Um experimento vai avaliar a memória de um grupo de dez crianças de 12 anos em relação à capacidade de retenção de palavras, figuras e números. Durante 30 segundos, cada criança recebe a mesma lista de dez palavras e, em seguida, tem 60 segundos para escrever as palavras que lembra ter visto. O mesmo se repete com uma lista de dez figuras e, em seguida, com uma lista de dez números naturais aleatórios de 1 a 100. A tabela indica o resultado desse experimento.
De acordo com os resultados do experimento,
a) |
73% do total geral de acertos do grupo correspondem aos acertos de palavras e de figuras. |
b) |
a mediana dos totais de acertos de palavras, figuras e números por criança é igual 24. |
c) |
as crianças que acertaram mais figuras do que palavras também acertaram menos números do que palavras. |
d) |
as medianas do total de acertos de figuras e do total de acertos de números do grupo coincidem com o total de acertos de figuras e de números da criança 5. |
e) |
a média geral de acertos do grupo é de 80%. |
Analisemos as alternativas.
a) Falsa. O número de acertos de palavras foi , enquanto o número de acertos de figuras foi . Como o total de acertos foi , a porcentagem de acertos que correspondem aos acertos de palavras e de figuras foi
b) Falsa. Ordenando os totais de acertos de cada criança segundo a ordem crescente, temos o seguinte sequência numérica:
Como a quantidade de elementos nessa sequência é par, a mediana corresponde à média aritmética dos dois termos centrais:
c) Falsa. Basta observar que a criança número 2 acertou mais figuras () do que palavras (), mas a quantidade de acertos de números () foi igual à quantidade de acertos de palavras. Portanto, há contra-exemplo para a afirmação dessa alternativa.
d) Falsa. A alternativa fala em mediana do "total de acertos de figuras" e do "total de acertos de números", o que poderia induzir o candidato a usar as informações da última linha da tabela, sendo que a mediana de um conjunto com somente 1 elemento é o próprio elemento. Na verdade, a alternativa deveria falar em mediana "das quantidades de acertos de figuras" e "das quantidades de acertos de números". Além disso, só conseguiríamos julgar tal alternativa como verdadeira se acrescentássemos a palavra "respectivamente" depois da palavra "coincidem". Sendo assim, prezando pelo rigor conceitual que deve pautar um vestibular da envergadura da Unesp, sugerimos a anulação da questão.
Assumindo que a alternativa pretendia afirmar mediana "das quantidades de acertos de figuras" e "das quantidades de acertos de números", respectivamente, segue a análise dessa alternativa.
A mediana das quantidades de acertos de figuras é dada por:
Como os termos centrais são iguais, a mediana é igual a eles, ou seja, , que também corresponde ao número de acertos de figuras da criança 5.
Já, a mediana das quantidades de acertos de números é dada por:
Assim, a mediana de acertos de números é , que também corresponde ao número de acertos de números da criança 5.
e) Falsa. O total de acertos do grupo foi . Como cada criança recebeu uma lista com palavras, outra lista com figuras e uma terceira com números, o máximo de acertos que cada criança poderia obter seria . Uma vez que eram dez crianças, o número máximo de acertos possíveis do grupo seria . Portanto, o percentual de acertos do grupo foi