Logo FUVEST

Questão 11 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 11

Ciclo celular Mitose

O gráfico representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substância que afeta a divisão celular:

Os tecidos 1 e 2 e uma aplicação médica do efeito do tratamento são, respectivamente:



a)

muscular, tumoral e quimioterapia.

b)

ósseo, ovariano e fertilização in vitro.

c)

nervoso, tumoral e transplante.

d)

epitelial, ósseo e transfusão sanguínea.

e)

tumoral, nervoso e radioterapia.

Resolução

Os citologistas dividem o ciclo celular em duas partes: intérfase e divisão celular. O processo de divisão celular mitótico compreende 4 fases (prófase, metáfase, anáfase e telófase) e a citocinese, que resultam na formação de duas células-filhas idênticas geneticamente à célula-mãe. A taxa de proliferação de células varia em diferentes tecidos do organismo, sendo que, algumas células como os neurônios e as células musculares quase não entram em divisão e ficam permanentemente na fase G1 da intérfase. Já as células epiteliais dividem mais rapidamente. 

 

Etapas do ciclo celular. Disponível em: <http://bgesf0910.blogspot.com/2009/12/ciclo-celular.html>. Acesso em 12 dez 2021

O gráfico  da questão representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular. No tecido 1, cerca de 90% das células encontram-se em intérfase e apenas uma pequena porcentagem está em diferentes momentos do processo de divisão celular. Assim, é possível concluir que nesse tecido a proliferação celular é muito pequena, como ocorre nos tecidos musculares e nervoso. Já o tecido 2 possui cerca de 10% das células em interfase e 90% em diferentes etapas do processo de divisão celular. Os dados indicam um tecido com intensa proliferação celular, como ocorre em células do tecido epitelial e nas células cancerosas. Cabe ressaltar, que as células tumorais apresentam taxa de proliferação maior que as células epiteliais. 
O câncer é caracterizado pela intensa multiplicação de células, geralmente pela ativação de genes que induzem a divisão celular e pela inativação de genes que bloqueiam o ciclo celular. Alguns quimioterápicos, tais como a vimblastina e vincristina, podem atuar impedindo a formação do fuso mitótico e interrompendo o processo de divisão celular. Assim, os quimioterápicos são medicamentos que bloqueiam a divisão celular e reduzem a proliferação das células tumorais, sendo indicados para o tratamento de tumores. Como a formação do fuso mitótico inicia na prófase, células tratadas com esses medicamentos ficarão na profase e não haverá progressão no ciclo celular.

a) Correta. O tecido 1 pode ser associado a célula muscular, que possui baixa capacidade de proliferação. Enquanto o tecido 2 pode ser associado com célula tumoral, que apresentam grande capacidade de divisão mitótica. A utilização de quimioterápicos bloqueia a formação do fuso mitótico, que ocorre na prófase, e leva à interrupção da divisão celular impedindo o aumento de células tumorais. Assim, as células do tecido tratado ficam estacionadas na prófase.

b) Incorreta. O tecido ósseo possui baixa proliferação celular, mas no tecido ovariano não há proliferação celular tão intensa como aquela ilustrada para o tecido 2. A fertilização in vitro é um tratamento importante para mulheres que possuem problemas de fertilidade e dificuldade para engravidar. No entanto, não seria um procedimento que afetaria a divisão celular interrompendo esse processo.  

c) Incorreta. O tecido 1 pode ser caracterizado como tecido nervoso, o qual possui baixa capacidade de proliferação. Enquanto o tecido 2 pode ser associado com célula tumoral, que apresenta grande capacidade mitótica. No entanto, o transplante consiste na inserção de um novo tecido ou órgão, obtido de um doador, no organismo transplantado. Assim, o transplante não é um tratamento de um tecido tumoral e não poderia explicar a manutenção de células na prófase, como ilustrado no gráfico.

d) Incorreta. As células epiteliais possuem intensa proliferação celular e poderiam ser associadas ao tecido 2, já as células ósseas possuem baixa proliferação celular e são associadas ao tecido1. A transfusão sanguínea é um tratamento para reposição de elementos figurados do sangue e não caracterizam um tratamento do tecido ósseo, bem como não manteriam as células em prófase.

e) Incorreta. As células tumorais possuem altas taxas de divisão celular e são associadas ao tecido 2, já as células nervosas são associadas ao tecido 1, que possui baixa proliferação celular. A radioterapia é um tratamento contra células tumorais e não seria indicada para tratar o tecido nervoso, e não justificaria a manutenção das células em prófase.