Logo FUVEST

Fuvest 2022 - 1ª fase


Questão 61 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartografia Mapas topográficos Legenda de um mapa

O mapa mostra a topografia, os aspectos da paisagem e o tipo de cobertura vegetal da superfície numa determinada área, com um observador que, localizado próximo ao leito do rio, vê a paisagem direcionando seu olhar para o quadrante nordeste.

O cenário a ser visto pelo observador, considerando os aspectos evidenciados no mapa, é:

 



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

A questão cobra a habilidade cartográfica de interpretação de curvas de nível e a leitura atenta das legendas (símbolos do mapa) para que pudesse ser encontrada a resposta correta. O primeiro passo seria identificar o local a partir do qual o observador projeta sua visão:

É necessário verificar qual a direção observada (direção nordeste no mapa mostrada com a seta pontilhada) e, em seguida, seria necessário notar a presença de um símbolo que a legenda traria como referência de uma construção (casa). Observa-se que a casa fica elevada em relação ao observador, pois ela está em uma altitude de mais de 640m (linha destacada). O observador por sua vez estaria na linha altimétrica de 605 metros, o que confirma a casa mais alta em relação ao seu ponto de observação.

Outro elemento da legenda a ser visto é que a cor onde encontra-se a casa (verde claro no mapa do enunciado) que corresponde a área de pastagem, enquanto o mapa mostra um lago em azul com mata ciliar (verde escuro) no campo de visão do observador logo atrás do lago. Sendo assim, a única imagem que traz uma casa no alto de uma colina gramada com um lago abaixo cercado de mata ciliar é a paisagem da alternativa b).

a) Incorreta. Nessa não há casa no alto da colina.

b) Correta.  A paisagem combina perfeitamente com o mapa e a descrição acima exposta.

c) Incorreta. A paisagem possui relevo mais íngreme do que o retratado pela carta topográfica e não há casa na parte mais alta.

d) Incorreta. Na paisagem não há casa no alto da colina e a colina não é gramada, mas preenchida com vegetação nativa.

e) IncorretaA casa não está no alto da colina e sim no mesmo nível do observador, o que distoa com os dados apresentados pelas curvas de nível do mapa em questão.

Questão 62 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimentos da Terra

No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores.

Disponível em https://www.noaa.gov/, https://edition.cnn.com/ e https://www.tide-forecast.com/. Adaptados.

Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, pode-se atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições:

 



a)

Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura.

b)

Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia.

c)

Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura.

d)

Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia.

e)

Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra.

Resolução

Em março de 2021, o mega navio Ever Given encalhou no Canal de Suez totalmente carregado, o que aliás ampliou substancialmente o problema de seu desencalhe. Navios de desassoreamento foram chamados para retirar sedimentos ao mesmo tempo em que outros navios rebocadores buscavam deslocá-lo de seu eixo de encalhe para colocá-lo novamente alinhado ao eixo de flutuação do canal. O mundo e o mercado mundial assistiram ao evento e suas tentativas de desencalhe mal sucedidas por mais de uma semana. O alinhamento Sol – Terra – Lua, evento que ocorre sempre nas fases de Lua Cheia e Lua Nova, gerou o fenômeno da maré alta de Lua Cheia no local do encalhe e, com o aumento do volume de água  somada aos esforços antrópicos para o desencalhe, finalmente colocou o navio novamente em sua rota de flutuação liberando assim o Canal de Suez.

Veja o esquema abaixo:

A partir do que foi exposto:

a) Incorreta. A alternativa traz como auxílio ao desencalhe o rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura (fases lunares Minguante e/ou Crescente); porém, esta configuração lunar não gera alinhamento para marés cheias volumosas, por isso não facilitaria o desencalhe.

b) Correta. De fato, a formação de um gradiente de pressão entre Europa e África ampliou os ventos de Noroeste que, pela posição do navio, ajudou a empurrá-lo para o eixo do leito. O fator crucial, no entanto, mas foi mesmo a elevação do nível da água do mar pela maré alta de perfeito alinhamento (maré de Sizígia).

c) IncorretaA alternativa traz como auxílio ao desencalhe o rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura (lua minguante e/ou crescente). Essa configuração lunar não gera alinhamento para marés cheias volumosas por isso não facilitaria

d) Incorreta. Essa alternativa traz uma informação errada quando afirma que a maré de Sizígia gera rebaixamento de águas marinhas quando, na verdade, seria a configuração de maior volume de maré alta possível.

e) Incorreta. Esta alternativa traz uma informação errada quando afirma que a maré gerada é neutra, pois a maré gerada é a de Sizígia ou maré alta.

Questão 63 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biomas Brasileiros Domínio dos Cerrados

Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.

Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente.

Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13,
doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.

No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a prática de queimadas controladas



a)

contribui para a manutenção da biodiversidade local.

b)

constitui uma técnica de ponta para o plantio agrícola.

c)

é uma técnica tradicional denominada agricultura itinerante.

d)

tem como objetivo permitir a pecuária extensiva.

e)

apresenta desvantagem em termos de ganho para a flora.

Resolução

a) Correta. O "ciclo do fogo" é um mecanismo natural de reprodução de espécies do Cerrado e colabora para manutenção da biodiversidade no bioma, pois a maioria das espécies da flora possui adaptações a essa dinâmica natural existente na área que é denominada como a "savana brasileira". Durante as estações secas (outono/inverno), parte da vegetação de gramíneas e arbustos é queimada pelos raios solares, o que colabora para que espécies de arbustivo-herbáceas e também arbóreas iniciem sua reprodução, soltando suas proteções naturais (como as cascas) e lançando as sementes no solo para serem germinadas. Dessa forma, as queimadas controladas tendem a simular o ciclo do fogo do Cerrado, colaborando para manutenção e até aumento de espécies em algumas áreas, como indica a experiência retratada no enunciado da questão.

b) Incorreta. Tecnologias de ponta que colaboram para plantio agrícola estão associadas a uso intensivo de maquinário, sementes modificadas, agrotóxicos e substâncias corretivas do solo. A técnica da queimada controlada não se enquadra nesses elementos e, inclusive, já era utilizada há séculos por comunidades nativas em áreas do Cerrado e Amazônia a fim de facilitar o manejo do solo de forma a preservar os elementos naturais que compõem esses biomas.

c) Incorreta. Agricultura itinerante consiste no avanço dos produtores sobre uma área de vegetação nativa, provocando sua derrubada ou queimada, a fim do uso agrícola do terreno. A diferença para a técnica apresentada no enunciado é que a agricultura itinerante não promove queimadas controladas, mas sim intensas, abrangentes e que limpam realmente o terreno, promovendo perda da biodiversidade local.

d) Incorreta. A técnica retratada preserva a biodiversidade e, como o próprio texto menciona, aumentou o número de espécies de gramíneas e outras ervas locais. Áreas de pastagem para criação extensiva - gado criado solto, com pouco uso de tecnologia e baixo investimento - não contribuem para conservação e são responsáveis por diminuir a biodiversidade no bioma Cerrado.

e) Incorreta. As queimadas controladas aumentaram o número de gramíneas de 38 para 44 e de outras ervas de 68 para 74, ou seja, representaram importante ganho para a flora local.

Questão 64 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Principais indicadores sociais

Fonte: El trabajo de cuidados y los trabajadores del cuidado para um futuro com
trabajo decente / OIT (2019). Adaptado

Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo, expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao tempo e à remuneração. A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade são, respectivamente:



a)

África; Europa/Ásia Central

b)

Américas; África

c)

Américas; Ásia/Pacífico

d)

Países Árabes; Américas

e)

África; Ásia/Pacífico

Resolução

O gráfico mostra quanto tempo homens e mulheres gastam em minutos diários com serviços de cuidado remunerado ou não remunerado. Como podemos observar, há diferenças de gênero entre várias regiões do mundo. Embora em todas as localidades as mulheres tenham predomínio para esse tipo de trabalho, a maior diferença entre o tempo que homens e mulheres gastam nos serviços de cuidado está nos países árabes com uma diferença de 74 minutos, enquanto nas Américas essa diferença é a menor com 19 minutos. Isso torna a alternativa d) correta e inviabiliza as demais.

Questão 65 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na África

Texto 1

Minha pele, Luanda
Antessala, Aruanda
Tipo T'Challa, Wakanda
Veneno Black Mamba
Bandoleiro em bando
Qué o comando dessas banda?
'Sa noite cês vão ver mais sangue
Do que Hotel Ruanda

Texto 2

Não sei onde ela tinha ido à escola, mas ela sabia ler e escrever. Saber escrever era algo perigoso se você tinha um pai exilado no Burundi. Logo começam a suspeitar que está se correspondendo com os tutsis que preparam seu retorno a Ruanda, que você é uma espiã dando informações aos que estão desse lado da fronteira e poderia facilitar a volta dos tutsis.

Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda. Sobre esse conflito, é correto afirmar:



a)

Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal.

b)

Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil.

c)

Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis.

d)

Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil.

e)

Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.

Resolução

a) Incorreta. O conflito em Ruanda ocorreu em 1994 e não no início do século XX. O estopim foi uma disputa étnica entre hutus e tutsis e não uma disputa por recursos minerais. Ruanda (África Central) não possui fronteira com Senegal (localizado no oeste da África).

b) Incorreta. Ruanda foi colônia alemã até o final do século XIX e, após a Primeira Guerra Mundial, colônia belga. A independência se deu em 1960 com ajuda da ONU e por meio de protestos internos no país contra o domínio belga.

c) Incorreta. O conflito foi resultado de uma antiga disputa étnica e não religiosa. Os tutsis formaram a maioria dos mortos e foram vitimados naquele que ficou conhecido como um dos maiores genocídios de uma etnia em território africano. Ao todo, cerca de 800 mil pessoas foram assassinadas no confrontos entre hutus e tutsis.

d) Incorreta. Os tutsis foram apoiados pelos belgas e franceses e perderam o poder na década de 1960 para os hutus, maioria na população. Esse contexto, infelizmente, motivou perseguição aos tutsis por parte de autoridades e milícias hutus iniciando a Guerra Civil ruandesa.

e) Correta. No início da década de 1990, os conflitos entre tutsis e hutus se agravaram quando exilados tutsis de Ruanda se uniram à Frente Patriótica Ruandesa (FPR), grupo paramilitar inimigo dos hutus, e invadiram o país a partir de sua base em Uganda. A guerra se arrastou por quase dois anos até que um acordo de cessar-fogo foi assinado em 1992. O conflito foi reiniciado em abril de 1994, quando o avião que levava o presidente Habyarimana (da etnia hutu) e o presidente do Burundi foi derrubado ao se preparar para aterrisar em Kigali, matando ambos. Milícias hutus começaram então a perseguir e a matar indiscriminadamente pessoas tutsis em um genocídio sem precedentes na história do país. Somente em agosto de 1994 houve um cessar-fogo que encerrou a guerra, o que encerrou um dos conflitos mais violentos do século XX.

Questão 66 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Principais indicadores sociais

A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.

Fabrício Marques. “Uma agenda para as doenças esquecidas”.
Revista Pesquisa FAPESP, abril/2021. Adaptado.

Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:

 



a)

Na África, é maior nos países com os maiores PIB per capita, em especial na região subsaariana.

b)

Na Ásia, é menor nos países com os menores PIB per capita, com destaque para Ásia Setentrional. 

c)

Na América do Sul, é menor nos países da América Platina, com os menores PIB per capita da região. 

d)

Na América do Norte, com elevado PIB per capita, a incidência é menor em comparação ao Oriente Médio. 

e)

Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se alta incidência, com destaque para a Austrália.

Resolução

Observando os mapas, pode-se inferir que países com maior número de casos de doenças tropicais negligenciadas coincide com menores rendas (PIB per capita). Dessa forma:

a) Incorreta. No continente africano é maior o número de casos nos países com menores PIB per capita, localizados notadamente na região denominada África Subsaariana.

b) Incorreta. No continente asiático é menor o número de casos nos países com maiores PIB per capita, como exemplificado na porção asiática da Rússia na Ásia Setentrional e os países do Extremo Oriente (Coreia do Sul e Japão).

c) Incorreta. Na América do Sul, observa-se menor o número de casos na América Platina (Argentina, Paraguai e Uruguai), países com os maiores PIB per capita da região.

d) Correta. Na América do Norte (México, EUA e Canadá), região de elevado PIB per capita, a incidência de casos é menor em comparação ao Oriente Médio, região que possui países muito pobres como Iêmen, Iraque, entre outros.

e) Incorreta. Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se baixa incidência de casos, com destaque para a Austrália e Nova Zelândia.

Questão 67 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Industrialização na Ásia

A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”. Le Monde
Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.

O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta:

 



a)

A produção de semicondutores está concentrada no sudeste asiático, nos países da 1ª e 2ª geração dos Tigres Asiáticos, tais como Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia.

b)

Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores em decorrência da queda acentuada de investimentos em pesquisa e inovação.

c)

A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a independência da cadeia produtiva em escala mundial, pouco suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda.

d)

A Nova Divisão Internacional do Trabalho indica o predomínio geoeconômico dos países do sudeste asiático, principais produtores de semicondutores, que têm ampliado, através da China, sua participação nesse setor desde sua democratização.

e)

A escassez de semicondutores é resultado de uma interrupção momentânea da produção, em especial no sudeste asiático, devido à falta de matéria-prima, que é o início da cadeia produtiva.

Resolução

a) Correta. Os países conhecidos como Tigres Asiáticos tiveram um processo de rápida industrialização a partir da década de 1970 (1ª geração = Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura) e depois a partir da década de 1980 (2ª geração = Indonésia, Vietnã, Tailândia, Filipinas e Malásia). Esses países se desenvolveram a partir de investimentos estrangeiros, abertura ao comério externo e de políticas governamentais de longo prazo e hoje lideram a produção de semicondutores no mundo. Taiwan e Coreia do Sul concentram mais de 40% da capacidade mundial de produção.

b) Incorreta. Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores porque as empresas americanas e europeias produzem nos países chamados Tigres Asiáticos devido às vantagens econômicas existentes neles, como mão de obra mais barata, e continuam investindo muito em pesquisa e inovação em diferentes setores econômicos.

c) Incorreta. A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a interdependência das cadeias produtivas em escala mundial, muito suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda. A cadeia produtiva mundial em vários setores está cada vez mais dependente da produção em poucos países, o que pode causar desequilíbrios na produção mundial.

d) Incorreta. A Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT) indica o predomínio geoeconômico dos EUA, Europa e Japão que ainda são os maiores investidores em tecnologia e detêm o domínio financeiro e produtivo de cadeias de produção estratégicas. A China continua um país autoritário e não passou por um processo de democratização.

e) Incorreta. Como mencionado no texto, a escassez de semicondutores não é resultado de uma interrupção momentânea da produção e sim de um período de um ano em que as empresas lutam para se abastecer de chips eletrônicos; também de um questionamento sobre os benefícios da globalização. 

Questão 68 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tabela Periódica

A produção do vidro tem por base a modificação da estrutura cristalina do quartzo (SiO2) por meio do seu aquecimento e da adição de óxidos alcalinos, dentre eles o Na2O. Esse processo adiciona cátions sódio à estrutura do quartzo, tornando-a amorfa. Alguns vidros, como os utilizados em telas de smartphones, passam ainda por processo de troca iônica para aumentar a resistência a quedas e riscos. Para isso, o vidro é banhado em uma solução salina contendo íons potássio. Dessa forma, o potássio substitui o sódio na estrutura, sem que o volume do vidro se altere.
Com base nessas informações, é correto afirmar que os íons potássio



a)

são maiores do que os íons sódio, dessa forma, a estrutura torna-se mais preenchida e mais resistente ao choque físico.

b)

são mais resistentes ao choque físico do que os íons sódio, e esse caráter é conferido ao vidro.

c)

são menores do que os íons sódio, tornando a estrutura menos preenchida e o vidro mais flexível.

d)

fazem com que a estrutura do vidro deixe de ser amorfa quando substituem os íons sódio, tornando o vidro menos resistente ao choque físico.

e)

têm o mesmo tamanho que os íons sódio, visto que ambos são metais alcalinos, permitindo sua completa substituição no vidro.

Resolução

a) Correta. O raio atômico é uma propriedade periódica, que apresenta a tendência de aumentar, na mesma família/grupo, de acordo com o aumento do número de camadas eletrônicas. Neste caso, o raio citado é o iônico, que apresenta o mesmo comportamento para elementos da mesma família. As distribuições eletrônicas para os cátions são:

11Na+(11 prótons e 10 elétrons): 1s22s22p6  (Íon sódio)19K+ (19 prótons e 18 elétrons): 1s22s22p63s23p6  (Íon potássio)

Como o íon potássio (K+) apresenta 3 camadas eletrônicas enquanto o íon sódio (Na+) apresenta apenas 2 camadas eletrônicas, então, o raio iônico do potássio é maior que o raio iônico do sódio.

Como citado no texto, a troca iônica do sódio pelo potássio promove maior preenchimento da estrutura (devido ao raio iônico maior), o que torna o vidro dos smartphones mais resistente a quedas e riscos.

b) Incorreta. A troca do íons do sódio pelo íon potássio torna o vidro mais resistente a quedas e riscos, mas não é uma propriedade intrínseca do íon potássio, mas, sim, adquirida pelo vidro devido ao maior preenchimento da estrutura.

c) Incorreta. Como citado e demonstrado no item a), o íon potássio apresenta raio iônico maior que o raio iônico do sódio.

d) Incorreta. A substituição do íon sódio pelo íon potássio torna o vidro mais resistente ao choque, como citado no texto. Uma análise cristalográfica permitiria concluir que tanto sódio quanto o potássio apresentam a mesma forma cúbica, no caso de corpo centrado (CCC), com fator de empacotamento atômico (FEA) próximo de 68% da célula unitária, o que não deveria alterar a estutura cristalina do vidro.

e) Incorreta. Como o número de camadas eletrônicas entre os íons sódio (2 camadas eletrônicas) e potássio (3 camadas eletrônicas) é diferente, o raio iônico torna-se diferente.

Questão 69 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ácidos Carboxílicos Éster

Uma das formulações para os adesivos “silicones” usados na construção civil é chamada de “silicone acético”. Essa nomenclatura é utilizada porque o componente ativo libera ácido acético durante a formação do precursor, espécie que promoverá a polimerização, como representado genericamente a seguir.

Considerando essas informações, qual dos componentes ativos a seguir faria com que a formulação fosse considerada como “silicone acético”?



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

De acordo com o enunciado, para que o componente ativo seja considerado um "silicone acético", a espécie liberada (ROH) na reação com água deve ser ácido acético (ou ácido etanoico), cuja estrutura está ilustrada abaixo: 

Dessa forma, seguindo o modelo de reação fornecido, o grupo "R" em um silicone acético deve ser um grupo acetila (trecho da molécula de ácido acético destacado em vermelho na figura abaixo).

Assim, substituindo os grupos R da estrutura do componente ativo mostrado na reação pelos grupos acetila anteriormente citados, chegaremos na seguinte estrutura para o composto: 

Questão 70 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equação Termoquímica

Oxigênio (O2) e ozônio (O3) estão em constante processo de consumo e produção na estratosfera, como representado pelas equações químicas a seguir. As reações I e II ilustram etapas da produção de ozônio a partir de oxigênio, e a reação III mostra a restauração de oxigênio a partir de ozônio.


A reação global balanceada, composta pelas etapas I e II, que representa a formação de ozônio é:



a)

3 O O3

b)

4 O2 4 O3

c)

2 O3 2 O2

d)

3 O2  2 O3

e)

3 O3 2 O2

Resolução

Considerando as equações I e II indicadas na tabela, nota-se que a espécie oxigênio radicalar (O.) é intermediária e, portanto, não compõe a equação global. Sendo assim, somando-se as equações, teremos: 

I)O2  2 O .II)2O2 +2 O .  2 O3_____________________Eq.global: 3 O2 2 O3