Logo ENEM

Questão 5 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Text Comprehension Culture

    We are now a nation obsessed with the cult of celebrity. Celebrities have replaced the classic notion of the hero. But instead of being respected for talent, courage or intelligence, it is money, style and image the deciding factors in what commands respect. lmage is everything. Their image is painstakingly constructed by a multitude of different image consultants to carve out the most profitable celebrity they can. Then society is right behind them, believing in everything that celebrity believes in. Companies know that people will buy a product if a celebrity has it too. lt is as if the person buying the product feels that they now have some kind of connection with the celebrity and that some of their perceived happiness will now be passed onto the consumer. So to look at it one way, the cult of celebrity is really nothing more than a sophisticated marketing scheme. Celebrities though cannot be blamed for all negative aspects of society. ln reality society is to blame. We are the people who seemed to have lost the ability to think for ourselves. I suppose it's easier to be told what to think, rather than challenging what we are told. The reason we are swamped by celebrity is because there is a demand for it.

Disponlvel em: www.pitlanemagazine.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).


O texto, que aborda questões referentes ao tema do culto à celebridade, tem o objetivo de



a)

destacar os méritos das celebridades.

b)

criticar o consumismo das celebridades.

c)

ressaltar a necessidade de reflexão dos fãs.

d)

culpar as celebridades pela obsessão dos fãs.

e)

valorizar o marketing pessoal das celebridades.

 

Resolução

Veja a tradução do texto:

Agora somos uma nação obcecada pelo culto às celebridades. As celebridades substituíram a noção clássica do herói. Mas em vez de serem respeitados por talento, coragem ou inteligência, são dinheiro, estilo e imagem os fatores decisivos do que impõe respeito. A imagem é tudo. A imagem deles é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores de imagem para esculpir a celebridade mais rentável que puderem. Então a sociedade está logo atrás deles, acreditando em tudo em que as celebridades acreditam. As empresas sabem que as pessoas comprarão um produto se uma celebridade também o tiver. É como se a pessoa que compra o produto sentisse que agora tem algum tipo de conexão com a celebridade e que parte de sua felicidade percebida agora será passada para o consumidor. Então, olhando de certa maneira, o culto à celebridade nada mais é do que um sofisticado esquema de marketing. As celebridades, porém, não podem ser responsabilizadas por todos os aspectos negativos da sociedade. Na realidade, a sociedade é a culpada. Nós somos as pessoas que parecem ter perdido a capacidade de pensar por nós mesmos. Suponho que seja mais fácil nos dizerem o que pensar, em vez de desafiarmos o que nos é dito. A razão pela qual estamos inundados por celebridades é porque há uma demanda por elas.

a) Incorreta. O texto não visa destacar os méritos das celebridades. Segundo o texto, elas não são respeitadas por seu mérito, talento, coragem ou inteligência, mas pelo dinheiro, estilo e imagem. Uma imagem que é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores para esculpir a celebridade mais rentável que puderem.

b) Incorreta. O texto não critica o consumismo das celebridades, mas dos fãs, que parecem ter perdido a capacidade de pensar por si mesmas, comprando tudo que as celebridades compram, e acreditando que, com isso, terão algum tipo de conexão com a celebridade e que parte da felicidade percebida das celebridades será passada para o consumidor.

c) Correta. O texto nos convida a uma reflexão: devemos entender que o culto às celebridades nada mais é do que um sofisticado esquema de marketing e as celebridades não podem ser responsabilizadas por todos os aspectos negativos da sociedade. Na realidade, a sociedade é a culpada. Nós somos as pessoas que parecem ter perdido a capacidade de pensar por nós mesmos. Suponho que seja mais fácil nos dizerem o que pensar, em vez de desafiarmos o que nos é dito. A razão pela qual estamos inundados por celebridades é porque há uma demanda por elas.

d) Incorreta. O autor do texto não culpa não as celebridades. Segundo o texto, a culpa na realidade é da sociedade, que parece ter perdido a capacidade de pensar de forma autônoma.

e) Incorreta. O objetivo do texto não é o de valorizar o marketing pessoal das celebridades, mas nos trazer uma reflexão em relação à maneira como os fãs idolatram celebridades, acreditando em tudo o que as celebridades postam, sem questionamentos. Sem perceber que a imagem delas é meticulosamente construída por uma infinidade de diferentes consultores para esculpir a celebridade mais rentável que puderem.