No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores.
Disponível em https://www.noaa.gov/, https://edition.cnn.com/ e https://www.tide-forecast.com/. Adaptados.
Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, pode-se atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições:
a) |
Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura. |
b) |
Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia. |
c) |
Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura. |
d) |
Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia. |
e) |
Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra. |
Em março de 2021, o mega navio Ever Given encalhou no Canal de Suez totalmente carregado, o que aliás ampliou substancialmente o problema de seu desencalhe. Navios de desassoreamento foram chamados para retirar sedimentos ao mesmo tempo em que outros navios rebocadores buscavam deslocá-lo de seu eixo de encalhe para colocá-lo novamente alinhado ao eixo de flutuação do canal. O mundo e o mercado mundial assistiram ao evento e suas tentativas de desencalhe mal sucedidas por mais de uma semana. O alinhamento Sol – Terra – Lua, evento que ocorre sempre nas fases de Lua Cheia e Lua Nova, gerou o fenômeno da maré alta de Lua Cheia no local do encalhe e, com o aumento do volume de água somada aos esforços antrópicos para o desencalhe, finalmente colocou o navio novamente em sua rota de flutuação liberando assim o Canal de Suez.
Veja o esquema abaixo:
A partir do que foi exposto:
a) Incorreta. A alternativa traz como auxílio ao desencalhe o rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura (fases lunares Minguante e/ou Crescente); porém, esta configuração lunar não gera alinhamento para marés cheias volumosas, por isso não facilitaria o desencalhe.
b) Correta. De fato, a formação de um gradiente de pressão entre Europa e África ampliou os ventos de Noroeste que, pela posição do navio, ajudou a empurrá-lo para o eixo do leito. O fator crucial, no entanto, mas foi mesmo a elevação do nível da água do mar pela maré alta de perfeito alinhamento (maré de Sizígia).
c) Incorreta. A alternativa traz como auxílio ao desencalhe o rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura (lua minguante e/ou crescente). Essa configuração lunar não gera alinhamento para marés cheias volumosas por isso não facilitaria
d) Incorreta. Essa alternativa traz uma informação errada quando afirma que a maré de Sizígia gera rebaixamento de águas marinhas quando, na verdade, seria a configuração de maior volume de maré alta possível.
e) Incorreta. Esta alternativa traz uma informação errada quando afirma que a maré gerada é neutra, pois a maré gerada é a de Sizígia ou maré alta.