Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de "dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento", de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 oul. 2015.
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre:
a) |
ensino técnico e mercado de trabalho. |
b) |
acesso à escola e valorização do mérito. |
c) |
ampliação de vagas e formação de gestores. |
d) |
disponibilidade de financiamento e pesquisa avançada. |
e) |
remuneração de professores e extinção do analfabetismo. |
a) Incorreta. Os intelectuais envolvidos na criação do Manifesto da Educação Nova não enalteciam a educação meramente profissional dos estudantes, concepção ausente do excerto base do exercício. Segundo o Manifesto, a educação "tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de ‘dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento’, de acordo com uma certa concepção de mundo", o que sugere objetivos educacionais mais amplos do que uma mera formação para o mercado de trabalho.
b) Correta. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi assinado por um grupo de 26 intelectuais que propunham uma profunda reorganização do sistema educacional no país. Entre outros pontos, defendiam a criação de uma escola obrigatória e laica, fornecida gratuitamente pelo Estado para a formação da população brasileira, o que gerou forte críticas da Igreja Católica no período - instituição responsável pela manutenção de boa parte das escolas privadas no período. Para os intelectuais signatários do Manifesto, a Escola Nova deveria atender a alunos de todos os grupos sociais, superando os limites impostos pelas diferenças de classes e executando uma seleção dos estudantes através de suas "aptidões naturais". Portanto, como valoriza o acesso à escola independente das diferenças sociais existentes entre as classes, e como pauta uma formação baseada nas "hierarquias das capacidades", o documento ressalta uma relação fundamental na ampliação de vagas e na valorização do mérito do estudante, conforme sugerido pela alternativa.
c) Incorreta. Ainda que o texto tangencie a importância do oferecimento de vagas para toda a população brasileira, o documento não versa sobre a formação de gestores.
d) Incorreta. A questão do financiamento público da educação está implícito nos princípios do Manifesto, embora o trecho selecionado não trate particularmente do assunto. Além desse ponto, não há uma ênfase particular à necessidade de "pesquisa avançada" na Educação Nova defendida pelos signatários do manifesto.
e) Incorreta. Nenhum dos temas são tratados de forma explícita no documento, preocupado em descrever a finalidade da Educação na sociedade brasileira pós-1930.