A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-informacional que se instala sobre o território […].
(Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)
No território brasileiro, a irradiação apresentada ocorreu
a) |
restrita às sedes dos estados que dispunham de capital e influência política para receber as novidades do mercado externo. |
b) |
estruturada em arquipélagos de modernidade alheios às heranças socioeconômicas regionais. |
c) |
de modo homogêneo pelas regiões do país ao receber, constantemente, recursos federais para o desenvolvimento nacional. |
d) |
estimulada pelo desejo de cooperação internacional para superar fragilidades de renda, educação e saúde nas esferas locais. |
e) |
de maneira espacialmente contínua nas regiões Sudeste e Sul e de modo pontual nas demais regiões do país. |
A questão apresenta um dos últimos textos escritos por Milton Santos (em parcial com M.L. Silveira), numa interpretação importante do Brasil contemporâneo, são analisadas as transformações e modernizações que ocorrem pelo território, chamada de irradiação:
a) Incorreta. A opção afirma que APENAS as sedes (capitais) dos estados teriam a ocorrência dos processos de modernização, sendo que esse processo ocorreu em uma grande região.
b) Incorreta. Não há arquipélagos de modernidade isolados do restante do espaço; são parte integrante da herança socioeconômica regional.
c) Incorreta. A modernização é heterogênea pelo território, apresentando concentração e vazios pelo território, sendo, na maior parte das vezes, realizada sem a supervisão estatal.
d) Incorreta. Há um intenso movimento internacional que controla essa modernização, mas ela não é estruturada para a superação das fragilidades de renda, saúde e educação, que muitas vezes são minimizadas em detrimento da modernização.
e) Correta. O Sudeste e o Sul do Brasil são classificados por Milton Santos como região “concentrada” por estar nela a maior parte dos fixos (infraestrutura – rodovias, cidades com esgoto encanado, tratamento de água etc.) e fluxos do capitalismo brasileiro, é a região central da economia e tem maior mercado consumidor. Essa rede de modernização se torna mais frágil e dissipada nas outras regiões brasileiras.