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Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2


Questão 51 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Bacias sedimentares

A subsidência é um processo de rebaixamento do terreno, que ocorre de forma lenta, em que a ação antrópica pode ser uma de suas causas. Caracteriza um exemplo de interferência da ação antrópica no processo de subsidência:



a)

os desmoronamentos internos de rochas.

b)

os movimentos orogenéticos.

c)

o desmatamento das matas ciliares.

d)

os movimentos de massa.

e)

a superexploração de aquíferos.

Resolução

O enunciado da questão traz importantes informações sobre as subsidências: ocorre de forma lenta, pode ser antrópica, rebaixa o terreno. Pensando nos motivos que podem fazer ocorrer esse tipo de movimento, são apresentadas as seguintes opções:

a) Incorreta. Os desmoronamentos internos das rochas em geral são movimentos rápidos e não têm relação direta com atividade antrópica.

b) Incorreta. Movimentos orogenéticos ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas, são lentos e continentais, não sendo influenciado pelas atividades antrópicas.

c) Incorreta. O desmatamento de áreas ciliares (vegetação nativa às margens de rios, represas, lagos...) não está diretamente relacionado às subsidências.

d) Incorreta. Os movimentos de massa são as descidas de solo ou de rochas, comumente associados a fluxos de água; ocorrem em superfície e são rápidos.

e) Incorreta. A lenta retirada de água das áreas com rochas sedimentares aquíferas pode provocar problemas sérios de rebaixamento do terreno, já que ,sem a água nas rochas e com o peso das construções urbanas, há a possibilidade de colapsos e danos.

Questão 52 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Brasil: Sistema Nacional de Unidades de Conservação

    Junto a um vasto grupo de pessoas que trabalharam ao seu lado desde o final da década de 1970, Chico Mendes idealizou o modelo que traduziu com perfeição a ideia de desenvolvimento sustentável bem antes desse conceito se popularizar. Uma invenção brasileira que não tem comparação com qualquer outra no mundo.

(www.nationalgeographicbrasil.com, 05.11.2020. Adaptado.)

O modelo abordado no excerto corresponde à



a)

reserva extrativista, que assegura a proteção florestal e das populações tradicionais.

b)

estação ecológica, que permite a realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas.

c)

área endêmica, que abriga exemplares raros da biota regional.

d)

área agroecológica, que permite a prática da permacultura e garante a justiça social.

e)

reserva biológica, que preserva o equilíbrio natural sem a intervenção humana.

Resolução

Chico Mendes teve importante atuação junto às populações tradicionais de seringueiros e ribeirinhos no Acre e Amazonas, sendo que o modelo de exploração sustentável é utilizado dentro do SNUC (sistema Nacional de Unidades de Conservação). Diante disso, podemos julgar as alternativas:

a) Correta. As reservas extrativistas são grandes áreas de florestas onde a população que vive nessa região pode explorar os recursos naturais de maneira sustentável, ou seja, sem correr o risco de acabar com o estoque de algum desses produtos por superexploração. Esse modelo visa manter a natureza sendo utilizada pelas gerações futuras, estável ao longo do tempo. 

b) Incorreta. As estações ecológicas apresentam uso restrito a pesquisa e educação, portanto, não permitem o uso sustentável por populações residentes.

c) Incorreta. Áreas endêmicas são aquelas que apresentam espécies únicas, que pertencem somente aquele lugar, não sendo um modelo de proteção ambiental.

d) Incorreta. Áreas agroecológicas apresentam uso sustentável de florestas e produção agrícola integrada com a formação vegetal ativa, utilizando diversas técnicas, como a permacultura, um modelo que cresce bastante atualmente, mas longe da realidade amazônica na década de 70.

e) Incorreta. Reservas biológicas são unidades de proteção integral e, portanto, não podem ser utilizadas como moradia.

Questão 53 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Máquinas Térmicas (Física)

Analise o esquema de um projeto realizado para a climatização de ambientes.

(https://jornal.usp.br, 03.06.2021. Adaptado.)

Considerando a infraestrutura apresentada na imagem, a climatização de ambientes ocorrerá por meio de trocas de energia



a)

fóssil.

b)

bioquímica.

c)

geotérmica.

d)

mecânica.

e)

mineral.

Resolução

A bomba de calor é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir da energia elétrica, transferir calor de uma região de menor temperatura (região fria) para uma região de maior temperatura (região quente). Caso se deseje que o calor siga o fluxo oposto, este resultado pode ser obtido de forma espontânea, portanto, o uso de uma bomba de calor não se faz necessário. 

Como exemplos de bombas de calor, podemos citar: a geladeira e o ar condicionado seja no modo de resfriamento como no de aquecimento.

Ao construir uma máquina térmica, consideramos uma fonte de calor representada por uma região fria, que chamaremos de fonte fria, uma região quente, que chamaremos de fonte quente, a bomba de calor e o trabalho τ, produzido por uma fonte externa de energia, conforme ilustrado na figura imediatamente abaixo.

Ao considerarmos, por exemplo, um ar condicionado operando na função de refrigeração, a fonte fria será o ambiente interno (região que desejamos resfriar), a fonte quente será o ambiente externo, a bomba de calor é o próprio dispositivo que geralmente trabalha comprimindo e expandindo um gás e a fonte de energia para realização de trabalho é a rede elétrica.

Normalmente usamos um dissipador de calor na parte externa das residências para que o calor retirado do interior seja transferido para o ambiente externo, como na figura abaixo:

Os aparelhos de ar condicionado comuns usam um gás inerte como elemento termodinâmico. Inicialmente este gás é comprimido aumentando, assim, sua temperatura; um circuito feito por tubos leva este gás até o trocador de calor na parte externa do ambiente; depois o gás é levado para o interior da residência e então expandido e, com isso, resfriado.

Um ar condicionado operando na função oposta é comprimido dentro da residência, aquecendo o interior (que passa a se comportar como fonte quente), e então levado para fora (que passa a operar como fonte fria), onde é expandido. É importante notar que o uso de bombas de calor no lugar de aquecedores comuns, como os resistivos, gera uma economia de energia uma vez que tanto energia elétrica quanto energia térmica extraída do ambiente externo são usadas para aquecer a parte interna.

Vamos analisar as alternativas apresentadas para verificar qual teria alguma relação com a bomba de calor.

a) Incorreta. Não há indicação, por parte do enunciado, de utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e óleo diesel, para o funcionamento da bomba de calor. 

b) Incorreta. Não há indicação, por parte do enunciado ou da imagem, de utilização de combustível bioquímico, como aminoácidos, carboidratos, corpos cetônicos e lipídios, na bomba de calor. 

c) Correta. Conforme as explicações sobre bombas de calor no início desta resolução, a imagem nos permite perceber que o trocador de calor, apresentado na segunda figura desta resposta, pode ter sido substituído por tubulações no subsolo. De fato, o solo pode ser usado como fonte quente (durante o dia, em regiões mais rasas, devido à absorção da radiação solar) ou ainda como fonte fria, uma vez que a poucos metros de profundidade a temperatura do solo fica abaixo de 22 ºC ao longo de todo ano, temperatura considerada ideal para um conforto térmico¹.

É interessante notar que o termo "energia geotérmica" é normalmente empregado quando estamos falando de uma fonte quente, isto é, de uma fonte que fornece calor para ser convertido em outras formas de energia ou simplesmente transportado para um determinado ambiente, porém o mesmo termo é empregado quando usamos o subsolo como fonte fria, sendo então usada para receber calor².

É interessante notar que tal sistema costuma utilizar água para transportar calor¹, contrapondo ao sistema tradicional de geladeiras e ar condicionado.

Diante do exposto, podemos concluir que a alternativa está correta.

d) Incorreta. O problema nos pede que analisemos as trocas de calor a partir da estrutura do prédio e não há nenhum indicativo de movimento. Lembremos que as duas formas de energia mecânica são cinética e potencial, sendo que esta pode ser dividida em potencial gravitacional, potencial elétrica ou potencial elástica.

e) Incorreta. Não há indicação, por parte do enunciado, de utilização de energia mineral, como carvão ou material radioativo, para o funcionamento da bomba de calor.

 

Fontes utilizadas:

1- https://www.webarcondicionado.com.br/climatizacao-geotermica (acesso: 15/11/2021)

2- https://www.poli.usp.br/noticias/1703-poliusp-pesquisa-sistema-alternativo-de-ar-condicionado.html (acesso: 15/11/2021)

Questão 54 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Legenda de um mapa

    Trata-se de uma linguagem de comunicação visual, porém, de caráter monossêmico. Sua especificidade reside essencialmente no fato de estar fundamentalmente vinculada ao âmago das relações que podem se dar entre os significados dos signos. Sua tarefa essencial é a de transcrever as três relações fundamentais — de diversidade, de ordem, de proporcionalidade — entre objetos, fatos ou fenômenos que compõem a realidade considerada.

(Marcello Martinelli. Cartografia temática, 2016. Adaptado.)

A linguagem destacada no excerto corresponde à



a)

projeção cartográfica.

b)

compreensão espacial.

c)

flexibilização geográfica.

d)

representação gráfica.

e)

aerofotogrametria.

Resolução

Os mapas apresentam elementos necessários para a comunicação completa: escala, projeção e legenda. As legendas apresentam a chave de interpretação do leitor desse mapa e serve para traduzir as informações espaciais que o autor do mapa quer informar, portanto, a significação dos signos é realizada pela legenda.

a) Incorreta. A projeção controla a relação de deformação da transformação da Terra para um objeto de duas dimensões.

b) Incorreta. A compreensão espacial é resultado da leitura do mapa, e não um atributo essencial.

c) Incorreta. Não há flexibilização geográfica nos mapas.

d) Correta. As representações gráficas aparecem na legenda e fornecem os símbolos que precisam ser lidos para o entendimento completo do mapa.

e) Incorreta. Aerofotogrametria é uma técnica utilizada para realização de mapeamentos, mas não é parte do mapa.

Questão 55 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Temas da Filosofia

    Não é fácil vencer uma discussão. Especialmente em um contexto inflamado, em que as opiniões se polarizam, notícias falsas se proliferam, debatedores recorrem a ofensas e sarcasmo e festas de fim de ano criam ambientes propícios para a briga. Uma boa discussão, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não serve para a disputa — e, sim, para a construção do conhecimento. Nesse sentido, saber sustentar uma boa argumentação é fundamental.

(Beatriz Montesanti e Tatiana Dias. “Por que ‘opinião não é argumento’, segundo este professor de lógica da Unicamp”. www.nexojornal.com.br, 28.02.2018.)

O excerto explicita a relevância de uma área da filosofia que contribui para o desenvolvimento de boas discussões, qual seja,



a)

a lógica e a investigação da estrutura do pensamento humano.

b)

a estética e a investigação do uso de imagens ao longo da história.

c)

a metafísica e o entendimento das qualidades do ser.

d)

a ética e a compreensão dos modos de agir individual.

e)

a epistemologia e a verificação da natureza do conhecimento.

Resolução

a) Correta. O texto trata de uma área da filosofia chamada lógica. Conforme está sinalizado pelo fragmento, as discussões não são feitas para se apurar um vencedor. Na verdade, elas são a base para a construção do conhecimento, uma vez que os argumentos devem ser examinados por meio da lógica, ou seja, por deduções, hipóteses e inferências, a fim de se determinar o que é falso e o que é verdadeiro e, assim, sustentar uma boa argumentação.

b) Incorreto. A estética é uma parte da filosofia que discute os fenômenos artísticos e as questões da beleza e não tem relação com o tema central do texto.

c) Incorreta. O texto trata da questão da discussão e a metafísica seria no campo da filosofia o conjunto de fundamentos relativos a tudo que existe.

d) Incorreta. A ética seria, no campo da filosofia, o estudo dos princípios que motivam e orientam os comportamentos humanos, envolvendo as regras e valores de um indivíduo ou de uma sociedade. Embora levá-la em consideração na formulação de hipóteses dentro de uma discussão seja importante, não é o ponto central do texto.

e) Incorreta. A epistemologia é o estudo de como se forma o conhecimento humano, seus postulados e métodos e o texto nos questiona sobre a formulação das argumentações por meio das discussões.

Questão 56 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Arte Grega

    — É nesse ponto que eu estabeleço a distinção: para um lado os que ainda agora referiste — amadores de espetáculos, amigos das artes e homens de ação — e para outro aqueles de quem estamos a tratar, os únicos que com razão podem chamar-se filósofos.

    — Que queres dizer?

    — Os amadores de audições e de espetáculos encantam-se com as belas vozes, cores e formas e todas as obras feitas com tais elementos, embora o seu espírito seja incapaz de discernir e de amar a natureza do belo em si.

(Platão. A República, 2017. Adaptado.)

No excerto, Platão direciona aos artistas uma crítica que é fundamentada



a)

na associação das artes com o conhecimento mitológico.

b)

na impossibilidade de representação justa das ideias.

c)

na necessidade de as artes terem um conteúdo verossímil.

d)

no grande alcance popular atingido pelas peças artísticas.

e)

no fato de os espetáculos serem parâmetros pedagógicos.

Resolução

a) Incorreta. As produções artísticas se relacionavam com a mitologia. Os principais temas encontrados nas esculturas e nas pinturas apresentavam um conhecimento mitológico. Ademais, o texto aborda a questão de compreensão e representação do real (ideal) pelos artistas.

b) Correta. Platão acreditava que os artistas, e a arte, eram incapazes de representar a realidade tal como seria (“...seu espírito seja incapaz de discernir e de amar a natureza do belo em si”), Aliás, cabe salientar que nem mesmo o que se apreendia como real no cotidiano era real, mas apenas sombras do mundo das ideias.

c) Incorreta. Platão não aponta uma necessidade de mimese nas artes, pois para ele isso seria se afastar ainda mais do mundo das ideias. Não caberia às artes a representação do real, mas sim a tentativa de alcançar o ideal.

d) Incorreta. No texto é apontada uma incapacidade dos artistas em compreender o belo em si, do mundo das ideias, pois apegam-se ao mundo das matérias. Sendo assim, nada tem a ver com o alcance popular das peças artísticas.

e) Incorreta. Como mencionado na alternativa“d”, a crítica é destinada para outro tema, não tendo relação com a prática dos espetáculos em si.

Questão 57 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Bacon

    Ao cunhar a frase “natureza atormentada,” no início do século XVII, numa referência ao objeto do conhecimento científico, Francis Bacon não imaginou que esse ideal iria, no século XXI, atormentar filósofos e cientistas. O “tormento” do mundo natural, para ele, significava conhecê-lo, não pelo saber desinteressado, mas para dominar, transformar e, então, utilizar esse universo da maneira mais eficiente. O berço da ciência moderna trazia a estrutura para que o ideal de controle da natureza pudesse ser realizado. A partir de então, essa relação entre ciência e técnica foi naturalmente se estreitando.

(Carlos Haag. “Natureza atormentada”. https://revistapesquisa.fapesp.br, agosto de 2005. Adaptado.)

De acordo com o tema abordado pelo excerto, o “tormento” gerado em filósofos e cientistas contemporâneos se dá devido à problematização da



a)

eficácia de teorias.

b)

natureza do conhecimento.

c)

noção de progresso.

d)

confiança nos resultados.

e)

verificação dos experimentos.

Resolução

a) Incorreta. A problematização aqui colocada não se dá por uma eventual ineficácia de uma teoria, mas justamente os efeitos de sua eficácia, pois embora possam representar ganhos científicos, tecnológicos ou produtivos, podem estar ligados a guerras e destruições, principalmente do meio ambiente.

b) Incorreta. A questão não está ligada a natureza do conhecimento, mas aos efeitos nocivos que seu uso indiscriminado pode proporcionar.

c) Correta. A discussão iniciada por Francis Bacon (1561-1626) coloca em xeque a ideia de progresso elaborada pelos cientistas contemporâneos, uma vez que a suposta dominação da natureza e as técnicas utilitaristas empregadas para esse fim acabaram levando a guerras e à destruição do meio ambiente.

d) Incorreta. Na verdade, o conceito de “natureza atormentada” nos leva a uma desconfiança dos resultados, uma vez que nossos conhecimentos podem levar a diversos males e até à destruição da própria humanidade.

e) Incorreta. O conceito de “natureza atormentada” está ligado aos efeitos do uso indiscriminado de nossos conhecimentos científicos, não da verificação dos experimentos.

Questão 58 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Maquiavel (História) Maquiavel (Filosofia)

    Ora resta examinar quais devem ser os procedimentos e as resoluções do príncipe com relação aos seus súditos e aos seus aliados. Há uma grande distância entre o modo como se vive e o modo como se deveria viver, que aquele que em detrimento do que se faz privilegia o que se deveria fazer mais aprende a cair em desgraça que a preservar a sua própria pessoa. Ora, um homem que de profissão queira fazer-se permanentemente bom não poderá evitar a sua ruína, cercado de tantos que bons não são. Assim, é necessário a um príncipe que deseje manter-se príncipe aprender a não usar [apenas] a bondade.

(Nicolau Maquiavel. O Príncipe, 1998. Adaptado.)

O tema abordado por Maquiavel no excerto também está relacionado ao seu conceito de fortuna, que diz respeito ao fato de o governante



a)

privilegiar a vontade popular.

b)

valorizar a vontade divina.

c)

agir com virtude na vida privada.

d)

conseguir equilibrar as riquezas reais.

e)

saber lidar com imprevistos.

Resolução

Nicolau Maquiavel (1469-1527), autor de obras como Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio (1531) e O Príncipe (1532) consolidou-se como um dos principais pensadores da área da ciência política, sendo um dos patriarcas dessa área do conhecimento. A inovação de seu pensamento se dá não apenas em pensar a política a partir do ponto de vista do governo ligado a questões morais, mas também em trazer uma abordagem pragmática para a discussão. Maquiavel pensava a política não como ela devia ser (como o fez a tradição ocidental desde a República de Platão) mas sim como ela efetivamente era. Dentro desse debate, o autor identifica conceitos centrais para um bom governante, como a fortuna (a sorte, o acaso) e a virtù (capacidade de agir corretamente, no momento correto).

a) Incorreta. No pensamento maquiaveliano expresso em O Príncipe, obra da qual o excerto foi retirado, aparece uma série de recomendações para o governante, a respeito de como agir e conservar a estabilidade de seu poder. A centralidade da proposta está no governante, e não nos súditos, portanto, não se defende a vontade popular como aspecto mais importante do agir daquele que governa. Porém, devemos notar que Maquuiavel também se atenta aos riscos de ignorar completamente as demandas e pressões populares, o que pode gerar revoltas e instabilidades.

b) Incorreta. Dentro da lógica de abordar realisticamente a política, Maquiavel não recorre a nenhum argumento religioso ou ligado ao sobrenatural, diferentemente do que fariam posteriormente autores como Jean Bodin (1530-1596) e Jacques Bossuet (1627-1704), que justificaram a autoridade real por meio da ideia de direito divino.

c) Incorreta. Como o que se discute é a ação do governante, o que realmente pesa na balança de suas atitudes é sua imagem pública, a maneira como se mostra diante dos outros, e especificamente, dos súditos e aliados, e não o que realiza em sua vida privada. Há uma separação bastante clara entre a figura pública e a figura privada no pensamento maquiaveliano.

d) Incorreta. O excerto não faz qualquer referência às riquezas reais e o conceito de fortuna refere-se à sorte ou infortúnios, relacionando-se aos eventos favoráveis ou desfavoráveis a determinado governo e à maneira como o governante reage a tais eventos, não sendo aplicável apenas em questões econômicas, relativas a riquezas, propriedades ou finanças.

e) Correta. O conceito de fortuna remete ao acaso, a acontecimentos não planejados, que podem tanto ser positivos quanto negativos. Dessa maneira, Maquiavel argumenta que um governante hábil deve saber lidar com a fortuna, aproveitando-a caso se trate de um golpe de sorte, ou lidando com problemas ou imprevistos, caso se trate de um acontecimento inesperado e danoso.

Questão 59 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Foucault Utilitarismo

Texto 1

    A ideia do panóptico coloca no centro alguém, um olho, um olhar, um princípio de vigilância que poderá de certo modo fazer sua soberania agir sobre todos os indivíduos [situados] no interior dessa máquina de poder. Nessa medida, podemos dizer que o panóptico é o mais antigo sonho do mais antigo soberano: que nenhum dos meus súditos escape e que nenhum dos gestos de nenhum dos meus súditos me seja desconhecido.

(Michel Foucault. Segurança, território, população, 2008. Adaptado.)

Texto 2

Em 2013 as revelações de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, deixaram a noção de transparência democrática sob suspeita. Snowden revelou que a inteligência estadunidense realizava vigilância em massa de seus aliados e adversários políticos. A espionagem ocorreu logrando acesso legal ou forçado aos servidores de boa parte das maiores empresas de internet.

(Davi Lago. “O panóptico digital: por que devemos suspeitar da palavra ‘transparência’?”. https://estadodaarte.estadao.com.br, 29.08.2019. Adaptado.)

O fenômeno retratado nos excertos implica, diretamente,



a)

o reconhecimento da liberdade individual.

b)

o aperfeiçoamento da interação social.

c)

a diversificação do conhecimento popular.

d)

a ampliação de autoridade estatal.

e)

a valorização da responsabilidade coletiva.

Resolução

A questão aborda o conceito de vigilância e o traz para a sociedade contemporânea, por meio das denúncias a respeito da espionagem realizada por agências de inteligência dos Estados Unidos com utilização de novas tecnologias ligadas à rede mundial de computadores. Para abordar o assunto, recorre-se à noção de panóptico (o termo remete à totalidade do olhar), modelo de prisão exposto por Jeremy Bentham (1748-1832), pensador que trabalha com a ideia de moral a partir do utilitarismo. Essa prisão seria organizada de maneira circular, possibilitando uma vigilância completa, tanto por parte da segurança prisional quanto por parte dos presos sobre os outros presos. Michel Foucault (1926-1984), em sua obra Vigiar e Punir (1975), que comenta o nascimento da prisão moderna e a mudança da lógica punitiva (do castigo para a reforma e a vigilância), parte do panóptico de Bentham para argumentar que a nossa sociedade foi erigida sobre uma lógica panóptica de vigilância, e que instituições como a escola, a caserna, a igreja, além da própria prisão, são formas de vigilância fragmentada, ou seja, não é apenas um poder central que vigia o cidadão, mas os próprios indivíduos que vigiam-se uns aos outros.

a) Incorreta. O fenômeno da vigilância, intensificado nos tempos contemporâneos, não reconhece a liberdade individual, mas sim a nega e a desrespeita, já que barra as possibilidades de privacidade dos indivíduos.

b) Incorreta. Os excertos não abordam uma melhoria ou aperfeiçoamento nos mecanismos de interação social, mas sim constroem um racionínio que demonstra que uma maior possibilidade de interação - seja via comunicação direta, seja com a utilização de mecanismos virtuais - pode levar a uma maior vigilância de uns pelos outros e de agências governamentais e privadas sobre os cidadãos, adversários e aliados.

c) Incorreta. As possibilidades de conhecimento popular não são abordadas nos excertos e não são o foco das discussões sobre a sociedade panóptica e sobre as denúncias a respeito de vigilância governametal que emergiram em 2013. Porém, pode-se discutir como as novas formas de interação virtual possibilitam uma diversificação do conhecimento, ao mesmo tempo em que ampliam as redes de vigilância.

d) Correta. Considerando o ponto de vista do Estado, a emergência de novas formas de vigilância permite que essas práticas sejam utilizadas como uma forma de garantia de poder, ampliando a autoridade estatal por meio do grande fluxo de informações, que permite a governos se antecipar a acontecimentos, intervir em processos políticos, utilizar informações sigilosas como alavanca de influência e também ter um maior controle sobre a vida dos cidadãos comuns, que compartilham seus dados no ambiente da Internet sem ter controle sobre sua posterior utilização.

e) Incorreta. A discussão realizada pelos excertos não toca diretamente na questão da responsabilidade coletiva, já que fala de um poder centralizado que exerce um controle por meio de informações fragmentadas e vigilância múltipla. Dessa forma, existe um grande desequilíbrio de forças entre quem exerce o poder - e conjuntamente, centraliza as informações de vigilância - e o cidadão comum, parte do coletivo. Qualquer possibilidade de se valorizar a responsabilidade coletiva pulveriza-se em tal cenário, já que o controle exerce-se mais efizcamente sobre uma população desunida e sem senso de responsabilidade comum.

Questão 60 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conhecimento Teorias do Conhecimento

    Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cientificamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indígenas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, por meio do emprego do guaraná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas.

(Ediara R. G. Rios et al. “Senso comum, ciência e filosofia – elo dos saberes necessários à promoção da saúde”. Ciência & Saúde Coletiva, 2007. Adaptado.)

O excerto ressalta um aspecto importante para o estudo do conhecimento, segundo o qual



a)

o senso comum pode engendrar o desenvolvimento de uma teoria científica.

b)

as proposições teóricas se sobrepõem às demonstrações empíricas.

c)

o poder de convencimento é superior ao efeito dos argumentos.

d)

os usos de cafeína por indígenas têm cunho essencialmente religioso.

e)

o saber é relevante em uma comunidade quando corroborado pela ciência.

Resolução

a) Correta. De acordo com o texto, uma prática comum entre comunidades indígenas da Amazônia, o uso de guaraná como estimulante, foi posteriormente explicada cientificamente por meio da ação da cafeína. Ou seja, o conhecimento popular e prático, oriundo do cotidiano, foi depois analisado e desenvolvido pelo método científico. Dessa forma, podemos concluir que elementos e costumes cotidianos - ou próprios do senso comum - podem ser ponto de partida para análise científica e desenvolvimento de teorias.

b) Incorreta. Pensando no método científico, não podemos afirmar que as proposições teóricas se sobrepõem às demonstrações empíricas, já que uma elaboração teórica constitui-se em uma hipótese, e cabe à experimentação empírica demonstrar a validade ou não de determinada hipótese.

c) Incorreta. Para se estudar o conhecimento, aprofundar-se no método científico e na lógica, devemos valorizar a argumentação coerente e os mecanismos racionais, não os colocando abaixo do poder de convencimento, que pode recorrer apenas à emoção e a caminhos não lógicos de explicação da realidade. Pensando cientificamente, podemos dizer que há uma possibilidade racional de convencimento, e chega-se a ela com o uso efetivo de argumentos.

d) Incorreta. Como o próprio trecho citado afirma, o uso da cafeína por grupos indígenas não está ligado essencialmente à religião, podendo ser usada para alívio do cansaço, ou seja, como um estimulante.

e) Incorreta. O saber de uma comunidade pode ter relevância local, seja ele corroborado ou não pela ciência. Os rituais religiosos, por exemplo, são uma série de experiências ligadas a um saber de ordem não científica que continuam sendo bastante relevantes para as comunidades que os praticam.