Logo ENEM

Questão 80 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 80

Filosofia Medieval (FSH)

É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espirita, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incómodo.

KEMPIS, T. lmitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.

Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?



a)

Exaltação do ritualismo litúrgico.

b)

Afirmação do pensamento racional.

c)

Desqualificação da atividade laboral.

d)

Condenação da alimentação impura.

e)

Desvalorização da materialidade corpórea.

Resolução

O Período Medieval (século V-XV), na história do pensamento ocidental, foi caracterizado pelo monopólio cultural da Igreja Católica. Por conta disso, os aproximados dez séculos do medievo foram marcados pela subserviência da filosofia, das ciências e das artes à teologia. Não à toa, o período gerou inúmeras expressões e inúmeros pensamentos de justificativa aos ritos e às crenças católicas. Uma dessas reflexões girou em torno do ascetismo. A palavra, não muito comum nos dia de hoje, mesmo nos meios religiosos (católicos ou não), vem de ascese, que, de um modo geral, significa "busca pela virtude", pela virtude cristã, no caso. Segundo a tradição do pensamento cristão, o ascese pode se traduzir de muitas formas, como, por exemplo, pelo jejum, pela oração, pelo trabalho, pela caridade, etc. No caso da questão, pede-se a característica do ascetismo medieval destacada no texto. Assim, temos:

a) Incorreta. O texto não menciona nada da liturgia cristã, como a confissão dos pecados, a unção do enfermos, os rituais de consagração dos cultos, a Eucaristia, ou qualquer outra coisa da ritualística mais (ou menos) ortodoxa.

b) Incorreta. "Afirmação do pensamento racional", diz a alternativa, quando nada no texto faz menção à racionalização que alguns medievais desenvolveram no período - como foi o caso de Tomás de Aquino, que entendia estar utilizando o raciocínio aristotélico para compreender melhor as maravilhas de Deus.

c) Incorreta. A  atividade laboral sempre foi entendida, dentro do cristianismo, como fundamental para o desenvolvimento da ascese. No mundo medieval não foi diferente. Os monges católicos apregoavam a prática do trabalho como uma maneira de se aproximar de Deus. São Bento, por exemplo, "pai" dos monges "beneditinos", tem sua famosa frase estampada em muitos monastérios: "oito horas de sono, oito horas de oração e oito horas de trabalho" - dizia o mesmo, no intuito de tentar descrever o dia ideal de uma pessoa consagrada à Deus.

d) Incorreta. O texto não menciona nenhuma espécie de condenação à alimentação. Embora esse tipo de prática exista, desde longa data entre os cristãos, levando os fiéis aos mais variados tipos de jejum, ela não é mencionada no excerto que contextualiza a questão. 

e) Correta. Nota-se a desvalorização da materialidade corpórea, no texto. É "sim" ao espírito em detrimento da matéria, como se pode ler em "é preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos [do corpo]".