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Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2


Questão 81 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Definição de Ondas Eletromagnéticas Ondas Eletromagnéticas

Nossos olhos percebem, apenas, uma pequena faixa do espectro eletromagnético, chamada de luz visível. Outras faixas dessa radiação podem ser detectadas por instrumentos específicos. No espaço extraterrestre, partículas de alta energia produzidas em todo o universo se propagam e, normalmente, são bloqueadas por campos magnéticos. Porém, como a Lua não possui campo magnético, essas partículas atingem a superfície lunar, interagem com a matéria e produzem raios gama como resultado, que podem ser detectados na Terra. A figura da esquerda mostra uma imagem da Lua obtida na faixa da luz visível e, a da direita, obtida na faixa dos raios gama.

Comparando os raios de luz visível com os raios gama, é correto afirmar que:



a)

como todas as ondas eletromagnéticas, ambos só podem se propagar pelo vácuo, e com velocidades iguais.

b)

por apresentarem comprimentos de onda maiores do que os da luz visível, os raios gama são inofensivos quando atingem os seres humanos.

c)

os raios gama apresentam frequências menores do que as da luz visível, o que explica terem velocidade de propagação maior do que essa luz, no vácuo.

d)

provenientes simultaneamente de uma mesma fonte no espaço, ambos chegam à Terra em intervalos de tempo diferentes, produzindo imagens distintas dessa fonte.

e)

apesar de terem frequências e comprimentos de onda diferentes, ambos se propagam pelo vácuo com velocidades iguais.

Resolução

Vejamos as alternativas:

 

a) Incorreta. Apesar de se propagarem no vácuo com mesma velocidade, as ondas eletromagnéticas não se propagam apenas no vácuo, mas também em alguns meios materiais. 

b) Incorreta. Os raios gama são raios mais energéticos do que a luz e, por isso, possuem maior frequência do que a luz. Assim, a partir da equação fundamental da ondulatória (v = λ·f) sabemos que o comprimento de onda da radiação gama é menor do que o comprimento de onda da radiação luminosa. Além disso, de maneira geral, quanto maior a frequência mais nociva é a onda eletromagnética.

c) Incorreta. Os raios gama apresentam frequência maior do que a luz e se propagam, no vácuo, com mesma velocidade que as demais radiações eletromagnéticas, incluindo a luz. 

d) Incorreta. Como a luz visível é refletida pela lua e os raios gama são produzidos na lua, podemos considerar a lua como fonte luminosa (secundária para a luz visível e primária para os raios gama) e como ambas se propagam com a mesma velocidade no vácuo (velocidade da luz), ambos chegarão simultaneamente na Terra. 

e) Correta. As radiações eletromagnéticas se propagam no vácuo com mesma velocidade, mesmo apresentando diferentes frequências e comprimentos de onda. 

Questão 82 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Energia Elétrica na Eletrodinâmica Potência Elétrica

Uma pessoa comprou um chuveiro eletrônico e, lendo o manual de instruções do aparelho, encontrou as seguintes informações:

Potência: 7 000 W

Consumo mensal de energia: 42 kWh

Tensão: 220 V

Após alguns cálculos, essa pessoa concluiu que o autor do manual considerou que os usuários desse chuveiro tomariam, em um mês de 30 dias, banhos que, em um dia, teriam duração, em média, de



a)

8 min.

b)

10 min.

c)

12 min.

d)

15 min.

e)

6 min.

Resolução

Por definição, a energia consumida ao longo do período considerado é dada por

E=P·t

42000=7000·30·tdiário

tdiário=420007000·30

tdiário=427·30

tdiário=630

tdiário=0,2 h=12 min

Sendo tdiário o tempo médio que o chuveiro permanece em funcionamento diariamente.

Questão 83 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Grandezas Diretamente Proporcionais Teorema de Pitágoras

Observe as medidas indicadas em um mapa do Parque Ibirapuera, região plana da cidade de São Paulo.

(www.google.com. Adaptado.)

De acordo com o mapa, uma caminhada em linha reta do Museu Afro Brasil (P) até o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Q) corresponde a



a)

400 m.

b)

625 m.

c)

676 m.

d)

484 m.

e)

576 m.

Resolução

Observe que o triângulo destacado é retângulo com hipotenusa PQ daí, pelo Teorema de Pitágoras, temos que:

PQ=32+42=5 cm

No entanto, note que o mapa é dado em escala onde 200 metros (no espaço real) são representados por uma distância de 1,6 centímetros.

Sendo a distância real e a distância no mapa um par de grandezas diretamente proporcionais, a distância real x, entre o Museu Afro Brasil (representado pelo ponto P) e o Museu de Arte Moderna (representado pelo ponto Q) pode ser obtido através da seguinte regra de três:

200 m          1,6 cmx          5 cm2001,6=x5x=625 m

Questão 84 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mediana Média Aritmética

Um experimento vai avaliar a memória de um grupo de dez crianças de 12 anos em relação à capacidade de retenção de palavras, figuras e números. Durante 30 segundos, cada criança recebe a mesma lista de dez palavras e, em seguida, tem 60 segundos para escrever as palavras que lembra ter visto. O mesmo se repete com uma lista de dez figuras e, em seguida, com uma lista de dez números naturais aleatórios de 1 a 100. A tabela indica o resultado desse experimento.

De acordo com os resultados do experimento,



a)

73% do total geral de acertos do grupo correspondem aos acertos de palavras e de figuras.

b)

a mediana dos totais de acertos de palavras, figuras e números por criança é igual 24.

c)

as crianças que acertaram mais figuras do que palavras também acertaram menos números do que palavras.

d)

as medianas do total de acertos de figuras e do total de acertos de números do grupo coincidem com o total de acertos de figuras e de números da criança 5.

e)

a média geral de acertos do grupo é de 80%.

Resolução Sugerimos anulação

Analisemos as alternativas.

a) Falsa. O número de acertos de palavras foi 84, enquanto o número de acertos de figuras foi 90. Como o total de acertos foi 250, a porcentagem de acertos que correspondem aos acertos de palavras e de figuras foi

84+90250·100% = 69,6%

b) Falsa. Ordenando os totais de acertos de cada criança segundo a ordem crescente, temos o seguinte sequência numérica:

20, 23, 23, 24, 24, 26Termos centrais, 27, 27, 28, 28

Como a quantidade de elementos nessa sequência é par, a mediana corresponde à média aritmética dos dois termos centrais:

m=24+262=25

c) Falsa. Basta observar que a criança número 2 acertou mais figuras (10) do que palavras (9), mas a quantidade de acertos de números (9) foi igual à quantidade de acertos de palavras. Portanto, há contra-exemplo para a afirmação dessa alternativa.

d) Falsa. A alternativa fala em mediana do "total de acertos de figuras" e do "total de acertos de números", o que poderia induzir o candidato a usar as informações da última linha da tabela, sendo que a mediana de um conjunto com somente 1 elemento é o próprio elemento. Na verdade, a alternativa deveria falar em mediana "das quantidades de acertos de figuras" e "das quantidades de acertos de números". Além disso, só conseguiríamos julgar tal alternativa como verdadeira se acrescentássemos a palavra "respectivamente" depois da palavra "coincidem". Sendo assim, prezando pelo rigor conceitual que deve pautar um vestibular da envergadura da Unesp, sugerimos a anulação da questão.

Assumindo que a alternativa pretendia afirmar mediana "das quantidades de acertos de figuras" e "das quantidades de acertos de números", respectivamente, segue a análise dessa alternativa.

A mediana das quantidades de acertos de figuras é dada por: 

7, 8, 8, 9, 9, 9Termos centrais, 10, 10, 10, 10

Como os termos centrais são iguais, a mediana é igual a eles, ou seja, mfiguras=9, que também corresponde ao número de acertos de figuras da criança 5.

Já, a mediana das quantidades de acertos de números é dada por:

5, 6, 7, 7, 8, 8Termos centrais, 8, 9, 9, 9

Assim, a mediana de acertos de números é mnúmeros=8, que também corresponde ao número de acertos de números da criança 5.

e) Falsa. O total de acertos do grupo foi 250. Como cada criança recebeu uma lista com 10 palavras, outra lista com 10 figuras e uma terceira com 10 números, o máximo de acertos que cada criança poderia obter seria 10+10+10=30. Uma vez que eram dez crianças, o número máximo de acertos possíveis do grupo seria 10·30=300. Portanto, o percentual de acertos do grupo foi

250300·100%=83,3%

Questão 85 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Exponencial

A expansão global da internet tem sido possível em virtude do barateamento dos eletrônicos portáteis e das baterias de alta capacidade que os alimentam. O gráfico indica a vertiginosa queda no preço médio das baterias de íons de lítio desde sua introdução, nos anos 90, até 2020. O modelo exponencial y=15649·e-0,687x, com valores de x e y indicados nos eixos do gráfico, prevê razoavelmente bem a relação entre essas variáveis.

(Micah S. Ziegler e Jessika E.Trancik “Re-examining rates of lithium-ion battery technology improvement and cost decline”. https://pubs.rsc.org. Adaptado.)

Adotando nos cálculos e5,053=156,49 e e0,443=1,56, o modelo exponencial utilizado prevê que, em 2025, o preço por kWh das baterias de íons de lítio será de, aproximadamente,



a)

US$ 82.

b)

US$ 64.

c)

US$ 98.

d)

US$ 56.

e)

US$ 48.

Resolução

De acordo com o gráfico apresentado para a função y=15649·e-0,687x, cada variação de uma unidade no eixo das abscissas (eixo x) corresponde a uma variação de tempo de 5 anos. Sendo assim, uma vez que o valor correspondente ao ano de 2020 é a imagem de x=7, o valor correspondente ao ano de 2025 é obtido para x=8.

Para x=8, obtemos o valor

y=15649·e-0,687·8=15649·e-5,496

Observe então que o enunciado forneceu os valores

e5,053=156,49  e  e0,443=1,56

Podemos reescrever o valor encontrado para y em função dos dados fornecidos:

y=15649·e-5,496=100·156,49·e-5,496=100·e5,053·e-5,496=

 

=100·e5,053-5,496=100·e-0,443=100·1e0,443=1001,56US$ 64,10

 

Portanto, a alternativa que apresenta o valor mais próximo é a alternativa (B): US$ 64.

Questão 86 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Modular Inequação com duas variáveis

A soma de dois números reais x e y é maior ou igual a 10. A diferença entre eles, em qualquer ordem, é menor do que 4. A representação do conjunto solução dessas desigualdades no plano cartesiano de eixos ortogonais é:



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

O fato da soma dos dois números ser maior ou igual a 10 pode ser expresso através da seguinte inequação:

I  x+y10

cuja representação no plano cartesiano é

(note que a reta destacada é dada pela equação y=10-x e a região em amarelo contém todos os pontos do plano cartesiano tais que a coordenada y é maior que 10-x).

Já a informação "A diferença entre eles, em qualquer ordem, é menor do que 4" pode ser descrita pela inequação

(II)  x-y<4,

onde o módulo se faz necessário para contemplar as duas diferenças possíveis: x-y e y-x.

Lembrando que a<n -n<a<n para quaisquer a e n+*, temos que a inequação II pode ser reescrita como

-4<x-y<4

O que nos fornece as inequações y<x+4 e y>x-4 que são representadas graficamente, por:

(onde as retas pontilhadas se referem às equações y=x+4 e y=x-4 e a região entre elas satisfaz as duas inequações simultaneamente).

Como os valores de x e y precisam satisfazer as inequações I e II ao mesmo tempo, procuramos pela interseção dos dois gráficos, que é dada na alternativa a, com a ressalva de que a alternativa não indicou que os vértices da figura formada não pertencem ao conjunto solução, uma vez que não satisfazem a inequação II, conforme ilustrado na geometricamente figura abaixo):

Questão 87 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Funções

Sob certas condições ideais, o período y de oscilação do pêndulo de um guindaste de demolição, em segundos, é dado em função do comprimento x do cabo de aço, em metros, pela fórmula y=kx, com k sendo um número real. Essa função está representada no gráfico a seguir.

(https://journaltimes.com)

Considerando condições ideais, o período de oscilação do pêndulo do guindaste, quando o comprimento do cabo de aço está regulado em 28 m, é de



a)

82 s

b)

87 s

c)

47 s

d)

67 s

e)

92 s

Resolução

A função relaciona o período de oscilação y , em segundos, com o comprimento do cabo x, em metros, de acordo com a lei de formação y=kx e o enunciado pede o período para o caso particular em que x=28m.

Observe que para isto, precisamos, primeiramente, determinar o valor de k .

Nota-se, pelo gráfico da função, que ela contém o ponto 4,4 logo, devemos ter que

4=k4k=2

cuja unidade de medida é dada em sm ou, simplesmente, s·m-12.

Substituindo este valor na lei de formação, obtemos:

y=228s

Ora, 28=22·7, daí que 28=27 e

y=2·27s=47s

Questão 88 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Probabilidade Condicional

Analise a tabela, que indica os resultados de um estudo para avaliação da relação entre o peso e a pressão arterial de um grupo de indivíduos.

Renato fez parte desse estudo e sabe que está com excesso de peso. Ao ver a tabela com o resultado do estudo, calculou corretamente que a probabilidade da aferição da sua pressão arterial ter indicado valores elevados é de



a)

12%.

b)

4%.

c)

50%.

d)

40%.

e)

10%.

Resolução

Seja T o total de pessoas que participaram do estudo em questão.

A probabilidade de uma pessoa ter a sua pressão arterial aferida como elevada, dado que ela está com excesso de peso, é dada por:

ppressão elevada|peso em excesso=ppressão elevada e peso em excessoppeso em excesso==10100·T15100·T+10100·T=10100·T25100·T=1025=40%

Questão 89 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pirâmides

A figura indica o projeto de uma escultura maciça em forma de pirâmide de vértice V, base ABCDEFGH e altura VH¯, que será feita com espuma expansiva rígida de poliuretano. Sabe-se que AHGF é um quadrado de área igual a 3 m3BCDE é um retângulo, com BC=3 m e CD=4, e que o ângulo HG^V mede 60°.

Sabendo que 1 m3 corresponde a 1000 litros e que o custo da quantidade de espuma de poliuretano necessária para ocupar a capacidade de 1 litro é de R$ 5,00, para fazer por completo essa escultura, desconsiderando desperdícios, o valor gasto com espuma será de



a)

R$ 40.000,00.

b)

R$ 37.500,00.

c)

R$ 42.500,00.

d)

R$ 35.000,00.

e)

R$ 45.000,00.

Resolução Sugerimos anulação

A questão apresenta um problema em seu enunciado, ao não informar a unidade de medida quando descreve o comprimento do segmento CD¯, dizendo apenas que CD=4. Sem essa informação da unidade de medida, não há como calcular o volume da pirâmide em questão, e consequentemente, também não há como calcular o custo da espuma que será empregada no seu preenchimento. Em função da ausência dessa informação, e prezando sempre pelo rigor nos enunciados das questões, sugerimos a anulação da questão.

Supondo que o enunciado pretendia informar que CD=4 metros, já que todas as demais medidas estão na unidade metros, apresentamos a seguir o que imaginamos que a banca esperava como resolução da questão.

Sendo GH¯ um dos lados do quadrado AHGF, que tem área AAHGF=3 m2, segue que:

GH=AAHGF=3 m

Assim, no triângulo retângulo GHV, temos que:

tg60°=VHGH3=VH3VH=3 m

Por outro lado, com a ressalva de que estamos supondo que CD=4 metros, a área do retângulo BCDE pode ser calculada por:

ABCDE=BC·CD=3 m·4 m=12 m2

Assim, a base ABCDEFGH da pirâmide tem área dada por:

AABCDEFGH=ABCDE-AAHGF=12-3=9 m2

Logo, a pirâmide VABCDEFGH em questão tem volume dado por:

V=13·AABCDEFGH·VH=13·9·3 m3=9 m3=9.000 litros

Sendo de R$ 5,00 o custo da quantidade de espuma de poliuretano necessária para ocupar cada 1 litro da pirâmide, o custo total com a espuma é:

9.000 litros·R$ 5,00litro=R$ 45.000,00

Questão 90 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Bases Numéricas

Os computadores utilizam a representação binária no lugar dos números naturais do nosso sistema de numeração. Na escrita numérica binária, são utilizados apenas dois algarismos, o 0 e o 1, para escrever de forma única qualquer número natural do nosso sistema decimal. A conversão dos números naturais 0, 1, 2, 3, 9, 14 e 102 do sistema numérico decimal para seus correspondentes no sistema numérico binário, que são 0, 1, 10, 11, 1001, 1110 e 1100110, respectivamente, está representada a seguir.

 

Sistema Decimal

0=0·100

1=1·100

2=2·100

3=3·100

9=9·100

14=1·101+4·100

102=1·102+0·101+2·100

 

Sistema Binário

0=0·20

1=1·20

10=1·21+0·20

11=1·21+1·20

1001=1·23+0·22+0·21+1·20

1110=1·23+1·22+1·21+0·20

1100110=1·26+1·25+0·24+0·23+1·22+1·21+0·20

 

Convertendo o ano em que estamos, 2021, do sistema decimal para o binário, encontraremos um número cujo total de algarismos iguais a 1 supera o de algarismos iguais a 0 em



a)

quatro.

b)

três.

c)

cinco.

d)

dois.

e)

seis.

Resolução

Para escrever um número n do sistema decimal em outra base numérica b, podemos proceder com o seguinte algorítmo:

  • Etapa 1: efetuar a divisão de n por b, obtendo resto r0 e quociente q0;
  • Etapa 2: se q0=0, temos nb=r0=n. Caso contrário, efetuar a divisão de q0 por b, obtendo resto r1 e quociente q1;
  • Etapa 3: se q1=0, temos nb=r1r0. Caso contrário, efetuar a divisão de q1 por b, obtendo resto r2 e quociente q2;
  • Etapa 4: se q2=0, temos nb=r2r1r0. Caso contrário, efetuar a divisão de q2 por b, obtendo resto r3 e quociente q3;

            

O processo deve ser repetido até obtermos pela primeira vez qk-1=0. Nesse caso, o número n escrito na base b é

nb=rk-1rk-2 ... r2r1r0

Observação: o algorítmo sempre admite uma etapa de parada, uma vez que o quociente de uma determinada etapa é estritamente menor que o respectivo dividendo.

 

Aplicando o algoritmo para se obter a representação na base binária do número 2021 do sistema decimal, obtemos:

  • 2021=2·1010+1
  • 1010=2·505+0
  • 505=2·252+1
  • 252=2·126+0
  • 126=2·63+0
  • 63=2·31+1
  • 31=2·15+1
  • 15=2·7+1
  • 7=2·3+1
  • 3=2·1+1
  • 1=2·0+1

Uma vez obtido o quociente nulo, concluímos que

20212=11111100101

Tal representação é um número que possui oito algarismos iguais a 1 e três algarismos iguais a 0.

Portanto, a diferença entre a quantidades de algarismos iguais a 1 e a quantidade de algarismos iguais a 0 é

8-3=5