Logo FUVEST

Fuvest 2022 - 1ª fase


Questão 71 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Lei de Hess

Oxigênio (O2) e ozônio (O3) estão em constante processo de consumo e produção na estratosfera, como representado pelas equações químicas a seguir. As reações I e II ilustram etapas da produção de ozônio a partir de oxigênio, e a reação III mostra a restauração de oxigênio a partir de ozônio.


O ΔHII, relacionado à reação II, pode ser calculado a partir dos dados fornecidos para as reações I e III. O valor de ΔHII, em kcal/mol de O2 consumido, é igual a:



a)

-90,5

b)

-55,0

c)

+27,5

d)

+48,5

e)

+55,0

Resolução

Para obter o valor da variação de entalpia (ΔHII), deve-se inverter a primeira equação (invetendo o valor de ΔHI) e inveter a terceira equação multiplicando o valor da variação de entalpia por três, que é equivalente à quantidade em mol de O2 na reação (observe que a tabela traz os valores por mol de O2). Assim, temos:

 

Equação I invertida:     2O·  O2            H = +118 kcalEquação III invertida:     3 O2  2 O3      H = -21 kcal×3 = -63 kcal________________________________________________________________________Equação II:                 2 O2  + 2 O·  2 O3       HII= (118 - 63) kcal =+55 kcal

 

A variação de entalpia calculada refere-se ao consumo de 2 mols de O2 na reação. Portando, a variação de entalpia (ΔHII) envolvida no consumo de 1,0 mol de O2 será:

      55 kcal absorvidos --- 2,0 mol de O2         HII          -----1,0 mol de O2        HII  = +27,5 kcal/mol de O2     

Questão 72 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Átomo Efeito Fotoelétrico

Alguns equipamentos de visão noturna têm seu funcionamento baseado no efeito fotoelétrico, uma das primeiras descobertas que contribuíram para o surgimento da
mecânica quântica. Nesses equipamentos, fótons de frequência f emitidos por um objeto incidem sobre uma superfície metálica. Elétrons são então liberados da superfície e acelerados por um campo elétrico. Em seguida, o sinal eletrônico é amplificado e produz uma imagem do objeto.

Diferentemente do que a física clássica prevê, apenas os elétrons com energia hf acima de uma certa energia mínima E0 são liberados da superfície metálica.

Considerando a incidência de fótons com frequência da ordem de 1014 Hz, a ordem de grandeza do valor limite de E0 para que o equipamento funcione deve ser:
 



a)

10−50 J

b)

10−40 J

c)

10−30 J

d)

10−20 J

e)

10−10 J

Resolução

O valor de energia limite (Eo) para que ocorra o efeito fotoelétrico a partir da incidência de fótons de frequência "f" é dado pela equação de Planck:

Eo = h.f  

Considerando fótons de frequência associada da ordem de 1014 Hz, teremos os seguintes valores possíveis de f:

10.1013 Hz  f 10.1014 Hz

Portanto, o valor de Eo pode estar no intervalo:

Eo,min = 6,63.10-34.10.1013  Eo,min =2,096.10-20 J  (ordem de grandeza: 10-20)Eo,max = 6,63.10-34.10.1014  Eo,max =2,096.10-19J (ordem de grandeza: 10-19)

Logo,

2,096.10-20 J  Eo 2,096.10-19J

Sendo assim, o valor limite de Eo pode estar entre valores da ordem de 10-20 J e 10-19 J para que o equipamento funcione.

Questão 73 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gráfico de Cinética Química

As reações de hidrólise de ésteres, quando realizadas em meio aquoso, podem ser catalisadas pela adição de ácido, sendo a reação mais lenta em meios próximos da neutralidade.

Duas reações idênticas para a hidrólise desse éster foram realizadas nas mesmas condições, variando apenas o pH do meio: uma delas foi conduzida em pH=2 e outra em pH=6. Qual dos seguintes diagramas representa de forma mais adequada a quantidade de ácido graxo formada em função do tempo de reação para as hidrólises em pH=2 e pH=6?



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

Como a formação do ácido graxo é favorecida, do ponto de vista cinético, pela acidificação do meio, espera-se que em pH = 2 a formação dessa espécie seja mais rápida que em pH = 6. Considerando as curvas das alternativas,

a) Correta. Nota-se que, ambas as curvas apresentam crescimento ao longo do tempo, indicando que o ácido graxo é produto da reação e, a curva associada ao pH = 2 é mais inclinada que a curva correspondente ao pH=6 durante a ocorrência da reação, evidenciando que a formação do produto é mais rápida em meio mais ácido.

b) Incorreta. A curva em pH = 6 é decrescente, indicando que a quantidade de ácido graxo decai com o tempo nessa condição, o que não é coerente já que essa espécie é produto da reação e, portanto, sua quantidade aumenta ao longo do tempo até o término da reação. 

c) Incorreta.  As curvas apresentam perfil de variação coerente com o fato de o ácido graxo ser produto da reação, entretanto, nota-se que a variação em pH=6 ocorre com maior velocidade que em pH = 2 (maior inclinação da curva pontilhada) o que sugere uma inibição cinética decorrente da acidificação do meio. 

d) Incorreta. As curvas apresentam redução da quantidade de ácido graxo em ambas as condições, perfil associado a reagentes de uma reação e não a produtos como deve ser correlacionado para espécie em questão.

e) Incorreta. As curvas apresentam diminuição da quantidade de ácido graxo em ambas as condições, perfil associado a reagentes de uma reação e não a produtos como deve ser correlacionado para espécie em questão.

Questão 74 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equilíbrio Heterogênio

Cálculos renais, conhecidos popularmente por “pedras nos rins”, consistem principalmente em oxalato de cálcio, CaC2O4, espécie cuja constante de solubilidade KPS é de aproximadamente 2 × 10 -9. Os íons oxalato, presentes em muitos vegetais, reagem com os íons cálcio para formar oxalato de cálcio, que pode gradualmente se acumular nos rins. Supondo que a concentração de íons cálcio no plasma sanguíneo seja de cerca de 5 × 10-3 mol/L, qual seria a concentração mínima, em mol/L, de íons oxalato para que CaC2O4 precipitasse?

Note e adote:
Desconsidere a presença de quaisquer outros íons e considere que a concentração no plasma é determinante para a precipitação do oxalato.



a)

4 × 10-13 

b)

10 × 10-12

c)

4 × 10-7

d)

2,5 × 10-6 

e)

1 × 10-5

Resolução

Como o sal oxalato de cálcio, CaC2O4, apresenta baixa solubilidade em água, isso favorece a formação de "pedras nos rins". Seu mecanismo de dissociação iônica é o seguinte:

CaC2O4(s)  Ca2+(aq)  +  C2O42-(aq)        Kps = 2,0.10-9

Sendo a concentração de íons cálcio no plasma sanguíneo cerca de 5,0.10-3 mol/L, a concentração mínima de oxalato para que ocorra precipitação é a seguinte:   

         Kps = [Ca2+].[C2O42-] 2,0.10-9 = 5,0.10-3 . [C2O42-] [C2O42-] = 2,0.10-95,0.10-3
 

[C2O42-] =4,0.10-7 mol/L

Questão 75 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Radioatividade

Um marcador radioativo 24Nafoi injetado em um ponto de um cano de água subterrâneo e, na sequência, com um detector sobre o solo, foi medida a radioatividade ao longo do percurso do cano. A figura a seguir esquematiza o local de injeção do marcador e o perfil da radioatividade detectada ao longo do cano.

Assinale a alternativa que melhor explica o perfil da radioatividade.

 

Note e adote:
Tempo de meia-vida do 24Na = 15 horas



a)

No trecho 2 o cano está completamente entupido, por isso a radioatividade diminui no trecho 3.

b)

No trecho 2 há uma fissura no cano, o que resulta em acúmulo de marcador nesse trecho do solo.

c)

O marcador radioativo flui no sentido contrário ao fluxo da água, acumulando-se no meio do cano.

d)

No trecho 3 a radioatividade é menor porque foi consumida por reações químicas ao longo do trecho 2.

e)

No trecho 2 a radioatividade diminui devido ao fato de a meia-vida do marcador ser curta.

Resolução

a) Incorreta. Se o cano estivesse totalmente entupido, não haveria nenhuma detecção de radioatividade no trecho 3, o que não ocorre segundo o gráfico. Embora seja mais baixa que nos trechos 1 e 2, há detecção de radioatividade no trecho final do cano, o que evidencia a passagem do isótopo 24Na para essa região.

b) Correta. De acordo com o gráfico, a detecção de radioatividade no trecho 2 é mais acentuada que nas demais regiões do cano. Isso pode ser associado a uma fissura no cano, o que leva a um vazamento da água, encharcando o solo nesta região e, consequentemente, levando ao acúmulo radioisótopo marcador 24Na, motivo pelo qual a deteção é mais acentuada.

c) Incorreta. Observa-se, pelo gráfico que há detecção de radioatividade por todo o cano a partir do local de injeção do 24Na. Isso evidencia que este marcador flui no sentido do fluxo de água (da esquerda para a direita), sendo disperso por toda a extensão do cano. 

d) Incorreta. A ocorrência de reações químicas envolvendo átomos de isótopos radioativos não altera a radioatividade de tais espécies. As reações químicas ocorrem por interações envolvendo as eletrosferas enquanto a atividade radioativa é devida à instabilidade nuclear. Portanto, a ocorrência de reações químicas envolvendo o 24Na não justificariam a diminuição da detecção de radioatividade no trecho 3. 

e) Incorreta. Embora não se saiba o comprimento exato do cano e o tempo do experimento realizado, o período de meia-vida de 15 horas, fornecido para o 24Na não é considerado como uma meia-vida curta (há radioisótopos que apresentam período de semidesintegração da ordem de microssegundos, por exemplo). Além disso, se o decaimento da detecção de radioatividade fosse devido à meia-vida do sódio, observaria-se uma diminuição também ocorrendo no trecho 1, o qual, considerando a escala da figura, é um trecho mais extenso que 2. 
Por fim, se as variações de detecção fossem devidas à meia-vida, não haveria um pico no trecho 2 já que, a atividade radioativa de uma espécie apenas diminui ao longo do tempo. 

Questão 76 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

pH e pOH Hidrólise Salina Deslocamento de Equilíbrio

O hidróxido de alumínio AlOH3, ao precipitar em solução aquosa, forma um sólido gelatinoso que pode ser usado como agente floculante no tratamento de água. Essa precipitação pode ocorrer pela adição de um hidróxido solúvel a uma solução aquosa ácida contendo um sal de alumínio solúvel, como o AlCl3. Entretanto, adicionando-se excesso de hidróxido ao meio, há a formação de íons AlOH4-, espécie solúvel em água, e o precipitado se solubiliza novamente. Dessa forma, dependendo do pH do meio, uma dentre as espécies  AlOH4-aq, AlOH3s e Al3+aq estará presente na solução em quantidade maior que as demais, como exemplificado no esquema.

A alternativa que mostra corretamente qual das espécies estará em quantidade maior que as duas outras em cada faixa de pH é:



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

O sal cloreto de alumínio, como citado no texto, é solúvel em meio aquoso apresentando a seguinte dissociação:

AlCl3(aq)  Al(aq)3+ + 3 Cl(aq)-

Em soluções ácidas, o hidróxido de alumínio apresentará o seguinte equilíbrio químico (Eq.1):

Al(OH)3(s)  + 3 H(aq)+  3 H2O(l)  +  Al(aq)3+ 

A adição de hidróxido em excesso à base Al(OH)3, como citado no texto, leva à formação do íon Al(OH)4-, como mostrado a seguir (Eq.2) :

Al(OH)3(s)  +  OH(aq)-  Al(OH)4- 

Sendo assim, temos:

Espécie A: Para o intervalo de pH entre 4,0 e 5,0, região ácida, o aumento da concentração hidrogeniônica, isto é, concentração de [H+], provoca, segundo Le Chatelier, o deslocamento do equilíbrio químico Eq.1 para a direta, o que deve ocasionar predominância dos íons Al3+.

Espécie B: Para o intervalo de pH entre 6,0 e 7,0, região de caráter levemente ácido, a diminuição da concentração hidrogeniônica provoca, segundo Le Chatelier, o deslocamento do equilíbrio químico Eq. 1 para a esquerda fazendo predominar  os íons Al(OH)3(s).

Espécie C: Para o intervalo de pH entre 8,0 e 9,0, região básica, o aumento da concentração hidroxiliônica ou de [OH-] provoca, segundo Le Chatlier, o deslocamento do equilíbrio químico Eq. 2 para a direta, fazendo predominar os íons Al(OH)4-.

Questão 77 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Expressões de Concentração Quantidades em Química

Para o monitoramento ambiental no entorno de um posto de gasolina, coletou-se uma amostra de solo que foi submetida de forma integral à análise de naftaleno, um composto presente na gasolina. A concentração encontrada foi de 2,0 mg de naftaleno por kg de solo úmido. Sabendo que essa amostra de solo contém 20% de água, qual é o resultado dessa análise por kg de solo seco?



a)

0,4 mg/kg

b)

1,6 mg/kg

c)

2,0 mg/kg

d)

2,2 mg/kg

e)

2,5 mg/kg

Resolução

O naftaleno é um hidrocarboneto aromático com fórmula molecular C10H8 e a conentração desse composto citada no texto é de 2,0 mg/kg de solo úmido.

Cálculo da massa de solo seco (m(solo seco)) presente em 1 kg de solo úmido com 20% de H2O e 80% de sólidos:

m(solo seco) = 80100 . 1,0 kgm(solo seco) =0,8 kg

Cálculo da concentração (p) de naftaleno (C10H8) presente em 1,0 kg de solo seco:

   2,0 mg de C10H8  ------ 0,8 kg de solo seco           p            --------1,0 kg de solo seco                            p = 2,5 mg/kg

Questão 78 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Solubilidade de Sais Reação de Dupla Troca

O cátion Ba2+ pode apresentar toxicidade aos humanos, dependendo de sua concentração e forma química. Por exemplo, BaSO4 é pouco tóxico, sendo usado como contraste radiológico, por ser insolúvel em solução aquosa, enquanto BaCO3 e BaNO32 são muito tóxicos, pois liberam Ba2+ no organismo. Em um laboratório foram feitos dois testes de solubilidade para identificar o conteúdo de três frascos não rotulados que poderiam ser de BaNO32, BaCO3 ou BaSO4. Os resultados dos dois testes de solubilidade são apresentados a seguir.

Frasco Teste I: Adição de H2O destilada à temperatura ambiente Teste II: Adição de HCℓ diluído à temperatura ambiente
1 Insolúvel, não houve liberação de gás Insolúvel, não houve liberação de gás
2 Insolúvel, não houve liberação de gás Solúvel, houve liberação de gás incolor
3 Solúvel, não houve liberação de gás Solúvel, não houve liberação de gás

Considerando os ensaios realizados, indique quais são os compostos contidos nos frascos 1, 2 e 3, respectivamente.



a)
  Frascos  
1 2 3
BaSO4 BaCO3 BaNO32

 

b)
  Frascos  
1 2 3
BaCO3 BaSO4 BaNO32
c)
  Frascos  
1 2 3
BaNO32 BaCO3 BaSO4
d)
  Frascos  
1 2 3
BaSO4 BaNO32 BaCO3
e)
  Frascos  
1 2 3
BaCO3 BaNO32 BaSO4
Resolução

Pelo teste I, adição de água destilada à temperatura ambiente, é possível identificar qual das amostras corresponde ao nitrato de bário (Ba(NO3)2) já que, dentre os sais apresentados, este é o único que apresenta elevada solubilidade em água (característica comum à grande maioria dos nitratos), portanto, como somente a amostra do frasco 3 apresentou-se solúvel em água, infere-se que o Ba(NO3)é o sal contido no frasco 3. A dissolução deste sal ocorre segundo a equação química

Ba(NO3)2 (s) água Ba2+(aq) + 2 NO3-(aq)

a qual leva à formação de íons em solução, não ocorrendo assim liberação de gases na transformação.


Pela realização do teste II, adição de HCl diluído à temperatura ambiente, identificou-se a amostra correspondente ao carbonato de bário (BaCO3) visto que este sal, assim como demais carbonatos, sofre reação de dupla troca com ácidos de Arrhenius formando ácido carbônico (H2CO3), o qual, por ser um ácido instável, se decompõe levando à liberação de CO2 gasoso. A sequência de reações a seguir ilustra a reação do carbonato de bário com ácido clorídrico (HCl) e seguida da decomposição do ácido carbônico:

BaCO3 (s) + 2 HCl(aq)  BaCl2 (aq) + H2CO3 (aq)H2CO3 (aq)  CO2 (g) + H2O(l)_________________________________________BaCO3 (s) + 2 HCl(aq)  BaCl2 (aq) +CO2 (g) + H2O(l)

Assim, como a amostra do frasco 2 foi solubilizada e levou à formação de gás, conclui-se que o BaCOé o sal contido no frasco 2. 


Por fim, infere-se que o BaSO4 é o sal contido no frasco 1. Este sal é praticamente insolúvel em água e, além disso, não sofre reação de dupla troca com HCl em solução diluída visto que há grande tendência  dos íons Ba2+ e SO42- ficarem agregados (forma sólida precipitada). Portanto, em ambos os testes, apresenta-se insolúvel e não leva à liberação de gás.

 

Questão 79 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Organização da produção industrial

Ao opor operários sob vigilância e operários a domicílio, a fábrica reduziu os seus custos sem se ver necessariamente obrigada a adotar uma tecnologia mais eficaz. O argumento da superioridade tecnológica não é, portanto, nem necessário nem suficiente para explicar o advento e o êxito da fábrica.

Stephen Marglin. “Origens e funções do parcelamento das tarefas”. Revista
de Administração de Empresas
, v.18, nº4. Rio de Janeiro, 1978, p.14.
Adaptado.

De acordo com o economista norte-americano, o triunfo da organização econômica fabril deve ser compreendido



a)

por meio do maciço investimento na tecnologia das grandes máquinas, diminuindo os custos da produção.

b)

pela capacidade de controlar e padronizar as diferentes etapas do processo produtivo por meio da disciplina.

c)

pelo processo de concentração de operários, que estimulou a disputa por vagas e a diminuição dos salários.

d)

através da substituição das formas artesanais das oficinas domésticas pela estrutura de guildas e corporações. 

e)

por meio de estratégias de gestão que incidiam na divisão do trabalho e na introdução de bônus por produtividade.

Resolução

a) Incorreta. Como o próprio texto menciona, "O argumento da superioridade tecnológica não é, portanto, nem necessário nem suficiente para explicar o advento e o êxito da fábrica" e, portanto, não foi o maciço investimento em tecnologia que proporcionou o êxito fabril.

b) Correta. O controle sobre o trabalhador é o aspecto ressaltado por Marglin, pois permitiu o estabelecimento de um modo de trabalho disciplinado, voltado a produzir com eficácia em grandes quantidades e no ritmo necessário às exigências da empresa. Dessa forma, a padronização dos processos e uma organização rígida foram os elementos que promoveram o mencionado "advento e o êxito da fábrica".

c) Incorreta. A fábrica não promoveu concentração de operários, mas opôs "operários sob vigilância e operários a domicílio", o que implicou em ganhos produtivos.

d) Incorreta. Embora tal realidade tenha ocorrido com o início da industrialização em países desenvolvidos (século XVIII), esse aspecto não é retratado no texto. 

e) Incorreta. Embora a divisão em diferentes etapas produtivas tenha sido um elemento importante, sobretudo a partir do final do século XIX, os bônus por produtividade não configuram uma estratégia adotada pelas empresas fabris, tampouco foram o motivo do êxito da organização da produção industrial perante a forma de produção artesanal.

Questão 80 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Expressionismo Brasil República

Cândido Portinari. “Os retirantes” (1944). In: Marília Balbi. Portinari: pintor do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 142.

Identifique a alternativa mais adequada para expressar as relações entre arte e sociedade no quadro:



a)

A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria.

b)

O quadro critica a incapacidade da SUDENE em propor políticas públicas para a população nordestina. 

c)

A pintura veicula uma mensagem de esperança, ao opor o céu azul aos tons terrosos para designar a aridez da paisagem.

d)

A imagem do grupo com corpos esquálidos e doentes evidencia uma visão preconceituosa sobre os nordestinos.

e)

A tela expressa fortes convicções religiosas, ao retratar o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica.

Resolução

a) Correta. A obra Os retirantes, de Portinari,  faz parte de uma série composta por mais duas obras: Criança morta e Enterro na Rede. Todas as peças apresentam a mesma temática e as mesmas tonalidades, conferindo uma unidade ao conjunto. Os temas centrais são a seca, as migrações em massa e a miséria, sendo que o pintor se posiciona de forma crítica diante de tais questões sociais. Portinari conta que as imagens vistas por ele quando criança foram constantes inspirações para sua obra, ressaltando como os retirantes o impressionavam, especialmente no contexto da grande seca de 1915, fenômeno responsável pela morte de milhares de pessoas e fuga de muitas outras. A figura dos retirantes representa para o artista uma reminiscência de sua infância, já que estes buscavam abrigo e melhores condições em São Paulo, passando por Brodósqui (cidade do pintor) e Portinari visitava os locais em que se encontravam os flagelados da seca juntamente com seus irmãos. O drama dos retirantes foi magistralmente interpretado nas obra de Portinari, sendo sua série considerada representativa de um "projeto utópico", no qual o artista parece apontar para uma realidade em que o trabalhador seja livre e a morte não seja uma fatalidade.

b) Incorreta. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, criada em de 15 de dezembro de 1959, foi uma forma de intervenção do Estado no Nordeste, com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da região. Ou seja, sua criação é posterior à obra de Portinari, sendo incorreto afirmar que a obra é uma crítica à atuação dessa instituição. 

c) Incorreta. Apesar do tom azulado do céu, não podemos considerar que essa cor veicula uma mensagem de esperança nessa obra. Embora o horizonte seja claro, o céu escurece gradativamente e está repleto de aves negras que rodeiam a família, fazendo uma alusão à morte, lembrada pela presença de urubus, ave que sorrateiramente aguarda a hora de se aproveitar daqueles que não resistem e morrem. 

d) Incorreta. A representação esquálida das personagens é, na verdade, uma denúncia das desigualdades sociais do período. Na representação da figura humana, Portinari atribui a elas uma fisionomia de cansaço e dor, e enquanto as crianças apresentam um olhar desolado, os adultos possuem expressões que indicam  desespero. No entanto, a adoção desse estilo de representação não é resultado de uma visão preconceituosa dos nordestinos, pelo contrário, dialoga com a própria biografia do pintor, trazendo questões sociais que o mobilizavam desde sua infância ao ver tantos imigrantes saindo das diversas partes do país, com trajetórias difíceis e destinos incertos. Trata-se, portanto, de uma crítica à desigualdade social que assola os retirantes. 

e) Incorreta. Embora a obra tenha algumas influências de representações religiosas, não é correto afirmar que ela possui "fortes convicções religiosas" e nem que retrata o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica. A representação de uma criança nua se apoiando na mãe, por exemplo, pode indicar uma influência das diveras imagens nas quais a Virgem Maria segura o menino Jesus no colo, geralmente sem suas roupas, tais como A Virgem com o Menino, abraçando a mãe, de Giovanni Bellini, ou Madona e Criança, de Rafael Sanzio. No entanto, apesar da presença dessas referências, o calvário dos retirantes não é retratado como uma passagem bíblica e a convicção religiosa não é o aspecto central expresso na obra.