Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.
Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente.
Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13,
doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.
No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a prática de queimadas controladas
a) |
contribui para a manutenção da biodiversidade local. |
b) |
constitui uma técnica de ponta para o plantio agrícola. |
c) |
é uma técnica tradicional denominada agricultura itinerante. |
d) |
tem como objetivo permitir a pecuária extensiva. |
e) |
apresenta desvantagem em termos de ganho para a flora. |
a) Correta. O "ciclo do fogo" é um mecanismo natural de reprodução de espécies do Cerrado e colabora para manutenção da biodiversidade no bioma, pois a maioria das espécies da flora possui adaptações a essa dinâmica natural existente na área que é denominada como a "savana brasileira". Durante as estações secas (outono/inverno), parte da vegetação de gramíneas e arbustos é queimada pelos raios solares, o que colabora para que espécies de arbustivo-herbáceas e também arbóreas iniciem sua reprodução, soltando suas proteções naturais (como as cascas) e lançando as sementes no solo para serem germinadas. Dessa forma, as queimadas controladas tendem a simular o ciclo do fogo do Cerrado, colaborando para manutenção e até aumento de espécies em algumas áreas, como indica a experiência retratada no enunciado da questão.
b) Incorreta. Tecnologias de ponta que colaboram para plantio agrícola estão associadas a uso intensivo de maquinário, sementes modificadas, agrotóxicos e substâncias corretivas do solo. A técnica da queimada controlada não se enquadra nesses elementos e, inclusive, já era utilizada há séculos por comunidades nativas em áreas do Cerrado e Amazônia a fim de facilitar o manejo do solo de forma a preservar os elementos naturais que compõem esses biomas.
c) Incorreta. Agricultura itinerante consiste no avanço dos produtores sobre uma área de vegetação nativa, provocando sua derrubada ou queimada, a fim do uso agrícola do terreno. A diferença para a técnica apresentada no enunciado é que a agricultura itinerante não promove queimadas controladas, mas sim intensas, abrangentes e que limpam realmente o terreno, promovendo perda da biodiversidade local.
d) Incorreta. A técnica retratada preserva a biodiversidade e, como o próprio texto menciona, aumentou o número de espécies de gramíneas e outras ervas locais. Áreas de pastagem para criação extensiva - gado criado solto, com pouco uso de tecnologia e baixo investimento - não contribuem para conservação e são responsáveis por diminuir a biodiversidade no bioma Cerrado.
e) Incorreta. As queimadas controladas aumentaram o número de gramíneas de 38 para 44 e de outras ervas de 68 para 74, ou seja, representaram importante ganho para a flora local.