Logo UNICAMP

Questão 2 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Culture


(Disponível em https://licensing.andrewsmcmeel.com/features/ba?date=2004-08-03. Acessado em 22/05/2019.)


A tirinha apresentada



a)

ironiza uma ideia de liberdade de expressão.

b)

critica políticas de imigração do governo dos EUA.

c)

defende uma visão de inglês como língua mundial.

d)

desaprova o uso da língua materna de imigrantes nos EUA.

Resolução

Vamos ler o texto em português:

- Billy, é muito rude vir à minha casa e dizer ao meu pai que ele não pode falar espanhol.
- Ei, essa é a América! As pessoas têm o direito de dizer o que quiserem!

...
Desde que, você sabe, seja em inglês.

 

a) Correta. A tirinha critica uma ideia de liberdade de expressão que valoriza mais aquilo que é dito em inglês e por norte-americanos do que em qualquer outra língua ou por imigrantes, no caso, por aqueles que falam espanhol. A ironia reside na tomada de consciência do personagem que usa a camiseta com os dizerem "clube do poder gringo!" e critica o pai do amigo por falar espanhol. Em seguida, ele é criticado pelo amigo pela inadequação de sua postura na casa do anfitrião e argumenta que, na América, pode-se dizer o que se quiser, pois existiria "liberdade de expressão". No entanto, no último quadro, após breve reflexão, vem a tomada de consciência de que tal liberdade é parcial, pois é condicionada à expressão ser emitida em inglês - ou seja, alguns têm mais liberdade do que outros.  

b) Incorreta. Nada no diálogo da tirinha permite inferir que se trata de uma crítica à política de imigração do governo dos EUA.

c) Incorreta. A tirinha não defende uma visão de inglês como língua mundial, e sim faz uma crítica à suposta soberania de direitos dos norte-americanos.

d) Incorreta. A tirinha não desaprova o uso da língua materna (no caso, o espanhol) por imigrantes nos EUA, apenas, a partir da crítica de um norte-maericano a um imigrante por ele falar em espanhol, inicia uma reflexão sobre a ideia de liberdade de expressão.