O quadrinho a seguir mostra uma paródia entre situações cotidianas e descobertas científicas.
Quais feitos científicos de Mendeleev, de Watson e Crick e de Thomson estão relacionados com o quadrinho?
a) |
Proposição de um modelo atômico, descoberta da estrutura dos polímeros, descoberta da radioatividade. |
b) |
Organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica, descoberta da estrutura do DNA, proposição de um modelo atômico. |
c) |
Compreensão da reatividade dos elementos químicos, representação simbólica dos elementos, descoberta das interações moleculares. |
d) |
Definição de entalpia, representação simbólica dos elementos, caracterização e propriedades dos coloides. |
e) |
Balanceamento de equações químicas, descoberta da pilha, organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica. |
Dmitri Ivanovich Mendeleev foi um renomado químico russo, seu trabalho mais influente consistiu no agrupamento de elementos químicos com propriedades semelhantes e sua distribuição sequencial com base nas massas atômicas definindo uma periodicidade para os mesmos. Sendo assim, contribuiu para a organização dos elementos em uma tabela periódica. Seu trabalho foi tão notável que foi possível fazer previsões da existência de elementos químicos ainda desconhecidos naquele tempo, fato que corroborou para a aceitação de suas hipóteses. No quadrinho, a frase "e definiu o lugar de cada um" faz alusão à sua descoberta, na qual teve que definir/encontrar a posição dos elmentos ao formar a tabela.
Obs: atualmente, a tabela continua sendo organizada em famílias, que apresentam propriedades química semelhantes, no entanto, a distribuição se dá em ordem crescente de número atômico e não da massa atômica conforme havia sugerido.
Francis Harrry Compton Crick (físico inglês) e James Dewey Watson (biólogo estadunidense) são dois cientistas que, juntamente com Maurice Wilkins, foram laureados com um Nobel de Medicina devido às descobertas realizadas a cerca da estrutura dos ácidos nucleicos. No quadrinho, o tipo de massa denominado "fusilli" faz alusão ao modelo estrutural da dupla hélice do DNA proposta por Watson e Crick. No DNA, bases nitrogenadas adenina (A), citosina (C), timina (T) e guanina (G), representadas pela na "sopa de letrinhas", são responsáveis pela forma helicoidal da estrutura através das ligações de hidrogênios das bases pareadas (A-T e C-G). Portanto, o quadrinho relaciona a descoberta da estrutura do DNA.
Joseph John Thomson foi um físico britânico laureado com um Nobel de Física pela descoberta e identificação do elétron. Seus estudos com raios catódicos provou que a matéria era constituída por uma partícula em comum que apresentava carga negativa, a qual posteriormente foi denominada elétron. No quadrinho, a sobremesa "pudim de passas" faz alusão ao modelo atômico idealizado por ele mesmo, o qual considerava o átomo com uma esfera maciça de carga positiva com elétrons incrustados e distribuídos homogeneamente em seu interior, sendo associado, para exemplificação, à um pudim de passas (as passas seriam os elétrons enquanto o pudim seria a massa positiva). Sendo assim, o quadrinho relaciona a proposição de um modelo atômico, o modelo atômico de Thomson.