Logo ENEM

Questão 89 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 89

Filosofia Antiga

Sócrates: "Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ela é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?".

PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC·Rio; Slo Paulo: Loyola, 2001 (ldeplado).

A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a):



a)

escrita epistolar.

b)

método dialético.

c)

linguagem trágica.

d)

explicação fisicalista.

e)

suspensão judicativa.

Resolução

Os textos de Platão, como esse utilizado pela questão, são recheados de diálogos entre Sócrates, seu mestre, e os sofistas, pensadores do mundo Antigo que, hoje, são reconhecidos por contribuírem para a mudança de eixo que ocorre no pensamento filosófico durante o período clássico da Grécia Antiga: deixa-se de lado as temáticas que envolviam a natureza e passa-se a debater as temáticas ditas antropológicas. É por isso que Sócrates está discutindo, com Mênon (e na obra "Mênon"), a virtude; pelo mesmo motivo Sócrates pôde discutir, com Alcibíades, (na obra "Banquete"), o amor; pelo mesmo motivo ele pôde discutir tantos outros temas "humanos", em tantas outras obras. Mas, independentemente do tema, ou da obra, Sócrates procede sempre da mesma maneira, ou seja, utilizando sempre do mesmo método: a dialética. Por isso:

a) Incorreta. Escritas epistolares foram aquelas utilizadas, na história do cristianismo, para a escrita dos textos do Novo Testamento, tais como acontece com as cartas de Paulo aos tessalonicenses ou aos coríntios.

b) Correta. Método que Platão "colocava na boca" de Sócrates. Consistia em refutar os argumentos de cunho materialista e fazer a alma proceder até as essências do mundo inteligível. 

c) Incorreta. Linguagem trágica podemos observar em alguns textos da Grécia Antiga, como no caso de "Édipo Rei" ou "Antígona", peças escritas por Sófocles. Porém, longe dessa perspectiva teatral, os textos de Platão, sejam os esotéricos (escritos para pensadores de dentro da academia, já iniciados na filosofia) ou os exotéricos (escritos para pensadores de fora da academia), ganham outra tônica, confome mencionado acima. 

d) Incorreta. A leitura atenciosa do excerto deixa claro que a preocupação de Sócrates e, por conseguinte, a preocupação de Platão, é, sobretudo e principalmente, preocupação metafísica. Há de se buscar a essência das coisas. Nesse sentido, toda explicação fisicalista está longe do que propõe o autor, já que o fisicalismo se liga às coisas na sua perspectiva material.

e) Incorreta. "Suspensão Judicativa" é um termo do direito e em nada se relaciona com o debate da filosofia platônica. Indica, grosso modo, "pausas" em um debate legal; definitivamente não é o modo como Sócrates opera em seus diálogos.