Logo UNICAMP

Questão 23 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 23

Correntes marítimas (Climatologia) Furacão

Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5°C, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade.
A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique.



a)

A corrente marítima das Agulhas foi responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas de baixa pressão situadas no canal de Moçambique.

b)

O clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique faz com que as águas de sua costa estejam sempre aquecidas, favorecendo assim a formação dos ciclones.

c)

Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique têm origem no encontro das águas quentes do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, no cabo da Boa Esperança.

d)

A corrente marítima de Benguela foi responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar.

Resolução

Observando o Mapa a seguir, notamos que a corrente quente que atua no litoral do sudeste africano é a corrente quente das Agulhas, aquecendo o mar de Moçambique.

A corrente quente atua aquecendo o canal oceânico entre Moçambique e Madagascar, e é sabido que o elemento inicial para a formação de um ciclone atípico é o aquecimento oceânico. Tal aquecimento gera uma baixa pressão que atrai os ventos que por ali passam oriundos dos 30° de latitude (alta pressão atmosférica). Com a formação de tempestades elétricas originadas pela ascensão do ar quente e úmido da baixa pressão, temos o acirramento da velocidade de rotação dos ventos em torno da baixa pressão atmosférica e a formação dos furacões.

a) Correta. Está correto dizer que a corrente marítima das Agulhas é responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas entre Moçambique e Madagascar e pela formação ou amplificação da zona de baixa pressão (ciclone tropical) situada no canal.

 b) Incorreta. Não há a formação ou existência de áreas com clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique, e mesmo que houvesse não seria possível afirmar que tal fato influenciaria diretamente no aquecimento das águas da costa moçambicana a ponto de favorecer a formação dos ciclones.

 c) Incorreta. Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique não têm origem no encontro das águas do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, além do que estas não são quentes de fato, uma vez que estão em rota de passagem de correntes frias que circundam o Ártico.

 d) Incorreta. A corrente marítima de Benguela passa pelo litoral oeste africano, banhando a Namíbia, e não passa por Moçambique, não podendo assim ser responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar. Vale lembrar também que Benguela é uma corrente fria, e não quente.