Logo FUVEST

Fuvest 2022 - 1ª fase


Questão 11 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ciclo celular Mitose

O gráfico representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substância que afeta a divisão celular:

Os tecidos 1 e 2 e uma aplicação médica do efeito do tratamento são, respectivamente:



a)

muscular, tumoral e quimioterapia.

b)

ósseo, ovariano e fertilização in vitro.

c)

nervoso, tumoral e transplante.

d)

epitelial, ósseo e transfusão sanguínea.

e)

tumoral, nervoso e radioterapia.

Resolução

Os citologistas dividem o ciclo celular em duas partes: intérfase e divisão celular. O processo de divisão celular mitótico compreende 4 fases (prófase, metáfase, anáfase e telófase) e a citocinese, que resultam na formação de duas células-filhas idênticas geneticamente à célula-mãe. A taxa de proliferação de células varia em diferentes tecidos do organismo, sendo que, algumas células como os neurônios e as células musculares quase não entram em divisão e ficam permanentemente na fase G1 da intérfase. Já as células epiteliais dividem mais rapidamente. 

 

Etapas do ciclo celular. Disponível em: <http://bgesf0910.blogspot.com/2009/12/ciclo-celular.html>. Acesso em 12 dez 2021

O gráfico  da questão representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular. No tecido 1, cerca de 90% das células encontram-se em intérfase e apenas uma pequena porcentagem está em diferentes momentos do processo de divisão celular. Assim, é possível concluir que nesse tecido a proliferação celular é muito pequena, como ocorre nos tecidos musculares e nervoso. Já o tecido 2 possui cerca de 10% das células em interfase e 90% em diferentes etapas do processo de divisão celular. Os dados indicam um tecido com intensa proliferação celular, como ocorre em células do tecido epitelial e nas células cancerosas. Cabe ressaltar, que as células tumorais apresentam taxa de proliferação maior que as células epiteliais. 
O câncer é caracterizado pela intensa multiplicação de células, geralmente pela ativação de genes que induzem a divisão celular e pela inativação de genes que bloqueiam o ciclo celular. Alguns quimioterápicos, tais como a vimblastina e vincristina, podem atuar impedindo a formação do fuso mitótico e interrompendo o processo de divisão celular. Assim, os quimioterápicos são medicamentos que bloqueiam a divisão celular e reduzem a proliferação das células tumorais, sendo indicados para o tratamento de tumores. Como a formação do fuso mitótico inicia na prófase, células tratadas com esses medicamentos ficarão na profase e não haverá progressão no ciclo celular.

a) Correta. O tecido 1 pode ser associado a célula muscular, que possui baixa capacidade de proliferação. Enquanto o tecido 2 pode ser associado com célula tumoral, que apresentam grande capacidade de divisão mitótica. A utilização de quimioterápicos bloqueia a formação do fuso mitótico, que ocorre na prófase, e leva à interrupção da divisão celular impedindo o aumento de células tumorais. Assim, as células do tecido tratado ficam estacionadas na prófase.

b) Incorreta. O tecido ósseo possui baixa proliferação celular, mas no tecido ovariano não há proliferação celular tão intensa como aquela ilustrada para o tecido 2. A fertilização in vitro é um tratamento importante para mulheres que possuem problemas de fertilidade e dificuldade para engravidar. No entanto, não seria um procedimento que afetaria a divisão celular interrompendo esse processo.  

c) Incorreta. O tecido 1 pode ser caracterizado como tecido nervoso, o qual possui baixa capacidade de proliferação. Enquanto o tecido 2 pode ser associado com célula tumoral, que apresenta grande capacidade mitótica. No entanto, o transplante consiste na inserção de um novo tecido ou órgão, obtido de um doador, no organismo transplantado. Assim, o transplante não é um tratamento de um tecido tumoral e não poderia explicar a manutenção de células na prófase, como ilustrado no gráfico.

d) Incorreta. As células epiteliais possuem intensa proliferação celular e poderiam ser associadas ao tecido 2, já as células ósseas possuem baixa proliferação celular e são associadas ao tecido1. A transfusão sanguínea é um tratamento para reposição de elementos figurados do sangue e não caracterizam um tratamento do tecido ósseo, bem como não manteriam as células em prófase.

e) Incorreta. As células tumorais possuem altas taxas de divisão celular e são associadas ao tecido 2, já as células nervosas são associadas ao tecido 1, que possui baixa proliferação celular. A radioterapia é um tratamento contra células tumorais e não seria indicada para tratar o tecido nervoso, e não justificaria a manutenção das células em prófase. 

Questão 12 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Morfologia vegetal Fisiologia vegetal Cloroplastos

Analise o esquema e as estruturas (X, Y e Z) da planta para completar a frase a seguir.

Às 14h de um dia ensolarado, em condições hídricas ótimas, a estrutura identificada por I encontra-se II, possibilitando a absorção de água do solo e entrada de CO2, que é utilizado pela estrutura representada por III para realização da fotossíntese. As lacunas I, II e III podem ser preenchidas corretamente por:

 



a)
I II III
Z Aberta Y
b)
I II III
Z Fechada X
c)
I II III
Y Vazia X
d)
I II III
X Cheia Z
e)
I II III
X Vazia Y
Resolução

A questão aborda a morfofisiologia vegetal, destacando estruturas da célula e de tecido vegetal (epiderme). A figura ilustra os principais órgão de uma angiosperma e amplia a célula vegetal indicando o vacúolo (estrutura X) e o cloroplasto (estrutura Y). Além disso, é ilustrada a epiderme da folha, que possui anexos denominados estômatos (estrutura Z), que são estruturas responsáveis pelas trocas gasosas e transpiração.
Além do reconhecimento das estruturas, para a resolução é necessário compreender os fatores que interferem na abertura e no fechamento dos estômatos. Dentre os fatores que regulam a abertura dos estômatos, a questão enfatiza a luminosidade e a disponibilidade de água. Em condições hídricas ótimas, o aumento da luminosidade leva à abertura dos estômatos. Já em baixas luminosidades e indisponibilidade de água, os estômatos se fecham para que não ocorra a perda excessiva de água pela transpiração estomática. 

O gráfico abaixo ilustra a taxa de transpiração de um vegetal submetido a condições hídricas ideias, ou seja, com disponibilidade de água para absorção, ao longo do dia. Às 14 horas de um dia ensolarado a luminosidade é intensa, sendo que esse fator leva à abertura dos estômatos e aumenta a taxa de transpiração do vegetal.

Fonte: vestibular Fuvest 2020 - Fase 2 - Dia 2

Pela teoria da tensão-coesão-adesão, proposta por Dixon, a transpiração na folha gera a pressão hidrostática negativa no xilema e consequentemente ocorre a ascensão da seiva bruta, que depende da coesão entre as moléculas de água e a adesão com a parede celular das células do vaso xilemático. A tensão-coesão-adesão se estende desde as células do mesófilo até às raízes. Assim, a transpiração é responsável pela geração de um déficit hídrico na raiz e consequente absorção de água do solo. Assim, com a abertura dos estômatos ocorre as trocas gasosas (entrada de CO2), que será utilizado no processo fotossintético, e a transpiração, que leva de maneira indireta à absorção de água no solo.

a) Correta. Às 14h de um dia ensolarado, em condições hídricas ótimas, a estrutura identificada por Z (estômato) encontra-se aberta, possibilitando a absorção de água do solo e entrada de CO2, que é utilizado pela estrutura representada por Y (cloroplasto) para realização da fotossíntese. 

b) Incorreta. Se o estômato (Z) estiver fechado não ocorre a absorção de CO2 e a transpiração estomática, que gera a tensão e fluxo ascendente de seiva bruta, o que resulta na absorção de água na raiz. Além disso, a estrutura X é o vacúolo, organela que não é responsável pela realização da fotossíntese.

c) Incorreta. O cloroplasto (Y) não altera de volume com a luminosidade. Assim, não há esvaziamento dessa estrutura às 14h de um dia ensolarado. Além disso, o vacúolo é uma organela relacionada aos processos osmóticos e não realiza o processo fotossintético. 

d) Incorreta. O aumento do volume do vacúolo (X) é desencadeado pela entrada de água na célula, quando o meio intracelular é hipertônico. O mecanismo de abertura fotoativo leva à entrada de água nas células-guarda e abertura dos estômatos, mas o mesmo não ocorre nas células do parênquima clorofiliano, que são ricas em cloroplastos e responsáveis pelo processo de fotossíntese. Além disso, o estômato (Z) é uma célula e não representa uma organela rica em clorofila e com função fotossintética. 

e) Incorreta. A diminuição do volume do vacúolo (X) é desencadeado pela saída de água na célula, quando o meio extracelular é hipertônico. A presença de alta intensidade luminosa não é responsável por desencadear o esvaziamento do vacúolo. 

Questão 13 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Evolução Mutações

O esquema a seguir representa o aparecimento de bactérias mutantes em uma colônia e o resultado de sua exposição a quatro diferentes condições de cultura:

Disponível em https://edepot.wur.nl/376546/. Adaptado.

Assinale a alternativa com a relação correta entre as mutações e as condições de cultura.



a)

A mutação X inativa os transportadores de glicose, e a condição I tem esse açúcar como fonte exclusiva de carbono.

b)

A mutação X promove melhor eficiência do equilíbrio osmótico, e a condição III tem alta salinidade.

c)

A mutação Y confere resistência ao antibiótico penicilina, e o meio de cultura da condição II contém esse antibiótico.

d)

As mutações X e Y conferem vantagem adaptativa às bactérias na condição IV. 

e)

A frequência de novas mutações será maior na condição IV.

Resolução

A questão aborda o processo de evolução com ênfase nos fatores evolutivos mutação e seleção natural. A mutação ocorre de forma aleatória e gera novos alelos na população, aumentando a variabilidade genética. Já a seleção natural, representada pelas condições I, II, III e IV, é a pressão seletiva que determina a variante mais vantajosa, que possui maior chance de sobrevivência e reprodução, em determinadas condições. Analisando a figura é possível concluir que as diferentes condições de cultura favorecem variantes distintas dessa população: a condição I favorece os indivíduos portadores da mutação X; a condição II favorece os indivíduos com a mutação Y; a condição III reduz os indivíduos não mutantes (representados em azul) e indivíduos com a mutação X; e a condição IV favorece os indivíduos não mutantes.

a) Incorreta. Se a mutação X inativar os transportadores de glicose os mutantes X não sobreviveriam em um meio que tivesse esse açúcar como fonte exclusiva de carbono. Dessa forma, é esperado que a mutação X gere uma vantagem para indivíduos submetidos à condição I, que seleciona positivamente esses mutantes.  

b) Incorreta. Se a mutação X promover melhor eficiência do equilíbrio osmótico, seria esperado que em alta salinidade os indivíduos com a mutação (pretos) fossem favorecidos. No entanto, na condição III é observada a redução dos mutantes X. 

c) Correta. Se a mutação Y conferir resistência ao antibiótico penicilina e a condição II for um meio de cultura contendo esse antibiótico, as bactérias resistentes sobreviverão e passarão os genes de resistência para seus descendentes. Já as bactérias suscetíveis (não mutantes e mutante X) não sobrevivem nessas condições.

d) Incorreta. A condição IV não confere vantagem adaptativa às bactérias com mutações X e Y. Contrariamente, essa condição confere vantagem adaptativa para indivíduos sem essas mutações.

e) Incorreta. A condição IV seleciona indivíduos sem mutações X e Y. Além disso, as mutações ocorrem de forma aleatória, sendo incorreto afirmar que as condições do meio aumentariam a frequência de novas mutações.

Questão 14 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Modelo de Thomson Tabela Periódica Organização Periódica dos Elementos Ácidos nucleicos

O quadrinho a seguir mostra uma paródia entre situações cotidianas e descobertas científicas.

Quais feitos científicos de Mendeleev, de Watson e Crick e de Thomson estão relacionados com o quadrinho?



a)

Proposição de um modelo atômico, descoberta da estrutura dos polímeros, descoberta da radioatividade.

b)

Organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica, descoberta da estrutura do DNA, proposição de um modelo atômico.

c)

Compreensão da reatividade dos elementos químicos, representação simbólica dos elementos, descoberta das interações moleculares.

d)

Definição de entalpia, representação simbólica dos elementos, caracterização e propriedades dos coloides.

e)

Balanceamento de equações químicas, descoberta da pilha, organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica.

Resolução

Dmitri Ivanovich Mendeleev foi um renomado químico russo, seu trabalho mais influente consistiu no agrupamento de elementos químicos com propriedades semelhantes e sua distribuição sequencial com base nas massas atômicas definindo uma periodicidade para os mesmos. Sendo assim, contribuiu para a organização dos elementos em uma tabela periódica. Seu trabalho foi tão notável que foi possível fazer previsões da existência de elementos químicos ainda desconhecidos naquele tempo, fato que corroborou para a aceitação de suas hipóteses. No quadrinho, a frase "e definiu o lugar de cada um" faz alusão à sua descoberta, na qual teve que definir/encontrar a posição dos elmentos ao formar a tabela.

Obs: atualmente, a tabela continua sendo organizada em famílias, que apresentam propriedades química semelhantes, no entanto, a distribuição se dá em ordem crescente de número atômico e não da massa atômica conforme havia sugerido.

Francis Harrry Compton Crick (físico inglês) e James Dewey Watson (biólogo estadunidense) são dois cientistas que, juntamente com Maurice Wilkins, foram laureados com um Nobel de Medicina devido às descobertas realizadas a cerca da estrutura dos ácidos nucleicos. No quadrinho, o tipo de massa denominado "fusilli" faz alusão ao modelo estrutural da dupla hélice do DNA proposta por Watson e Crick. No DNA, bases nitrogenadas adenina (A), citosina (C), timina (T) e guanina (G), representadas pela na "sopa de letrinhas", são responsáveis pela forma helicoidal da estrutura através das ligações de hidrogênios das bases pareadas (A-T e C-G). Portanto, o quadrinho relaciona a descoberta da estrutura do DNA.

Joseph John Thomson foi um físico britânico laureado com um Nobel de Física pela descoberta e identificação do elétron. Seus estudos com raios catódicos provou que a matéria era constituída por uma partícula em comum que apresentava carga negativa, a qual posteriormente foi denominada elétron. No quadrinho, a sobremesa "pudim de passas" faz alusão ao modelo atômico idealizado por ele mesmo, o qual considerava o átomo com uma esfera maciça de carga positiva com elétrons incrustados e distribuídos homogeneamente em seu interior, sendo associado, para exemplificação, à um pudim de passas (as passas seriam os elétrons enquanto o pudim seria a massa positiva). Sendo assim, o quadrinho relaciona a proposição de um modelo atômico, o modelo atômico de Thomson.

 

Questão 15 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Merleau-Ponty

No texto do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty é estabelecida uma conexão entre as relações sociais e a racionalidade dos indivíduos:

A sociedade humana não é uma comunidade de espíritos racionais, só se pode compreendê-la assim nos países favorecidos, em que o equilíbrio vital e econômico foi obtido localmente e por certo tempo.

Maurice Merleau-Ponty, Fenomenologia da percepção, p.89.

Qual sentença, se tomada como verdadeira, reforça a posição exprimida pelo filósofo no trecho?



a)

A racionalidade é uma potência espiritual que se impõe sobre as circunstâncias históricas.

b)

O equilíbrio vital e econômico é uma força irracional que se contrapõe aos espíritos racionais.

c)

Nos países favorecidos, as pessoas são naturalmente mais racionais.

d)

A racionalidade das relações sociais depende da estabilidade de circunstâncias históricas.

e)

Os espíritos racionais são responsáveis pelo equilíbrio vital e econômico dos países favorecidos.

Resolução

a) Incorreta. O texto não afirma que a racionalidade se impõe sobre determinadas circunstâncias históricas, mas sim que determinadas circunstâncias históricas podem favorecer a existência de uma sociedade racional. 
b) Incorreta. O equilíbrio vital e econômico não é uma força que se contrapõe aos espíritos racionais, mas sim aspectos que favorecem a existência destes. 
c) Incorreta. O texto não afirma que existam pessoas naturalmente racionais, ou seja, que essa característica é inerente às pessoas ou faz parte de sua essência. 
d) Correta. Segundo o filósofo Merleau-Ponty, a sociedade humana só pode ser tomada como uma "comunidade de espíritos racionais" em países favorecidos, nos quais foi obtido um "equilíbrio vital e econômico", ou seja, condições sócio-econômicas privilegiadas e favoráveis. 
e) Incorreta. Essa afirmativa está incorreta, pois realiza uma inversão do pensamento do filósofo. Segundo Merleau-Ponty, são as condições históricas e sociais que possibilitam ou não que determinada sociedade seja uma comunidade de espíritos racionais. 

Questão 16 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sistema Circulatório

A figura sintetiza, de forma simplificada, a variação da pressão sanguínea mmHg , da velocidade de circulação sanguínea cm/s e da área total cm2 em relação aos diversos tipos de vasos do sistema sanguíneo humano (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias):

Com base na figura, é correto afirmar que



a)

a velocidade aumenta nas vênulas, o que permite às hemoglobinas descarregarem o O2.

b)

a pressão sanguínea cai nos capilares, vênulas e veias pela presença de válvulas nesses vasos.

c)

a pressão diminui a partir dos capilares, o que evita acidentes vasculares em vasos menores.

d)

a área aumenta na região dos capilares, o que permite maior eficiência nas trocas gasosas.

e)

a velocidade é inversamente proporcional à área por conta do batimento sistólico do coração.

Resolução

O sistema cardiovascular é formado por uma bomba muscular (coração), por um fluido circulatório (sangue) e por um conjunto de vasos sanguíneos que distribuem o sangue para os diversos órgãos, tecidos e células do corpo.

Os vasos sanguíneos que formam o sistema cardiovascular são as artérias, as arteríolas, as veias, as vênulas e os capilares. A sequência pela qual o sangue atravessa esses vasos, após ser bombeado pelo coração é: Artérias → Arteríolas → Capilares → Vênulas → Veias.

Durante a passagem do sangue das artérias para os capilares, verificamos:

  1. Aumento da área seccional total dos vasos, uma vez que os 7 bilhões de capilares sanguíneos, em conjunto, apresentam uma área de secção transversal muito maior do que aquela das artérias ou de qualquer outro vaso sanguíneo do corpo humano.
  2. Diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo, uma vez que aumenta a área seccional total dos vasos, principalmente quando o sangue chega aos capilares.
  3. Diminuição da pressão exercida pelo sangue sobre os vasos, uma vez que essa pressão é dissipada conforme o sangue se distancia do coração e entra nos capilares, vênulas e veias, que oferecem resistência ao fluxo sanguíneo.

Além disso, a contração ventricular e a contração da musculatura das artérias e das arteríolas atuam em conjunto para bombear o sangue ao longo do circuito sistêmico e do circuito pulmonar. 

Após as considerações acima, podemos julgar as alternativas. 

a) Incorreta. De acordo com o gráfico a velocidade o fluxo sanguíneo diminui nas vênulas, já as trocas gasosas não ocorrem na altura das vênulas, mas sim nos capilares. 
b) Incorreta. A pressão sanguínea cai ao longo do sistema cardiovascular pela resistência dos vasos ao fluxo sanguíneo, não pela existência das válvulas, as quais só podem ser encontradas nas veias. 
c) Incorreta. A pressão sanguínea começa a sofrer redução assim que sai do coração e tem a sua maior queda nas arteríolas, locais que atuam como principais pontos de regulação da pressão do sangue que chega aos capilares. 
d) Correta. Ao longo do sistema cardiovascular ocorre grande ramificação dos vasos a partir das arteríolas, o fenômeno se intensifica na região capilar, a qual é responsável pela intensa vascularização dos tecidos. Tal ramificação vem acompanhada pela redução da velocidade e aumento da área total disponível para trocas, ambos favorecem o intercâmbio de substâncias entre o sangue e os tecidos. 
e) Incorreta. A velocidade e a área são inversamente proporcionais, não por conta do batimentos sistólico do coração, mas pela intensa ramificação existente na região das arteríolas, capilares e vênulas.

Questão 17 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Subordinação Subordinativa

No modelo hegemônico, quase todo o treinamento é reservado para o desenvolvimento muscular, sobrando muito pouco tempo para a mobilidade, a flexibilidade, o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular. Na teoria, seria algo em torno de 70% para o fortalecimento, 20% para o cárdio e 10% para a flexibilidade e outros. Na prática, muitos alunos direcionam 100% do tempo para o fortalecimento.

Como a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.

Nuno Cobra Jr. “Fitness não é saúde”. Uol. 06/05/2021. Adaptado.


Sem alteração de sentido, o segundo parágrafo do texto poderia ser reescrito da seguinte maneira:



a)

Ainda que a prática cardiovascular seja infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.

b)

Para evitar que a prática cardiovascular se torne infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.

c)

Quando a prática cardiovascular for infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.

d)

Quanto mais a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.

e)

Essa ordem deveria ser revista: a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.

Resolução

A questão solicitava a reescrita do segundo parágrafo do texto, o qual apresentava apenas um período composto. Nele, é possível encontrar a apresentação de uma causa, amparada pelo uso da conjunção ‘como’ para o que se expressa na oração principal “essa ordem deveria ser revista”. Desse modo, era necessário encontrar nas alternativas uma substituição para essa relação causal.

a) Incorreta. A presença da locução conjuntiva ‘ainda que’ confere uma relação de concessão ao período, diferindo, portanto, da relação semântica que se encontra no texto original.
b) Incorreta. A presença da preposição ‘para’, associada ao verbo no infinitivo, cria uma oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo e constrói uma relação de finalidade em relação à ideia presente a oração principal, diferindo, portanto, da relação semântica que se encontra no texto original.
c) Incorreta. A presença da conjunção ‘quando’, associada ao verbo no subjuntivo, insere uma relação de temporalidade projetada num futuro hipotético, diferindo, portanto, da relação semântica que se encontra no texto original.
d) Incorreta. A presença da estrutura correlativa ‘quanto mais (...) mais’, confere ao período uma relação de proporcionalidade, diferindo, portanto, da relação semântica que se encontra no texto original. Cabe acrescentar que, em razão de a palavra intensificadora ‘mais’ não ser apresentada na oração principal, cria-se um período com problemas de construção frasal.
e) Correta. O sinal dos dois-pontos é comumente utilizado para indicar uma apresentação, um esclarecimento ou explicação de algum elemento ou ideia anteposto. Na reescrita proposta no item, faz-se uma inversão na ordem das orações, posicionando a oração principal no início do período. Desse modo, a inserção dos dois-pontos logo após essa oração indica que a sequência apresentada constitui uma justificativa causal para a primeira ideia apresentada, mantendo-se, assim, a mesma relação presente no trecho original.
 

Questão 18 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Adjunto adnominal

No modelo hegemônico, quase todo o treinamento é reservado para o desenvolvimento muscular, sobrando muito pouco tempo para a mobilidade, a flexibilidade, o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular. Na teoria, seria algo em torno de 70% para o fortalecimento, 20% para o cárdio e 10% para a flexibilidade e outros. Na prática, muitos alunos direcionam 100% do tempo para o fortalecimento.

Como a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.

Nuno Cobra Jr. “Fitness não é saúde”. Uol. 06/05/2021. Adaptado.


Dentre as expressões destacadas, a que exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em “o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular” é:



a)

um atleta de seleção precisa de treinamento intenso.

b)

o amor ao esporte é fundamental para o atleta.

c)

a população incorpora radicalmente atitudes saudáveis.

d)

muitas pessoas se beneficiam de alimentos verdes.

e)

todo tipo de atividade física faz bem à saúde mental.

Resolução

O termo “restaurativo”, que está inserido no trecho “sobrando muito pouco tempo para a mobilidade, a flexibilidade, o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular”, associa-se ao substantivo que o antecede “treino”. Desse modo, por ser um termo ligado a um nome e possuir a função de caracterizá-lo, “restaurativo” exerce a função de um adjunto adnominal.

a) Correta. O termo “de seleção” está associado ao substantivo “atleta”, exercendo a mesma função que “restaurativo”, pois modifica/especifica o substantivo que o antecede.

b) Incorreta. O termo “ao esporte” está associado ao substantivo abstrato “amor” e possui valor passivo, visto que o “esporte” é o elemento que recebe o “amor”. Desse modo, por ser alvo de um substantivo abstrato, “ao esporte” exerce função de complemento nominal.

c) Incorreta. O advérbio “radicalmente” se associa ao verbo, trazendo-lhe uma circunstância de modo; portanto, exerce função sintática de adjunto adverbial.

d) Incorreta. O substantivo “pessoas” exerce a função de núcleo do sujeito da forma verbal “beneficiam”, visto que é ele o responsável por conjugar o verbo na terceira pessoa do plural.

e) Incorreta. O termo “mal” está associado à forma verbal “faz” e, desse modo, exerce a função de adjunto adverbial, e não de adjunto adnominal.

Questão 19 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nove Noites Terra Sonâmbula

Por narrativas paralelas entende-se um procedimento literário segundo o qual dois ou mais fios narrativos pertencentes a níveis distintos de realidade se desenrolam intercaladamente formando um todo. Considerando-se a sua estrutura, as duas narrativas que podem ser identificadas com base nessa definição são:



a)

Quincas Borba e Nove noites.

b)

Campo geral e Terra sonâmbula.

c)

Angústia e Campo geral.

d)

Nove noites e Terra sonâmbula.

e)

Quincas Borba e Angústia.

Resolução

Verificam-se narrativas paralelas tanto na estrutura de "Nove Noites", quanto em "Terra Sonâmbula". Na obra de Bernardo Carvalho, os capítulos intercalam trechos da "carta-testamento" de Manoel Perna à narrativa da investigação feita pelo "jornalista anônimo". De forma semelhante, no livro de Mia Couto, cada capítulo em que se desenvolve a história de Muidinga e Tuahir é seguido por um dos cadernos com os relatos de Kindzu. Tal procedimento não é verificado na obras "Quincas Borba", "Campo Geral" e "Angústia".

Questão 20 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Machado de Assis

I.

Suave mari magno*

Lembra-me que, em certo dia,

Na rua, ao sol de verão,

Envenenado morria

Um pobre cão.

 

Arfava, espumava e ria,

De um riso espúrio e bufão,

Ventre e pernas sacudia

Na convulsão.

 

Nenhum, nenhum curioso

Passava, sem se deter,

Silencioso,

 

Junto ao cão que ia morrer,

Como se lhe desse gozo

Ver padecer.

                                                    Machado de Assis. Ocidentais.

*Expressão latina, retirada de Lucrécio (Da natureza das coisas), a qual aparece no seguinte trecho: Suave, mari magno, turbantibus aequora ventis/ E terra magnum alterius spectare laborem. (“É agradável, enquanto no mar revoltoso os ventos levantam as águas, observar da terra os grandes esforços de um outro.”).

II.

Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. XVIII.

III.

Sofia soltou um grito de horror e acordou. Tinha ao pé do leito o marido:

— Que foi? perguntou ele.

— Ah! respirou Sofia. Gritei, não gritei?

(...)

— Sonhei que estavam matando você.

Palha ficou enternecido. Havê-la feito padecer por ele, ainda que em sonhos, encheu-o de piedade, mas de uma piedade gostosa, um sentimento particular, íntimo, profundo, —  que o faria desejar outros pesadelos, para que o assassinassem aos olhos dela, e para que ela gritasse angustiada, convulsa, cheia de dor e de pavor.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. CLXI.


A visão do eu-lírico no texto I



a)

volta-se nostálgica para as imagens de uma lembrança.

b)

centra-se com desprezo na figura do animal agonizante.

c)

apreende displicentemente o movimento dos transeuntes.

d)

ganha distância da cena para captar todos os seus aspectos.

e)

apresenta o espectador da crueldade como um ser incomum.

Resolução

a) Incorreta. O sentimento da nostalgia pode ser definido como uma tristeza ou melancolia provocada pela lembrança de experiências vividas no passado ou ainda pela memória afetuosa de algo ou alguém que já não estão mais presentes. Esse sentimento relacionado à saudade não se encontra no poema, visto que o eu-lírico rememora um episódio desagradável relacionado à morte de um cão.

b) Incorreta. Não se verifica nenhuma expressão de desprezo por parte do eu-lírico, que procura descrever o sofrimento de um cão, bem como a atitude daqueles que observavam a cena. Pode-se considerar, inclusive, que a expressão “pobre cão” evidencia uma certa piedade por parte do eu-lírico em relação ao animal.

c) Incorreta. Nota-se como o eu-lírico capta uma série de detalhes que compõem a cena, registrando os movimentos do cachorro, bem como o vivo interesse daqueles que observavam sua morte. Nesse sentido, ele é um observador atento - e não displicente - da cena retratada.

d) Correta. Pode-se considerar que a alternativa menciona uma distância temporal através da qual o eu-lírico rememora um fato do passado, como pode ser verificado já no primeiro verso: “Lembra-me que, em certo dia”. Esse distanciamento permite que o eu-lírico, ocupando a posição de um observador privilegiado, descreva os diferentes aspectos envolvidos na cena. Assim, ele relata os movimentos convulsivos do cão, apresentando um quadro vivo de seu sofrimento e, ao mesmo tempo, contrasta a atitude de deleite dos passantes que se detinham a observar a agonia do animal.

e) Incorreta. “Nenhum, nenhum curioso / Passava, sem se deter”. Ao repetir o termo “nenhum”, o eu-lírico reforça que todos os passantes que se detiveram para observar a agonia do cão manifestaram o mesmo sentimento de prazer. Dessa forma, pode-se concluir que a crueldade frente ao sofrimento alheio não é um sentimento incomum.