Logo ENEM

Questão 6 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Pressupostos e Subentendidos

    O documentário O menino que fez um museu, direção de Sérgio Utsch , produção independente de brasileiros e britânicos, gravado no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato, foi premiado em Londres, pela Foreign Press Association (FPA), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888.

    De acordo com o diretor, O menino que fez um museu foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas. O documentário conta a história de um Brasil profundo, desconhecido até mesmo por muitos brasileiros. É apresentado com o carisma de Pedro Lucas Feitosa, 11 anos.

    Quando tinha 1 O anos, Pedro Lucas criou o Museu de Luiz Gonzaga, que fica no distrito de Dom Quintino. A ideia surgiu após uma visita que o garoto fez, em 2013, quando tinha 8 anos, ao Museu do Gonzagão, em Exu, Pernambuco. Pedro decidiu criar o próprio lugar de exposição para homenagear o rei e o local escolhido foi a casa da sua bisavó já falecida, que fica ao lado da casa dele, na rua Alto de Antena.

Disponlvel em: www.opovo.com.br. Acesso em: 18 abr. 2018.


No segundo parágrafo, uma citação afirma que o documentário "foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas". No texto, esse recurso expressa uma estratégia argumentativa que reforça a

 



a)

originalidade da iniciativa de homenagem à vida e à obra de Luiz Gonzaga.

b)

falta de concorrentes ao prêmio de uma das associações mais antigas do mundo.

c)

proeza da premiação de uma história ambientada no interior do Nordeste brasileiro.

d)

escassez de investimentos para a produção cinematográfica independente no país.

e)

importância da parceria entre brasileiros e britânicos para a realização das filmagens.

Resolução

O enunciado pede para que seja analisado o trecho “foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas” como uma estratégia argumentativa, ou seja, a questão afirma que tal trecho defende um ponto de vista. Sendo assim, seguem os comentários sobre as alternativas:

a) Incorreta. O trecho compara a diferenciada parceria dos produtores do documentário a outras que seguem um padrão e, por isso, não se pode afirmar que o trecho analisado defende a ideia de originalidade da  obra. Além disso, em nenhum momento do texto, há qualquer referência à originalidade do documentário em virtude de este homenagear a vida e a obra de Luiz Gonzaga. Desse modo, essa alternativa está errada.

b) Incorreta. Se o trecho afirma que o documentário foi o único produzido por uma equipe diferente do eixo Estados Unidos-Europa, é pelo fato de haver outros concorrentes ao prêmio.

c) Correta. Ao dizer que o documentário, que é ambientado no interior do Nordeste brasileiro, foi o único produzido por profissionais fora do eixo Estados Unidos-Europa, o redator quis defender a ideia de que o prêmio foi uma proeza, algo difícil de ser realizado, visto que era a única obra que fugia de um padrão de produção.

d) Incorreta. Ainda que se saiba que produções independentes sofram, em sua grande maioria, com a ausência de recursos, falar que esse trecho se refere à escassez de investimentos extrapola os limites do texto, visto que não há menção pelo redator a essa dificuldade.

e) Incorreta. Por mais que o trecho cite a parceria entre brasileiros e ingleses na produção do documentário e até deixe implícito que foi uma parceria importante, seria incorreto afirmar que esse trecho reforça a importância dessa parceria, pois, ao diferenciá-la de outras e mostrar que foi essa união a premiada, o redator objetivou destacar a proeza da premiação.