Oxigênio (O2) e ozônio (O3) estão em constante processo de consumo e produção na estratosfera, como representado pelas equações químicas a seguir. As reações I e II ilustram etapas da produção de ozônio a partir de oxigênio, e a reação III mostra a restauração de oxigênio a partir de ozônio.
O ΔHII, relacionado à reação II, pode ser calculado a partir dos dados fornecidos para as reações I e III. O valor de ΔHII, em kcal/mol de O2 consumido, é igual a:
a) |
-90,5 |
b) |
-55,0 |
c) |
+27,5 |
d) |
+48,5 |
e) |
+55,0 |
Para obter o valor da variação de entalpia (ΔHII), deve-se inverter a primeira equação (invetendo o valor de ΔHI) e inveter a terceira equação multiplicando o valor da variação de entalpia por três, que é equivalente à quantidade em mol de O2 na reação (observe que a tabela traz os valores por mol de O2). Assim, temos:
A variação de entalpia calculada refere-se ao consumo de 2 mols de O2 na reação. Portando, a variação de entalpia (ΔHII) envolvida no consumo de 1,0 mol de O2 será: