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Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 80 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Filosofia Medieval (FSH)

É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espirita, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incómodo.

KEMPIS, T. lmitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.

Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?



a)

Exaltação do ritualismo litúrgico.

b)

Afirmação do pensamento racional.

c)

Desqualificação da atividade laboral.

d)

Condenação da alimentação impura.

e)

Desvalorização da materialidade corpórea.

Resolução

O Período Medieval (século V-XV), na história do pensamento ocidental, foi caracterizado pelo monopólio cultural da Igreja Católica. Por conta disso, os aproximados dez séculos do medievo foram marcados pela subserviência da filosofia, das ciências e das artes à teologia. Não à toa, o período gerou inúmeras expressões e inúmeros pensamentos de justificativa aos ritos e às crenças católicas. Uma dessas reflexões girou em torno do ascetismo. A palavra, não muito comum nos dia de hoje, mesmo nos meios religiosos (católicos ou não), vem de ascese, que, de um modo geral, significa "busca pela virtude", pela virtude cristã, no caso. Segundo a tradição do pensamento cristão, o ascese pode se traduzir de muitas formas, como, por exemplo, pelo jejum, pela oração, pelo trabalho, pela caridade, etc. No caso da questão, pede-se a característica do ascetismo medieval destacada no texto. Assim, temos:

a) Incorreta. O texto não menciona nada da liturgia cristã, como a confissão dos pecados, a unção do enfermos, os rituais de consagração dos cultos, a Eucaristia, ou qualquer outra coisa da ritualística mais (ou menos) ortodoxa.

b) Incorreta. "Afirmação do pensamento racional", diz a alternativa, quando nada no texto faz menção à racionalização que alguns medievais desenvolveram no período - como foi o caso de Tomás de Aquino, que entendia estar utilizando o raciocínio aristotélico para compreender melhor as maravilhas de Deus.

c) Incorreta. A  atividade laboral sempre foi entendida, dentro do cristianismo, como fundamental para o desenvolvimento da ascese. No mundo medieval não foi diferente. Os monges católicos apregoavam a prática do trabalho como uma maneira de se aproximar de Deus. São Bento, por exemplo, "pai" dos monges "beneditinos", tem sua famosa frase estampada em muitos monastérios: "oito horas de sono, oito horas de oração e oito horas de trabalho" - dizia o mesmo, no intuito de tentar descrever o dia ideal de uma pessoa consagrada à Deus.

d) Incorreta. O texto não menciona nenhuma espécie de condenação à alimentação. Embora esse tipo de prática exista, desde longa data entre os cristãos, levando os fiéis aos mais variados tipos de jejum, ela não é mencionada no excerto que contextualiza a questão. 

e) Correta. Nota-se a desvalorização da materialidade corpórea, no texto. É "sim" ao espírito em detrimento da matéria, como se pode ler em "é preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos [do corpo]".

Questão 81 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimento aparente do sol Estações do ano

                                                            

Diponível em: www.ccdc.usp.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção



a)

norte.

b)

sul.

c)

leste.

d)

oeste.

e)

nordeste.

Resolução

Os solstícios marcam a mudança de estação da chegada de invernos e verões, quando um dos hemisférios passam a receber mais energia solar que o outro, devido à inclinação do planeta em relação à órbita em torno do Sol. Já os equinócios são os dias em que os dois hemisférios terrestres recebem a mesma quantidade de energia, sendo que há igual período de duração do dia e da noite (12 horas cada). 

Em 21 de junho ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Sul e solstício de verão do Hemisfério Norte. A cidade de Brasília encontra-se na localização de latitude 15° S e longitude 47°O e durante essa estação do ano (inverno) haverá a visualização nessa cidade dos raios solares vindos do norte, pois o Sol está incidindo perpendicularmente sobre o trópico de Câncer, situado no hemisfério Norte (23,5ºN de latitude). Dessa forma, as sombras dos objetos localizados na capital do Brasil se projetarão para sul, o que torna a alternativa b) correta.

 

Questão 82 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Escravidão no segundo reinado Escravidão

TEXTO I

EIGENHEER, E. M. lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre.Gráfica Palloti, 2009.

TEXTO II

A repugnante tarefa de carregar lixo e os desejos de casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como "tigres" levavam tubos de barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH, M. C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos séculos XVIII e XIX caracterizada pela:



a)

valorização do trabalho braçal.

b)

reiteração das hierarquias sociais.

c)

sacralização das atividades laborais.

d)

superação das exclusões econômicas.

e)

ressignificação das heranças religiosas.

Resolução

a) Incorreta. O trabalho braçal não era valorizado na sociedade escravista brasileira do período, e tampouco a função dos chamados escravos tigres sugere qualquer enaltecimento dessa condição de trabalho. Vale destacar que os trabalhos braçais continuam desvalorizados em comparação aos chamados trabalhos intelectuais até os dias atuais, especialmente quanto à remuneração e ao prestígio social de suas funções.

b) Correta. Conforme o texto base do exercício revela, o trabalho dos escravos tigres envolvia o carregamento dos excrementos humanos das casas de seus senhores para os locais de despejo, como rios, córregos ou o oceano, por exemplo. Essa tarefa era desempenhada pelos cativos de seus senhores, sendo considerada particularmente repugnante na sociedade, pois era um trabalho direto com as "águas servidas" - expressão usada para se referir aos dejetos humanos. Portanto, a execução por grupos sociais menos privilegiados de uma tarefa socialmente indesejada apenas reitera as hierarquias existentes no período, conforme sugere a alternativa.

c) Incorreta. O serviço desempenhado pelos escravos tigres era considerado repugnante, segundo o próprio excerto do exercício. Dessa forma, não há qualquer sacralização da atividade laboral envolvida em sua execução.

d) Incorreta. Ao contrário do afirmado, a existência dos escravos tigres na sociedade brasileira nos séculos XVIII e XIX fortalecem a existência de exclusões e disparidades sócio-econômicas. Afinal, trata-se de um trabalho considerado desprestigiado e abjeto pela elite social, sendo executado fundamentalmente por escravos, indivíduos privados de direitos fundamentais e de remuneração pelas suas atividades laborais.

e) Incorreta. O trabalho dos escravos tigres não apresenta qualquer aspecto religioso, mas sim de desigualdades sociais profundas numa sociedade elitizada e escravista.

Questão 83 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Formação dos sistemas econômicos

Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar da família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano.

A simples vontade de checar mensagens do trabalho pós-expediente prejudica sua saúde — e a de sua família. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 4 dez. 2018.

O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a:



a)

proteção da vida privada.

b)

ampliação de atividades extras.

c)

elevação de etapas burocráticas.

d)

diversificação do lazer recreativo.

e)

desobrigação de afazeres domésticos.

Resolução

Atualmente, os aparelhos eletrônicos se tornam extensões de nossas vidas cotidianas e o trabalho é uma importante esfera que abarcou esse meio, podendo então o trabalhador receber mensagens de diversos tipos em qualquer período do dia, o que transforma suas ações diárias de acordo com o controle das informações chegando aos aparelhos. São apresentados o e-mail e o WhatsApp como exemplos de usos que alteram a dinâmica das relações familiares, principalmente por causa das possibilidades associadas ao trabalho remoto que tais ferramentas oferecem. Posto isso, discorre-se que:

a) Incorreta. Há um aumento da vida profissional sobre a vida privada, portanto, perde-se parte da proteção que há na vida privada em relação a vida profissional e social.

b) Correta. Com os aparelhos eletrônicos modificou-se as formas de trabalho causando aumento das atividades extras, que como apresenta o trecho “seu turno de trabalho acabou”, mas mesmo assim "com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho".

c) Incorreta. A comunicação e os trabalhos por meios eletrônicos diminuem das atividades burocráticas (registro de trabalho por exemplo).

d) Incorreta. O lazer recreativo é diminuído e não há diversificação, já que as horas trabalhadas aumentam dentro do momento de convívio familiar, que deveria ser uma hora livre.

e) Incorreta. Os afazeres domésticos (lavar louça, roupas, tirar o lixo, fazer comida etc.) continuam a existir, portanto não são desobrigados.

Questão 84 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Construção da democracia Sociedade e trabalho

Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.

PIKETIY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: intrlnseca, 2014 (adaptado).

Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)



a)

ideologia do mérito.

b)

direito de nascimento.

c)

eficácia da legislação.

d)

ganho das financeiras.

e)

eficiência dos mercados.

Resolução

As democracias liberais são parte importante da formação geopolítica e dos sistemas econômicos dos séculos XIX, XX e XXI. O Liberalismo é um conjunto de pensamentos e práticas que formam uma atuação no mundo através de nossa ação política e econômica baseada na ideia de liberdade. O contexto do surgimento dessa filosofia é a Guerra Civil Inglesa do século XVI, mas somente no século XVIII o teórico Adam Smith fundamenta a ideia do individualismo econômico e a luta pelos direitos civis individuais.

O texto apresentado no exercício é uma crítica ao sistema capitalista do século XXI, globalizado e profundamente marcado por uma fase chamada de neoliberal, que desde anos ano 1970 vem dominando o pensamento macroeconômico dos países desenvolvidos e resgatando os princípios liberais do século XVIII, algo difundido nos anos 1990 em outras regiões do mundo.

O texto apresenta a situação de ganhos superiores ao crescimento econômico de um país como uma anomalia desse sistema econômico e tal crítica permite afimar que:

a) Correta. A ideologia do mérito, também chamada de “meritocracia” (termo criado pelo sociólogo Michael Young em 1958), é uma forma de crítica à visão de que os benefícios que certas classes sociais vivem não é fruto exclusivo de seus próprios méritos pessoais, mas sim fruto de heranças, do capital acumulado e passado de geração em geração. Portanto, há um enfraquecimento da ideologia do mérito diante de tal situação: o crescimento sem necessidade de mérito pessoal através do trabalho.

b) Incorreta. O direito de nascimento é uma ideia reforçada pelo texto que enfatiza que as heranças são meio de crescimento econômico superior ao crescimento do país, portanto, tal aspecto não é enfraquecido pela crítica apresentada.

c) Incorreta. A eficácia das legislações não é tema do texto apresentado, sendo importante enfatizar que as leis são fundamentais para a manutenção dessa situação.

d) Incorreta. Os ganhos de empresas financeiras (normalmente, bancos e fundos de investimento) não são tema do texto apresentado. Essas empresas são símbolo desse tipo de capitalismo, que busca ganhos financeiros máximos, portanto, é fortalecido nessa situação.

e) Incorreta. A eficiência dos mercados não tem relação direta com o texto apresentado, sendo os mercados centrais para o funcionamento do capitalismo e, portanto, precisam sempre ser fortalecidos para manter a lógica vigente.

Questão 85 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biotecnologia e transgênicos Produção agropecuária brasileira

Atualmente, o Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil" utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético "Uvas do Brasil". Dispinível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às):

 



a)

espécies nativas ameaçadas.

b)

cadeias econômicas autônomas.

c)

estruturas fundiárias tradicionais.

d)

elementos ambientais singulares.

e)

mercados consumidores internos.

Resolução

As tecnologias agropecuárias são muito importantes para ganhos de produtividade do Brasil, sendo a Embrapa um dos melhores exemplos da integração entre pesquisa, universidade e produção. As pesquisas desenvolvidas são direcionadas para melhor produtividade e adaptação de gêneros agrícolas às condições regionais do Brasil, com unidades da Embrapa em diversas regiões e para diversos tipos cultivares (grãos, cereais, hortaliças, frutas e leguminosas). A vitivinicultura no Brasil tem vários importantes polos, sendo que o texto apresenta dois exemplos: o do Vale Médio do São Francisco, situado no semiárido e o das regiões das serras do Sul, em região de clima subtropical. Esses exemplos e a lógica exposta no texto permitem afirmar que:

a) Incorreta. As espécies nativas ameaçadas não são uma preocupação da agropecuária comercial, sendo necessário programas e ações de agentes específicos para sua proteção.

b) Incorreta. Cadeias econômicas autônomas não são tema do texto, que visa a questão da técnica e das tecnologias agropecuárias.

c) Incorreta. O texto não discute as questões fundiárias tradicionais, temática social importante sobre a posse a terra, mas somente aspectos técnicos atrelados ao Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil".

d) Correta. Os elementos ambientais fazem de cada lugar singular, um conjunto específico de fatores como temperatura, umidade, ventos, nebulosidade, entre outros. No caso do semiárido, há necessidade de adaptação das uvas a condições de pouca água disponível e calor excessivo; já na região Sul, há necessidade de seleção de certas características dos frutos para aumento da qualidade dos vinhos, já favorecidos pelas condições ambientais regionais (clima favorável e solos naturalmente férteis).

e) Incorreta. O texto cita “uva de mesa para exportação” como o principal destino da produção no Nordeste. Portanto, não é uma adaptação voltada ao mercado consumidor interno.

Questão 86 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Patrimônio

TEXTO I

Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza. 31 de maio de 1964. Disponlvel em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.

TEXTO II

Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.

TELLES, L. S. Manual do patrlmônlo histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Supertor de Teologia São Lourenço de Brindes. 1977 (adaptado).

Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s):



a)

ampliação do comércio de imagens sacras.

b)

substituição de materiais de valor artístico.

c)

políticas de conservação de bens culturais.

d)

defesa da privatização de sítios arqueológicos.

e)

medidas de salvaguarda de peças museológicas.

Resolução

a) Incorreta. Os textos não tratam do comércio de imagens sacras. 

b) Incorreta.  Os textos tratam da conservação de patrimônios, não da substituição de materiais de valor artístico.

c) Correta. O texto I é um trecho da Carta de Veneza, também conhecida como Carta Internacional para a Conservação e Restauro de Monumentos, um dos documentos fundamentais e básicos da conservação patrimonial. Tal documento foi resultado de diversos anos de debates entre agentes de conservação de vários países e estabeleceu as diretrizes para a conservação e restauro de patrimônios diversos. No trecho selecionado, enfatiza-se a responsabilidade da humanidade na preservação das obras monumentais de cada povo, uma linha bastante geral de ação (esse documento foi complementado por outras diversas cartas e convenções). O texto II, Manual do patrimônio histórico de autoria de Leandro Silva Telles, por sua vez, apresenta uma visão bastante crítica aos tradicionais sistemas de proteção do patrimônio. Segundo Telles, a política de tombamento - instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio feito pela administração pública - acaba por desvalorizar o valor venal do patrimônio que pretende preservar. Assim, o autor aponta a contradição desse processo e da legislação vigente, que visando à proteção do patrimônio, pois desloca-o da realidade socioeconômica e contribui para a sua destruição. Portanto, ambos os documentos apresentam pontos de vista que tratam das políticas de conservação de bens culturais. 

d) Incorreta. Não há menção à venda de sítios arqueológicos para empresas privadas em nenhum dos dois textos. 

e) Incorreta. Os textos não tratam especificamente de peças museológicas, mas sim do patrimônio histórico e cultural como um todo. 

Questão 87 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Temas da Sociologia Geração de 1950

Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo politico, que nessas sociedades sempre apresenta padrões caracterlsticos de ambivalência, cujas raizes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declfnio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orrentaçao politica ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo politico, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.

PINTO, L. A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).

De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por:



a)

radicalidade nas agendas de reforma das elites dirigentes.

b)

anomalias na execução dos planos econômicos ortodoxos.

c)

descompasses na construção de quadros institucionais modernos.

d)

ilegitimidade na atuação dos movimentos de representação classista.

e)

vagarosidade na dinâmica de aperfeiçoamento dos programas partidários.

Resolução

No cenário da sociologia brasileira do século XX, encontramos até os anos de 1960 dois grandes momentos: as chamadas Geração de 1930 e Geração de 1950/1960. No primeiro caso, a missão de interpretar, pela primeira vez, a história do Brasil com olhares brasileiros (e não com os olhores estrangeiros, a exemplo do que aconteceu com o português), entendendo como o passado influía no então presente - começo daquele século. Apesar das críticas que podemos atribuir aos autores dessa geração, a tarefa, pode-se dizer, foi bem cumprida por Freyre, Holanda e Prado Júnior.

No segundo caso, porém, o objetivo parecia ter, parcialmente, se alterado: agora pretendia-se entender como o país poderia se modernizar, isto é, seguir em frente, pavimentando sua jornada. A sensação era de que precisávamos transitar entre um passado lusitano e um futuro propriamente brasileiro. Nesse quadro encontramos nomes como o de Florestan Fernandes e o de Costa Pinto, autor que motiva esse exercício. 

Não por acaso, o texto menciona coisas como "raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão". Nesse contexto:

a) Incorreta. "Radicalidade nas agendas de reforma das elites dirigentes" não podemos afirmar ter existido de forma uníssona. As reformas presentes na agenda de João Goulart, foram barradas pelas elites do país justamente por serem consideradas demasiadamente radicais. 

b) Incorreta. Não podemos dizer que as décadas de 50 e 60, no Brasil, seguiram planos econômicos ortodoxos. Há de se considerar, pelo menos, algumas medidas do governo democrático varguista e do governo JK como ousadas e inovadoras.

c) Correta. Como se diz no texto: "a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos". Daí os "descompasses" na construção de instituições republicanas modernas que fossem capazes de "enterrar" nosso passado colonial e construir novas estradas.

d) Incorreta. Muitos foram os movimentos de representação classista durante o período histórico que o exercício aborda. Chamá-los de ilegítimos e dizer que o pensamento social brasileiro do período foi marcado por isso é equivocado. A "marca" do período é pensar a modernização brasileira, o futuro.

e) Incorreta. O próprio texto do exercício nos diz, nas palavras de Costa Pinto, que tudo, naquele momento histórico, poderia acontecer muito rapidamente. Não há de se falar, portanto, em "vagarosidade", como coloca a assertiva.

Questão 88 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Vargas

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - 1932

A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de "dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento", de acordo com uma certa concepção do mundo.

Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 oul. 2015.

Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre:



a)

ensino técnico e mercado de trabalho.

b)

acesso à escola e valorização do mérito.

c)

ampliação de vagas e formação de gestores.

d)

disponibilidade de financiamento e pesquisa avançada.

e)

remuneração de professores e extinção do analfabetismo.

Resolução

a) Incorreta. Os intelectuais envolvidos na criação do Manifesto da Educação Nova não enalteciam a educação meramente profissional dos estudantes, concepção ausente do excerto base do exercício. Segundo o Manifesto, a educação "tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de ‘dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento’, de acordo com uma certa concepção de mundo", o que sugere objetivos educacionais mais amplos do que uma mera formação para o mercado de trabalho.

b) Correta. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi assinado por um grupo de 26 intelectuais que propunham uma profunda reorganização do sistema educacional no país. Entre outros pontos, defendiam a criação de uma escola  obrigatória e laica, fornecida gratuitamente pelo Estado para a formação da população brasileira, o que gerou forte críticas da Igreja Católica no período - instituição responsável pela manutenção de boa parte das escolas privadas no período. Para os intelectuais signatários do Manifesto, a Escola Nova deveria atender a alunos de todos os grupos sociais, superando os limites impostos pelas diferenças de classes e executando uma seleção dos estudantes através de suas "aptidões naturais". Portanto, como valoriza o acesso à escola independente das diferenças sociais existentes entre as classes, e como pauta uma formação baseada nas "hierarquias das capacidades", o documento ressalta uma relação fundamental na ampliação de vagas e na valorização do mérito do estudante, conforme sugerido pela alternativa.

c) Incorreta. Ainda que o texto tangencie a importância do oferecimento de vagas para toda a população brasileira, o documento não versa sobre a formação de gestores.

d) Incorreta. A questão do financiamento público da educação está implícito nos princípios do Manifesto, embora o trecho selecionado não trate particularmente do assunto. Além desse ponto, não há uma ênfase particular à necessidade de "pesquisa avançada" na Educação Nova defendida pelos signatários do manifesto.

e) Incorreta. Nenhum dos temas são tratados de forma explícita no documento, preocupado em descrever a finalidade da Educação na sociedade brasileira pós-1930.

Questão 89 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Filosofia Antiga

Sócrates: "Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ela é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?".

PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC·Rio; Slo Paulo: Loyola, 2001 (ldeplado).

A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a):



a)

escrita epistolar.

b)

método dialético.

c)

linguagem trágica.

d)

explicação fisicalista.

e)

suspensão judicativa.

Resolução

Os textos de Platão, como esse utilizado pela questão, são recheados de diálogos entre Sócrates, seu mestre, e os sofistas, pensadores do mundo Antigo que, hoje, são reconhecidos por contribuírem para a mudança de eixo que ocorre no pensamento filosófico durante o período clássico da Grécia Antiga: deixa-se de lado as temáticas que envolviam a natureza e passa-se a debater as temáticas ditas antropológicas. É por isso que Sócrates está discutindo, com Mênon (e na obra "Mênon"), a virtude; pelo mesmo motivo Sócrates pôde discutir, com Alcibíades, (na obra "Banquete"), o amor; pelo mesmo motivo ele pôde discutir tantos outros temas "humanos", em tantas outras obras. Mas, independentemente do tema, ou da obra, Sócrates procede sempre da mesma maneira, ou seja, utilizando sempre do mesmo método: a dialética. Por isso:

a) Incorreta. Escritas epistolares foram aquelas utilizadas, na história do cristianismo, para a escrita dos textos do Novo Testamento, tais como acontece com as cartas de Paulo aos tessalonicenses ou aos coríntios.

b) Correta. Método que Platão "colocava na boca" de Sócrates. Consistia em refutar os argumentos de cunho materialista e fazer a alma proceder até as essências do mundo inteligível. 

c) Incorreta. Linguagem trágica podemos observar em alguns textos da Grécia Antiga, como no caso de "Édipo Rei" ou "Antígona", peças escritas por Sófocles. Porém, longe dessa perspectiva teatral, os textos de Platão, sejam os esotéricos (escritos para pensadores de dentro da academia, já iniciados na filosofia) ou os exotéricos (escritos para pensadores de fora da academia), ganham outra tônica, confome mencionado acima. 

d) Incorreta. A leitura atenciosa do excerto deixa claro que a preocupação de Sócrates e, por conseguinte, a preocupação de Platão, é, sobretudo e principalmente, preocupação metafísica. Há de se buscar a essência das coisas. Nesse sentido, toda explicação fisicalista está longe do que propõe o autor, já que o fisicalismo se liga às coisas na sua perspectiva material.

e) Incorreta. "Suspensão Judicativa" é um termo do direito e em nada se relaciona com o debate da filosofia platônica. Indica, grosso modo, "pausas" em um debate legal; definitivamente não é o modo como Sócrates opera em seus diálogos.