Logo ENEM

Questão 82 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 82

Escravidão no segundo reinado Escravidão

TEXTO I

EIGENHEER, E. M. lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre.Gráfica Palloti, 2009.

TEXTO II

A repugnante tarefa de carregar lixo e os desejos de casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como "tigres" levavam tubos de barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH, M. C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos séculos XVIII e XIX caracterizada pela:



a)

valorização do trabalho braçal.

b)

reiteração das hierarquias sociais.

c)

sacralização das atividades laborais.

d)

superação das exclusões econômicas.

e)

ressignificação das heranças religiosas.

Resolução

a) Incorreta. O trabalho braçal não era valorizado na sociedade escravista brasileira do período, e tampouco a função dos chamados escravos tigres sugere qualquer enaltecimento dessa condição de trabalho. Vale destacar que os trabalhos braçais continuam desvalorizados em comparação aos chamados trabalhos intelectuais até os dias atuais, especialmente quanto à remuneração e ao prestígio social de suas funções.

b) Correta. Conforme o texto base do exercício revela, o trabalho dos escravos tigres envolvia o carregamento dos excrementos humanos das casas de seus senhores para os locais de despejo, como rios, córregos ou o oceano, por exemplo. Essa tarefa era desempenhada pelos cativos de seus senhores, sendo considerada particularmente repugnante na sociedade, pois era um trabalho direto com as "águas servidas" - expressão usada para se referir aos dejetos humanos. Portanto, a execução por grupos sociais menos privilegiados de uma tarefa socialmente indesejada apenas reitera as hierarquias existentes no período, conforme sugere a alternativa.

c) Incorreta. O serviço desempenhado pelos escravos tigres era considerado repugnante, segundo o próprio excerto do exercício. Dessa forma, não há qualquer sacralização da atividade laboral envolvida em sua execução.

d) Incorreta. Ao contrário do afirmado, a existência dos escravos tigres na sociedade brasileira nos séculos XVIII e XIX fortalecem a existência de exclusões e disparidades sócio-econômicas. Afinal, trata-se de um trabalho considerado desprestigiado e abjeto pela elite social, sendo executado fundamentalmente por escravos, indivíduos privados de direitos fundamentais e de remuneração pelas suas atividades laborais.

e) Incorreta. O trabalho dos escravos tigres não apresenta qualquer aspecto religioso, mas sim de desigualdades sociais profundas numa sociedade elitizada e escravista.