Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.
PIKETIY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: intrlnseca, 2014 (adaptado).
Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)
a) |
ideologia do mérito. |
b) |
direito de nascimento. |
c) |
eficácia da legislação. |
d) |
ganho das financeiras. |
e) |
eficiência dos mercados. |
As democracias liberais são parte importante da formação geopolítica e dos sistemas econômicos dos séculos XIX, XX e XXI. O Liberalismo é um conjunto de pensamentos e práticas que formam uma atuação no mundo através de nossa ação política e econômica baseada na ideia de liberdade. O contexto do surgimento dessa filosofia é a Guerra Civil Inglesa do século XVI, mas somente no século XVIII o teórico Adam Smith fundamenta a ideia do individualismo econômico e a luta pelos direitos civis individuais.
O texto apresentado no exercício é uma crítica ao sistema capitalista do século XXI, globalizado e profundamente marcado por uma fase chamada de neoliberal, que desde anos ano 1970 vem dominando o pensamento macroeconômico dos países desenvolvidos e resgatando os princípios liberais do século XVIII, algo difundido nos anos 1990 em outras regiões do mundo.
O texto apresenta a situação de ganhos superiores ao crescimento econômico de um país como uma anomalia desse sistema econômico e tal crítica permite afimar que:
a) Correta. A ideologia do mérito, também chamada de “meritocracia” (termo criado pelo sociólogo Michael Young em 1958), é uma forma de crítica à visão de que os benefícios que certas classes sociais vivem não é fruto exclusivo de seus próprios méritos pessoais, mas sim fruto de heranças, do capital acumulado e passado de geração em geração. Portanto, há um enfraquecimento da ideologia do mérito diante de tal situação: o crescimento sem necessidade de mérito pessoal através do trabalho.
b) Incorreta. O direito de nascimento é uma ideia reforçada pelo texto que enfatiza que as heranças são meio de crescimento econômico superior ao crescimento do país, portanto, tal aspecto não é enfraquecido pela crítica apresentada.
c) Incorreta. A eficácia das legislações não é tema do texto apresentado, sendo importante enfatizar que as leis são fundamentais para a manutenção dessa situação.
d) Incorreta. Os ganhos de empresas financeiras (normalmente, bancos e fundos de investimento) não são tema do texto apresentado. Essas empresas são símbolo desse tipo de capitalismo, que busca ganhos financeiros máximos, portanto, é fortalecido nessa situação.
e) Incorreta. A eficiência dos mercados não tem relação direta com o texto apresentado, sendo os mercados centrais para o funcionamento do capitalismo e, portanto, precisam sempre ser fortalecidos para manter a lógica vigente.