material usual à época, o chumbo é um metal pesado com elevado potencial de contaminação em altas temperaturas. Sabendo que o ponto de fusão do chumbo é de 327,5 °C e seu ponto de ebulição é de 1750 °C, identifique a curva que pode representar o histórico da temperatura de uma porção de chumbo presente na catedral ao longo do incêndio, bem como o fenômeno corretamente relacionado ao potencial de contaminação.



a)

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura.

b)

O potencial de contaminação estaria associado à ebulição do chumbo em alta temperatura.

c)

O potencial de contaminação estaria associado à ebulição do chumbo em alta temperatura.

d)

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura.

Resolução

O chumbo mudará de estado físico duas vezes com temperatura constante ao longo do histórico de temperatura, na fusão e na solidificação, e ambas acontecem na mesma temperatura: 327,5 °C. A ebulição, que também acontece com temperatura constante de 1750 °C, não seria atingida pelo incêndio (que atingiu 800 °C). Assim, o gráfico que tem o histórico com duas temperaturas constantes no aquecimento e no resfriamento em valores idênticos é o da alternativa D.

O potencial de contaminação estaria associado à evaporação do chumbo em alta temperatura, já que a temperatura mais alta no incêndio (800 °C) não é o suficiente para que o chumbo entre em ebulição, uma vez que a temperatura de ebulição é 1750 °C.