Logo ENEM

Questão 4 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

poem

The British (serves 60 million)


Take some Picts, Celts and Silures
And let them settle,
Then overrun them with Roman conquerors.
Remove the Romans after approximately 400 years
Add lots of Norman French to some
Angles, Saxons, Jutes and Vikings, then stir vigorously.
[...]
Sprinkle some fresh lndians, Malaysians, Bosnians,
lraqis and Bangladeshis together with some
Afghans, Spanish, Turkish , Kurdish, Japanese
And Palestinians
Then add to the melting pot.
Leave the ingredients to simmer.
As they mix and blend allow their languages to flourish
Binding them together with English.
Allow time to be cool.
Add some unity, understanding, and respect for the future,
Serve with justice
And enjoy.

Note: All the ingredients are equally important. Treating one ingredient better than another will leave a bitter unpleasant taste.

Warning: An unequal spread of justice will damage the  people and cause pain. Give justice and equality to all.

Disponlvel em: www.benjaminzephaniah.com. Acesso em: 12 dez. 2018 (fragmento).

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a caracteristicas de outro gênero textual para evidenciar



a)

a riqueza da mistura cultural.

b)

um legado de origem geográfica.

c)

um impacto de natureza histórica.

d)

um problema de estratificação social.

e)

a questão da intolerância linguistica.

Resolução

Os britânicos (servem 60 milhões)


Pegue alguns pictos, celtas e silures
E deixe-os se estabelecer,
Em seguida, derrube-os com conquistadores romanos.
Remova os romanos após aproximadamente 400 anos
Adicione muitos franceses normandos a alguns
Ângulos, saxões, jutas e vikings, em seguida, mexa vigorosamente.
[...]
Polvilhe alguns índios, malaios, bósnios,
Iraquianos e Bangladeshis frescos, juntamente com alguns
Afegãos, espanhóis, turcos, curdos, japoneses
E palestinos
Em seguida, adicione ao caldeirão.
Deixe os ingredientes cozinharem em fogo brando.
À medida que misturam e se fundem, permita que suas línguas floresçam
Unindo-as com o inglês.
Dê tempo para esfriar.
Adicione alguma unidade, compreensão e respeito pelo futuro,
Sirva com justiça
E aproveite.

Nota: Todos os ingredientes são igualmente importantes. Tratar um ingrediente melhor do que outro vai deixar um gosto amargo e desagradável.

Aviso: Uma disseminação desigual de justiça prejudicará as pessoas e causará dor. Dê justiça e igualdade a todos.

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a características de outro gênero textual que é a receita, onde vai se acrescentando os ingredientes, que, neste caso, são os diferentes povos e suas culturas e depois é só misturar. A receita diz que é só deixa os ingredientes cozinharem em fogo brando. À medida que misturam e se fundem permitem que suas línguas floresçam
Unindo-os com o inglês.

a) Correta. O poema nos mostra a riqueza da mistura cultural. Na tradução acima podemos verificar que o gênero textual adotado é uma receita, em que os ingredientes colocados são diferentes povos com suas línguas e culturas e onde todos os ingredientes são igualmente importantes e todos devem ser tratados com justiça e igualdade.

b) Incorreta. Aqui não se trata de um legado de origem geográfica, pois como podemos ver na "receita" acima, os povos vieram de diferentes regiões, sendo o legado importante a contribuição de cada povo, com sua cultura.

c) Incorreta. Embora o fenômeno seja de natureza histórica, o que o poema busca evidenciar é a mistura de vários povos de diferentes regiões e a consequente contribuição cultural de diferentes povos para a cultura e a língua local.

d) Incorreta. Não é uma estratificação social que o poema busca evidenciar, mas a mistura de povos.

e) Incorreta. Não há uma intolerância linguística, pelo contrário, há uma mistura de línguas como vemos no trecho: "À medida que misturam e se fundem, permita que suas línguas floresçam / Unindo-as com o inglês."