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Questão 9 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 9

textos publicitários

Disponível em: http://palavrastempoder.org. Acesso em: 20 abr. 2015.

Pela análise  do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social

 



a)

propagar a imagem positiva do Ministério Público.

b)

conscientizar a população que direitos implicam deveres.

c)

coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação.

d)

divulgar políticas sociais que combatem a intolerância e o preconceito.

e)

instruir as pessoas sobre a forma correta de expressão nas redes sociais.

Resolução

a) Incorreta. Não há elementos suficientes que permitam afirmar que a função social da campanha publicitária em questão seja propagar a imagem positiva do Ministério Público, uma vez que este órgão é o organizador da campanha, e não o tema dela.

b) Incorreta. Ainda que a relação entre direitos e deveres esteja presente na campanha (“liberdade traz responsabilidades”), esse não é o seu foco.

c) Correta. A função social da campanha fica evidente a partir do uso de verbos no imperativo (colabore, denuncie) que incitam o público a agir de modo a combater violações de direitos humanos praticados em quaisquer meios de comunicação.

d) Incorreta. As políticas sociais que combate preconceito e intolerância não são citadas na campanha publicitária, apenas a necessidade de coibir tais atos intolerantes.

e) Incorreta. A campanha publicitária não restringe seu texto ao comportamento em redes sociais e também não instrui o público sobre a forma correta de se portar, salientando, apenas, o que deve ser feito para coibir ações de intolerância.