Logo UNESP

Questão 46 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 46

Formação territorial do Brasil

Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela



a)

construção de feitorias no litoral.

b)

conquista dos sertões.

c)

grilagem de terras.

d)

elaboração de políticas aduaneiras.

e)

realocação espacial das agroindústrias.

Resolução

A atividade mineradora e pecuarista tiveram um importante papel na formação do território brasileiro. Elas permitiram a consolidação da ocupação e, também, a expansão territorial do Brasil. A mineração deslocou o eixo econômico da colônia para o interior, trazendo consigo novas possibilidades de atividades econômicas e um ambiente mais ligado à urbanidade. No caso da pecuária, houve uma possibilidade de maior integração entre as diferentes regiões, já que rotas de transporte de gado foram aparecendo, expandindo o mercado interno, possibilitando novas formas de trabalho - a criação de gado não contava necessariamente com mão-de-obra escrava, como era o caso da agricultura praticada em latifúndios - e ligando regiões como o Sul, o atual Sudeste e o atual Nordeste. Em conjunto, essas atividades foram fundamentais para o processo de interiorização do Brasil e para a exploração do chamado sertão, que era a denominação colonial para um território ainda não desbravado. 

a) Incorreta. As atividades mineradoras e pecuaristas se deram em áreas do interior do país, já as feitorias são tipicas do litoral, em geral, próximas a portos.

b) Correta. A mineração e a atividade mineradora contribuíram para o surgimento de vilas, cidades e estruturas viárias ( mesmo que precárias) em áreas afastadas do litoral que efetivavam a ocupação do território. Além disso, essas atividades permitiram a expansão do território nacional para além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.

c) Incorreta. A grilagem de terras, que é o processo de falsificação  de títulos de propriedade, é uma prática comum no país, especialmente nas áreas de fronteira agrícola. Essa prática se desenvolveu a partir do século XIX, notadamente após a promulgação da Lei de Terras, em 1850, que estabelecia que o acesso à terra se daria por meio de compra, sendo necessário apresentar um documento lavrado em cartório para provar essa propriedade.

d) Incorreta. A produção da pecuária estava relacionada ao abastecimento das áreas mineradoras do mercado interno, portanto,  não estavam conectadas com a elaboração de políticas aduaneiras, relacionadas a exportação.

e) Incorreta. A realocação da agroindústria é um processo mais recente, após 1970, e está relacionado com modernização agrícola do Brasil. Uma das características dessa modernização, chamada de Revolução Verde, foi a expansão da agricultura e da agroindústria ( mesmo que de maneira desigual) pelo território nacional.