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Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


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Redação

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

No dia da primeira exibição pública de cinema - 28 de dezembro de 1895, em Paris -, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o "Cinematógrapho" não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou a máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século?

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, O que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.

TEXTO II

Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador.

GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compós, v. 6, 11, 2006 (adaptado).
 

TEXTO III

Disponível em: www.meioemensagem.com. Acesso em: 12 jun. 2019 (adaptado).

TEXTO IV

O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3300 salas em 1975, uma para cada 30000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou. Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades. A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das emppresas exibidoras, as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1000 salas. Com a expansão dos shoppings centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.

    Disponível em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento).

 


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.    



Comentários

O tema da prova de redação do ENEM 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", trazendo, mais uma vez, uma situação-problema que o candidato deveria explorar em seu texto. Neste ano, a proposta problematizou um tema de extrema relevância para a sociedade brasileira, que é a democratização do acesso à cultura, enfatizando a importância do cinema para a discussão proposta.  

O Texto I trata-se de um recorte do livro "O que é Jornalismo, O que é Editora, O que é Cinema", que apresenta a tentativa inovadora de Georges Mélies de adquirir um cinematógrapho na época da primeira exibição pública de cinema, em Paris, no ano de 1895. Nesse episódio, Mélies foi desencorajado por Lumière a adquirir o aparelho, pois, na visão do inventor, tratava-se apenas de um instrumento científico para produzir o movimento e que não divertiria o público por muito tempo. A partir da leitura deste excerto, o candidato pode, então, traçar um paralelo com o contexto atual, em que o cinema tem papel de grande importância, cultural e econômica, em todo o mundo.

O Texto II aponta para a possibilidade que o cinema traz ao espectador de se identificar e se conectar às histórias, ficcionais ou não, retratadas nas telas. A partir dessa leitura, o candidato poderia mobilizar como repertório externo exemplos significativos de produções de cinema que ilustram esse poder de transposição de um universo pessoal para o cinematográfico.

O Texto III demonstra, por meio de dados estatísticos, que cresceu o percentual de brasileiros que frequentam salas de cinema e que assistem a filmes regularmente na TV. Tais números poderiam ser utilizados pelo candidato para ilustrar de que forma o cinema vem atingindo diferentes vias de exibição, o que pode sugerir um movimento de democratização entre a sociedade brasileira.

O Texto IV, retirado do portal da Ancine (Agência Nacional do Cinema), informa que o número de salas de cinema do Brasil sofreu variações ao longo dos anos. Atualmente, devido à expansão dos shopping centers, esse número soma 2200, sendo que a maior parte delas está concentrada em áreas privilegiadas de renda mais alta das grandes cidades. Tal cenário demonstra que há uma desigualdade no acesso a essa forma de cultura, uma vez que populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas. O candidato poderia incorporar à discussão, a partir desse excerto, a ideia de que existe uma barreira física (a inexistência e má distribuição de salas de cinema) e uma barreira simbólica (o não pertencimento a uma elite cultural) que cerceiam o acesso de classes menos privilegiadas aos produtos culturais.

Logo, era desejável que o candidato percebesse que há uma relação intrínseca entre cultura e direitos humanos, o que motiva a luta pela democratização do acesso aos bens culturais. Nesse sentido, considerando que a frase temática exigia que a discussão fosse norteada pela baliza "cinema", a(s) proposta(s) de intervenção deveria(m) propor ações concretas capazes de minimizar tamanha desigualdade no acesso a esse produto cultural. Por fim, o candidato poderia reconhecer os direitos culturais como uma necessidade básica e um direito dos cidadãos, o que conduz à necessidade de aperfeiçoamento de estratégias de integração da cultura com as demais políticas sociais.

Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Phrasal Verbs

KEEFER, M. Disponível em: www.nj.com. Acesso em: 3 dez. 2018.


No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por

 



a)

suspeitar que o colega está com seu material por engano.

b)

duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.

c)

desconfiar que o livro levado é de outra matéria.

d)

entender como desligada a postura do colega.

e)

desconhecer como usar um livro impresso.

Resolução

Podemos notar que os dois meninos sentados no fundo da sala estão segurando livros e que o menino da direita pergunta ao da esquerda se ele sabe como "ligar" (turn on) esta coisa, se referindo ao livro, indicando que ele não sabe como usar um livro impresso.

a) Incorreta, pois não se pode afirmar que o menino suspeite que o colega está com seu material por engano.

b) Incorreta, pois não se pode afirmar que o menino não esteja duvidando que o colega possa se tornar um bom aluno.

c) Incorreta, pois não se pode afirmar que o menino desconfie que o livro levado é de outra matéria.

d) Incorreta, pois não se pode afirmar que o menino entenda como desligada a postura do colega.

e) Correta, pois afirma que o estudante faz uma pergunta por desconhecer como usar um livro impresso.

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

zero conditional

If children live with criticism, they learn to condemn.

If children live with fear, they learn to be apprehensive.

If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.

If children live with ridicule, they learn to feel shy.

If children live with tolerance, they learn patience.

If children live with praise, they learn appreciation.

If children live with acceptance, they learn to love.

If children live with approval, they learn to like themselves.

If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.

If children live with sharing, they learn generosity.

If children live with fairness, they learn justice.

If children live with kindness and consideration, they learn respect.

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.

NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com. Acesso em: 30 jul. 2012.

Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que crianças

 



a)

temem quem as amedrontam.

b)

aprendem com o que vivem

c)

amam aqueles que as aceitam.

d)

são gentis quando respeitadas.

e)

ridicularizam quem as intimida.

Resolução

O texto todo está no Zero Conditional - que é formado com as duas orações no presente.

ESTRUTURA VERBAL DA ZERO CONDITIONAL: IF + SIMPLE PRESENT + SIMPLE PRESENT

O Zero Conditional é usado para:

- Expressar situações gerais que são sempre verdade, quer dizer, dada aquela condição expressa pela oração condicional, obtém-se um resultado determinado.

- Expressar ações decorrentes de leis naturais ou universais.

-  Dar uma ordem ou instrução:

No texto, a autora quer mostrar que as crianças aprendem com o que vivem, ou seja, elas repetem o que aprendem.

Traduzindo o texto temos:

If children live with criticism, they learn to condemn. (Se as crianças vivem com a crítica, elas aprendem a condenar.)

If children live with fear, they learn to be aprehensive. (Se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreensivas.)

If children  live with pity, they learn to feel sorry for themselves. (Se as crianças vivem com piedade, elas aprendem a sentir pena de si mesmas.)

If children live with ridicule, they learn to feel shy. (Se as crianças vivem com zombaria, elas aprendem a sentir vergonha.)

If children live with tolerance, they learn patience. (Se as crianças vivem com tolerância, elas aprendem paciência.)

If children live with praise, they learn appreciation. (Se as crianças vivem com elogios, elas aprendem a valorização.)

If children live with acceptance, they learn to love. (Se as crianças vivem com aceitação, elas aprendem a amar.)

If children live with approval, they learn to like themselves. (Se as crianças vivem com aprovação, elas aprendem a gostar de si mesmas.)

If children live with recognition, they learn it is good to have goal. (Se as crianças vivem com reconhecimento, eles aprendem que é bom ter metas.)

If children live with sharing, they learn generosity. (Se as crianças vivem com compartilhamento, elas aprendem generosidade.)

If children live with fairness, they learn justice. (Se as crianças vivem com equidade, elas aprendem justiça.)

If children live with kindness and consideration, they learn respect. (Se as crianças vivem com bondade e consideração, elas aprendem respeito.)

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live. (Se as crianças vivem com amizade, elas aprendem que o mundo é um lugar agradável para se viver.)

a) Incorreta, pois afirma que as crianças temem quem as amedronta, mas não temos esta afirmação no texto. O único trecho que fala sobre medo diz If children live with fear, they learn to be aprehensive. (Se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreensivas.), que não é o mesmo que "temer que as amedronta", como diz a alternativa.

b) Correta, pois diz que as crianças "aprendem com o que vivem", o que é condizente com o texto, segundo o qual, os aprendizados das crianças são de acordo com os tipos de vivências a que elas são submetidas.

c) Incorreta, pois diz que as crianças amam quem as aceitam, mas o texto afirma que as crianças aprendem a amar se vivem com a aceitação, independente de quem for.

d) Incorreta, pois afirma que as crianças são gentis quando são respeitadas, mas não temos esta afirmação no texto. O texto diz que se as crianças vivem com bondade e consideração, elas aprendem respeito.

e) Incorreta, pois afirma que as crianças ridicularizam quem as intimida, quando na verdade o texto afirma que se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreeensivas.Quanto ao fato de ridicularizar, o texto afirma que as crianças que vivem com zombaria, aprendem a sentir vergonha.

 

 

 

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Text Comprehension Health

5 Ways Pets Can Improve Your Health

    A pet is certainly a great friend. After a difficult day, pet owners quite literally feel the love.

    In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits. Pets help lower blood preassure and lessen anxiety. They boost our immunity. They can even help you get dates.

    Allergy Fighters: A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with "furred animals" will have less risk of allergies and asthma.

    Date Magnets: Dogs are great for making love connections. Forget internet matchmaking - a dog is a natural conversation starter.

    Dogs for the Aged: Walking a dog or just caring for a pet - for eldery people who are able - can provide exercise and companionship.

Good for Mind and Soul: Like any enjoyable activity, playing with a dog can elevate levels of serotonin and dopamine - nerve transmitters that are known to have pleasurable and calming properties.

Good for the Heart: Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.

DAVIS, J. L. Disponivel em: www,webmd.com. Acesso em: 21 abr. 2013 (adaptado).

Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de

 



a)

mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.

b)

convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para asaúde.

c)

fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.

d)

explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos.

e)

esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação.

Resolução

O texto fala sobre as  5 maneiras que os animais de estimação podem melhorar sua saúde (5 Ways Pets Can Improve Your Health).

a) Incorreta, pois afirma que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma, quando na verdade o texto afirma que crianças que crescem em uma casa com "animais peludos" terão menos riscos de alergias e asma. (Allergy Fighters: A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with "furred animals" will have less risk of allergies and asthma. / Tradução: Combatentes de alergias: Um número crescente de estudos sugere que crianças que crescem em uma casa com "animais peludos" terão menos risco de alergias e asma.)

b) Correta, pois afirma que o propósito do texto é convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde, como podemos verificar logo no início do texto:

A pet is certainly a great friend. After a difficult day, pet owners quite literaly feel the love.

In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits. Pets help lower blood preassure and lessen anxiety. They boost our immunity. They can even help you get dates.

Cuja tradução é:

Um animal de estimação certamente é um grande amigo. Depois de um dia difícil, donos de animais de estimação literalmente sentem o amor.

De fato, por quase 25 anos, pesquisas mostram que viver com animais de estimação, proporciona benefícios à saúde. Animais de estimação ajudam a baixar a pressão sanguínea e a diminuir a ansiedade. Eles aumentam nossa imunidade. E eles podem até mesmo nos ajudar a conseguir namoros.

c) Incorreta, pois afirma que o propósito do texto é fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas, quando na verdade o texto apenas menciona que cachorros são como ímãs e que cachorros são ótimos para fazermos conexões amorosas. E sugere esquecermos os encontros pela internet pois um cachorro é um iniciador de conversa natural. (Date Magnets: Dogs are great for making love connections. Forget internet matchmaking - a dog is a natural conversation starter.)

d) Incorreta, pois afirma que o texto tem o objetivo de explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos, quando na verdade o texto menciona que pacientes que já tiveram ataques cardíacos e que têm animais de estimação vivem mais do que aqueles que não têm.  (Good for the Heart: Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.)

e) Incorreta, pois afirma que o objetivo do texto é esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação, mas no texto podemos ver que é mencionado o fato de que o idoso, quando capaz de ter um animal de estimação, pode receber os benefícios que os mesmos podem fornecer, como praticar exercícios, levando-os para caminhar, além de oferecerem companhia. (Dogs for the Aged: Walking a dog or just caring for a pet - for eldery people who are able - can provide exercise and companionship.)

 

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poem

In this life

Sitting on a park bench

Thinking about a friend of mine

He was only twenty-three

Gone before he had his time.

It came whitout a warning

Didn't want his friends to see him cry

He knew the day was dawning

And I didn't have a chance to say goodbye. 

MADONNA. Erótica. Estados Unidos: Maverick, 1992.

A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar sentimentos e emoções da vida cotidiana. Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado



a)

pela morte precoce de um amigo jovem.

b)

pelo término de um relacionamento amoroso.

c)

pela mudança de um amigo para outro país.

d)

pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.

e)

pela traição por parte de pessoa próxima.

Resolução

Veja a tradução da canção:

Sentado em um banco do parque

Pensando em um amigo meu

Ele tinha apenas 23 anos

Foi embora antes que ele tivesse seu tempo.

Veio sem um aviso

Não queria que seus amigos o vissem chorar

Ele sabia que o dia estava amanhecendo

E não tive chance de me despedir.

A partir dessa tradução, podemos analisar as alternativas:

a) Correta. A canção diz que ele tinha apenas 23 anos e foi embora precocemente: He was only twenty three; gone before he had his time.

b) Incorreta. Não há menção a relacionamento amoroso na canção.

c) Incorreto. O trecho Gone before he had his time, cuja tradução é "Partiu antes que ele tivesse seu tempo" refere-se à morte do amigo e não a uma partida para outro país ou mudança.

d) Incorreto. He was only twenty-three refere se à idade do amigo e não ao tempo de amizade.

e) Incorreto. Não há menção na canção a nenhum tipo de traição. Apenas à morte precoce de um amigo.

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Health

LETTER TO THE EDITORS: Sugar fear-mongering unhelpful
By The Washington Times Tuesday, June 25, 2013

    In his recent piece "is obesity a disease?" (Web, June 19), Dr. Peter Lind refers to high-fructose corn syrup and other "manufactured sugars" as "poison" that will "guarantee storage of fat in the body." Current scientific research strongly indicates that obesity results from excessive calorie intake combined with a sedentary lifestyle. The fact is Americans are consuming more total calories now than ever before. According to the U.S. Department of Agriculture, our total per-capita daily caloric intake increased by 22 percent from 2,076 calories per day in 1970 to 2,534 calories per day in 2010 - an additional 458 calories, only 34 of which come from increased added sugar intake. A vast majority of these calories come from increased fats and flour/cereals. Surprisingly, the amount of caloric sweeteners (i.e sugar, high-fructose, corn syrup, honey, etc.) Americans consume has actually decreased over the past decade. We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions.

JAMES M. RIPPE
Shrewsburry, Mass.

Disponível em: www.washingtontimes.com. Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).

Ao abordar o assunto "obesidade", em uma seção de jornal, o autor



a)

defende o consumo liberado de açúcar.

b)

aponta a gordura como grande vilão da saúde.

c)

demonstra acreditar que a obesidade não é preocupante.

d)

indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.

e)

enfatiza a redução de ingestão de calorias pelos americanos.

Resolução

a) Incorreta, pois o texto não defende o consumo liberado de açúcar, e, na verdade afirma em seu primeiro parágrafo: Em seu artigo recente "a obesidade é uma doença?" (Quarta-feira, 19 de junho), Dr. Peter Lind refere-se ao xarope de milho com alto teor de frutose e outros "açúcares manufaturados" como "veneno" que "garantirão o armazenamento de gordura no corpo".

b) Incorreta, pois o texto aponta o aumento do consumo de calorias (não necessariamente advindo do consumo de gorduras) e a vida sedentaria como os grandes vilões da saúde. (Current scientific research strongly indicates that obesity results from excessive calorie intake combined with a sedentary lifestyle).

c) Incorreta, pois o texto afirma que a obesidade é uma epidemia e o autor, na verdade, demonstra grande preocupação e defende a necessidade de mais estudos sobre a obesidade. (No último parágrafo: We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done..., cuja tradução é: Precisamos continuar a estudar a epidemia da obesidade para ver o que mais pode ser feito...)

d) Correta, pois o texto afirma que precisamos continuar a estudar a epidemia da obesidade para ver o que mais pode ser feito, conforme descrito no trecho do último parágrafo, traduzido na alternativa C.

e) Incorreta, pois no trecho "According to the U.S. Department of Agriculture, our total per-capita daily caloric intake increased by 22 percent from 2,076 calories per day in 1970 to 2,534 calories per day in 2010" fica claro que "De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, a ingestão calórica dos estadunidenses diária total per capita aumentou 22%, de 2.076 calorias por dia em 1970 para 2.534 calorias por dia em 2010", portanto, não há a redução de ingestão de calorias afirmada pela alternativa.

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Gêneros Textuais

    Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava de vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fifim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson.

DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017.

Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de



a)

restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta.

b)

refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação.

c)

identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston.

d)

Introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade.

e)

apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato.

Resolução

a) Incorreta. O objetivo dos enunciados negativos não é o de restringir a responsabilidade da investigação ao autor da carta, visto que ele pede, no final do texto, ajuda ao Sherlock Holmes para a resolução do caso.

b) Correta. Os enunciados negativos anulam possíveis causas da morte, pois mostram a ausência de sangue e feridas e, também, já eliminam a possibilidade de assalto. Ou seja, essas anulações já auxiliam na investigação por eliminarem algumas possibilidades.

c) Incorreta. Não se pode verificar em nenhum dos enunciados negativos alguma menção ao local da cena. Essa referência é feita no início da carta, mais especificamente no primeiro período.

d) Incorreta. Os enunciados negativos não fazem qualquer referência ao destinatário da carta.

e) Incorreta. Os enunciados negativos da carta até fazem referência ao vigia, mas, em hipótese alguma, eles colocam-no como um dos suspeitos. É importante notar que o locutor da carta, inclusive, inclui o vigia em seu discurso, mostrando que os dois compartilham a mesma dúvida, como mostra o trecho “Não sabemos como ele entrou na casa vazia”.

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textos científicos e de divulgação científica

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

    No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são elevadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na



a)

distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b)

interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c)

utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d)

valorização de uma visão ampliada do esporte.

e)

equiparação entre a forma e o conteúdo.

Resolução

a) Correta. Nota-se que, no texto, é mostrado que o telespetáculo interpreta o contexto esportivo para o espectador, por meio de edição de imagens e valorização da forma. Além disso, o texto deixa claro que o telespetáculo privilegia alguns aspectos do ser-atleta em detrimento de outros. Com isso, pode-se afirmar que a reflexão do texto está fundamentada na capacidade que o telespetáculo tem de distorcer a experiência real do ser-atleta, pois não transmite para o espectador as informações globais, e sim as que julga ser pertinentes.

b) Incorreta. A principal reflexão do texto não está fundamentada na forma como o espectador interpreta o conteúdo, mas sim na maneira que o telespetáculo passa o conteúdo ao espectador. O trecho “interpretando para o espectador o que ele está vendo” deixa claro que o telespetáculo realiza a tarefa de interpretar o contexto esportivo, privilegiando algumas informações e, com isso, tirando do espectador essa possibilidade de interpretação, já que as informações são transmitidas de maneira distorcida.

c) Incorreta. O texto não tem como principal reflexão a utilização de equipamentos audiovisuais de última geração para a transmissão do conteúdo. Há, no texto, a menção a esses equipamentos, mas essa discussão não está em primeiro plano.

d) Incorreta. O texto traz a reflexão de que o telespetáculo apresenta uma visão reduzida do esporte, pois focaliza somente algumas informações e desprivilegia outras. Isso é claramente mostrado no trecho “a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas”.

e) Incorreta. A reflexão do texto não equipara a forma e o conteúdo, pois mostra que o telespetáculo valoriza a forma em detrimento do conteúdo, conforme se lê no trecho "Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo (...)".

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

prosa (interpretação) Ambiguidade e Polissemia

Um amor desse

Era 24 horas lado a lado

Um radar na pele, aquele sentimento alucinado

Coração batia acelerado

 

Bastava um olhar para eu entender

Que era hora de me entregar para você

Palavras não faziam falta mais

Ah, só de me lembrar do seu perfume

Que arrepio, que calafrio

Que o meu corpo sente

Nem que eu queira, eu te apago da minha mente

 

Ah, esse amor

Deixou marcas no meu corpo

Ah, esse amor

Só de pensar eu grito, eu quase morro.

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do lmite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a



a)

revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes leva à morte.

b)

ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.

c)

exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.

d)

divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.

e)

naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal. 

Resolução

a) Incorreta. Para cumprir seu objetivo, o texto não tem como estratégia a revelação de submissão da mulher à situação de violência, e isso é comprovado pelo trecho final da música em que a mulher, representada pelo eu-lírico, diz que grita só de pensar no amor vivido, o que não caracteriza uma forma de submissão. Além disso, o objetivo da música é conscientizar as mulheres a enxergarem os limites que existem entre um relacionamento amoroso e um abusivo, e não seria coerente que a música utilizasse, para isso, a estratégia apontada por esta alternativa.

b) Incorreta. O público-alvo da música, como mostra o enunciado da questão, é a própria mulher que vivencia um relacionamento abusivo e violento. Por essa razão, tal alternativa está incorreta, já que a canção não enfatiza a necessidade de quem alguém escute os apelos da mulher agredida.

c) Correta. Para conscientizar as mulheres sobre os limites existentes entre um relacionamento amoroso e um relacionamento abusivo, a principal estratégia da música foi usar várias construções com duplo sentido, sendo que cada um desses sentidos se associa a um tipo de relacionamento. Por exemplo, a primeira estrofe pode ser lida de duas formas: a primeira, associada a um relacionamento amoroso, mostra que a mulher (eu-lírico) tem seu coração acelerado por estar o tempo todo ao lado de seu amado; já a segunda, associada a um relacionamento abusivo, faz crer que a mulher está tensa, com o coração acelerado por ter um homem a vigiando o tempo todo. Essa estratégia, de duas possibilidades de leitura, pode ser aplicada aos demais trechos da canção.

d) Incorreta. Primeiramente, a música não fala somente da violência doméstica. Além disso, não há menção, na canção, da quantidade de mulheres que são vítimas de violência no país. Por fim, ao se observar o objetivo do texto, não é coerente afirmar que a música utiliza a estratégia apontada por esta alternativa.

e) Incorreta. Não se vê, no texto, a naturalização de situações opressivas. Além disso, tal alternativa não pode ser associada ao objetivo da música, que é o de conscientizar as mulheres sobre os limites entre um relacionamento amoroso e um relacionamento abusivo.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos publicitários

Disponível em: http://palavrastempoder.org. Acesso em: 20 abr. 2015.

Pela análise  do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social

 



a)

propagar a imagem positiva do Ministério Público.

b)

conscientizar a população que direitos implicam deveres.

c)

coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação.

d)

divulgar políticas sociais que combatem a intolerância e o preconceito.

e)

instruir as pessoas sobre a forma correta de expressão nas redes sociais.

Resolução

a) Incorreta. Não há elementos suficientes que permitam afirmar que a função social da campanha publicitária em questão seja propagar a imagem positiva do Ministério Público, uma vez que este órgão é o organizador da campanha, e não o tema dela.

b) Incorreta. Ainda que a relação entre direitos e deveres esteja presente na campanha (“liberdade traz responsabilidades”), esse não é o seu foco.

c) Correta. A função social da campanha fica evidente a partir do uso de verbos no imperativo (colabore, denuncie) que incitam o público a agir de modo a combater violações de direitos humanos praticados em quaisquer meios de comunicação.

d) Incorreta. As políticas sociais que combate preconceito e intolerância não são citadas na campanha publicitária, apenas a necessidade de coibir tais atos intolerantes.

e) Incorreta. A campanha publicitária não restringe seu texto ao comportamento em redes sociais e também não instrui o público sobre a forma correta de se portar, salientando, apenas, o que deve ser feito para coibir ações de intolerância.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gêneros Textuais

Disponível em: www.tecmundo.com.br. Acesso em: 10 dez. 2018 (adaptado).

O texto tem o formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um gênero textual ao



a)

vincular áreas distintas do conhecimento.

b)

evidenciar a formação acadêmica do pesquisador.

c)

relacionar o universo lúdico a informações biográficas.

d)

especificar as contribuições mais conhecidas do pesquisador.

e)

destacar o nome do pesquisador e sua imagem no início do texto.

Resolução

a) Incorreta. O texto configura-se como uma carta de jogo que traz a biografia de um pesquisador. Dessa forma, ele contempla diferentes gêneros, e não distintas áreas do conhecimento.

b) Incorreta. Não é somente por trazer a informação acadêmica do pesquisador que a apresentação subverte o gênero em questão, mas sim pelo fato de o texto ter a forma de carta de jogo e o conteúdo de uma biografia.

c) Correta. O texto, na forma, configura-se como uma carta de jogo, associando-se, assim, ao universo lúdico. Quanto ao conteúdo, ele aborda a biografia de um cientista. Ou seja, tal texto é um exemplo de hibridismo, pois mescla, em sua composição, dois gêneros diferentes. Portanto, é por essa razão que ele subverte um gênero textual.

d) Incorreta. Não se pode afirmar que a apresentação subverte um gênero textual somente por essa razão. Essa subversão se dá pelo conteúdo global do texto, e não só por essa informação.

e) Incorreta. O que é apresentado nesta alternativa não justifica, por si só, a subversão de um gênero textual. Tal justificativa deve levar em consideração todo o conteúdo inserido nesta carta de jogo, não somente a imagem e o nome do pesquisador.