Logo ENEM

Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 90 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

África na Idade Moderna

No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas ou inscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos num gestual familiar. Entre os Woyo existia o costume de os pais oferecerem aos filhos testas ou tampas de panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado, com signos codificados que traduziam orientações para conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do casamento.

RODRIGUES, M. R. A. M.; TAVARES. A. C. P. Singularidades museológicas de uma tábua com esculturas em diálogo: do alambamento ao casamento em Cabinda (Angola). Anais do Museu Paulista. n. 2, maio-ago. 2017 (adaptado).

Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no texto cumprem a função de uma:



a)

pedagogia dos costumes sociais.

b)

imposição das formas de comunicação.

c)

desvalorização dos comportamentos da juventude.

d)

destituição dos valores do matrimônio.

e)

etnografia das celebrações religiosas.

Resolução

a) Correta.  As tampa de panelas do povo Woyo de Cabinda, além de cumprir  a função prática de cobrir alimentos, indicam a existência de sofisticados recursos metafóricos usados na regulação moral e social entre esses povos. Sendo concedidas aos casais ainda durante o dia do casamento, as tampas acabavam sendo uma forma original de lidar com conflitos e de transmitir determinados valores morais, tendo um importante papel pedagógico de aconselhamento. Segundo a historiadora Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua, "As tampas de panelas dos woyo, diferentemente de outros exemplares encontradas no continente africano, possuem pequenas figuras esculpidas representando provérbios, sentenças e adivinhações, que cumprem muitas funções além daquela relacionada à preservação do alimento na panela. As tampas estavam inseridas no meio da vida doméstica e materializavam a palavra silenciada, fazendo valer o conhecido ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

b) Incorreta. Os artefatos do povo Woyo não cumprem uma função de impor formas de comunicação, pois trata-se de uma sofisticada forma de lidar e antecipar conflitos, marcando o papel de cada um no grupo sem a necessidade de transmitir uma palavra sequer. A alternativa está incorreta, pois essa comunicação não ocorre de forma impositiva. 

c) Incorreta. As tampas de panelas não indicam a desvalorização do comportamento da juventude, mas sim o uso de um recurso distinto de comunicação. 

d) Incorreta. Os artefatos culturais do povo Woyo não cumpriam uma função de destituição dos valores do matrimônio, mas sim de auxiliar e aconselhar os recém-casados. Nas bodas, por exemplo, a família da noiva cobria as panelas de comidas com as tampas esculpidas, que eram enviadas à família do noivo para demonstrar como a nova esposa deveria ser tratada. Também era comum que a noiva fosse presenteada pela mãe com tampas que possuíam conselhos importantes para a nova vida conjugal. 

e) Incorreta. A etnografia é um método de coleta de dados muito utilizado na antropologia. Os artefatos não cumpriam a função de uma etnografia das celebrações religiosas.