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Fuvest 2022 - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Logarítmica

A quantidade de bactérias em um líquido é diretamente proporcional à medida da turbidez desse líquido. O gráfico mostra, em escala logarítmica, o crescimento da turbidez x de um líquido ao longo do tempo t (medido em minutos), isto é, mostra log10xl em função de t. Os dados foram coletados de 30 em 30 minutos, e uma curva de interpolação foi obtida para inferir valores intermediários.

Disponível em https://fankhauserblog.wordpress.com/.

Com base no gráfico, em quantas vezes a população de bactérias aumentou, do instante t0 para o instante t1?



a)

2

b)

4

c)

5

d)

10

e)

100

Resolução

Podemos observar através do gráfico que para o instante t0 sua imagem é igual a -1,3. Ou seja, neste instante, a turbidez x0 é dada por:

log10x0=-1,3x0=10-1,3

Analogamente, no instante t1 sua imagem é igual a -0,3. Assim, a turbidez x1 neste instante é:

log10x1=-0,3x1=10-0,3

Assim, a razão entre a turbidez no instante t1 e a turbidez no instante t0 é:

x1x0=10-0,310-1,3=10-0,3--1,3=101=10

Como a quantidade de bactérias é diretamente proporcional à turbidez, então a população de bactérias no instante t1 é 10 vezes maior que no instante t0.

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Fatbergs are a growing scourge infesting cities around the world— some are more than 800 feet long and weigh more than four humpback whales. These gross globs, which can cause sewer systems to block up and even overflow, have been plaguing the U.S., Great Britain and Australia for the past decade, forcing governments and utilities companies to send workers down into the sewers armed with water hoses, vacuums and scrapers with the unenviable task of prying them loose.

"It is hard not to think of [fatbergs] as a tangible symbol of the way we live now, the ultimate product of our disposable, out of sight, out of mind culture," wrote journalist Tim Adams in The Guardian.

At their core, fatbergs are the accumulation of oil and grease that's been poured down the drain, congealing around flushed nonbiological waste like tampons, condoms and baby wipes. When fat sticks to the side of sewage pipes, the wipes and other detritus get stuck, accumulating layer upon layer of gunk in a sort of slimy snowball effect.

Fatbergs also collect other kinds of debris—London fatbergs have been cracked open to reveal pens, false teeth and even watches.

Restaurants are a big contributor to fatbergs: Thames Water, the London utilities company, found nine out of 10 fast-food eateries lacked adequate grease traps to stop fat from entering the sewers. Homeowners also contribute to the problem by pouring grease and fat down the sink.

Even though its component materials are soft, fatbergs themselves can be tough as rocks. Researchers have found a host of dangerous bacteria in fatbergs, including listeria and e.coli.

Fatbergs are notorious for their fetid smell, which can make even the hardiest sewer workers gag, and chipping away at one can release noxious gases.

The key to fatberg prevention is remembering the four Ps: Pee, poo, puke and (toilet) paper are the only things that should be flushed.

Newsweek, 14 March, 2019. Adaptado.


O texto informa que, na opinião do jornalista Tim Adams, os fatbergs



a)

integram a paisagem londrina, causando impacto em razão de suas dimensões.

b)

constituem representação real dos hábitos humanos atuais.

c)

simbolizam aspectos culturais submetidos a análises racionais.

d)

desafiam o repertório tecnológico da engenharia de águas.

e)

demonstram incentivo para que moradores consolidem seus costumes.

Resolução

O termo "Fatberg" é um neologismo do inglês fat (gordura) e do nórdico berg (montanha), formando fat + berg = fatberg, significando literalmente montanha de gordura.

Segundo o texto, os Fatbergs são um flagelo (scourge) crescente infestando cidades ao redor do mundo: alguns têm mais de 800 pés de comprimento e pesam mais de quatro baleias jubarte. Essas bolhas (globs) nojentas (gross), que podem fazer com que os sistemas de esgoto entupam e até transbordem, têm atormentado os EUA, a Grã-Bretanha e a Austrália na última década, forçando governos e empresas de serviços públicos a enviar, para os esgotos, trabalhadores armados com mangueiras de água, aspiradores e raspadores com a nada invejável tarefa de arrancá-los. "É difícil não pensar em [fatbergs] como um símbolo tangível da maneira como vivemos agora, o produto final de nossa cultura descartável, fora da vista, fora da mente", escreveu o jornalista Tim Adams no The Guardian.

a) Incorreta.  O Jornalista Tim Adams não afirma, como podemos ver pela tradução acima, que os fatbergs integram a  paisagem  londrina, causando impacto em razão de suas  dimensões. Se os fatbergs acontecem dentro dos sistemas de esgoto, não teria como eles integrarem a paisagem londrina.

b)  Correta. Como podemos ver no trecho traduzido acima, o jornalista Tim Adams acredita que os fatbergs constituem a representação  real  dos  hábitos  humanos atuais. Eles são, segundo o jornalista, um símbolo tangível da maneira como vivemos, um produto final da nossa cultura descartável.

c) Incorreta.  Para o jornalista Tim Adams os fatbergs não simbolizam  aspectos  culturais  submetidos  a  análises racionais. Eles são, sim, um produto final da nossa cultura, mas não estão sendo submetidos a análises racionais, pelo contrário, eles estão fora da vista e fora da mente.

d) Incorreta. No texto não há nada afirmando que os fatbergs desafiam  o  repertório  tecnológico  da  engenharia  de  águas.

e)  Incorreta. Os fatbergs, segundo o texto, demonstram que os moradores deveriam repensar seus costumes de jogar tudo no esgoto; eles não são um  incentivo  para  que  moradores  consolidem seus costumes. 

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Fatbergs are a growing scourge infesting cities around the world— some are more than 800 feet long and weigh more than four humpback whales. These gross globs, which can cause sewer systems to block up and even overflow, have been plaguing the U.S., Great Britain and Australia for the past decade, forcing governments and utilities companies to send workers down into the sewers armed with water hoses, vacuums and scrapers with the unenviable task of prying them loose.

"It is hard not to think of [fatbergs] as a tangible symbol of the way we live now, the ultimate product of our disposable, out of sight, out of mind culture," wrote journalist Tim Adams in The Guardian.

At their core, fatbergs are the accumulation of oil and grease that's been poured down the drain, congealing around flushed nonbiological waste like tampons, condoms and baby wipes. When fat sticks to the side of sewage pipes, the wipes and other detritus get stuck, accumulating layer upon layer of gunk in a sort of slimy snowball effect.

Fatbergs also collect other kinds of debris—London fatbergs have been cracked open to reveal pens, false teeth and even watches.

Restaurants are a big contributor to fatbergs: Thames Water, the London utilities company, found nine out of 10 fast-food eateries lacked adequate grease traps to stop fat from entering the sewers. Homeowners also contribute to the problem by pouring grease and fat down the sink.

Even though its component materials are soft, fatbergs themselves can be tough as rocks. Researchers have found a host of dangerous bacteria in fatbergs, including listeria and e.coli.

Fatbergs are notorious for their fetid smell, which can make even the hardiest sewer workers gag, and chipping away at one can release noxious gases.

The key to fatberg prevention is remembering the four Ps: Pee, poo, puke and (toilet) paper are the only things that should be flushed.

Newsweek, 14 March, 2019. Adaptado.


De acordo com o texto, o processo de bloqueio do fluxo de esgoto, provocado pelos fatbergs, ocorre



a)

por falha no sistema de limpeza das galerias a cargo das prefeituras.

b)

por conta do diâmetro estreito dos canos antigos.

c)

pela solidificação da água na tubulação, em virtude das baixas temperaturas.

d)

pela aderência da gordura e outros detritos nas laterais da tubulação.

e)

pelo descolamento de placas de concreto dentro da rede de abastecimento de água.

Resolução

Segundo o texto, em seu núcleo, os fatbergs são o acúmulo de óleo e graxa que foi derramado pelo ralo, congestionando em torno de resíduos não biológicos, como absorventes, preservativos e lenços umedecidos.
Quando a gordura gruda nas laterais dos canos de esgoto, os lenços e outros detritos ficam presos, acumulando camada sobre camada (layer) de porcarias (gunk) em uma espécie de efeito bola de neve viscosa (slimy).
Fatbergs também coletam outros tipos de detritos — fatbergs de Londres foram abertos para revelar canetas, dentes falsos e até mesmo relógios.
Restaurantes são um grande contribuinte para fatbergs: Água do Tâmisa, a empresa de utilidades de Londres, descobriu que nove em cada 10 restaurantes fast-food não tinham armadilhas (traps) de graxa adequadas para impedir que a gordura entrasse nos esgotos. Os proprietários também contribuem para o problema derramando graxa e gordura na pia.
Mesmo que seus materiais componentes sejam macios, os fatbergs podem ser duros como rochas. Pesquisadores encontraram um hospedeiro de bactérias perigosas em fatbergs, incluindo listeria e e.coli.
Fatbergs são notórios por seu cheiro fétido, que pode fazer mesmo os trabalhadores de esgoto (sewer) mais resistente engasgue (gag), e uma desbastada/erodida (chipping away) em um pode liberar gases nocivos.

 

a) Incorreta. Como podemos ver, na tradução acima, que o problema está no acúmulo de óleo, graxa e outros detritos que são despejados nos esgotos, não por falha no sistema de limpeza das galerias a cargo das prefeituras.

b) Incorreta. O problema não está no diâmetro estreito dos canos antigos, aliás, no texto não se menciona nada sobre o diâmetro ou a idade dos canos; o problema está na quantidade de gordura e outros detritos despejados no esgoto.

c) Incorreta. O bloqueio do fluxo não ocorre pela solidificação da água na tubulação em virtude das baixas temperaturas, e sim pela gordura que gruda na lateral dos canos de esgoto; os lenços e outros detritos ficam presos, acumulando camada sobre camada (layer) de porcarias (gunk) em uma espécie de efeito bola de neve viscosa (slimy).

d) Correta. O bloqueio se dá pela aderência da gordura e outros detritos nas laterais da tubulação.

e) Incorreta. Como podemos ver na tradução acima, nada é mencionado sobre um descolamento de placas de concreto dentro da rede de abastecimento de água.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Fatbergs are a growing scourge infesting cities around the world— some are more than 800 feet long and weigh more than four humpback whales. These gross globs, which can cause sewer systems to block up and even overflow, have been plaguing the U.S., Great Britain and Australia for the past decade, forcing governments and utilities companies to send workers down into the sewers armed with water hoses, vacuums and scrapers with the unenviable task of prying them loose.

"It is hard not to think of [fatbergs] as a tangible symbol of the way we live now, the ultimate product of our disposable, out of sight, out of mind culture," wrote journalist Tim Adams in The Guardian.

At their core, fatbergs are the accumulation of oil and grease that's been poured down the drain, congealing around flushed nonbiological waste like tampons, condoms and baby wipes. When fat sticks to the side of sewage pipes, the wipes and other detritus get stuck, accumulating layer upon layer of gunk in a sort of slimy snowball effect.

Fatbergs also collect other kinds of debris—London fatbergs have been cracked open to reveal pens, false teeth and even watches.

Restaurants are a big contributor to fatbergs: Thames Water, the London utilities company, found nine out of 10 fast-food eateries lacked adequate grease traps to stop fat from entering the sewers. Homeowners also contribute to the problem by pouring grease and fat down the sink.

Even though its component materials are soft, fatbergs themselves can be tough as rocks. Researchers have found a host of dangerous bacteria in fatbergs, including listeria and e.coli.

Fatbergs are notorious for their fetid smell, which can make even the hardiest sewer workers gag, and chipping away at one can release noxious gases.

The key to fatberg prevention is remembering the four Ps: Pee, poo, puke and (toilet) paper are the only things that should be flushed.

Newsweek, 14 March, 2019. Adaptado.


Considerado o contexto, os quatro elementos associados à prevenção dos fatbergs têm em comum o fato de



a)

conterem pouca gordura.

b)

ocorrerem em quantidade reduzida.

c)

serem considerados matéria orgânica.

d)

terem sua frequência controlada.

e)

estarem livres de bactérias.

Resolução

No trecho final do texto, temos: The key to fatberg prevention is remembering the four Ps: Pee, poo, puke and (toilet) paper are the only things that should be flushed.

A chave para a prevenção de fatberg é lembrar os quatro Ps: Xixi (pee), cocô (poo), vômito (puke) e papel (paper) (higiênico) são as únicas coisas que devem ser eliminadas pela descarga.

a) Incorreta. Como podemos verificar pela tradução do trecho final do texto, o que se sugere é que apenas, xixi, cocô, vômito e papel higiênico sejam jogados no esgoto, mas não por conterem pouca gordura, e sim por inferirmos que são materiais orgânicos..

b) Incorreta. Não dá para afirmar que xixi, cocô, vômito e papel higiênico ocorrem em quantidade reduzida.

c) Correta. Podemos inferir pelo texto que os quatro P´s , pee (xixi), poo (cocô), puke (vômito) e paper (papel higiênico) são considerados matéria orgânica e, por isso, podem ser descartados no esgoto.

d) Incorreta. Não se pode afirmar que os quatro P´s têm sua frequência controlada.

e) Incorreta. Não podemos afirmar que nas fezes e na urina não há a presença de de bactérias.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

If you take a look at my smartphone, you’ll know that I like to order out. But am I helping the small local businesses? You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand. However, restaurant owners have complained of lack of quality control once their food goes out the door. They don’t like that the delivery people are the face of their product when it gets into the customer’s hand. Some of the delivery services have been accused of listing restaurants on their apps without the owners’ permission, and oftentimes publish menu items and prices that are incorrect or out of date.

But there is another reason why restaurant owners aren’t fond of delivery services. It’s the costs, which, for some, are becoming unsustainable. Even with the increased revenues from the delivery services, the fees wind up killing a restaurant’s margins to the extent that it’s at best marginally profitable. Therefore, some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.

The simple fact is that these delivery apps are here to stay. They are enormously popular and have significantly grown. I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers. The good news is that the delivery platforms are not as evil as some would portray them. They have some skin in the game. They are competing against other services. They want their listed restaurants to profit. Maybe instead of fighting, the nation’s restaurant industry needs to proactively embrace the delivery service industry and figure out ways to profitably work together.

The Guardian. 02 December, 2020. Adaptado.


De acordo com o texto, para os proprietários de restaurante, a principal vantagem dos aplicativos de entrega de comida é que eles



a)

procuram oferecer taxas atraentes para a utilização de sua tecnologia.

b)

demonstram preocupação crescente com a qualidade do serviço que oferecem.

c)

melhoram a avaliação dos restaurantes pela imprensa especializada.

d)

garantem que suas listas de restaurantes e menus sejam atualizadas de modo criterioso.

e)

possuem uma estrutura de marketing que possibilita expansão do círculo de clientes.

Resolução

Traduzindo o texto, temos:

Se você der uma olhada no meu smartphone, você vai saber que eu gosto de fazer pedidos. Mas estou ajudando as pequenas empresas locais? Você pensaria que, se você tivesse um restaurante, você ficaria animado em ter um serviço terceirizado que cuidaria de sua operações de entrega, enquanto aproveita seu poder de marketing para expandir a marca de seus negócios.

No entanto, os proprietários de restaurantes reclamaram da falta de controle de qualidade, uma vez que sua comida vai para fora da porta. Eles não gostam que os entregadores sejam o rosto de seu produto quando ele chega na mão do cliente. Alguns dos serviços de entrega foram acusados de listar restaurantes em seus aplicativos sem a permissão dos proprietários, e muitas vezes publicar itens do menu e preços que estão incorretos ou desatualizados.

Mas há outra razão pela qual os proprietários de restaurantes não são gostam de serviços de entrega. São os custos, que, para alguns, estão tornando-se insustentáveis. Mesmo com o aumento das receitas dos serviços de entrega, as taxas acabam matando a margem de lucro do restaurante na medida em que é, na melhor das hipóteses, marginalmente proveitoso. Portanto, alguns restaurantes estão se esforçando mais para fazer pedidos de seus próprios sites e oferecer ofertas especiais para clientes que usam seus entregadores internos.
O fato é que esses aplicativos de entrega estão aqui para ficar. Eles são extremamente populares e cresceram significativamente. Eu acredito que os proprietários de restaurantes que resistem a esses aplicativos estão prejudicando suas marcas ao perder potenciais clientes. A boa notícia é que as plataformas de entrega não são tão más quanto alguns as retratariam. Eles estão diretamente envolvidos (to have a skin) no jogo. Eles estão competindo contra outros serviços. Eles querem os seus restaurantes listados para lucrar. Talvez em vez de lutar, a indústria de restaurantes do país precisa abraçar proativamente a indústria de serviços de entrega e descobrir maneiras de trabalhar lucrativamente juntos.

a) Incorreta.  A principal vantagem não é a de oferecer taxas atraentes para a utilização de sua tecnologia, segundo o texto, e sim a de aproveitar o poder de marketing dessas tecnologias para ampliar ainda mais os negócios. A taxa que é cobrada, na verdade, irá reduzir a margem de lucro do restaurante.

b) Incorreta. A despreocupação em relação à qualidade do serviço que oferecem é mencionada no texto como sendo uma desvantagem. 

c) Incorreta. O texto não afirma que há uma imprensa especializada e nem que isso melhoraria a avaliação dos restaurantes, pelo contrário, o texto afirma que alguns aplicativos publicam itens do menu e preços que estão incorretos ou desatualizados.

d) Incorreta. Na tradução acima, podemos verificar que alguns dos serviços de entrega foram acusados de listar restaurantes em seus aplicativos sem a permissão dos proprietários, e muitas vezes publicam itens do menu e preços que estão incorretos ou desatualizados.

e) Correta. No trecho: você pensaria que, se você tivesse um restaurante, você ficaria animado em ter um serviço terceirizado que cuidaria de sua operações de entrega, enquanto aproveita seu poder de marketing para expandir a marca de seus negócios; podemos ver que uma vantagem é que eles possuem uma estrutura de marketing que possibilita expansão do círculo de clientes.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

If you take a look at my smartphone, you’ll know that I like to order out. But am I helping the small local businesses? You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand. However, restaurant owners have complained of lack of quality control once their food goes out the door. They don’t like that the delivery people are the face of their product when it gets into the customer’s hand. Some of the delivery services have been accused of listing restaurants on their apps without the owners’ permission, and oftentimes publish menu items and prices that are incorrect or out of date.

But there is another reason why restaurant owners aren’t fond of delivery services. It’s the costs, which, for some, are becoming unsustainable. Even with the increased revenues from the delivery services, the fees wind up killing a restaurant’s margins to the extent that it’s at best marginally profitable. Therefore, some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.

The simple fact is that these delivery apps are here to stay. They are enormously popular and have significantly grown. I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers. The good news is that the delivery platforms are not as evil as some would portray them. They have some skin in the game. They are competing against other services. They want their listed restaurants to profit. Maybe instead of fighting, the nation’s restaurant industry needs to proactively embrace the delivery service industry and figure out ways to profitably work together.

The Guardian. 02 December, 2020. Adaptado.


Segundo o texto, uma das soluções encontradas pelos donos de restaurante para amenizar os problemas com os serviços de entrega é



a)

o contato telefônico com clientes para ouvir comentários e reclamações.

b)

a verificação constante das páginas dos aplicativos para evitar erros e imprecisões.

c)

o oferecimento de vantagens para clientes que usam os serviços de entrega do próprio restaurante.

d)

a listagem de seus restaurantes em diversos aplicativos para encorajar a competição entre eles.

e)

a disseminação, junto aos clientes, de uma imagem relativa aos serviços de aplicativos como incompetentes.

Resolução

Traduzindo o texto, temos:

Se você der uma olhada no meu smartphone, você vai saber que eu gosto de fazer pedidos. Mas estou ajudando as pequenas empresas locais? Você pensaria que, se você tivesse um restaurante, você ficaria animado em ter um serviço terceirizado que cuidaria de sua operações de entrega, enquanto aproveita seu poder de marketing para expandir a marca de seus negócios.

No entanto, os proprietários de restaurantes reclamaram da falta de controle de qualidade, uma vez que sua comida vai para fora da porta. Eles não gostam que os entregadores sejam o rosto de seu produto quando ele chega na mão do cliente. Alguns dos serviços de entrega foram acusados de listar restaurantes em seus aplicativos sem a permissão dos proprietários, e muitas vezes publicar itens do menu e preços que estão incorretos ou desatualizados.

Mas há outra razão pela qual os proprietários de restaurantes não são gostam de serviços de entrega. São os custos, que, para alguns, estão tornando-se insustentáveis. Mesmo com o aumento das receitas dos serviços de entrega, as taxas acabam matando a margem de lucro do restaurante na medida em que é, na melhor das hipóteses, marginalmente proveitoso. Portanto, alguns restaurantes estão se esforçando mais para fazer pedidos de seus próprios sites e oferecer ofertas especiais para clientes que usam seus entregadores internos.
O fato é que esses aplicativos de entrega estão aqui para ficar. Eles são extremamente populares e cresceram significativamente. Eu acredito que os proprietários de restaurantes que resistem a esses aplicativos estão prejudicando suas marcas ao perder potenciais clientes. A boa notícia é que as plataformas de entrega não são tão más quanto alguns as retratariam. Eles estão diretamente envolvidos (to have a skin) no jogo. Eles estão competindo contra outros serviços. Eles querem os seus restaurantes listados para lucrar. Talvez em vez de lutar, a indústria de restaurantes do país precisa abraçar proativamente a indústria de serviços de entrega e descobrir maneiras de trabalhar lucrativamente juntos.

a) Incorreta.  No texto não há nada mencionando sobre  contato telefônico com clientes para ouvir comentários e reclamações.

b) Incorreta. Não há uma verificação constante das páginas dos aplicativos para evitar erros e imprecisões, pelo contrário, o texto afirma que muitas vezes eles publicam itens do menu e preços que estão incorretos ou desatualizados.

c) Correta. No trecho "...some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.", podemos perceber que alguns restaurantes estão se esforçando mais para fazer pedidos de seus próprios sites e oferecer ofertas especiais para clientes que usam seus entregadores internos. Portanto, está correta a alternativa, pois afirma que os restaurantes oferecem vantagens para clientes que usam os serviços de entrega do próprio restaurante.

d) Incorreta. No final do texto, temos que a boa notícia é que as plataformas de entrega não são tão más quanto alguns as retratariam. Eles estão diretamente envolvidos (to have a skin) no jogo. Eles estão competindo contra outros serviços. Eles querem o seu restaurantes listados para lucrar, mas isso não significa que a listagem de seus restaurantes em diversos aplicativos seja para encorajar a competição entre eles.

e) Incorreta. Não há nada no texto que diz haver uma disseminação, junto aos clientes, de uma imagem relativa aos serviços de aplicativos como incompetentes.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

If you take a look at my smartphone, you’ll know that I like to order out. But am I helping the small local businesses? You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand. However, restaurant owners have complained of lack of quality control once their food goes out the door. They don’t like that the delivery people are the face of their product when it gets into the customer’s hand. Some of the delivery services have been accused of listing restaurants on their apps without the owners’ permission, and oftentimes publish menu items and prices that are incorrect or out of date.

But there is another reason why restaurant owners aren’t fond of delivery services. It’s the costs, which, for some, are becoming unsustainable. Even with the increased revenues from the delivery services, the fees wind up killing a restaurant’s margins to the extent that it’s at best marginally profitable. Therefore, some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.

The simple fact is that these delivery apps are here to stay. They are enormously popular and have significantly grown. I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers. The good news is that the delivery platforms are not as evil as some would portray them. They have some skin in the game. They are competing against other services. They want their listed restaurants to profit. Maybe instead of fighting, the nation’s restaurant industry needs to proactively embrace the delivery service industry and figure out ways to profitably work together.

The Guardian. 02 December, 2020. Adaptado.


Em “I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers” (3º parágrafo), a expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:



a)

harming.

b)

deceiving.

c)

challenging.

d)

losing.

e)

disturbing.

Resolução

De acordo com o Cambridge dictionary: to miss out mean to fail to use an apportunity, to enjoy or get an advantage from something. Ou seja, o Pharsal verb missing out significa que você está perdendo algo, uma oportunidade, por exemplo.

a) Incorreta. O verbo harming significa causar danos, prejudicar.

b) Incorreta. O termo deceiving significa enganar.

c) Incorreta. O verbo challenging significa desafiar.

d) Correta.  Losing significa perder e é sinônimo de missing out.

e) Incorreta. O termo disturbing significa perturbador.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

poem

Lying, thinking
Last night
How to find my soul a home
Where water is not thirsty
And bread loaf is not stone
I came up with one thing
And I don't believe I'm wrong
That nobody,
But nobody
Can make it out here alone

           Alone - Maya Angelou

Os versos do poema



a)

afirmam os sentimentos de autonomia e autossuficiência.

b)

mostram a derrota diante das dificuldades.

c)

expressam o resultado das reflexões feitas.

d)

indicam a distância intransponível entre amigos.

e)

mostram arrependimento em relação às decisões do passado.

Resolução

Traduzindo o poema abaixo:

Lying, thinking
Last night
How to find my soul a home
Where water is not thirsty
And bread loaf is not stone
I came up with one thing
And I don't believe I'm wrong
That nobody,
But nobody
Can make it out here alone

Deitada, pensando
A noite passada
Como encontrar um lar para minha alma
Onde a água não está com sede
E pão não é pedra
Eu pensei em uma coisa
E eu não acredito que esteja errada
Que ninguém,
Mas ninguém
Consegue progredir aqui sozinho

a) Incorreta. No final do poema, temos que ninguém consegue progredir sozinho, portanto não há sentimentos de autonomia e autossuficiência.

b) Incorreta. Ao ler o poema, podemos perceber que não há menção sobre uma derrota diante das dificuldades.

c) Correta. O poema expressa o resultado das reflexões feitas. Logo no início, é dito que deitada, pensando, ela tenta encontrar um lar para sua alma. Então, ela faz uma reflexão que resulta na conclusão de que uma pessoa não consegue progredir sozinha.

d) Incorreta. O poema fala que ningém consegue progredir sozinho, ele não indica a distância intransponível entre amigos.

e) Incorreta.  Não há nada no poema que mostra arrependimento em relação às decisões do passado.

 

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartoons / Comics

Considerando os elementos visuais e verbais da figura, é possível interpretar a fala da mulher como



a)

sinal da sua insatisfação com o local escolhido para o encontro.

b)

sentimento de inferioridade, por não possuir um telefone celular.

c)

constatação de que relações pessoais acarretam exclusão das redes sociais.

d)

resposta aos apelos pela troca equitativa de informações.

e)

expressão sarcástica em protesto pela ausência de interlocução.

Resolução

Na figura, podemos visualizar a cena em que há um rapaz e uma moça sentados um em cada lado de uma mesa (aparentemente de um café, dados os copos que ambos têm perto de si). Ela se senta voltada diretamente para ele, com os braços cruzados sobre a mesa. Ele, por sua vez, está sentado numa direção diagonal, segurando o copo de café numa das mãos e, na outra, o celular, para o qual direciona seu olhar. No balão, podemos ler a seguinte frase: “Você se importa se eu pregar o seu celular na minha testa para que, então, eu possa fingir que você está olhando para mim enquanto eu falo?”.
a) Incorreta. Não há quaisquer marcas que indiquem insatisfação com o local escolhido para o encontro. 
b) Incorreta. A fala da mulher não demonstra insatisfação por não possuir um telefone, mas apenas por não estar conversando com o homem que está diante de si.
c) Incorreta. A fala da mulher encaminha-se para o sentido oposto, ou seja, de que o acesso ao celular (geralmente para estar numa rede social) provoca a exclusão da relação presencial.
d) Incorreta. Não se trata de uma resposta aos apelos, mas de um apelo por interlocução. Também não se pode dizer que ela busque apenas troca de informações, mas sim a atenção do interlocutor.
e) Correta. A fala da mulher evidencia que toda a atenção do homem diante de si está voltada para o seu aparelho celular. Em função disso, ela sarcasticamente sugere que, talvez, se pregar o dispositivo na testa, então ele olharia em sua direção e, assim, ela poderia fingir que está recebendo atenção de seu interlocutor.

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Trocas de Calor sem Mudança de Fase

Um bom café deve ser preparado a uma temperatura pouco acima de 80ºC. Para evitar queimaduras na boca, deve ser consumido a uma temperatura mais baixa. Uma xícara contém 60 mL de café a uma temperatura de 80ºC. Qual a quantidade de leite gelado (a uma temperatura de 5ºC) deve ser misturada ao café para que a temperatura final do café com leite seja de 65ºC?

 

Note e adote:
Considere que o calor específico e a densidade do café e do leite sejam idênticos.



a)

5 mL

b)

10 mL

c)

15 mL

d)

20 mL

e)

25 mL

Resolução

Considerando o sistema isolado, a soma dos calores trocados entre o café e o leite é zero, assim:

Qcafé+Qleite=0

mcafé·ccafé·ΔTcafé+mleite·cleite·ΔTleite=0

dcafé·Vcafé·ΔTcafé+dleite·Vleite·ΔTleite=0

Vcafé·ΔTcafé+Vleite·ΔTleite=0.

Sendo mcafédcaféccafé e ΔTcafé respectivamente a massa, a densidade, o calor específico e a variação de temperatura do café e  mleitedleitecleite e ΔTleite respectivamente a massa, a densidade, o calor específico, e a variação de temperatura do leite. Segundo o enunciado, o volume do café é 60 mL, a variação de temperatura do café é de -15 °C (65 °C - 80 °C = -15 °C), e variação de temperatura do leite é de 65 °C (65 °C - 5°C = 60 °C). Substituindo tais dados na equação acima:

Vcafé·ΔTcafé+Vleite·ΔTleite=0

60·(-15)+Vleite·60=0

Vleite=15 mL.

Com isso, a alternativa correta é a c.