Disponível em: http://palavrastempoder.org. Acesso em: 20 abr. 2015.
Pela análise do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social
a) |
propagar a imagem positiva do Ministério Público. |
b) |
conscientizar a população que direitos implicam deveres. |
c) |
coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação. |
d) |
divulgar políticas sociais que combatem a intolerância e o preconceito. |
e) |
instruir as pessoas sobre a forma correta de expressão nas redes sociais. |
a) Incorreta. Não há elementos suficientes que permitam afirmar que a função social da campanha publicitária em questão seja propagar a imagem positiva do Ministério Público, uma vez que este órgão é o organizador da campanha, e não o tema dela.
b) Incorreta. Ainda que a relação entre direitos e deveres esteja presente na campanha (“liberdade traz responsabilidades”), esse não é o seu foco.
c) Correta. A função social da campanha fica evidente a partir do uso de verbos no imperativo (colabore, denuncie) que incitam o público a agir de modo a combater violações de direitos humanos praticados em quaisquer meios de comunicação.
d) Incorreta. As políticas sociais que combate preconceito e intolerância não são citadas na campanha publicitária, apenas a necessidade de coibir tais atos intolerantes.
e) Incorreta. A campanha publicitária não restringe seu texto ao comportamento em redes sociais e também não instrui o público sobre a forma correta de se portar, salientando, apenas, o que deve ser feito para coibir ações de intolerância.