Logo UNESP

Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Formação territorial do Brasil

De fato, a própria organização espacial da cidade denota uma elisão de qualquer forma de democracia, com a segregação das massas populares, com os traçados apropriados ao automóvel, e com o sistema fabril tendo sido erigido como modelo para o planejamento que visa à produtividade dos espaços com a harmonia social. Nesse sentido, a concepção urbanística de Brasília, cidade que nasceu como forma de controle social, é bastante adequada para sediar a cúpula de qualquer Estado autoritário [...].

(José William Vesentini. A capital da geopolítica, 1986.)

A caracterização de Brasília pelo excerto apresenta-a como uma cidade



a)

projetada a partir de uma perspectiva socialista, para conciliar as noções de poder popular e economia planificada.

b)

reestruturada no decorrer do regime militar, para eliminar as características democráticas do projeto, tornando-a autoritária.

c)

inadequada ao período em que foi edificada, quando o Brasil vivia uma inédita experiência de participação política direta.

d)

concebida num momento de integração nacional, quando o governo brasileiro buscava transferir o comando econômico para o centro-sul do país.

e)

planejada e construída segundo uma lógica política centralizadora, para abrigar a sede do poder, afastando-a da sociedade.

Resolução

A cidade de Brasília foi inaugurada durante o Governo de Juscelino Kubitschek para sediar a capital do país e sua construção tinha como vetores questões geopolíticas nacionais e internacionais. O objetivo era estimular a ocupação do Brasil central, contribuir para as políticas de integração nacional que estavam em curso na época e afastar a capital do litoral, aumentando sua proteção militar. Havia, também, o  interesse por parte do Estado de ter maior controle social graças  à retirada da capital das áreas mais povoadas do país.

a) Incorreta. Brasília não foi concebida numa perspectiva socialista e a ideia do Governo era que a nova capital estivesse afastada de áreas com grande concentração populacional, permitindo deixar o Poder distante das pressões populares

b) Incorreta. A supressão da democracia que o texto menciona e as formas de controle social estavam presentes na concepção do projeto da nova capital por parte do Governo.

c) Incorreta. O país vivia um período de democracia representativa indireta e, não democracia direta. Portanto, para o comando político do país, afastar a população dos seus representantes foi uma estratégia de controle.

d) Incorreta. O comando econômico do país já estava no eixo Rio-SP.  Desde a Era Vargas (1930) houve uma aceleração da industrialização brasileira que se intensificou durante o período JK. Esse desenvolvimento econômico ficou fortemente concentrado no Centro-sul do país, especialmente no estado de São Paulo.

e) Correta. Em termos territoriais, Brasília foi concebida para contribuir com as políticas de integração. Essas políticas nasceram a partir do Governo Vargas e continuaram durante o Governo JK, visavam uma maior centralização do comando e das decisões com o intuito de fortalecer a unidade nacional.

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos) Velha Ordem Mundial (Guerra Fria)

A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos.

(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

O “desafio” mencionado no excerto pode ser exemplificado



a)

pela ausência de investimentos estrangeiros e pela ausência de espírito liberal e democrático no continente.

b)

pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram.

c)

pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpotências.

d)

pela interferência política das organizações não governamentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU.

e)

pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.

Resolução

O processo de descolonização no continente africano avançou após 1945 e as instabilidades políticas marcaram a vida dos países libertos. O fato de que inúmeros Estados possuíam fronteiras artificiais herdadas do período colonial ocasionou a eclosão de inúmeros conflitos no continente.

a) Incorreta. O continente africano possui grande e variada riqueza mineral, além da produção de commodities agrícolas, o que atraía (e atrai) investimentos estrangeiros para o continente. Esses investimentos só não aconteciam em áreas de conflitos diretos. Havia a presença de um espírito liberal e democrático em grupos do continente, porém as instabilidades políticas e as tensões étnicas, que geravam fronteiras instáveis, criaram um contexto favorável para ascensão de líderes e regimes de caráter autoritário no continente

b) Correta. Essas fronteiras artificiais são marcadas pela presença de diversas etnias no mesmo território e tal fato gerou inúmeras disputas territoriais e movimentos separatistas, além de gerar ou acentuar rivalidades étnicas no continente. O Boko Haram é um grupo islâmico extremista da Nigéria que está em conflito com cristãos no país.

c) Incorreta. As superpotências disputavam a hegemonia sobre os países africanos e forneciam ajuda para os governos do continente que orbitavam na sua zona de influência, não sendo adotado o socialismo em sua maior parte.

d) Incorreta. A eclosão dos conflitos se deu após 1945 durante o contexto de Guerra Fria e, naquele momento, as interferências políticas eram feitas pelas duas superpotências da época: EUA e URSS. Intervenções militares da ONU no continente nesse período eram pouco usuais, pois as superpotências tinham poder de veto e tentativas de ação  da ONU, normalmente, contrariavam o interesse de uma das duas potências, inviabilizando essas ações.

e) Incorreta. A influência do Estado islâmico se dá principalmente em grupos islâmicos extremistas localizados na parte norte do continente.

 

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Velha Ordem Mundial (Guerra Fria) Regionalização da economia (blocos econômicos) Processo de desenvolvimento do capitalismo

Observe dois cartazes de propaganda, lançados após o ano de 1947.

“Prosperidade: o fruto da cooperação”

“Estamos construindo uma nova Europa”

(https://historiana.eu. Adaptado.)

Os cartazes fazem referência ao contexto europeu de



a)

reformulação agrária, que apresentou como objetivo a defesa da propriedade privada da terra.

b)

reunificação de países, que apresentou como resultado a definição de novas fronteiras estatais.

c)

recuperação econômica, que apresentou como resultado a diversificação da indústria de bens de consumo duráveis.

d)

regulamentação do comércio, que apresentou como resultado a intensificação das trocas de produtos primários.

e)

fortalecimento do capitalismo, que apresentou como objetivo a adoção do padrão dólar-ouro.

Resolução

Após 1945, os países europeus iniciaram um processo de reconstrução econômica e no lado Ocidental do continente teve forte apoio financeiro dos Estados Unidos. Nos anos 50, esse processo de reconstrução ganhou musculatura, com o início do processo de integração europeia marcado pela formação do CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) e Mercado Comum Europeu (atual União Europeia).

a) Incorreta. Na Europa Ocidental, capitalista, as iniciativas voltadas para a agricultura visavam a reconstituição da infraestrutura que viabilizaria a produção agrícola. O combate às ameaças para a propriedade privada se dava no campo da política externa em parceria com os EUA para conter o avanço da influência soviética no continente.

b) Incorreta. O evento mais marcante para o estabelecimento de novas fronteiras após a 2ª Guerra foi a divisão do território da Alemanha e não o processo de reunificação.

c) Correta. A reconstrução da economia do continente foi feita pela reestruturação da capacidade industrial dos países. Os governos da Europa Ocidental receberam ajuda financeira dos EUA (Plano Marshall) e esses empréstimos serviram para financiar a reconstrução da infraestrutura e das empresas dos países, mesmo que parte dos empréstimos estivesse condicionada à compra de equipamentos de empresas dos EUA. Vale ressaltar que várias transnacionais dos EUA se instalaram nos países da Europa Ocidental no pós -1945.

d) Incorreta. Após a 2ª Guerra Mundial, houve uma intensificação de trocas no continente europeu de produtos industriais, agrícolas e serviços. Essa intensificação se deu, principalmente, após os anos de 1950, com a formação do Mercado Comum Europeu. A diminuição de barreiras comerciais, que representa uma desregulamentação da economia, foi o motivo do incremento dos fluxos econômicos, não uma regulamentação, como diz a alternativa.

e) Incorreta. Os cartazes fazem alusão ao processo de reconstrução dos países devastados pela guerra. A adoção do padrão dólar-ouro já havia sido estabelecido na Conferência de Bretton Woods (1944), reunião que estabeleceu uma reformulação do sistema financeiro mundial da época.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceitos demográficos básicos Fases do crescimento populacional

Analise o gráfico.

Crescimento populacional mundial, 1700-2100

A análise do gráfico mostra que o período de



a)

transição demográfica está em processo de encerramento.

b)

crescimento migratório está em processo de decréscimo.

c)

explosão demográfica está em processo de estabilização.

d)

crescimento vegetativo está em processo de intensificação.

e)

bônus demográfico está em processo de diminuição.

Resolução

O processo de transição demográfica é uma etapa intermediária entre uma situação inicial, em que as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas, para uma etapa final, em que ambas as taxas se encontram em níveis baixos. O processo de transição demográfica no mundo começou quando a taxa de crescimento populacional começou a diminuir e ficou abaixo dos 2% ao ano e esse processo termina quando a taxa de crescimento fica menor ou igual a 1% ao ano.

Essa taxa de crescimento não deve ser confundida com o crescimento do total da população mundial, que ocorrerá, segundo projeções do gráfico, ainda até por volta de 2100, porém num ritmo cada vez mais lento.

a) Correta. A taxa de crescimento populacional muito próxima de 1% ao ano indica praticamente o fim do processo de transição demográfica, pois mostra níveis baixos de taxa de natalidade.

b) Incorreta. Esse gráfico não permite analisar os movimentos migratórios. Temos apenas duas informações: taxa de crescimento anual da população mundial e número absoluto da população mundial. Sobre as migrações, sabe-se que o aumento das disparidades econômicas e sociais associado ao inúmeros conflitos no mundiais favorecem o crescimento das migrações internacionais e nacionais.

c) Incorreta. A taxa de crescimento populacional anual inferior a 2 % não representa um processo de explosão demográfica, que é caracterizado pela elevada taxa de crescimento populacional.

d) Incorreta.  O gráfico mostra uma queda da taxa de crescimento anual da população mundial e isso só é possível com a queda (e não o aumento) da taxa de crescimento vegetativo. O crescimento vegetativo é a diferença entre as taxas de nataidade e mortalidade.

e) Incorreta. Um crescimento demográfico em torno de 1% ao ano (e com viés de queda) indica praticamente o término da fase do bônus demográfico, que é caracterizada como a fase do processo de envelhecimento que potencializa o crescimento econômico, haja vista que, nessa fase, o número de adultos supera a soma de idosos e crianças.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Redes de transporte mundial Globalização

Examine o mapa.

Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a



a)

corredores bioceânicos de interligações estratégicas.

b)

eixos transfronteiriços de preservação ecológica.

c)

linhas de transmissão de eletricidade interconectadas.

d)

fluxos de expansão do mercado de divisas.

e)

redes de influência de grandes centros urbanos.

Resolução

O mapa apresentado na imagem traz uma série de informações sobre o comércio internacional entre os 12 países da América do Sul, sendo um dos elementos da legenda não identificado. Esse elemento X apresenta-se como grandes flechas que cortam o continente em 3 grandes fluxos, um Norte-Sul da Venezuela até o Chile e São Paulo, e dois fluxos Leste-Oeste, de são Paulo até o Chile, e do Peru até o litoral norte do Brasil.

a) Correta. Os corredores bioceânicos são projetos de infraestrutura que buscam interligar os dois oceanos que banham a América e facilitar a exportação dos produtos para todos os membros, que teriam então fácil acesso ao Atlântico (Eua, Europa e África) e Pacífico (Ásia).

b) Incorreta. Nem todas as regiões apresentadas são transfronteiriças, ou seja, fronteira entre dois ou mais países.

c) Incorreta. As linhas de transmissão de eletricidade são majoritariamente nacionais, produzidas internamente para os países, sendo poucas as áreas de compartilhamento.

d) Incorreta. O mercado de divisas tem relação direta com a especulação monetária e investimento nas bolsas de valores, atividade econômica de maior atividade em países desenvolvidos, não sendo essa atividade representada no mapa.

e) Incorreta. As redes de influências dos grandes centros urbanos podem se expandir em diversas direções, mas principalmente dentro do próprio país e não em direção ao estrangeiro.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Formação territorial do Brasil

Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela



a)

construção de feitorias no litoral.

b)

conquista dos sertões.

c)

grilagem de terras.

d)

elaboração de políticas aduaneiras.

e)

realocação espacial das agroindústrias.

Resolução

A atividade mineradora e pecuarista tiveram um importante papel na formação do território brasileiro. Elas permitiram a consolidação da ocupação e, também, a expansão territorial do Brasil. A mineração deslocou o eixo econômico da colônia para o interior, trazendo consigo novas possibilidades de atividades econômicas e um ambiente mais ligado à urbanidade. No caso da pecuária, houve uma possibilidade de maior integração entre as diferentes regiões, já que rotas de transporte de gado foram aparecendo, expandindo o mercado interno, possibilitando novas formas de trabalho - a criação de gado não contava necessariamente com mão-de-obra escrava, como era o caso da agricultura praticada em latifúndios - e ligando regiões como o Sul, o atual Sudeste e o atual Nordeste. Em conjunto, essas atividades foram fundamentais para o processo de interiorização do Brasil e para a exploração do chamado sertão, que era a denominação colonial para um território ainda não desbravado. 

a) Incorreta. As atividades mineradoras e pecuaristas se deram em áreas do interior do país, já as feitorias são tipicas do litoral, em geral, próximas a portos.

b) Correta. A mineração e a atividade mineradora contribuíram para o surgimento de vilas, cidades e estruturas viárias ( mesmo que precárias) em áreas afastadas do litoral que efetivavam a ocupação do território. Além disso, essas atividades permitiram a expansão do território nacional para além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.

c) Incorreta. A grilagem de terras, que é o processo de falsificação  de títulos de propriedade, é uma prática comum no país, especialmente nas áreas de fronteira agrícola. Essa prática se desenvolveu a partir do século XIX, notadamente após a promulgação da Lei de Terras, em 1850, que estabelecia que o acesso à terra se daria por meio de compra, sendo necessário apresentar um documento lavrado em cartório para provar essa propriedade.

d) Incorreta. A produção da pecuária estava relacionada ao abastecimento das áreas mineradoras do mercado interno, portanto,  não estavam conectadas com a elaboração de políticas aduaneiras, relacionadas a exportação.

e) Incorreta. A realocação da agroindústria é um processo mais recente, após 1970, e está relacionado com modernização agrícola do Brasil. Uma das características dessa modernização, chamada de Revolução Verde, foi a expansão da agricultura e da agroindústria ( mesmo que de maneira desigual) pelo território nacional.

 

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Produção agropecuária brasileira Economia brasileira contemporânea Regionalização brasileira

Configura uma característica econômica do Agreste nordestino



a)

o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.

b)

a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.

c)

a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.

d)

a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.

e)

o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.

Resolução

O Agreste é um sub-região do Nordeste caracterizada por ser uma área de transição entre a Zona da Mata ( faixa litorânea que era coberta pela Mata Atlântica) e o Sertão Nordestino.

a) Incorreta. Embora haja o polo tecnológico de Campina Grande (PB) no Agreste, essa não é a principal atividade dessa sub-região. Além disso, Recife se localiza na Zona da Mata, e não no Agreste.

b) Correta. A sub-região do Agreste é caracterizada pela policultura alimentar e pecuária leiteira, cuja produção é feita em pequenas propriedades que predominam nessa área. A Feira de Campina Grande é referência; com mais de 75.000 m2, funciona de segunda a sábado, tendo sido reconhecida, em 2017, como Patrimônio Cultural do Brasil.

c) Incorreta. São Luís do Maranhão fica na sub-região do Meio Norte e o Agreste fica localizado quase que totalmente fora do litoral, logo, o escoamento produtivo se dá por meio de portos localizados em outras sub-regiões nordestinas.

d) Incorreta.  O Agreste é marcado pela policultura e não monocultura, e Teresina se encontra na sub-região nordestina chamada Meio Norte.

e) Incorreta.  O turismo no Agreste está relacionado às festas juninas, que representam grandes eventos econômicos e culturais nessa sub-região, comparáveis, em termos de importância econômica local, ao Carnaval. Vale ressaltar que a presença de planaltos de altitude mais significativa contribui para um turismo de inverno rumo às cidades mais frias nessa região. Outro erro nessa alternativa é que Maceió se localiza na Zona da Mata.

 

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Regiões brasileiras (Milton Santos)

A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-informacional que se instala sobre o território […].

(Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)

No território brasileiro, a irradiação apresentada ocorreu



a)

restrita às sedes dos estados que dispunham de capital e influência política para receber as novidades do mercado externo.

b)

estruturada em arquipélagos de modernidade alheios às heranças socioeconômicas regionais.

c)

de modo homogêneo pelas regiões do país ao receber, constantemente, recursos federais para o desenvolvimento nacional.

d)

estimulada pelo desejo de cooperação internacional para superar fragilidades de renda, educação e saúde nas esferas locais.

e)

de maneira espacialmente contínua nas regiões Sudeste e Sul e de modo pontual nas demais regiões do país.

Resolução

A questão apresenta um dos últimos textos escritos por Milton Santos (em parcial com M.L. Silveira), numa interpretação importante do Brasil contemporâneo, são analisadas as transformações e modernizações que ocorrem pelo território, chamada de irradiação:

a) Incorreta. A opção afirma que APENAS as sedes (capitais) dos estados teriam a ocorrência dos processos de modernização, sendo que esse processo ocorreu em uma grande região.

b) Incorreta. Não há arquipélagos de modernidade isolados do restante do espaço; são parte integrante da herança socioeconômica regional.

c) Incorreta. A modernização é heterogênea pelo território, apresentando concentração e vazios pelo território, sendo, na maior parte das vezes, realizada sem a supervisão estatal.

d) Incorreta. Há um intenso movimento internacional que controla essa modernização, mas ela não é estruturada para a superação das fragilidades de renda, saúde e educação, que muitas vezes são minimizadas em detrimento da modernização.

e) Correta. O Sudeste e o Sul do Brasil são classificados por Milton Santos como região “concentrada” por estar nela a maior parte dos fixos (infraestrutura – rodovias, cidades com esgoto encanado, tratamento de água etc.) e fluxos do capitalismo brasileiro, é a região central da economia e tem maior mercado consumidor. Essa rede de modernização se torna mais frágil e dissipada nas outras regiões brasileiras.

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Problemas sociais urbanos

A partir do momento em que determinado espaço (periférico ou central, mas tido como degradado e desvalorizado) passa a ser incorporado pelas estratégias do mercado imobiliário, em geral articuladas com as do Estado, temos como tendência uma imanente possibilidade de conflito.

(Glória da A. Alves. “A mobilidade/imobilidade na produção do espaço metropolitano”. In: Ana F. A. Carlos et. al. (orgs.). A produção do espaço urbano, 2019.)

Nas cidades brasileiras, uma manifestação do conflito destacado no excerto é



a)

a formação de zonas econômicas especiais.

b)

a realização do ajuste estrutural.

c)

o incremento da segregação socioespacial.

d)

o estímulo à inversão demográfica.

e)

a ampliação da centralidade urbana.

Resolução

Um dos principais fenômenos conflituosos do Capitalismo Urbano é a especulação imobiliária, uma atividade comum e que apresenta contradições e problemas em sua execução. Nesse contexto, temos:

a) Incorreta. As zonas econômicas especiais são modelos de administração urbana voltadas para potencializar as trocas comerciais e a produção industrial, não apresentando um conflito aparente.

b) Incorreta. Ajustes estruturais não têm relação direta com os conflitos na cidade.

c) Correta. A segregação espacial é o resultado principal dos conflitos imobiliários na cidade, colocando populações em situação de dificuldades econômicas para manter seu padrão de vidas nas regiões onde há muita especulação imobiliária, aumentando dessa maneira a segregação socioespacial, com a perda de direitos e usos dos espaços urbanos por parte da população, principalmente a periférica.

d) Incorreta. Não há relação entre a segregação socioespacial e inversão da tendência demográfica.

e) Incorreta. As centralidades urbanas são elemento central do entendimento da urbanização, mas não são consideradas partes dos conflitos socioespaciais nas cidades.
 

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Classificação do relevo brasileiro Jurandyr Ross

Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.

(Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

(https://atlasescolar.ibge.gov.br. Adaptado.)

No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número



a)

1 — Chapada Diamantina.

b)

4 — Planalto da Borborema.

c)

2 — Chapada dos Parecis.

d)

5 — Serra dos Carajás.

e)

3 — Serra da Canastra.

Resolução

A viagem que Jurandyr Ross quer fazer é para uma região que tem como característica principal ser uma divisão entre dois importantes Biomas (Cerrado e Caatinga), com áreas montanhosas próximas a terras baixas úmidas, que está localizada em:

a) Correta – Chapada Diamantina, uma região que está dentro do Vale do São Francisco, no Estado da Bahia, região de transição entre o Cerrado e a Caatinga do Sertão nordestino.

b) Incorreta – Planalto da Borborema está numa região que não apresenta cerrado nem áreas baixas.

c) Incorreta – A Chapada dos Parecis, que fica nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, marca a transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

d) Incorreta – A Serra dos Carajás fica em território da Floresta amazônica, área de intensa exploração de ferro no país.

e) Incorreta – A Serra da Canastra, onde temos as nascentes da Bacia do São Francisco está em região de vegetação da Mata Atlântica, no Sudeste do país.