Atualmente, o Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil" utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.
Programa de Melhoramento Genético "Uvas do Brasil". Dispinível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às):
a) |
espécies nativas ameaçadas. |
b) |
cadeias econômicas autônomas. |
c) |
estruturas fundiárias tradicionais. |
d) |
elementos ambientais singulares. |
e) |
mercados consumidores internos. |
As tecnologias agropecuárias são muito importantes para ganhos de produtividade do Brasil, sendo a Embrapa um dos melhores exemplos da integração entre pesquisa, universidade e produção. As pesquisas desenvolvidas são direcionadas para melhor produtividade e adaptação de gêneros agrícolas às condições regionais do Brasil, com unidades da Embrapa em diversas regiões e para diversos tipos cultivares (grãos, cereais, hortaliças, frutas e leguminosas). A vitivinicultura no Brasil tem vários importantes polos, sendo que o texto apresenta dois exemplos: o do Vale Médio do São Francisco, situado no semiárido e o das regiões das serras do Sul, em região de clima subtropical. Esses exemplos e a lógica exposta no texto permitem afirmar que:
a) Incorreta. As espécies nativas ameaçadas não são uma preocupação da agropecuária comercial, sendo necessário programas e ações de agentes específicos para sua proteção.
b) Incorreta. Cadeias econômicas autônomas não são tema do texto, que visa a questão da técnica e das tecnologias agropecuárias.
c) Incorreta. O texto não discute as questões fundiárias tradicionais, temática social importante sobre a posse a terra, mas somente aspectos técnicos atrelados ao Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil".
d) Correta. Os elementos ambientais fazem de cada lugar singular, um conjunto específico de fatores como temperatura, umidade, ventos, nebulosidade, entre outros. No caso do semiárido, há necessidade de adaptação das uvas a condições de pouca água disponível e calor excessivo; já na região Sul, há necessidade de seleção de certas características dos frutos para aumento da qualidade dos vinhos, já favorecidos pelas condições ambientais regionais (clima favorável e solos naturalmente férteis).
e) Incorreta. O texto cita “uva de mesa para exportação” como o principal destino da produção no Nordeste. Portanto, não é uma adaptação voltada ao mercado consumidor interno.