Logo UNESP

Questão 50 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 50

Classificação do relevo brasileiro Jurandyr Ross

Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.

(Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

(https://atlasescolar.ibge.gov.br. Adaptado.)

No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número



a)

1 — Chapada Diamantina.

b)

4 — Planalto da Borborema.

c)

2 — Chapada dos Parecis.

d)

5 — Serra dos Carajás.

e)

3 — Serra da Canastra.

Resolução

A viagem que Jurandyr Ross quer fazer é para uma região que tem como característica principal ser uma divisão entre dois importantes Biomas (Cerrado e Caatinga), com áreas montanhosas próximas a terras baixas úmidas, que está localizada em:

a) Correta – Chapada Diamantina, uma região que está dentro do Vale do São Francisco, no Estado da Bahia, região de transição entre o Cerrado e a Caatinga do Sertão nordestino.

b) Incorreta – Planalto da Borborema está numa região que não apresenta cerrado nem áreas baixas.

c) Incorreta – A Chapada dos Parecis, que fica nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, marca a transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

d) Incorreta – A Serra dos Carajás fica em território da Floresta amazônica, área de intensa exploração de ferro no país.

e) Incorreta – A Serra da Canastra, onde temos as nascentes da Bacia do São Francisco está em região de vegetação da Mata Atlântica, no Sudeste do país.