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Questão 10 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 10

Educação Física

Que tal transformar a internet em palco para a dança?

    

    O coreógrafo e bailarino Didier Mulleras se destaca como um dos criadores que descobriram a dança de outro ponto de vista. Mini@tures é uma experiência emblemática entre movimento, computador, internet e vídeo.  Com os recursos da computação gráfica, a dança das miniaturas pode caber na palma da mão. Pelo fato de usar a internet como palco, o  processo de criação das miniaturas de dança levou em consideração os limites de tempo de download  e o tamanho de arquivo, para que um número maior de "espectadores" pudesse assistir. A graça das miniaturas está justamente na contaminação entre mídías: corpo/dança/computação gráfica/internet. De fato, é a rede que faz a maior diferença nesse grupo. Mini@tures explora uma nova dimensão que descobre o espaço-tempo da web e conquista um novo território para a dança contemporânea. A qualquer hora, dança on-line.

SPANGHERO. M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: ltaú Cultural. 2003 (adaptado)

Considerado o primeiro projeto de dança contemporânea concebido para a rede, esse trabalho é apresentado como inovador por



a)

adotar uma perspectiva conceitual como contraposição à tradição de grandes espetáculos.

b)

criar novas formas de financiamento ao utilizar a internet para divulgação das apresentações.

c)

privilegiar movimentos gerados por computação gráfica, com a substituição do palco pela tela.

d)

produzir uma arte multimodal, com o intuito de ampliar as possibilidades de expressão estética.

e)

redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de diferentes usuários.

Resolução

a) Incorreta. Não há nenhuma intenção da nova perspectiva conceitual de contrapor à tradição de grandes espetáculos, mas sim uma forma com que a dança chegue para uma maior número de pessoas, com limites de tempo de download e tamanho de arquivo, conquistando uma expansão da dança. 
b) Incorreta. Não há uma abordagem no texto sobre a intenção de financiamento da dança contemporânea na internet, mas uma forma de “contaminação entre as mídias”, interligando o corpo através da dança na internet pela computação gráfica.  
c) Incorreta. A intenção não é privilegiar o movimento gerado pela computação gráfica, mas valorizar o movimento corporal na dança - neste caso contemporânea - através da internet e suas ferramentas gráficas, fazendo da internet um novo tipo de palco, mas não sua substituição.     
d) Correta. A dança não deixa de ser uma arte e, consequentemente, neste caso, ela traz aspectos multimodais ao se relacionar com a internet e a computação gráfica, uma vez que coexistem diversas modalidades comunicativas (gestos, processamento de imagem, expressão, significados), havendo uma “contaminação entre as mídias”.
e) Incorreta. O trabalho apresentado não é inovador por redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de diferentes usuários, mas sim uma conquista de novos territórios para a dança contemporânea.