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Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


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Redação

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

    Toda sexta-feira, o ônibus azul e branco estacionado no pátio da Vara da infância e da Juventude, na Praça Onze, Centro do Rio, sacoleja com o entra e sai de gente a partir das 9h. Do lado de fora, nunca menos de 50 pessoas, todas pobres ou muito pobres, quase todas negras, cercam o veículo, perguntam sem reclamar o tempo que for preciso. Adultos, velhos e crianças estão ali para conseguir o que, no Brasil, é oficialmente reconhecido como o primeiro documento da vida - a certidão de nascimento. [...]

    Ao longo do discurso desses entrevistados, fica clara a forma como os usuários se definem: "zero à esquerda", "cachorro", "um nada", "pessoa que não existe", entre outras, todas as expressões que conformam claramente a ideia da pessoa sem registro de nascimento sobre si mesma como uma pessoa sem valor, cuja existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado.

ESCÓSSIA, F. M. lnvisíveis: uma etnograna sobro identidade, direitos e cidadania nas trajetória de brasileiros sem documanlo. Teso (Doutorado em história, Política e Bens Culturais). Fundaçao Getúlio Vargas Rio de Janeiro, 2019.

TEXTO II

A Lei Nº 9.534 de 1997 tornou o registro de nascimento  gratuito no Brasil. Só que o problema persiste, mostrando  que essa exclusão é complexa e não se explica apenas pela  dificuldade financeira em pagar pelo registro, por exemplo.

 

Disponível em: https://estudio.r7.com/. Acesso em: 22 jul. 2021 (adaplado).

TEXTO III

A certidão de nascimento é o primeiro e o mais importante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Estado e a sociedade. Só de posse da certidão é posslvel retirar outros documentos civis, como a carteira de trabalho, a carteira de identidade. o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, para matricular uma criança na escola e ter acesso a beneficies sociais, a apresentação do documento é obrigatória.

Disponível em: http://www.senado.leg.br/ Acesao em: 21 jul 2021;

TEXTO IV

Disponível em: https//www.ufrgs.br/humanista. Acesso em: 26 jul. 2021 (adaptado).


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construidos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da llngua portuguesa sobre o tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", apre sentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.



Comentários

A proposta de Redação da edição de 2021 do ENEM trouxe como frase-tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, seguindo a tendência de apresentar ao participante uma situação-problema que gere impactos na sociedade brasileira de um modo geral e que possa ser abarcada por propostas de intervenção concretas relacionadas à problemática discutida.

Os textos que compõem a coletânea apresentam dados de naturezas variadas que contribuem para a caracterização do cenário de privações a que estão submetidas as muitas pessoas que vivem no Brasil sem nenhum tipo de registro oficial, o que as impede de ter acesso a serviços e a direitos básicos. Essa discussão se mostra muito relevante socialmente, inclusive por ser um tema em geral pouco discutido na mídia e nos espaços formais de educação.

O texto I, trecho retirado da tese de doutorado de Fernanda da Escóssia, faz uma referência ao Programa Justiça Itinerante (que funciona na cidade do Rio de Janeiro e busca, entre outras atividades, proporcionar a regulamentação documental da população), por meio de uma breve descrição de uma das atuações do Programa. É descrita, então, uma cena em que pessoas entram e saem do ônibus que oferece o serviço de emissão da certidão de nascimento, ressaltando a alta procura pelo serviço. O excerto destaca ainda o perfil dessas pessoas (quase todas negras, todas pobres ou muito pobres), que poderia ser usado pelo participante como forma de contextualizar e relacionar as desigualdades sociais enfrentadas pelo Brasil e a forma como isso se reflete na ausência de registro de inúmeros brasileiros. Por fim, o texto aponta ainda como se sentem as pessoas que aguardam para serem atendidas: a visão de que não têm valor e sequer existem para o Estado, o que já aponta para uma das balizas principais do tema, a invisibilidade.

O texto II, retirado do Portal de notícias R7, destaca a lei de 1997 que tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil, ressaltando ainda que a dificuldade financeira não é a única barreira para que seja feito esse registro. O texto é, ainda, acompanhado por um infográfico, feito com base em dados divulgados pelo IBGE, que apresenta a estimativa do número de pessoas sem registro de nascimento por região brasileira. Esses dados numéricos indicam que a região Sudeste é a que apresenta maior número de pessoas sem registro de nascimento e a região Centro-Oeste é a que tem o menor número. Todos eles, no entanto, mostram-se bastante altos, o que reforça a ideia de que possivelmente há variados motivos para que as pessoas deixem de registrar seu filhos, por exemplo, além das questões financeiras. O participante poderia levantar hipóteses para esse fenômeno, como a falta de informação, a falta de acesso aos serviços ou a incompreensão da importância desse registro de nascimento.

O texto III, retirado do site do Senado Federal, aponta justamente para a importância da certidão de nascimento, colocando-a como o principal documento do cidadão. O texto ressalta como essa certidão é essencial para que outros documentos sejam emitidos, como a carteira de trabalho ou o título de eleitor, ou ainda para que se tenha acesso a benefícios sociais ou para que uma criança possa ser matriculada na escola. De um modo geral, o texto indica que uma pessoa passa a ser vista como um cidadão, com direitos que podem ser assegurados pelo Estado, apenas a partir da emissão de um registro de nascimento. O participante poderia usar essas informações para evidenciar os impactos, em diferentes níveis, que a ausência desse registro pode trazer a uma pessoa.

O texto IV, uma campanha criada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, traz, além do slogan “Onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos”, a imagem de uma impressão digital na qual é possível enxergar um rosto. O texto da campanha chama a atenção do leitor para uma visão preocupada com o fato de que as pessoas devem ser vistas e tratadas como cidadãs. A interação entre a linguagem verbal e a não-verbal se constrói de maneira interessante: a impressão digital é aquela que individualiza uma pessoa, que a torna diferente das demais e, nesse sentido, visível, perceptível. O papel dessa associação de defensores públicos, portanto, é o de dar visibilidade às pessoas, tornando-as cidadãs de fato. O participante poderia usar as informações desse texto para construir possíveis propostas de intervenção inspiradas nessa campanha, ou ainda para reforçar a compreensão de que pessoas devem ser também cidadãs com direitos assegurados pelo Estado.

Quanto à elaboração de propostas de intervenção, o participante poderia, como já mencionado, inspirar-se na campanha exposta no texto IV ou mesmo na iniciativa descrita no texto I para criar as suas propostas. Ações concretas, como as destacadas nos textos I e IV poderiam ser complementadas com sugestões que visem à disseminação de informação à população, de modo que a procura pelos serviços de registro pudesse ser alavancada e as consequências trazidas pela falta do registro, minimizadas. A discussão proposta pela frase-tema e pelos textos que compõem a coletânea permite ainda a incorporação de elementos de repertório sociocultural que transitam por diferentes áreas, como a educação, o direito, a psicologia ou a sociologia, entre muitas outras possibilidades.

Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Culture

    Back in the ancestral homeland of Michelle Obama,  black women were rarely granted the honorific Miss or Mrs., but were addressed by their first name, or simply as "gal" or "auntie" or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called by their first name. A mother and father in 1970s Texas named their newborn "Miss" so that white people would have no choice but to address their daughter by that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, by definition, not ladies. The very idea of a black woman as first lady of the land, well, that would have been unthinkable.

Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

    A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo "unthinkable" ressalta que



a)

a ascensão social era improvável.

b)

a mudança de nome era impensável.

c)

a origem do indivíduo era irrelevante.

d)

o trabalho feminino era inimaginável.

e)

o comportamento parental era irresponsável.

Resolução

Traduzindo o texto temos:

De volta à pátria ancestral de Michelle Obama, as mulheres negras raramente recebiam o título honorífico senhorita ou senhora, mas eram abordadas pelo seu primeiro nome, ou simplesmente como "garota" ou "tia" ou pior. Isso as rebaixava tão abertamente que muitas mulheres negras, muito depois de terem deixado o Sul, se recusavam a responder se chamadas pelo primeiro nome. Uma mãe e um pai nos anos 1970 no Texas nomearam sua recém-nascida de "Miss" para que os brancos não tivessem escolha a não ser se dirigir à filha com esse título. As mulheres negras foram feitas para o campo ou para a cozinha, ou para serem usadas como bem entendessem. Elas eram, por definição, não damas. A própria ideia de uma mulher negra como primeira-dama da terra, bem, isso teria sido impensável.

a) Correta. Como podemos observar na tradução do texto acima, a ascensão social de uma mulher negra, como foi a de Michelle Obama, era impensável (unthinkable) era, portanto, improvável.

b) Incorreta. Nada no texto afirma que a mudança de nome era impensável. O que temos no texto é a história de uma menina cujos pais colocaram o nome de Miss para que todos a tratassem com este título, honra que não era concedida às mulheres negras. O que era impensável, na mentalidade mencionada no texto, era haver uma mulher negra como primeira-dama.

c) Incorreta. Podemos ver pela tradução do texto que a origem do indivíduo era relevante, pois se o indivíduo fosse afrodescendente, em especial, se fosse uma mulher negra, ele não teria o mesmo tratamento honrado de senhorita ou senhora de uma mulher branca.

d) Incorreta. O texto menciona que as mulheres negras foram feitas para o campo ou para a cozinha, ou para serem usadas como bem entendessem, portanto, o trabalho feminino era comum.

e) Incorreta. Não há nada sobre comportamento parental irresponsável no texto. O que temos sobre pais no texto é a história de uma mãe e um pai que, nos anos 1970 no Texas, nomearam sua filha recém-nascida de "Miss" para que os brancos não tivessem escolha a não ser se dirigirem à filha com esse título.

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tables charts and graphs

SIPRESS. Disponível em: www.newyorker.com. Acesso em: 12 jun. 2018.

A presença de "at odds with" na fala da personagem do cartum revela o(a)



a)

a necessidade de acessar informações confiáveis

b)

dificuldade de conciliar diferentes anseios.

c)

desejo de dominar novas tecnologias.

d)

desafio de permanecer imparcial.

e)

vontade de ler notícias positivas.

Resolução

No Cartum temos:

"My desire to be well-informed is currently at odds with my desire to remain sane."

Traduzindo:

"Meu desejo de estar bem informado está atualmente em desacordo com meu desejo de permanecer são."

a) Incorreta. O foco do cartum não é a necessidade de acessar informações confiáveis, mas o conflito entre a natureza das informações e o bem-estar da personagem.

b) Correta. Podemos ver pela tradução do cartum que a personagem tem o desejo de estar bem informada, mas ao mesmo tempo quer continuar com sua sanidade. Para a personagem ficar bem informado significa não permanecer sã, que é outro desejo seu, portanto, ela está com dificuldade de conciliar seus anseios. 

c) Incorreta. O tema do cartum é sobre um dilema entre ficar bem informado e continuar com sua sanidade, não é sobre o desejo de dominar novas tecnologias.

d) Incorreta. A imparcialidade não é o tema do cartum, e sim a dificuldade de se manter bem informado e continuar são.

e) Incorreta. O foco não é diretamente notícias positivas ou negativas, mas a dificuldade de conciliar ficar bem informado e manter a sanidade.

 

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Book / Film review Text Comprehension

Exterior: Between The Museums - Day


    CELINE
    Americans always think Europe is perfect. But such beauty and history can be really oppressive. lt reduces the individual to nothing. lt just reminds you all the time you are just a little speck in a long history, where in America you feellike you could be making history. That's why l like Los Angeles because it is so...
    JESSE
    Ugly?
    CELINE
    No, I was going to say "neutral". lt's like looking at a blank canvas. I think people go to places like Venice on their honeymoon to make sure they are not going to fight for the first two weeks of their marriage because they'll be too busy looking around at all the beautiful things. That's what people call a romantic place - somewhere where the prettiness will contain your primary violent instinct. A real good honeymoon spot would be like somewhere in New Jersey.

KRIZAN, K.; LINKLATER, R. Before Sunrise: screenptay. New York: Vintage Books, 2005.

Considerando-se o olhar dos personagens, esse trecho do roteiro de um filme permite reconhecer que a avaliação sobre um lugar depende do(a)



a)

beleza do próprio local.

b)

perspectiva do visitante.

c)

contexto histórico do local.

d)

tempo de permanência no local.

e)

finalidade da viagem do visitante.

Resolução

CELINE
Os americanos sempre acham que a Europa é perfeita. Mas tanta beleza e história podem ser realmente opressivas. Reduz o indivíduo a nada. Isso só te lembra o tempo todo que você é apenas um pequeno cisco em uma longa história, enquanto na América você sente como se pudesse estar fazendo história. É por isso que eu gosto de Los Angeles, porque ela é tão.. .
JESSE
Feia?
CELINE
Não, eu ia dizer "neutra". É como olhar para uma tela em branco. Eu acho que as pessoas vão a lugares como Veneza em sua lua de mel para ter certeza que elas não vão brigar nas duas primeiras semanas de seu casamento porque eles vão estar muito ocupadas olhando ao redor para todas as coisas bonitas. Isso é o que as pessoas chamam de um lugar romântico - algum lugar onde a beleza conterá seu primário instinto violento. Um verdadeiro bom lugar para lua de mel seria como algum lugar em Nova Jersey.

a) Incorreta. Como vimos pela tradução acima a avaliação de um lugar não depende apenas da beleza do próprio local. O que temos aqui são visões diferentes dos personagens sobre a beleza de alguns lugares.

b) Correta. Na tradução do trecho do filme podemos ver que a perspectiva do visitante é o que vai definir a avaliação de um local. Para Celine a Europa, com toda sua beleza e história, pode ser opressiva. Já Los Angeles, que para Jesse é feia, para Celine é neutra.

c) Incorreta. Segundo o trecho acima não é apenas o contexto histórico que irá definir a avaliação de um local, mas sim o ponto de vista das pessoas sobre o local.

d) Incorreta. Não é  o tempo de permanência em um determinado local que irá definir sua avaliação, segundo podemos observar no texto, é a perspectiva da pessoa que irá determinar isso.

e) Incorreta. Não é a finalidade de uma viagem que irá determinar a avaliação de um lugar, mas sim como o visitante o vê. 

 

 

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

poem

The British (serves 60 million)


Take some Picts, Celts and Silures
And let them settle,
Then overrun them with Roman conquerors.
Remove the Romans after approximately 400 years
Add lots of Norman French to some
Angles, Saxons, Jutes and Vikings, then stir vigorously.
[...]
Sprinkle some fresh lndians, Malaysians, Bosnians,
lraqis and Bangladeshis together with some
Afghans, Spanish, Turkish , Kurdish, Japanese
And Palestinians
Then add to the melting pot.
Leave the ingredients to simmer.
As they mix and blend allow their languages to flourish
Binding them together with English.
Allow time to be cool.
Add some unity, understanding, and respect for the future,
Serve with justice
And enjoy.

Note: All the ingredients are equally important. Treating one ingredient better than another will leave a bitter unpleasant taste.

Warning: An unequal spread of justice will damage the  people and cause pain. Give justice and equality to all.

Disponlvel em: www.benjaminzephaniah.com. Acesso em: 12 dez. 2018 (fragmento).

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a caracteristicas de outro gênero textual para evidenciar



a)

a riqueza da mistura cultural.

b)

um legado de origem geográfica.

c)

um impacto de natureza histórica.

d)

um problema de estratificação social.

e)

a questão da intolerância linguistica.

Resolução

Os britânicos (servem 60 milhões)


Pegue alguns pictos, celtas e silures
E deixe-os se estabelecer,
Em seguida, derrube-os com conquistadores romanos.
Remova os romanos após aproximadamente 400 anos
Adicione muitos franceses normandos a alguns
Ângulos, saxões, jutas e vikings, em seguida, mexa vigorosamente.
[...]
Polvilhe alguns índios, malaios, bósnios,
Iraquianos e Bangladeshis frescos, juntamente com alguns
Afegãos, espanhóis, turcos, curdos, japoneses
E palestinos
Em seguida, adicione ao caldeirão.
Deixe os ingredientes cozinharem em fogo brando.
À medida que misturam e se fundem, permita que suas línguas floresçam
Unindo-as com o inglês.
Dê tempo para esfriar.
Adicione alguma unidade, compreensão e respeito pelo futuro,
Sirva com justiça
E aproveite.

Nota: Todos os ingredientes são igualmente importantes. Tratar um ingrediente melhor do que outro vai deixar um gosto amargo e desagradável.

Aviso: Uma disseminação desigual de justiça prejudicará as pessoas e causará dor. Dê justiça e igualdade a todos.

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a características de outro gênero textual que é a receita, onde vai se acrescentando os ingredientes, que, neste caso, são os diferentes povos e suas culturas e depois é só misturar. A receita diz que é só deixa os ingredientes cozinharem em fogo brando. À medida que misturam e se fundem permitem que suas línguas floresçam
Unindo-os com o inglês.

a) Correta. O poema nos mostra a riqueza da mistura cultural. Na tradução acima podemos verificar que o gênero textual adotado é uma receita, em que os ingredientes colocados são diferentes povos com suas línguas e culturas e onde todos os ingredientes são igualmente importantes e todos devem ser tratados com justiça e igualdade.

b) Incorreta. Aqui não se trata de um legado de origem geográfica, pois como podemos ver na "receita" acima, os povos vieram de diferentes regiões, sendo o legado importante a contribuição de cada povo, com sua cultura.

c) Incorreta. Embora o fenômeno seja de natureza histórica, o que o poema busca evidenciar é a mistura de vários povos de diferentes regiões e a consequente contribuição cultural de diferentes povos para a cultura e a língua local.

d) Incorreta. Não é uma estratificação social que o poema busca evidenciar, mas a mistura de povos.

e) Incorreta. Não há uma intolerância linguística, pelo contrário, há uma mistura de línguas como vemos no trecho: "À medida que misturam e se fundem, permita que suas línguas floresçam / Unindo-as com o inglês."

 

 

 

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Culture

    We are now a nation obsessed with the cult of celebrity. Celebrities have replaced the classic notion of the hero. But instead of being respected for talent, courage or intelligence, it is money, style and image the deciding factors in what commands respect. lmage is everything. Their image is painstakingly constructed by a multitude of different image consultants to carve out the most profitable celebrity they can. Then society is right behind them, believing in everything that celebrity believes in. Companies know that people will buy a product if a celebrity has it too. lt is as if the person buying the product feels that they now have some kind of connection with the celebrity and that some of their perceived happiness will now be passed onto the consumer. So to look at it one way, the cult of celebrity is really nothing more than a sophisticated marketing scheme. Celebrities though cannot be blamed for all negative aspects of society. ln reality society is to blame. We are the people who seemed to have lost the ability to think for ourselves. I suppose it's easier to be told what to think, rather than challenging what we are told. The reason we are swamped by celebrity is because there is a demand for it.

Disponlvel em: www.pitlanemagazine.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).


O texto, que aborda questões referentes ao tema do culto à celebridade, tem o objetivo de



a)

destacar os méritos das celebridades.

b)

criticar o consumismo das celebridades.

c)

ressaltar a necessidade de reflexão dos fãs.

d)

culpar as celebridades pela obsessão dos fãs.

e)

valorizar o marketing pessoal das celebridades.

 

Resolução

Veja a tradução do texto:

Agora somos uma nação obcecada pelo culto às celebridades. As celebridades substituíram a noção clássica do herói. Mas em vez de serem respeitados por talento, coragem ou inteligência, são dinheiro, estilo e imagem os fatores decisivos do que impõe respeito. A imagem é tudo. A imagem deles é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores de imagem para esculpir a celebridade mais rentável que puderem. Então a sociedade está logo atrás deles, acreditando em tudo em que as celebridades acreditam. As empresas sabem que as pessoas comprarão um produto se uma celebridade também o tiver. É como se a pessoa que compra o produto sentisse que agora tem algum tipo de conexão com a celebridade e que parte de sua felicidade percebida agora será passada para o consumidor. Então, olhando de certa maneira, o culto à celebridade nada mais é do que um sofisticado esquema de marketing. As celebridades, porém, não podem ser responsabilizadas por todos os aspectos negativos da sociedade. Na realidade, a sociedade é a culpada. Nós somos as pessoas que parecem ter perdido a capacidade de pensar por nós mesmos. Suponho que seja mais fácil nos dizerem o que pensar, em vez de desafiarmos o que nos é dito. A razão pela qual estamos inundados por celebridades é porque há uma demanda por elas.

a) Incorreta. O texto não visa destacar os méritos das celebridades. Segundo o texto, elas não são respeitadas por seu mérito, talento, coragem ou inteligência, mas pelo dinheiro, estilo e imagem. Uma imagem que é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores para esculpir a celebridade mais rentável que puderem.

b) Incorreta. O texto não critica o consumismo das celebridades, mas dos fãs, que parecem ter perdido a capacidade de pensar por si mesmas, comprando tudo que as celebridades compram, e acreditando que, com isso, terão algum tipo de conexão com a celebridade e que parte da felicidade percebida das celebridades será passada para o consumidor.

c) Correta. O texto nos convida a uma reflexão: devemos entender que o culto às celebridades nada mais é do que um sofisticado esquema de marketing e as celebridades não podem ser responsabilizadas por todos os aspectos negativos da sociedade. Na realidade, a sociedade é a culpada. Nós somos as pessoas que parecem ter perdido a capacidade de pensar por nós mesmos. Suponho que seja mais fácil nos dizerem o que pensar, em vez de desafiarmos o que nos é dito. A razão pela qual estamos inundados por celebridades é porque há uma demanda por elas.

d) Incorreta. O autor do texto não culpa não as celebridades. Segundo o texto, a culpa na realidade é da sociedade, que parece ter perdido a capacidade de pensar de forma autônoma.

e) Incorreta. O objetivo do texto não é o de valorizar o marketing pessoal das celebridades, mas nos trazer uma reflexão em relação à maneira como os fãs idolatram celebridades, acreditando em tudo o que as celebridades postam, sem questionamentos. Sem perceber que a imagem delas é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores para esculpir a celebridade mais rentável que puderem.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pressupostos e Subentendidos

    O documentário O menino que fez um museu, direção de Sérgio Utsch , produção independente de brasileiros e britânicos, gravado no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato, foi premiado em Londres, pela Foreign Press Association (FPA), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888.

    De acordo com o diretor, O menino que fez um museu foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas. O documentário conta a história de um Brasil profundo, desconhecido até mesmo por muitos brasileiros. É apresentado com o carisma de Pedro Lucas Feitosa, 11 anos.

    Quando tinha 1 O anos, Pedro Lucas criou o Museu de Luiz Gonzaga, que fica no distrito de Dom Quintino. A ideia surgiu após uma visita que o garoto fez, em 2013, quando tinha 8 anos, ao Museu do Gonzagão, em Exu, Pernambuco. Pedro decidiu criar o próprio lugar de exposição para homenagear o rei e o local escolhido foi a casa da sua bisavó já falecida, que fica ao lado da casa dele, na rua Alto de Antena.

Disponlvel em: www.opovo.com.br. Acesso em: 18 abr. 2018.


No segundo parágrafo, uma citação afirma que o documentário "foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas". No texto, esse recurso expressa uma estratégia argumentativa que reforça a

 



a)

originalidade da iniciativa de homenagem à vida e à obra de Luiz Gonzaga.

b)

falta de concorrentes ao prêmio de uma das associações mais antigas do mundo.

c)

proeza da premiação de uma história ambientada no interior do Nordeste brasileiro.

d)

escassez de investimentos para a produção cinematográfica independente no país.

e)

importância da parceria entre brasileiros e britânicos para a realização das filmagens.

Resolução

O enunciado pede para que seja analisado o trecho “foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas” como uma estratégia argumentativa, ou seja, a questão afirma que tal trecho defende um ponto de vista. Sendo assim, seguem os comentários sobre as alternativas:

a) Incorreta. O trecho compara a diferenciada parceria dos produtores do documentário a outras que seguem um padrão e, por isso, não se pode afirmar que o trecho analisado defende a ideia de originalidade da  obra. Além disso, em nenhum momento do texto, há qualquer referência à originalidade do documentário em virtude de este homenagear a vida e a obra de Luiz Gonzaga. Desse modo, essa alternativa está errada.

b) Incorreta. Se o trecho afirma que o documentário foi o único produzido por uma equipe diferente do eixo Estados Unidos-Europa, é pelo fato de haver outros concorrentes ao prêmio.

c) Correta. Ao dizer que o documentário, que é ambientado no interior do Nordeste brasileiro, foi o único produzido por profissionais fora do eixo Estados Unidos-Europa, o redator quis defender a ideia de que o prêmio foi uma proeza, algo difícil de ser realizado, visto que era a única obra que fugia de um padrão de produção.

d) Incorreta. Ainda que se saiba que produções independentes sofram, em sua grande maioria, com a ausência de recursos, falar que esse trecho se refere à escassez de investimentos extrapola os limites do texto, visto que não há menção pelo redator a essa dificuldade.

e) Incorreta. Por mais que o trecho cite a parceria entre brasileiros e ingleses na produção do documentário e até deixe implícito que foi uma parceria importante, seria incorreto afirmar que esse trecho reforça a importância dessa parceria, pois, ao diferenciá-la de outras e mostrar que foi essa união a premiada, o redator objetivou destacar a proeza da premiação.

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

histórica

A volta do marido pródigo

    - Bom dia, seu Marrinha! Como passou de ontem?

    - Bem. Já sabe, nao é? Só ganha meio dia.[ ... ]
    Lá além, Generoso cotuca Tercino:

    - [...] Vai em festa, dorme que-horas, e, quando chega, ainda é todo enfeitado e salamistrão!...
    - Que é que hei de fazer, seu Marrinha ... Amanheci com uma nevralgia... Fiquei com cisma de apanhar friagem .. .
    - Hum ...
    - Mas o senhor vai ver como eu toco o meu serviço e ainda faço este povo trabalhar...
    I ... ]
    Pintão suou para desprender um pedrouço, e teve de pular para trás, para que a laje lhe não esmagasse um pé. Pragueja:
    - Quem não tem brio engorda!
    - É... Esse sujeito só é isso, e mais isso... - opina Sidu.
    - Também, tudo p'ra ele sai bom, e no fim dá certo... - diz Correia, suspirando e retomando o enxadão. -"P'ra uns, as vacas morrem ... p'ra outros até boi pega a parir... ".
    Seu Marra já concordou:
    - Está bem, seu Laio, por hoje, como foi por doença. eu aponto o dia todo. Que é a última vez! ... E agora, deixa de conversa fiada e vai pegando a ferramenta!


ROSA. J . G. Sagarana. Rio de Janeiro: José Olympio. 1960.


Esse texto tem importância singular como patrimônio linguistico para a preservação da cultura nacional devido



a)

à menção a enfermidades que indicam falta de cuidado pessoal.

b)

à referência a profissões já extintas que caracterizam a vida no campo.

c)

aos nomes de personagens que acentuam aspectos  de sua personalidade.

d)

ao emprego de ditados populares que resgatam  memórias e saberes coletivos.

e)

às descrições de costumes regionais que desmistificam crenças e superstições.

Resolução

O enunciado afirma a importância do texto como patrimônio linguístico, que preserva a cultura nacional. Desse modo, a alternativa correta precisa trazer um elemento linguístico presente no texto que se configura como um documento histórico da língua portuguesa, ou seja, um uso linguístico representativo da cultura do povo brasileiro. Tendo isso em vista, seguem os comentários referentes às alternativas:

a) Incorreta. No texto, é citada a “nevralgia”, que é uma enfermidade que até pode ter sido causada por falta de cuidado pessoal. No entanto, não é essa menção que torna esse texto importante como patrimônio linguístico.

b) Incorreta. Não há referência a profissões já extintas e, mesmo que houvesse, não seria isso que faria do texto um documento histórico de preservação da língua.

c) Incorreta. Os nomes dos personagens não são responsáveis por tornar o texto importante como patrimônio linguístico, visto que não se configuram como um documento histórico. Além disso, não é possível afirmar que os nomes dos personagens acentuam a personalidade de cada um.

d) Correta. Os ditados populares, de forma geral, são expressões culturais de um povo. No texto, a exemplo “Quem não tem brio engorda” e “P´ra uns as vacas morrem...p´ra outros até boi pega a parir”, tais ditados se configuram como patrimônio linguístico justamente por resgatarem memórias e saberes coletivos, visto que, embora não sejam tão usados atualmente, fazem a cultura linguística de tempos atrás permanecer viva.

e) Incorreta. No texto, não há descrições de costumes regionais e nem desmistificação de crenças e regiões. Por fim, mesmo que houvesse, tais descrições não seriam um documento linguístico.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

linguagem verbal e não verbal função conativa ou apelativa

Disponível em: https:l/g1 .globo.com. Acesso em: 18jun. 2019 (adaptado).

No texto, os recursos verbais e não verbais empregados têm por objetivo



a)

divulgar informações científicas sobre o uso  indiscriminado de aparelhos celulares.

b)

influenciar o leitor a mudar atitudes e hábitos considerados prejudiciais às crianças.

c)

relacionar o uso da tecnologia aos efeitos decorrentes da falta de exercícios físicos.

d)

indicar medidas eficazes para desestimular a  utilização de telefones pelo público infantil.

e)

sugerir aos pais e responsáveis a substituição de dispositivos móveis por atividades lúdicas.

Resolução

a) Incorreta. O texto faz referência ao estudo do King´s College, no entanto não há menção ao uso indiscriminado do celular, e sim ao uso do telefone por crianças antes de dormir. Além disso, o objetivo principal desse cartaz não é o de informar, mas sim mudar o comportamento do leitor.

b) Correta. O cartaz apresenta informações sobre um estudo referente ao uso do celular por crianças antes de dormir, mostrando os impactos dessa prática. Tais informações são apresentadas com o intuito de mudar o comportamento e o hábito do leitor em relação a essa prática, o que se comprova na parte inferior do cartaz com o uso de expressões injuntivas, que orientam o receptor da mensagem a cumprir esse propósito. Além disso, as imagens ilustram aquilo sobre o que se quer alertar o receptor da mensagem, contribuindo para o propósito do cartaz. 

c) Incorreta. O objetivo do cartaz não é o de relacionar o uso da tecnologia aos efeitos decorrentes da falta de exercícios. O cartaz cita alguns efeitos do uso do celular por crianças antes de dormir, como a obesidade, que podem se associar ao sedentarismo, no entanto essa relação não aparece no texto, tampouco é esse o objetivo do cartaz.

d) Incorreta. O cartaz não tem como objetivo desestimular o uso de telefones por crianças, mas sim orientar sobre o uso de celulares antes de dormir.

e) Incorreta. Não há, no cartaz, nenhuma menção a atividades lúdicas e seu objetivo não é o de sugerir aos pais a substituição do celular por quaisquer outras atividades.

 

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Machado de Assis

Singular ocorrência


    - Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.

    - De preto?

    - Justamente; lá vai entrando; entrou .

    - Não ponha mais na ca rta. Esse olhar está dizendo que a dama é uma recordação de outro tempo , e não há de ser muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.

    - Deve ter quarenta e seis anos.

    - Ah! conservada. Vamos lá ; deixe de olhar para o chão e conte- me tudo. Está viúva, naturalmente.

    - Não.

    - Bem ; o marido ainda vive. É velho?

    - Não é casada.

    - Solteira?

    - Assim , assim . Deve chamar-se hoje D. Maria de tal. Em 1860 florescia com o nome familiar de Marocas. Não era costureira, nem proprietária , nem mestra de meninas; vá excluindo as profissões e chegará lá. Morava na Rua do Sacramento. Já então era esbelta, e, seguramente, mais linda do que hoje; modos sérios, linguagem limpa.

ASSIS , M. Machado de Assis: seus 30 melhores contos. Ria de Janeino: Aguilar, 1961.

No diálogo, descortinam-se aspectos da condição da mulher em meados do século XIX. O ponto de vista dos  personagens manifesta conceitos segundo os quais a  mulher



a)

encontra um modo de dignificar-se na prática da caridade.

b)

preserva a aparência jovem conforme seu estilo de  vida.

c)

condiciona seu bem-estar à estabilidade do  casamento.

d)

tem sua identidade e seu lugar referendados pelo  homem.

e)

renuncia à sua participação no mercado de trabalho.

Resolução

a) Incorreta. Embora, logo no início do texto, a personagem feminina, antes de entrar na igreja, pare por um momento para dar uma esmola, trata-se de um gesto pontual que não será retomado ao longo do diálogo. Desse modo, a prática da caridade como meio de alcançar dignidade não é tema de discussão entre os interlocutores.

b) Incorreta. De fato, o diálogo menciona a aparência jovem, "preservada", da mulher que é alvo dos comentários entre os interlocutores. No entanto, essa constatação não é relacionada, no excerto, a um determinado estilo de vida.

c) Incorreta. Ao longo do diálogo, um dos interlocutores indaga a respeito do estado civil da mulher, obtendo uma resposta um tanto vaga: ela não é viúva, nem casada, e o rótulo de "solteira" também não seria totalmente preciso ("- Solteira? - Assim, assim."). Dessa forma, o bem-estar da personagem não é relacionado a um casamento estável.  

d) Correta. O diálogo apresenta vários elementos que corroboram a ideia de que a identidade e o lugar da mulher, na época em questão, eram referendados pelo homem: sua aparência física - estar conservada, ser uma "moça de truz (de primeira ordem)", ter sido "esbelta, e seguramente mais linda do que hoje" - e seu comportamento - de "modos sérios, linguagem limpa" seguem padrões estabelecidos e valorizados pelos dois homens que analisam a personagem feminina. Além disso, a preocupação em identificar o estado civil da mulher revela a ideia de que sua identidade e seu lugar na sociedade estariam diretamente atrelados a sua relação com uma figura masculina. 

e) Incorreta. De acordo com o diálogo, Marocas "Não era costureira, nem proprietária, nem mestra de meninas; vá excluindo as profissões e chegará lá". Essa passagem insinua que a moça sustentava-se por meio de amantes, como uma concubina. Porém, não é possível afirmar que essa postura seja uma escolha da personagem, recusando-se voluntariamente a participar do mercado de trabalho.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Educação Física

Que tal transformar a internet em palco para a dança?

    

    O coreógrafo e bailarino Didier Mulleras se destaca como um dos criadores que descobriram a dança de outro ponto de vista. Mini@tures é uma experiência emblemática entre movimento, computador, internet e vídeo.  Com os recursos da computação gráfica, a dança das miniaturas pode caber na palma da mão. Pelo fato de usar a internet como palco, o  processo de criação das miniaturas de dança levou em consideração os limites de tempo de download  e o tamanho de arquivo, para que um número maior de "espectadores" pudesse assistir. A graça das miniaturas está justamente na contaminação entre mídías: corpo/dança/computação gráfica/internet. De fato, é a rede que faz a maior diferença nesse grupo. Mini@tures explora uma nova dimensão que descobre o espaço-tempo da web e conquista um novo território para a dança contemporânea. A qualquer hora, dança on-line.

SPANGHERO. M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: ltaú Cultural. 2003 (adaptado)

Considerado o primeiro projeto de dança contemporânea concebido para a rede, esse trabalho é apresentado como inovador por



a)

adotar uma perspectiva conceitual como contraposição à tradição de grandes espetáculos.

b)

criar novas formas de financiamento ao utilizar a internet para divulgação das apresentações.

c)

privilegiar movimentos gerados por computação gráfica, com a substituição do palco pela tela.

d)

produzir uma arte multimodal, com o intuito de ampliar as possibilidades de expressão estética.

e)

redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de diferentes usuários.

Resolução

a) Incorreta. Não há nenhuma intenção da nova perspectiva conceitual de contrapor à tradição de grandes espetáculos, mas sim uma forma com que a dança chegue para uma maior número de pessoas, com limites de tempo de download e tamanho de arquivo, conquistando uma expansão da dança. 
b) Incorreta. Não há uma abordagem no texto sobre a intenção de financiamento da dança contemporânea na internet, mas uma forma de “contaminação entre as mídias”, interligando o corpo através da dança na internet pela computação gráfica.  
c) Incorreta. A intenção não é privilegiar o movimento gerado pela computação gráfica, mas valorizar o movimento corporal na dança - neste caso contemporânea - através da internet e suas ferramentas gráficas, fazendo da internet um novo tipo de palco, mas não sua substituição.     
d) Correta. A dança não deixa de ser uma arte e, consequentemente, neste caso, ela traz aspectos multimodais ao se relacionar com a internet e a computação gráfica, uma vez que coexistem diversas modalidades comunicativas (gestos, processamento de imagem, expressão, significados), havendo uma “contaminação entre as mídias”.
e) Incorreta. O trabalho apresentado não é inovador por redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de diferentes usuários, mas sim uma conquista de novos territórios para a dança contemporânea.