Logo FUVEST

Questão 79 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 79

Organização da produção industrial

Ao opor operários sob vigilância e operários a domicílio, a fábrica reduziu os seus custos sem se ver necessariamente obrigada a adotar uma tecnologia mais eficaz. O argumento da superioridade tecnológica não é, portanto, nem necessário nem suficiente para explicar o advento e o êxito da fábrica.

Stephen Marglin. “Origens e funções do parcelamento das tarefas”. Revista
de Administração de Empresas
, v.18, nº4. Rio de Janeiro, 1978, p.14.
Adaptado.

De acordo com o economista norte-americano, o triunfo da organização econômica fabril deve ser compreendido



a)

por meio do maciço investimento na tecnologia das grandes máquinas, diminuindo os custos da produção.

b)

pela capacidade de controlar e padronizar as diferentes etapas do processo produtivo por meio da disciplina.

c)

pelo processo de concentração de operários, que estimulou a disputa por vagas e a diminuição dos salários.

d)

através da substituição das formas artesanais das oficinas domésticas pela estrutura de guildas e corporações. 

e)

por meio de estratégias de gestão que incidiam na divisão do trabalho e na introdução de bônus por produtividade.

Resolução

a) Incorreta. Como o próprio texto menciona, "O argumento da superioridade tecnológica não é, portanto, nem necessário nem suficiente para explicar o advento e o êxito da fábrica" e, portanto, não foi o maciço investimento em tecnologia que proporcionou o êxito fabril.

b) Correta. O controle sobre o trabalhador é o aspecto ressaltado por Marglin, pois permitiu o estabelecimento de um modo de trabalho disciplinado, voltado a produzir com eficácia em grandes quantidades e no ritmo necessário às exigências da empresa. Dessa forma, a padronização dos processos e uma organização rígida foram os elementos que promoveram o mencionado "advento e o êxito da fábrica".

c) Incorreta. A fábrica não promoveu concentração de operários, mas opôs "operários sob vigilância e operários a domicílio", o que implicou em ganhos produtivos.

d) Incorreta. Embora tal realidade tenha ocorrido com o início da industrialização em países desenvolvidos (século XVIII), esse aspecto não é retratado no texto. 

e) Incorreta. Embora a divisão em diferentes etapas produtivas tenha sido um elemento importante, sobretudo a partir do final do século XIX, os bônus por produtividade não configuram uma estratégia adotada pelas empresas fabris, tampouco foram o motivo do êxito da organização da produção industrial perante a forma de produção artesanal.